TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7291 Mensagem por Marino » Sex Out 10, 2008 7:34 pm

orestespf escreveu:
Marino escreveu: Ai meu Deus!!!!!!!
Se for usar o SNA na foz do Amazonas, o autor está certo.
Mas se for usar como um submarino deve ser usado ...
Eu sei que o Expedito é registrado e lê muito nosso fórum.
Então, se quiser, estou a disposição para o debate.
Mas será que é mesmo uma loucura dominar todo o ciclo de combustível nuclear, capacitar nossos engenheiros navais a projetar submarinos (com os alemães construíamos o projeto pronto), ter um meio de real dissuasão, capaz de perseguir por todo Atlântico uma Força naval que nos ameace, inclusive grupos de batalha de PA?
Lindo 20 subs convencionais. Por qual motivo os EUA, a Inglaterra, a Russia, a França, a Índia e a China não se contentam com SSK? Não seria tão mais fácil e barato construir somente SSK, e controlar suas águas com eles?
Chega de pensar pequeno. O Brasil é grande, territorialmente, populacionalmente, economicamente, etc. O SSK estava mais ou menos até agora. A partir deste momento, podem colocar o Brasil com os BIG BOYS.
QUEM?????????
Olá Marino,

já conversei muito com o Expedito sobre os subs, ele até aceita os argumentos, mas no dia seguinte volta com sua tese pessoal. O Expedito é o mais pragmático dos pragmáticos, ele conhecem bem o EB e sabe no que deu as tentativas de se tentar operar equipamentos mais sofisticados do que estávamos preparados. Porém ele opina sobre a MB como se a mesma se comportasse como o EB. Além do mais, ele parece se esquecer que boa parte das "aventuras" foram do EB e sem contar com o respaldo do Governo (seja de que época for) para "sustentar" seus programas.

Você melhor do que eu sabe muito bem que um sub é para negação do uso do mar e não para dissuasão, porém a característica nuclear de um sub, mesmo que apenas em seu propulsor, deixa qualquer país com uma pulga atrás da orelha, e isto é dissuasão, não direta, mas indireta. Este é o ponto, ou seja, mandar recados claros! O domínio do ciclo de urânio não é para qualquer um, e quem o enriquece a 5% pode muito bem enriquecê-lo a 90%, claro, como maiores investimentos, mas o ponto é que o domínio do ciclo foi atingido em algum momento.

Estamos em uma fase de avanços, não existe problema algum em operarmos equipamentos sofisticados, precisamos de qualificação e acima de tudo de condições de mantê-lo e operá-los, é aí que entra o Governo, inclusive na parte logística.

Por incrível que pareça, já ouvi muita gente boa e competente dizer algo semelhante sobre os caças, ou seja, que não precisamos de equipamentos tão sofisticados, apenas de algo que "funcione". :shock: :shock:

Deixa rolar... Veremos muitos comentários interessantes por aí... :mrgreen: :mrgreen:

Forte abraço,

Orestes
[009] [009]

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#7292 Mensagem por orestespf » Sex Out 10, 2008 7:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, a Boeing vem com tudo para o F-X. É só o que me atrevo a dizer no momento.
Vinícius, nem sei se vem, acho que já veio, tanto que está com seu caça na shot list. :D :D

Pegando carona em seu post, cito um fragmento da entrevista do Bob Gower na Alide:
A gestão dos contratos FMS conquistou um grande nível respeito e admiração pelas areas logísticas das FFAA brasileiras sendo um símbolo de processos logísticos de pós-venda confiáveis o que certamente afeta o processo de manutenção e, conseqüentemente, a disponibilidade da plataforma.
Venho batendo nesta tecla da logística aqui faz um tempão, e sempre achei que deveríamos ignorar por hora a capacidade técnica do caça em si para centrarmos as discussões em outros fatores bem mais sensíveis. O quesito logística explica em partes a saída do SU-35 BM e a "entrada" do F-18 SH. As coisas estão aí, a olhos nus.

Grande abraço,

Orestes

PS: não entrei no mérito político, aí a coisa é bem mais complexa, acho melhor uma "variável" por vez! :mrgreen:

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7293 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 10, 2008 7:48 pm

Pois é, Mestre. Concordo que já vieram. Mas, pode anotar que vem mais. :lol: :lol:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#7294 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 10, 2008 8:09 pm

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, a Boeing vem com tudo para o F-X. É só o que me atrevo a dizer no momento.
Vinícius, nem sei se vem, acho que já veio, tanto que está com seu caça na shot list. :D :D

Pegando carona em seu post, cito um fragmento da entrevista do Bob Gower na Alide:
A gestão dos contratos FMS conquistou um grande nível respeito e admiração pelas areas logísticas das FFAA brasileiras sendo um símbolo de processos logísticos de pós-venda confiáveis o que certamente afeta o processo de manutenção e, conseqüentemente, a disponibilidade da plataforma.
Venho batendo nesta tecla da logística aqui faz um tempão, e sempre achei que deveríamos ignorar por hora a capacidade técnica do caça em si para centrarmos as discussões em outros fatores bem mais sensíveis. O quesito logística explica em partes a saída do SU-35 BM e a "entrada" do F-18 SH. As coisas estão aí, a olhos nus.

Grande abraço,

Orestes

PS: não entrei no mérito político, aí a coisa é bem mais complexa, acho melhor uma "variável" por vez! :mrgreen:

Concordo com você mestre.
Mas o que me diz do Gripen NG na short list?

Abraços

Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior

#7295 Mensagem por orestespf » Sex Out 10, 2008 8:16 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Pois é, Mestre. Concordo que já vieram. Mas, pode anotar que vem mais. :lol: :lol:
Se não estivermos errados... A turma da logística fabiana já encomendou a primeira remessa de peças de reposição para os novos caças: Jack Daniel's!!! :lol: :lol: :lol:

Grande abraço,

Orestes

deschamps
Sênior
Sênior

#7296 Mensagem por deschamps » Sex Out 10, 2008 8:29 pm

olha o Lula já falando que poderá diminuir investimentos,menos em áreas sociais.

orestespf
Sênior
Sênior

#7297 Mensagem por orestespf » Sex Out 10, 2008 8:32 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:

Grande abraço,

Orestes

Concordo com você mestre.
Mas o que me diz do Gripen NG na short list?

Abraços
Aberto, já comentei aqui, minha opinião, claro, acho que o Gripen NG entrou na short list por interesse da própria FAB, não tem nada que "favorece" este caça do ponto de vista divulgado pela FAB/Governo, pois ele não existe. Por outro lado, será um excelente caça, mais do que promete, rigorosamente falando, prefiro mais ele do que o Rafale, que seria hoje a minha escolha por questões políticas e até técnicas.

Mas ando sem tempo para acompanhar tudo, nem info estou aceitando ( :mrgreen: :mrgreen: ), assim opto por opinar como qualquer um, é bom errar de vez em quando também, já que erramos mais com info do que sem elas. :lol: :lol:

Grande abraço,

Orestes

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7298 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 10, 2008 8:41 pm

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Pois é, Mestre. Concordo que já vieram. Mas, pode anotar que vem mais. :lol: :lol:
Se não estivermos errados... A turma da logística fabiana já encomendou a primeira remessa de peças de reposição para os novos caças: Jack Daniel's!!! :lol: :lol: :lol:

Grande abraço,

Orestes
:twisted: :twisted: :twisted:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7299 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 10, 2008 9:20 pm

deschamps escreveu:olha o Lula já falando que poderá diminuir investimentos,menos em áreas sociais.
Cada dia que passa nesta crise cavernosa causada por canalhas, vejo o nosso FX-2 indo perigosamente para escanteio. Isso pode ser até vantajoso pois pode forçar uma melhoria das propostas financeiras. Aí nesse imbróglio o rafa vai dançando, pois na hora de financiar algo, o tio Sam nunca fica em segundo lugar. E acho at´q que o Gripen tb fica em vantagem, até mais do que o rafa. De qq forma, no momento vejo com temeridade a continuidade do programa.

Assim como o programa das escoltas de 6000t.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
deschamps
Sênior
Sênior

#7300 Mensagem por deschamps » Sex Out 10, 2008 9:25 pm

eu também amigo.
nós sabemos que na hora do corte... a pasta da defesa é a primeira.

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#7301 Mensagem por Wolfgang » Sex Out 10, 2008 9:35 pm

Calma, gente. Vamos esperar o desenrolar das coisas...

PRick

#7302 Mensagem por PRick » Sex Out 10, 2008 9:56 pm

cicloneprojekt escreveu:
deschamps escreveu:olha o Lula já falando que poderá diminuir investimentos,menos em áreas sociais.
Cada dia que passa nesta crise cavernosa causada por canalhas, vejo o nosso FX-2 indo perigosamente para escanteio. Isso pode ser até vantajoso pois pode forçar uma melhoria das propostas financeiras. Aí nesse imbróglio o rafa vai dançando, pois na hora de financiar algo, o tio Sam nunca fica em segundo lugar. E acho at´q que o Gripen tb fica em vantagem, até mais do que o rafa. De qq forma, no momento vejo com temeridade a continuidade do programa.

Isso contraria os fatos econômicos, por sinal, os canalhas ficam lá nos EUA mesmo, é um bando, e vão ser os que vão mais perder, no momento vão ter que gastar muito para tapar o rombo deles mesmos. Com a alta do dólar, eles perceram qualquer vantagem que tinham.

[ ]´s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7303 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 10, 2008 10:24 pm

PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Cada dia que passa nesta crise cavernosa causada por canalhas, vejo o nosso FX-2 indo perigosamente para escanteio. Isso pode ser até vantajoso pois pode forçar uma melhoria das propostas financeiras. Aí nesse imbróglio o rafa vai dançando, pois na hora de financiar algo, o tio Sam nunca fica em segundo lugar. E acho at´q que o Gripen tb fica em vantagem, até mais do que o rafa. De qq forma, no momento vejo com temeridade a continuidade do programa.

Isso contraria os fatos econômicos, por sinal, os canalhas ficam lá nos EUA mesmo, é um bando, e vão ser os que vão mais perder, no momento vão ter que gastar muito para tapar o rombo deles mesmos. Com a alta do dólar, eles perceram qualquer vantagem que tinham.

[ ]´s
A Alta do dólar é temporária. Lembre-se que para qq concorrente o contrato só será assinado no fim de 2009 e sua execução com o pagamento da primeira parcela só entrará em vigor alguns meses depois, ou seja, é 2010 mesmo.

Só para lembrar o Euro terminou o dia a R$ 3,099, enquanto que o dólar a R$ 2,031 :wink:

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#7304 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 10, 2008 10:28 pm

BÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!

F-5M FOREVER!!!!!!!!!!!!!!!!

MATUSÃO PRÁ MAIS VINTE ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

BÚÚÚUÚÚÚUÚÚÚÚÚ!

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#7305 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 10, 2008 10:30 pm

Carlos Mathias escreveu:BÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!

F-5M FOREVER!!!!!!!!!!!!!!!!

MATUSÃO PRÁ MAIS VINTE ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

BÚÚÚUÚÚÚUÚÚÚÚÚ!
CM, vc é que está merecendo se vaiado. :mrgreen:

Alberto -
Responder