TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Amigos,
Currículos são excelentes para construir credibilidade. No entanto, besteiras ou mentiras tem efeito mais rápido na desconstrução dessa mesma credibilidade.
Eu tenho um defeito. Quando vejo absurdos escritos, começo a julgar que todo o resto também pode ter erros do mesmo tamanho, não importa quem seja o autor.
Abraços,
Justin
Currículos são excelentes para construir credibilidade. No entanto, besteiras ou mentiras tem efeito mais rápido na desconstrução dessa mesma credibilidade.
Eu tenho um defeito. Quando vejo absurdos escritos, começo a julgar que todo o resto também pode ter erros do mesmo tamanho, não importa quem seja o autor.
Abraços,
Justin
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Justin,Justin Case escreveu:Amigos,
Currículos são excelentes para construir credibilidade. No entanto, besteiras ou mentiras tem efeito mais rápido na desconstrução dessa mesma credibilidade.
Eu tenho um defeito. Quando vejo absurdos escritos, começo a julgar que todo o resto também pode ter erros do mesmo tamanho, não importa quem seja o autor.
Abraços,
Justin
Acredito que haja apenas uma divergência de opiniões entre vc e o autor da matéria, isso não quer dizer que haja absurdos ou inverdades muito menos besteiras.
Talvez o amigo conheça o equipamento melhor que ele, talvez ele conheça a proposta e a Índia melhor que o amigo ... a ideia não era falar do equipamento e sim ToT (russa), tanto que eu postei somente o parágrafo relativo a esse assunto, porém o mmatuso questionou a fonte, como se a matéria fosse do Poder Aéreo ... e não é ...
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pelo jeito os Indianos abriram as pernas.Justin Case escreveu:Amigos,
Sobre o MMRCA:
http://m.indiatoday.in/story/rafale-jet ... 04688.html
Abraços,
Justin
[]'s
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não creio, NovaTO.NovaTO escreveu:Pelo jeito os Indianos abriram as pernas.Justin Case escreveu:Amigos,
Sobre o MMRCA:
http://m.indiatoday.in/story/rafale-jet ... 04688.html
Abraços,
Justin
[]'s
Em uma negociação em que ambas as partes necessitam que o projeto vá em frente, todos têm que fazer concessões.
A Índia precisa dos aviões e, do mesmo modo, as empresas francesas não podem perder uma venda como essa.
Abraço,
Justin
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ah, então nao temos propriedade industrial e intelectual do projeto?kirk escreveu:O FATO é que não compramos o projeto, adquirimos nossa participação e isso está a anos-luz de quaisquer outra oferta entre TODOS os seis concorrentes do FX-2 !Alcantara escreveu: Bem, pelo gráfico especulá-se em "Joint Venture"... a própria estrutura montada indica isso.
SAAB AB
SAAB do Brasil, e, abaixo, os sub-contratados...
Mas, veja, a Embraer não é apenas sub-contratada... ela está ligada diretamente à SAAB AB.
Certo que ela tenha papel ativo na fabricação do Gripen, mas essa ligação direta à SAAB na Suécia não lhe indica essa associação? Me parece que vai além do "chão de fábrica", não?
Abraços!
Temos uma participação, é isso?
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- mmatuso
- Sênior
- Mensagens: 3404
- Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É uma tipica negociação, os dois lados vão tentar sugar ao máximo o outro.Justin Case escreveu:Não creio, NovaTO.NovaTO escreveu: Pelo jeito os Indianos abriram as pernas.
[]'s
Em uma negociação em que ambas as partes necessitam que o projeto vá em frente, todos têm que fazer concessões.
A Índia precisa dos aviões e, do mesmo modo, as empresas francesas não podem perder uma venda como essa.
Abraço,
Justin
money talks
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Marino, uma analogia que faço é: tentar ver o nascimento de uma estrela através de um campo de poeira estelar... não dá para ver diretamente (não fazemos parte da negociação, não podemos ler os contratos), mas dá para inferir algumas coisas por observação indireta.Marino escreveu:Ah, então nao temos propriedade industrial e intelectual do projeto?kirk escreveu: O FATO é que não compramos o projeto, adquirimos nossa participação e isso está a anos-luz de quaisquer outra oferta entre TODOS os seis concorrentes do FX-2 !
Temos uma participação, é isso?
Se muitos aqui acham pouco o acordo (de co-participação) com os suecos, imagino então se fechassemos acordo com os norte-americanos (ou até mesmo com os franceses).
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Agora vai, Justin !Justin Case escreveu:Amigos,
Sobre o MMRCA:
http://m.indiatoday.in/story/rafale-jet ... 04688.html
Abraços,
Justin
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Amigo Marino, isso na verdade é completamente irrelevante.Marino escreveu:Ah, então nao temos propriedade industrial e intelectual do projeto?
Temos uma participação, é isso?
Mesmo que não tivéssemos comprado nada e desenvolvido o caça totalmente no Brasil, ainda assim importaríamos os componentes mais importantes (motor, radar, computadores, sensores, etc...) e sofreríamos exatamente as mesmas restrições para venda a terceiros. Como já acontece com todos os aviões produzidos pela Embraer ou qualquer outro fabricante nacional. Muito provavelmente, no caso específico do Gripen-NG se quisermos vender apenas a estrutura do avião com alguns componentes da cabine não haveria problemas, os suecos dariam sua bênção sem pestanejar. Resta encontrar alguém que queira comprar isso . Qualquer outra coisa teremos que enfrentar possíveis restrições, as mesmas aliás que os próprios suecos enfrentariam se quisessem vender o avião diretamente para clientes como Cuba, Irã, Coréia do Norte e até mesmo a Argentina .
Leandro G. Card
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sei que a nossa versão (alias, todas, por enquanto) não terá essa característica, mas não deixa de ser legal especular sobre seu uso em um futuro MLU. De preferencia, junto com aprimoramento nas caraterísticas stealth!
Apresentado na Índia
Isso seria ainda mais interessante para o Sea Gripen, não?
Apresentado na Índia
Isso seria ainda mais interessante para o Sea Gripen, não?
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caro Alcântara, peço que compreenda minha intenção.
Eu, como aprendi em minha vida de militar, assumo o Gripen como escolha e ponto.
Nao é esta a questão.
Ele será o caça da FAB pelos próximos 30 anos, nao importando gostos, vontades, desejos, etc.
Ele possui vantagens e desvantagens, como qualquer outro, mas tb nao estou discutindo isso agora, apesar de pensar que devia ser a principal preocupação de todos nós após a assinatura do contrato.
A questão agora é que acabou a fase de marketing e todas as baboseiras que conseguiram incutir na cabeça de todos.
Compramos um caça, vamos participar do desenvolvimento da versão biplace, impusemos soluções próprias, etc, mas nao somos os donos da propriedade industrial e intelectual do projeto, que é uma evolução da versão já existente.
Vamos discutir a operação do caça, limites, superioridades, vantagens, desvantagens, etc, mas chega da mentirada do marketing.
Só isso.
Eu, como aprendi em minha vida de militar, assumo o Gripen como escolha e ponto.
Nao é esta a questão.
Ele será o caça da FAB pelos próximos 30 anos, nao importando gostos, vontades, desejos, etc.
Ele possui vantagens e desvantagens, como qualquer outro, mas tb nao estou discutindo isso agora, apesar de pensar que devia ser a principal preocupação de todos nós após a assinatura do contrato.
A questão agora é que acabou a fase de marketing e todas as baboseiras que conseguiram incutir na cabeça de todos.
Compramos um caça, vamos participar do desenvolvimento da versão biplace, impusemos soluções próprias, etc, mas nao somos os donos da propriedade industrial e intelectual do projeto, que é uma evolução da versão já existente.
Vamos discutir a operação do caça, limites, superioridades, vantagens, desvantagens, etc, mas chega da mentirada do marketing.
Só isso.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Perfeito.LeandroGCard escreveu:Amigo Marino, isso na verdade é completamente irrelevante.Marino escreveu:Ah, então nao temos propriedade industrial e intelectual do projeto?
Temos uma participação, é isso?
Mesmo que não tivéssemos comprado nada e desenvolvido o caça totalmente no Brasil, ainda assim importaríamos os componentes mais importantes (motor, radar, computadores, sensores, etc...) e sofreríamos exatamente as mesmas restrições para venda a terceiros. Como já acontece com todos os aviões produzidos pela Embraer ou qualquer outro fabricante nacional. Muito provavelmente, no caso específico do Gripen-NG se quisermos vender apenas a estrutura do avião com alguns componentes da cabine não haveria problemas, os suecos dariam sua bênção sem pestanejar. Resta encontrar alguém que queira comprar isso . Qualquer outra coisa teremos que enfrentar possíveis restrições, as mesmas aliás que os próprios suecos enfrentariam se quisessem vender o avião diretamente para clientes como Cuba, Irã, Coréia do Norte e até mesmo a Argentina .
Leandro G. Card
Peço que entenda minha posição lendo o post que enderecei ao Alcântara, acima.
Forte abraço.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ou Russos !Alcantara escreveu:Marino, uma analogia que faço é: tentar ver o nascimento de uma estrela através de um campo de poeira estelar... não dá para ver diretamente (não fazemos parte da negociação, não podemos ler os contratos), mas dá para inferir algumas coisas por observação indireta.Marino escreveu: Ah, então nao temos propriedade industrial e intelectual do projeto?
Temos uma participação, é isso?
Se muitos aqui acham pouco o acordo (de co-participação) com os suecos, imagino então se fechassemos acordo com os norte-americanos (ou até mesmo com os franceses).
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu compreendo a sua intenção.Marino escreveu:Caro Alcântara, peço que compreenda minha intenção.
Eu, como aprendi em minha vida de militar, assumo o Gripen como escolha e ponto.
Nao é esta a questão.
Ele será o caça da FAB pelos próximos 30 anos, nao importando gostos, vontades, desejos, etc.
Ele possui vantagens e desvantagens, como qualquer outro, mas tb nao estou discutindo isso agora, apesar de pensar que devia ser a principal preocupação de todos nós após a assinatura do contrato.
A questão agora é que acabou a fase de marketing e todas as baboseiras que conseguiram incutir na cabeça de todos.
Compramos um caça, vamos participar do desenvolvimento da versão biplace, impusemos soluções próprias, etc, mas nao somos os donos da propriedade industrial e intelectual do projeto, que é uma evolução da versão já existente.
Vamos discutir a operação do caça, limites, superioridades, vantagens, desvantagens, etc, mas chega da mentirada do marketing.
Só isso.
Foi escolhido. Pronto, não cabe mais debate. Agora, é tratar de tirar o máximo do equipamento/acordo escolhido. Correto?
Não vejo problema algum com essa lógica.
O problema, pra mim, é o "Cartago est delenda".
Não se está debatendo, aqui, vantagens e/ou desvantagens. O que se faz aqui (rotineiramente) é tentar achar erro, "mentiras", etc.
Onde está o debate técnico (conforme você mesmo expressou), que seria na linha que todos nós gostaríamos? Ainda estamos na velha ladainha dos "azuis vs vermelhos" (bremeios para o Túlio, rsrsrs), "russófilo vs ocidentais", "francófilos vs resto do mundo", etc. Não nos libertamos das escolhas pessoais para debater o produto, como você disse.
Abraços!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"