Agora, só falta a los hermanos se interessarem pela fraveta CV3 equipadas o radar BAe Artisan 3D e o míssil MBDA UK Sea Ceptor.Carlos Lima escreveu:O que ele disse não está exatamente errado.knigh7 escreveu: Essa declaração absoluta está errada.
Observe a nota oficial entre a Embraer e a SAAB que eu acabei de postar e as declarações da FAB na CRE, cujo link o Penguin postou.
Nós vamos desenvolver aqui tecnologias. Daquilo que for desenvolvida, vamos ser donos.
O Governo do país que detém essa tecnologia sensível tem o direito de vetar a exportação. É por isso que a Argentina está conjecturando o radar e outros sistemas que não sejam britânicos em caso de escolha do Gripen.
Eu estou na mesma posição do Leandro. Eu não consigo entender essa polêmica.
Os pedaços "Br" tem alguns deles que serão desenvolvidos no Brasil, outros vem via proxy (AEL), e sim teremos um certo controle sobre o que acontece com eles. Mas como esse projeto agrega muitos parceiros que não são o Brasil, não é tão fácil assim a SAAB abrir mão de determinados parceiros que estão agregando toda a sua experiência nesse tipo de projeto para colocar empresas brasileiras que nem sabem o que estão fazendo e ainda tem que aprender (é um Sr desafio).
Além disso é claro que é obrigação da Embraer trazer essas notas oficiais cheias de carinho quando na verdade a coisa é bem mais complicada do que isso.
No meio disso tudo tem uma série de tecnologias que nunca serão transferidas para nós e essa é a realidade.
Além é claro que esse papo de Argentina é a mais pura ilusão porque saí caro, porque os ingleses estão envolvidos até o pescoço no Gripen (incluindo aí projetando o que poderá vir a ser o Gripen Naval) e aquilo foi mais 'palanque' do que algo realista (tipo os papos deles de Sub Nuclear, e outras viagens).
Na minha opinião temos que gastar energia com Equador e outros candidatos mais realistas do que pensar em gastar $$$ desenvolvendo uma versão 'Inglaterra Free (USA também)' do Gripen.
Porque mesmo que isso aconteça, os próprios ingleses ligam para os suecos e dizem:
"- Really?"
... e ponto final... acabou a venda do "Gripen Freedom Fries" para a Argentina.
Sem contar o nosso próprio relacionamento (e o das nossas FAs) com a Inglaterra que certamente não vão querer passar aperto por conta dos argentinos (levando em conta que a essa altura do campeonato o nosso Gripen será mais um ítem "inglês" dessa lista).
[]s
CB_Lima
[]s