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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 2:08 pm
por Túlio
O índio não sabe nem os nomes dos concorrentes mas vai saber o nome do vencedor, e ainda tem quem acredite nisso AQUI, POWS!!! :roll:

Mas e se der mesmo Rafale, é tão ruim assim? Melhor ficar de F5 e Matusa? Talvez Xavante? ST tem hora de voo bem baratinha... :roll: :roll:

Qualews... :roll: :roll: :roll:
Quanto ao Phantom, taí um novo bom apelido para o F-18E, ele manobra igual ao F-4 mesmo, não supera em nada o caça pesadão e antiguado. :twisted: :twisted: :twisted:

Bobiça, cupincha: por esta linha de raciocínio, deveríamos ir de Fokker Dr.1, este sim, faz curvas de estontear qualquer Flanker ou Rafale...


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 3:14 pm
por Sterrius
Bobiça, cupincha: por esta linha de raciocínio, deveríamos ir de Fokker Dr.1, este sim, faz curvas de estontear qualquer Flanker ou Rafale...
Bem.... veja o lado positivo... ao menos daria para ter centenas desses aviões e poderiamos mandar +aviões do que eles tem de misseis auheuaeuhueue :mrgreen:

Um Hud aqui.... 2 misseis nas asas ou 1 bomba de 500kg a laser no centro.... nada mal... nada mal mesmo :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 4:21 pm
por eu sou eu
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me esperem, eu chegarei a tempo, não demoro, é só mais um pouco de tempo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 4:49 pm
por Túlio
Quem foi o índio que falou que seria SH antes e F-35 depois???

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 10:26 pm
por orestespf
Este debate isolado sobre caças no DB está até interessante, mas ninguém fala do Gripen NG como deveria, acredito. Tenho certeza (convicção minha) que a escolha da shot list foi intencionalmente "elaborada" para que o Gripen NG possa vencer.

Vejam bem, as notícias mostram que a FAB quer comprar um caça (receber) lá para 2014-15. Por quê? Se o escolhido fosse entre Rafale ou F-18 SH a FAB teria um caça muito antes disso.

Outra coisa, dos três caças na lista tríplice, apenas o Gripen NG está em desenvolvimento, algo que poderia ser usado pelo Governo/FAB para justificar a transferência de tecnologia, que viria na forma de parcerias entre a Embraer e a SAAB. F-18 e Rafale estão prontos, apenas estão "evoluindo", ou seja, não estão em fase de desenvolvimento.

Claro que da crise econômica mundial e da própria crise particular da Boeing poderia fazer cachorro sair do mato, mas tenho muitas dúvidas. Estes pontos não me parecem favorecer aos americanos, mas as questões logísticas sim. Por outro lado, sem sombra de dúvida, a vitória do Gripen NG agradaria e muito aos americanos, pois continuariam "vendendo", e muito! Sem falar que "impôs" uma derrota direta aos russos e até aos franceses.

Enquanto se discute qual é o melhor caça, que é cego, apenas de ataque, saber os motivos de tão distintos caças na short list, etc., perde-se de vista a principal pergunta, que seria: o que a FAB sempre quis?

A cada dia me convenço que a FAB sempre quis um caça genuinamente "puro-sangue", e com boa capacidade de ataque, moderno, com grande capacidade de "crescimento" futuro, que transfira tecnologias, que permita a participação de empresas brasileiras no desenvolvimento de suas novas versões, que permita uma capacidade logística como a americana, que tenha manutenção mais barata possível, e que tenha um custo operacional dentro da realidade da Força.

Se eu não estiver errado, a coisa caminha claramente para o Gripen NG. Pergunta: fara este governo o que fez o anterior? Explico, "Gripen de jeito nenhum".

Sds,

Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 10:32 pm
por brisa
Sem querer desmerece-lo Mestre, eu ja cantei esta bola aqui :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 10:49 pm
por Galina
orestespf escreveu:Este debate isolado sobre caças no DB está até interessante, mas ninguém fala do Gripen NG como deveria, acredito. Tenho certeza (convicção minha) que a escolha da shot list foi intencionalmente "elaborada" para que o Gripen NG possa vencer.

Vejam bem, as notícias mostram que a FAB quer comprar um caça (receber) lá para 2014-15. Por quê? Se o escolhido fosse entre Rafale ou F-18 SH a FAB teria um caça muito antes disso.

Outra coisa, dos três caças na lista tríplice, apenas o Gripen NG está em desenvolvimento, algo que poderia ser usado pelo Governo/FAB para justificar a transferência de tecnologia, que viria na forma de parcerias entre a Embraer e a SAAB. F-18 e Rafale estão prontos, apenas estão "evoluindo", ou seja, não estão em fase de desenvolvimento.

Claro que da crise econômica mundial e da própria crise particular da Boeing poderia fazer cachorro sair do mato, mas tenho muitas dúvidas. Estes pontos não me parecem favorecer aos americanos, mas as questões logísticas sim. Por outro lado, sem sombra de dúvida, a vitória do Gripen NG agradaria e muito aos americanos, pois continuariam "vendendo", e muito! Sem falar que "impôs" uma derrota direta aos russos e até aos franceses.

Enquanto se discute qual é o melhor caça, que é cego, apenas de ataque, saber os motivos de tão distintos caças na short list, etc., perde-se de vista a principal pergunta, que seria: o que a FAB sempre quis?

A cada dia me convenço que a FAB sempre quis um caça genuinamente "puro-sangue", e com boa capacidade de ataque, moderno, com grande capacidade de "crescimento" futuro, que transfira tecnologias, que permita a participação de empresas brasileiras no desenvolvimento de suas novas versões, que permita uma capacidade logística como a americana, que tenha manutenção mais barata possível, e que tenha um custo operacional dentro da realidade da Força.

Se eu não estiver errado, a coisa caminha claramente para o Gripen NG. Pergunta: fara este governo o que fez o anterior? Explico, "Gripen de jeito nenhum".

Sds,

Orestes
Olá Orestes,
boa noite !

Estou eu aqui a fazer minhas "reflexões etílicas" de sábado a noite sobre o Gripen NG. Também já havia dito que a data de 2014 é intrigante. Será que a FAB colocou esta opção como algo do tipo "olha, se o governo (MD e cia) não cumprir com a promessa de aumento orçamentário para a Força Aérea, vamos da opção com menor custo de manutenção: Gripen" ? Agora vem cá: a FAB não estaria sendo confiante demais na atual frota ? Ou será que o conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby é melhor que pensamos ? Ora, o SU-30MK2 da Venezuela é um grande caça, a despeito de alguns comentários desinformados lançados em sentido contrário aqui no fórum. Só para constar, duas fontes me passaram que ele tem alcance de 160 km para alvos aéreos de 1 m2...

Abraços,

Luerti

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 11:20 pm
por orestespf
Galina escreveu:
orestespf escreveu:Este debate isolado sobre caças no DB está até interessante, mas ninguém fala do Gripen NG como deveria, acredito. Tenho certeza (convicção minha) que a escolha da shot list foi intencionalmente "elaborada" para que o Gripen NG possa vencer.

Vejam bem, as notícias mostram que a FAB quer comprar um caça (receber) lá para 2014-15. Por quê? Se o escolhido fosse entre Rafale ou F-18 SH a FAB teria um caça muito antes disso.

Outra coisa, dos três caças na lista tríplice, apenas o Gripen NG está em desenvolvimento, algo que poderia ser usado pelo Governo/FAB para justificar a transferência de tecnologia, que viria na forma de parcerias entre a Embraer e a SAAB. F-18 e Rafale estão prontos, apenas estão "evoluindo", ou seja, não estão em fase de desenvolvimento.

Claro que da crise econômica mundial e da própria crise particular da Boeing poderia fazer cachorro sair do mato, mas tenho muitas dúvidas. Estes pontos não me parecem favorecer aos americanos, mas as questões logísticas sim. Por outro lado, sem sombra de dúvida, a vitória do Gripen NG agradaria e muito aos americanos, pois continuariam "vendendo", e muito! Sem falar que "impôs" uma derrota direta aos russos e até aos franceses.

Enquanto se discute qual é o melhor caça, que é cego, apenas de ataque, saber os motivos de tão distintos caças na short list, etc., perde-se de vista a principal pergunta, que seria: o que a FAB sempre quis?

A cada dia me convenço que a FAB sempre quis um caça genuinamente "puro-sangue", e com boa capacidade de ataque, moderno, com grande capacidade de "crescimento" futuro, que transfira tecnologias, que permita a participação de empresas brasileiras no desenvolvimento de suas novas versões, que permita uma capacidade logística como a americana, que tenha manutenção mais barata possível, e que tenha um custo operacional dentro da realidade da Força.

Se eu não estiver errado, a coisa caminha claramente para o Gripen NG. Pergunta: fara este governo o que fez o anterior? Explico, "Gripen de jeito nenhum".

Sds,

Orestes
Olá Orestes,
boa noite !

Estou eu aqui a fazer minhas "reflexões etílicas" de sábado a noite sobre o Gripen NG. Também já havia dito que a data de 2014 é intrigante. Será que a FAB colocou esta opção como algo do tipo "olha, se o governo (MD e cia) não cumprir com a promessa de aumento orçamentário para a Força Aérea, vamos da opção com menor custo de manutenção: Gripen" ? Agora vem cá: a FAB não estaria sendo confiante demais na atual frota ? Ou será que o conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby é melhor que pensamos ? Ora, o SU-30MK2 da Venezuela é um grande caça, a despeito de alguns comentários desinformados lançados em sentido contrário aqui no fórum. Só para constar, duas fontes me passaram que ele tem alcance de 160 km para alvos aéreos de 1 m2...

Abraços,

Luerti
Olá Luerti,

sem dúvidas muitas perguntas ainda serão feitas, porém, quando a Venezuela, hoje me preocupo menos, não pela qualidade do SU-30, mas pelo preço do petróleo. A Venezuela é um país totalmente depende do petróleo, e a crise internacional, acrescida da queda do preço do petróleo, pode fazer com que o Chávez nã consiga realizar os seus "sonhos".

Não adianta ter um equipamento excepcional, é necessário explorá-lo ao máximo e isto pode custar meio caro para os venezuelanos, no mínimo a plena capacidade operacional pode demorar mais do que eles imaginam. Isto de certa forma nos "ajuda" com o cronograma pretendido pela FAB.

Não tenho nenhuma preocupação com os três caças finalistas, mas no caso do Gripen NG, temo que o mesmo possa ficar "caro" com o passar do tempo se nenhum outro país o comprar, seria uma espécie de "AMX 2".


Abração,

Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 11:35 pm
por Galina
orestespf escreveu:
Galina escreveu: Olá Orestes,
boa noite !

Estou eu aqui a fazer minhas "reflexões etílicas" de sábado a noite sobre o Gripen NG. Também já havia dito que a data de 2014 é intrigante. Será que a FAB colocou esta opção como algo do tipo "olha, se o governo (MD e cia) não cumprir com a promessa de aumento orçamentário para a Força Aérea, vamos da opção com menor custo de manutenção: Gripen" ? Agora vem cá: a FAB não estaria sendo confiante demais na atual frota ? Ou será que o conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby é melhor que pensamos ? Ora, o SU-30MK2 da Venezuela é um grande caça, a despeito de alguns comentários desinformados lançados em sentido contrário aqui no fórum. Só para constar, duas fontes me passaram que ele tem alcance de 160 km para alvos aéreos de 1 m2...

Abraços,

Luerti
Olá Luerti,

sem dúvidas muitas perguntas ainda serão feitas, porém, quando a Venezuela, hoje me preocupo menos, não pela qualidade do SU-30, mas pelo preço do petróleo. A Venezuela é um país totalmente depende do petróleo, e a crise internacional, acrescida da queda do preço do petróleo, pode fazer com que o Chávez nã consiga realizar os seus "sonhos".

Não adianta ter um equipamento excepcional, é necessário explorá-lo ao máximo e isto pode custar meio caro para os venezuelanos, no mínimo a plena capacidade operacional pode demorar mais do que eles imaginam. Isto de certa forma nos "ajuda" com o cronograma pretendido pela FAB.

Não tenho nenhuma preocupação com os três caças finalistas, mas no caso do Gripen NG, temo que o mesmo possa ficar "caro" com o passar do tempo se nenhum outro país o comprar, seria uma espécie de "AMX 2".


Abração,

Orestes
Pois é Orestes, tomara que o Petroleo ajude a "freiar" um pouco a Venezuela.
Também não me preocupo com os três finalistas.
Por fim, seus posts sempre foram para mim "de leitura obrigatória", e como tal não pude deixar de reparar que na sua opinião (algumas páginas atrás) o Rafale venceria "tecnicamente" o F-X 2.
Como assim ? E o alcance do radar, não pesa na sua avaliação ?
Fiquei intrigado.

Abraços,

Luerti

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Out 11, 2008 11:49 pm
por Anderson TR
US$ 14,5 bi para a Aviação Naval dos EUA

Os EUA vão comprar mais Super Hornets F-18, e diminuir a compra de F-35!!!

Os pedidos da US Navy para a sua aviação correram bem este ano no Congresso, com os legisladores concordando que a Força necessita de mais de US$ 14,5 bilhões para a aquisição das novas aeronaves em 2009.

Um dos poucos ajustes feitos pelo Congresso foi a redução de F-35C II, descendo o número para sete aeronaves.

A curto prazo, o tamanho da sua frota de caças é uma questão vital para a Marinha, afim de resolver o problema do gap que se inicia em 2015, quando os caças mais velhos F/A-18 Hornet começarem a se aposentar mais rápido do que a chegada dos novos F-35C. A carência ocorre a partir de 2015 e vai até 2025, com a lacuna mais ampla - 69 aviões -, ocorrendo em 2017.

O Congresso concordou com a Marinha sobre o pedido de 23 novos F/A-18E/F Super Hornets, com um custo de cerca de US $ 1,6 bilhões para o ano fiscal de 2009.Segue a lista de de recursos liberados e as respectivas aeronaves:

• U$ 2,1 bilhões para 30 V-22 Osprey
• U$ 1,6 bilhões para 22 EA-18G Growler
• US$ 474 milhões para 20 helicópteros UH-1Y/AH-1Z
• US$ 470 milhões para 18 helicópteros Seahawk MH-60R
• US$ 496 milhões para três E-2C Hawkeye

O orçamento de 2009 também incluiu US$ 297 milhões para a frota de P-3 Orion, que necessita de melhorias para continuar voando.

A Marinha tem 40 aeronaves P-3 paradas, ou seja, aproximadamente 20 por cento da frota, pois receia que a asas poderiam cair em vôo, por causa de “fadiga estrutural”. A aeronave será substituída pela P-8A Poseidon, começando no ano fiscal de 2013.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 12, 2008 12:11 am
por knigh7
orestespf escreveu: Não tenho nenhuma preocupação com os três caças finalistas, mas no caso do Gripen NG, temo que o mesmo possa ficar "caro" com o passar do tempo se nenhum outro país o comprar, seria uma espécie de "AMX 2".

Orestes,

Com os problemas do projeto do F-35, países querendo pular fora, como notícias que estamos tend nos últimos meses,vejo o panorama do GripenNG melhorar.
Atualmente existem muito caças (verdadeiramente caças) biturbina. e quanto a monoturbina? O F-35 (caro pacas), F-16 (ultrapassado, está dando tchau), J-10 e Tejas, caças com baixa perspectiva de penetração. Porisso vejo que o Gripen tem um horizonte bem promissor.
Considero que o Grande adversário no Brasil do Gripen seja o Governo, que quer o Rafale, e não esse caça em si.

Abraços

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 12, 2008 12:20 am
por Mapinguari
Marino escreveu:Da Isto É (TAQUIUPARIU):

Allons enfants
O Ministério da Defesa vai demorar para escolher os novos caças da Aeronáutica. Especialistas apostam que, se a transferência de tecnologia for decisiva, os Rafales, da francesa Dassault, derrotarão o sueco Grippen e o americano Phantom.
Porra! GriPPen e Phantom...
Quanto à torcida pelo Rafale, era de se esperar, vindo da IstoÉ. Mas essa nota é puro lobby. Vale tanto quanto uma nota de R$ 3. Não quero dizer com isso que o resultado final não possa ser favorável ao Rafale. Digo apenas que, no momento, não passa de mais uma notícia plantada.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 12, 2008 12:27 am
por Bolovo
O Gripen NG vai ser uma beleza.

48 noruegueses, 48 dinamarqueses, 126 indianos e 36 brasileiros.

Isso é 258 unidades.

Sem contar as mais não sei quantas opções desses países e os que vão para a Suécia, pois a SAAB já disse que o governo irá comprar alguns se tiver encomendas norueguesas.

E acredito que vá ganhar em todos esses países. [000] :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 12, 2008 12:35 am
por caixeiro
Este debate isolado sobre caças no DB está até interessante, mas ninguém fala do Gripen NG como deveria, acredito. Tenho certeza (convicção minha) que a escolha da shot list foi intencionalmente "elaborada" para que o Gripen NG possa vencer.

Vejam bem, as notícias mostram que a FAB quer comprar um caça (receber) lá para 2014-15. Por quê? Se o escolhido fosse entre Rafale ou F-18 SH a FAB teria um caça muito antes disso.
Boa noite caro Orestes,
Sera que a FAB vai ter o que ela quer ou o que sera dado?
Aqui mesmo ja se colocaram na epoca da compra dos SH pela Marinha que um caminho estava sendo dado, com a criacao desse secretaria de compra centralizada para as FFAA, parece que sai da esfera da FAB. Refletindo um pouco sobre a dita lista ficou dois caminhos :

1) Compra casada FAB/MB entao o Gripen estaria de fora pois nao tem uma versao naval.

2) Compra uma solucao para agradar a todos que seria de 36 F-18 ou Rafales e o resto de Gripens, sendo que acho que serao mais de 36 nesse caso.
A cada dia me convenço que a FAB sempre quis um caça genuinamente "puro-sangue", e com boa capacidade de ataque, moderno, com grande capacidade de "crescimento" futuro, que transfira tecnologias, que permita a participação de empresas brasileiras no desenvolvimento de suas novas versões, que permita uma capacidade logística como a americana, que tenha manutenção mais barata possível, e que tenha um custo operacional dentro da realidade da Força.
O Rafale nao pode ser tudo isso ? (So para constar sou viuva Flanker) Os franceses estao desesperados para um vendinha. Vender e produzir o Rafale no Brasil seria a
grande saida , uma venda solida, produzir com custos menores e fora que daria a capacidade a FAB de ter tudo isso que ela quer.
Estou eu aqui a fazer minhas "reflexões etílicas" de sábado a noite sobre o Gripen NG. Também já havia dito que a data de 2014 é intrigante. Será que a FAB colocou esta opção como algo do tipo "olha, se o governo (MD e cia) não cumprir com a promessa de aumento orçamentário para a Força Aérea, vamos da opção com menor custo de manutenção: Gripen" ? Agora vem cá: a FAB não estaria sendo confiante demais na atual frota ? Ou será que o conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby é melhor que pensamos ? Ora, o SU-30MK2 da Venezuela é um grande caça, a despeito de alguns comentários desinformados lançados em sentido contrário aqui no fórum. Só para constar, duas fontes me passaram que ele tem alcance de 160 km para alvos aéreos de 1 m2...

Abraços,

Luerti


Boa noite Luerti,
Cuidado com bafometro :D, mais voltando com o conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby nao estamos a pe, precisamos de um algo mais, seja la o que sair desse FX-2.



Abracos Elcio Caixeiro

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 12, 2008 12:39 am
por Mapinguari
Bolovo escreveu:O Gripen NG vai ser uma beleza.

48 noruegueses, 48 dinamarqueses, 126 indianos e 36 brasileiros.

Isso é 258 unidades.

Sem contar as mais não sei quantas opções desses países e os que vão para a Suécia, pois a SAAB já disse que o governo irá comprar alguns se tiver encomendas norueguesas.

E acredito que vá ganhar em todos esses países. [000] :mrgreen:
E acredito que no Brasil emplaca um segundo lote de 36 a 40. Creio que a FAB teria, como ideal, entre 72 e 80 caças de primeira linha. Não acredito que chegaremos aos 120, como alardeado pelo governo. Não vão trocar os atuais 12 Mirage 2000C/B, 55 F-5M e 53 A-1M numa base de 1 por 1. Se vierem de 72 a 80 caças de primeira linha como os que estão no Short list, está muito bom. Melhor do isso, só mesmo se for Gripen NG... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: