Rui Elias Maltez escreveu:Constroi parte da fuzelagem.
os nossos devem ser os que têm limalhas, então....
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
20-11-2006 - OGMA entrega a primeira fuselagem do C-295
Desde o início da construção do avião C-295, esta foi a fuselagem central mais completa, a ser montada nesta fase de fabricação. Além disso, há que acrescentar que pela primeira vez desde do começo deste projecto, estiveram três fuselagens em simultâneo na linha de montagem.
A entrega à EADS-CASA realizou-se no dia 16 de Novembro, perante a presença dos colaboradores envolvidos neste programa, nomedamente de um grupo de técnicos do fabricante, que apoiou e supervisionou a montagem desta primeira fuselagem central.
Refira-se por fim, a OGMA neste momento é responsável apenas pelo trabalho de montagem, passando a partir de 2008 a ser também da sua competência o fabrico dos componentes da referida estrutura, assumindo assim dessa forma a gestão de todo o pacote, incluindo a produção e o suporte de engenharia.
Fornecimento de sistemas Targeting Pods destinados às aeronaves F-16 da Força Aérea Portuguesa.
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL
Data Início: 2007-06-19
Data Fim: n/d
Valor: n/d
Observações: n/d
Diário n.º : 116 de 2007-06-19
Página(s) : 17052 a 17053
Texto :
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
ANÚNCIO DE CONCURSO
Obras [ ]
Fornecimentos [X]
Serviços [ ]
O concurso está abrangido pelo Acordo sobre Contratos Públicos (ACP)?
NÃO [X] SIM [ ]
SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE
I.1) DESIGNAÇÃO E ENDEREÇO OFICIAIS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
Organismo
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED) À atenção de
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Endereço
Avenida da Ilha da Madeira, Restelo Código postal
1400-204
Localidade/Cidade
Lisboa País
Portugal
Telefone
213038574 Fax
213018483
Correio electrónico
Endereço internet (URL)
I.2) ENDEREÇO ONDE PODEM SER OBTIDAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Indicado em I.1 [X] Se distinto, ver anexo A
I.3) ENDEREÇO ONDE PODE SER OBTIDA A DOCUMENTAÇÃO
Indicado em I.1 [X] Se distinto, ver anexo A
I.4) ENDEREÇO PARA ONDE DEVEM SER ENVIADOS AS PROPOSTAS/PEDIDOS DE PARTICIPAÇÃO
Indicado em I.1 [X] Se distinto, ver anexo A
I.5) TIPO DE ENTIDADE ADJUDICANTE
Governo central [X] Instituição Europeia [ ]
Autoridade regional/local [ ] Organismo de direito público [ ] Outro [ ]
SECÇÃO II: OBJECTO DO CONCURSO
II.1) DESCRIÇÃO
II.1.2) Tipo de contrato de fornecimentos
Compra [X] Locação [ ] Locação financeira [ ] Locação-venda [ ]
Combinação dos anteriores [ ]
II.1.4) Trata-se de um contrato-quadro?
NÃO [X] SIM [ ]
II.1.5) Designação dada ao contrato pela entidade adjudicante
Fornecimento de sistemas Targeting Pods destinados às aeronaves F-16 da Força Aérea Portuguesa.
II.1.6) Descrição/objecto do concurso
O objecto consiste no fornecimento de 12 sistemas Targeting Pods destinados a equipar a frota de F-16 da Força Aérea Portuguesa, bem como os respectivos sobressalentes, equipamentos, ferramentas, produtos e serviços associados, com opção de aquisição de material incluído no apoio logístico integrado.
II.1.7) Local onde se realizará a obra, a entrega dos fornecimentos ou a prestação de serviços
Cada sistema Targeting Pod, bem como os equipamentos de teste e de apoio, documentação e bens incluídos no apoio logístico integrado são entregues em Portugal, na Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real.
Código NUTS
PT171 LISBOA E VALE DO TEJO - GRANDE LISBOA.
II.1.9) Divisão em lotes
NÃO [X] SIM [ ]
Indicar se se podem apresentar propostas para:
um lote [ ] vários lotes [ ] todos os lotes [ ]
II.3) DURAÇÃO DO CONTRATO OU PRAZO DE EXECUÇÃO
Prazo em dias [1][2][0] a partir da decisão de adjudicação (para fornecimentos e serviços)
SECÇÃO III: INFORMAÇÕES DE CARÁCTER JURÍDICO, ECONÓMICO, FINANCEIRO E TÉCNICO
III.1) CONDIÇÕES RELATIVAS AO CONCURSO
III.1.1) Cauções e garantias exigidas
O adjudicatário deve prestar uma caução de bom e pontual cumprimento no valor de 5% do montante total do fornecimento, com exclusão do imposto sobre o valor acrescentado, nos termos previstos no programa de concurso e no caderno de encargos.
III.2) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
III.2.1) Informações relativas à situação do empreiteiro/do fornecedor/do prestador de serviços e formalidades necessárias para avaliar a capacidade económica, financeira e técnica mínima exigida
Documentos referidos no programa de concurso.
III.2.1.1) Situação jurídica - documentos comprovativos exigidos
Documentos referidos no programa de concurso.
III.2.1.2) Capacidade económica e financeira - documentos comprovativos exigidos
Documentos referidos no programa de concurso.
III.2.1.3) Capacidade técnica - documentos comprovativos exigidos
Documentos referidos no programa de concurso.
SECÇÃO IV: PROCESSOS
IV.1) TIPO DE PROCESSO
Concurso público [X]
IV.1.1) Já foram seleccionados candidatos?
NÃO [X] SIM [ ]
Em caso afirmativo, usar Informações adicionais (secção VI) para informações complementares
IV.1.2) Justificação para a utilização do procedimento acelerado
Trata-se de um concurso de selecção de propostas para negociação, nos termos do Decreto-Lei n.º 33/99, de 5 de Fevereiro.
IV.2) CRITÉRIOS DE ADJUDICAÇÃO
B) Proposta economicamente mais vantajosa, tendo em conta [X]
B1) Os critérios a seguir indicados
1 - Aspectos relativos a custos - 47%;
2 - Aspectos relativos a requisitos técnicos - 36%;
3 - Aspectos relativos a prazos de entrega - 11%;
4 - Aspectos relativos a contrapartidas - 6%.
Por ordem decrescente de importância NÃO [ ] SIM [X]
IV.3) INFORMAÇÕES DE CARÁCTER ADMINISTRATIVO
IV.3.2) Condições para a obtenção de documentos contratuais e adicionais
[0][5][0] dias a contar da publicação do anúncio no Diário da República.
Custo: ___ Moeda: ___
Condições e forma de pagamento:
--------------------------------------------------------------------------------
IV.3.3) Prazo para recepção de propostas ou pedidos de participação
[0][6][0] dias a contar da sua publicação no Diário da República
Hora: 17 horas.
IV.3.5) Língua ou línguas que podem ser utilizadas nas propostas ou nos pedidos de participação
ES [ ] DA [ ] DE [ ] EL [ ] EN [ ] FR [ ] IT [ ] NL [ ] PT [X] FI [ ] SV [ ] Outra - país terceiro ___
IV.3.6) Prazo durante o qual o proponente deve manter a sua proposta
[3][6][0] dias a contar da data fixada para a recepção das propostas
IV.3.7) Condições de abertura das propostas
IV.3.7.2) Data, hora e local
No dia útil seguinte à data limite para a apresentação de propostas [X]
Hora: 17 horas. Local: Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED).
SECÇÃO VI: INFORMAÇÕES ADICIONAIS
VI.1) TRATA-SE DE UM ANÚNCIO NÃO OBRIGATÓRIO?
NÃO [X] SIM [ ]
VI.3) O PRESENTE CONTRATO ENQUADRA-SE NUM PROJECTO/PROGRAMA FINANCIADO PELOS FUNDOS COMUNITÁRIOS?
NÃO [X] SIM [ ]
Em caso afirmativo, indicar o projecto/programa, bem como qualquer referência útil
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6 de Junho de 2007. - O Director-Geral, Carlos Alberto Viegas Filipe.
LITENING
Advanced Airborne Targeting and Navigation Pod
One of the primary lessons learned from the Gulf War was that modern air forces need the ability to operate 24 hours a day in adverse weather conditions and to deliver precision guided weapons. In Desert Storm, aircraft using precision weapons typically destroyed with just two bombs targets which in World War II required 9,000 bombs and in Vietnam 300. The pods used in Desert Storm were expensive, single purpose systems which required multiple pods to perform various missions. Until LITENING, no system incorporated in a single pod all the features required by a modern air force. LITENING, however, combines multiple sensors for maximum flexibility in a single pod at low cost.
LITENING is an advanced airborne infrared targeting and navigation pod. Designed to improve both day and night attack capabilities, LITENING presents pilots with real-time, FLIR and CCD imagery. It is fully operational 24 hours a day and in adverse weather conditions.
LITENING design enables the fighter air crew to carry out the following missions/tasks:
Detection/Recongnition/Identification/Laser Designation of surface targets
Accurate delivery of Laser Guided Bombs, cluster and general purpose bombs
Performance of low level night flights
Laser spot detection
Identification of aerial targets from BVR ranges
In order to accomplish all these tasks, LITENING employs 5 main sensors located on a single optical bench in the forward section of LITENING:
FLIR
LITENING uses a high performance FLIR with 3 Fields of View. The wide FOV is displayed on the head-up for navigation while Medium and Narrow FOVs are used for target selection and are displayed on a heads-down display.
CCD camera
The CCD camera significantly improves daytime performance when compared to the FLIR selection.
Laser designator / range-finder
LITENING uses a 100 mJ laser to designate targets selected by the air crews and provides guidance to the Laser Guided Bomb.
Laser spot designator
The laser spot detector detects the laser energy from a secondary source, enabling ground or airborne Forward Air Controllers to designate the targets for the fighter aircraft. This feature is not present in any of the competitor pods.
Strap-down system
The SDS aligns LITENING to the aircraft line-of-sight electronically, improves target tracking and stabilizes the seeker.
All these sensors incorporated in a single pod provide the fighter aircrew with the flexibility to perform multiple missions and make LITENING the most cost effective solution available.
A-29 escreveu:Excelente notícia para os amigos tugas!
Só diquei intrigado com a quantidade. Por serem doze unidades, será que seu uso ficará restrito ao F-16? Senão praticamente dá pra equipar cada um dos F-16 disponíveis com um pod.
E mais, qual o armamento inteligente já utilizado pela FAP?