Página 4859 de 5736

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 18, 2014 10:56 pm
por kirk
Militares discutem cooperação em defesa no 6° encontro do grupo do IBAS
Por Anderson Gabino | 18/11/2014 às 9:20

Imagem
ibas_inter3
A Cooperação nas áreas ciência, tecnologia e engenharia militar estão na pauta de discussões do 6° Encontro do Grupo de Trabalho Conjunto de Defesa do IBAS, grupo trilateral formado por Índia, Brasil e África do Sul. Representantes militares e civis dos três países na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, até a próxima quarta-feira (19).

De acordo com o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa (MD), General Aderico Mattioli (na foto acima), o objetivo do evento é “encontrar pontos comuns ainda não explorados”. Segundo o general, os assuntos tratados no encontro já estão em debate há alguns anos entre os três países.
.
Para o diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, brigadeiro José Euclides, Índia, Brasil e África do Sul têm níveis de desenvolvimento tecnológico muito parecidos. Nesse sentido, destacou que alguns projetos são desenvolvidos em conjunto com as Forças Armadas dos três países e que “a 6ª reunião é uma oportunidade para ampliar essas parcerias e negócios futuros”.

Programa Espacial

O Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) foi tema de uma das apresentações do dia. Os estrangeiros conheceram a estrutura organizacional do setor. “Temos cooperação com a Telebras e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [INPE]”, explicou o coronel Paulo Vasconcellos, do Estado-Maior da Aeronáutica.

O PESE foi criado para atender necessidades estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira. A responsabilidade pelo projeto é do Ministério da Defesa, por meio da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE).

Uma das missões do programa é prover infraestrutura espacial para ser usada no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ), no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), no Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), entre outros.

O coronel Vasconcellos enfatizou a importância da iniciativa, citando como exemplo a possibilidade de incrementar a capacidade de comunicações por satélite “no meio da selva”.

Gripen NG

A exposição sobre o programa FX-2, que resultou na assinatura para aquisição de 36 aeronaves suecas Gripen NG, ficou a cargo do gerente-adjunto do projeto, coronel Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues (foto abaixo). Ele destacou a enormidade do espaço aéreo a ser controlado e defendido: 22 milhões de km². Em seguida, esmiuçou os critérios adotados para a escolha pelos caças suecos.

Imagem
ibas_inter2

De acordo com o oficial, foram levados em conta cinco aspectos: operacional (performance, durabilidade), logística (suporte a armamento e simuladores da aeronave), industrial (certificado e plano de produção), comercial (ciclo de vida, custo da aquisição) e risco (offset e contratos).
Entre as expectativas com o projeto, a palestra trouxe tópicos como participação nas exportações, crescimento das companhias brasileiras do setor ao longo do programa e possibilidade de desenvolvimento de aeronaves construídas por engenheiros brasileiros e suecos.


KC-390

Sobre os cargueiros KC-390 – maiores já produzidos no Brasil –, o gerente-adjunto do projeto KC, tenente-coronel Carlos Eduardo de Almeida Coelho, mostrou algumas especificidades do contrato e as fases do programa.

Atualmente, a iniciativa encontra-se na etapa de detalhamento do design. A previsão é que a entrega das primeiras unidades aconteça em 2016.

Coelho mostrou aos participantes as principais vantagens deste tipo de avião, que foi desenvolvido para operar em cenários robustos, tem flexibilidade na capacidade de tropa a bordo, é ajustável para variadas missões, possui proteção balística e equipamento que reduz a vibração e o barulho na cabine e comporta mais tempo de voo, além de demandar menos manutenção.

Neste ano, em outubro, a Força Aérea Brasileira realizou a apresentação oficial do protótipo do KC-390, em cerimônia realizada na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). “O KC-390 vai redefinir as capacidades de transporte aéreo e recursos para a Aeronáutica brasileira”, salientou o tenente-coronel Coelho.

África do Sul

Na tarde desta segunda-feira (17), representantes da comitiva da África do Sul expuseram algumas determinações definidas na última reunião da equipe. Eles defenderam a sinergia na exportação de suas capacidades e algumas ideias de áreas para atuar com as demais nações, como o Rádio Definido por software (SDR – na sigla em inglês), guerra eletrônica e cibernética e sistemas de vigilância.

Show de bola esse site tigershark

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 18, 2014 11:18 pm
por NovaTO
Se a FAB chegar a ter esses 108 Gripens, seria um sonho. :)

Ok, e os 5ª geração? Se tudo der certo, quem sabe o FS2020 não seja o caminho? 8-]

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 18, 2014 11:29 pm
por kirk
Carlos Lima escreveu:PS: É bom lembrar que a matéria é um "rumor".

[]s
CB_Lima
Não aposte muito nisso "cumpadre" !
Força Aérea Brasileira vai adquirir um total de 108 caças Gripen NG

[...]

Após o anúncio em outubro de que um contrato de 5,8 bilhões dólares foi assinado para o primeiro lote de 36 aeronaves, um representante da força aérea confirmou à Conferência Internacional de Caça em Londres em 18 de novembro*, que a encomenda total será de 108 caças.

[...]

*NOTA DO EDITOR: segundo o site da Conferência Internacional de Caça em Londres, evento citado na matéria do site Flightglobal, o alto oficial da FAB com palestra neste dia 18 de novembro foi o brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). A palestra “Increasing air power capabilities of the Brazilian Air Force – Fighter Modernisation Progamme” estava marcada para as 14h30, horário local.
O Flightglobal, não publicaria uma matéria de forma leviana.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 18, 2014 11:38 pm
por Carlos Lima
kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:PS: É bom lembrar que a matéria é um "rumor".

[]s
CB_Lima
Não aposte muito nisso "cumpadre" !
Força Aérea Brasileira vai adquirir um total de 108 caças Gripen NG

[...]

Após o anúncio em outubro de que um contrato de 5,8 bilhões dólares foi assinado para o primeiro lote de 36 aeronaves, um representante da força aérea confirmou à Conferência Internacional de Caça em Londres em 18 de novembro*, que a encomenda total será de 108 caças.

[...]

*NOTA DO EDITOR: segundo o site da Conferência Internacional de Caça em Londres, evento citado na matéria do site Flightglobal, o alto oficial da FAB com palestra neste dia 18 de novembro foi o brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). A palestra “Increasing air power capabilities of the Brazilian Air Force – Fighter Modernisation Progamme” estava marcada para as 14h30, horário local.
O Flightglobal, não publicaria uma matéria de forma leviana.
Não tinha visto a matéria em Português... só a inglês que não cita o nome dele.

Então se ele falou... é isso aí!

Eu acho que ter esse número todo de aviões de 4 geração lá por 2030 não é a coisa mais eficiente para se fazer com $$$$, mas se essa é a visão da FAB para seu futuro... como diria o poeta:

- Fica assim então! [003]

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 12:02 am
por kirk
Carlos Lima escreveu:Não tinha visto a matéria em Português... só a inglês que não cita o nome dele.

Então se ele falou... é isso aí!

Eu acho que ter esse número todo de aviões de 4 geração lá por 2030 não é a coisa mais eficiente para se fazer com $$$$, mas se essa é a visão da FAB para seu futuro... como diria o poeta:

- Fica assim então! [003]

[]s
CB_Lima
Quem sabe esse aumento no contrato tenha haver com algo sobre o Flight System 2020 !!!!
Eles têm o futuro em suas mãos Jas
Por: Barbara Jones-Ottosson
Publicado 28 de abril de 2010 00:00

O de dois metros de comprimento avião é uma cama de teste de vôo para o sucessor do JAS 39 Gripen. O modelo já foi testado em vôo em segredo. - Há uma opção para obter o avistamento das novas tecnologias, diz Knut Øvrebø na Saab.

Na Universidade de Linköping é o modelo de avião a jato que pode se tornar uma peça do quebra-cabeça em criar a próxima geração de aviões de combate pan-europeu. É moldado em materiais compósitos, escala 1: 7, e já fez seu primeiro vôo sobre Bravalla Field, em Norrköping. Em oito minutos, o avião era guiado por rádio em velocidades em torno de 300 km / h. Em poucos meses, é no ar novamente, quando equipado com sensores para coleta de dados.

- Com um manifestante pode testar as características de desempenho e de voo muito mais cedo, e evitar cometer erros caros, diz Petter Krus, professor de engenharia mecânica na Universidade de Linköping.

A missão é desenvolver o demonstrador da FMV, a Saab, que juntamente com a Agência de Pesquisa de Defesa da Suécia, FOI, desenvolveu um conceito representativo de uma aeronave de combate Gripen tripulado além.

Com a instrumentação pode manifestante acordo com Petter Krus até ser visto como um túnel de vento voar, embora muito mais barato.

- O demonstrador custou 0,5 milhões de dólares para produzir. E levou apenas quatro meses.

Os testes em túneis de vento geralmente custa mais de cinco milhões e deve estar preparado para, pelo menos, seis meses.

Até agora, Knut Øvrebø, diretor de pesquisa e tecnologia para a área de negócios da Saab Aeronautics, não vá.

- Talvez seja um pouco excessivo. O manifestante é sim uma opção para obter avistamento rápido de novas tecnologias. Como uma cama de teste, pode no entanto ter um alto valor técnico.

Ele ressalta que o manifestante é parte de manter a competência aeroespacial na Suécia a um nível elevado, e para desenvolver maneiras de tornar mais fácil e mais barato para desenvolver nova tecnologia de aeronaves. Ambos os fatores são importantes para a Suécia para continuar a desenvolver o Gripen nos anos para eliminar progressivamente em 2040. Como para a Suécia, e Saab serão envolvidos no desenvolvimento do futuro avião europeu conjunto lutador.

- É absolutamente a nossa meta, diz Knut Øvrebø.
Imagem
Imagem
Pra quem não viu, vale a pena ver o vídeo :

http://www.youtube.com/watch?v=NAkXNhDH5vE
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... -demonstr/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 1:31 am
por kirk
Imagem

Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 5:34 am
por Boss
A nota saiu também no Wall Street Journal.

BUSINESS
Brazil May Buy Over 100 Gripen Jets
Saab’s Deal to Sell Combat Planes to Brazil Could Triple in Size

Imagem
Saab has teamed with Embraer to develop and build the single-engine Gripen NG combat jet

By ROBERT WALL
Updated Nov. 18, 2014 12:19 p.m. ET

LONDON— Saab AB’s deal to sell Gripen NG jets to Brazil could more than triple to eventually include the purchase of over 100 aircraft before the country has satisfied its demand for combat planes, a senior Brazilian military officer said Tuesday.

Brazil’s Air Force plans to field “at least” 108 Gripen aircraft to make it the sole combat jet in the service’s inventory, Brig. José Augusto Crepaldi Affonso, the head of programs at the Brazilian Air Force said.

Brazil’s total purchase of Gripen jets could eventually grow further. The country is evaluating whether to use a derivative of the plane for aircraft-carrier operations. The ship-based version of the aircraft, called the Sea Gripen, would still have to be developed.

Saab last month sealed a $5.4 billion deal with Brazil for an initial 36 jets after last year beating the Boeing Co. F/A-18E/F and French Rafale built by Dassault Aviation SA in fierce competition.

Saab has teamed with Embraer to develop and build the single-engine fighter aircraft. At least 15 of the first 36 jets will be assembled in Brazil.

Deliveries of the initial group of jets to the Brazilian Air Force would take place from 2019 to 2024. Follow-on deliveries could extend production past 2030, Brig. Crepaldi told DefenceIQ’s annual International Fighter conference.

The decision by Brazil and Sweden to commit to buying Gripen NG jets has made Saab one of the few western fighter-jet makers to be assured combat jet production will continue past 2020.

Boeing Co. faces the risk of its F-15 and F/A-18E/F combat jet programs coming to an end in the coming years. The Eurofighter Typhoon consortium of BAE Systems PLC, Airbus Group NV, and Finmeccancia SpA face a similar need for further export orders. The French Rafale jet, built by Dassault Aviation SA, also needs to secure overseas contracts to remain in production.

Lockheed Martin Corp. , the world’s largest defense company, has purchase commitments for its F-35 Joint Strike Fighter that stretch beyond the decade, both in the U.S. and abroad. The F-35 is the world’s biggest and most expensive combat jet program.

Brazil will use the Gripen initially to replace some of its F-5BR combat jets, though they eventually will also replace A-1 jets, Brig. Crepaldi said. The country also is assessing what mix of single-seat and two-seat Gripen NGs to buy. The first batch includes eight dual-seaters.

Write to Robert Wall at robert.wall@wsj.com

http://online.wsj.com/articles/brazil-m ... 1416330991

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 7:00 am
por Lucas Lasota
kirk escreveu:Imagem

Imagem

Havia até mesmo há um tempo atrás, antes da apresentação oficial do layout do Gripen NG, algumas especulações sobre a configuração final da fuselagem, onde pressuponha-se a incorporação de elementos de características stealth. O resultado estético, baseado nas linhas desse bólido citado pelo colega, ficou excelente. Algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 8:57 am
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:Se isso realmente foi confirmado (até agora é um boato), adeus 5 geração...

Vamos estar recebendo caça 4 Geração lá por 2030...

Só rindo mesmo... :lol: :lol: :lol: :lol:

A nossa visão e planejamento são realmente exemplars! :D

[]s
CB_Lima
Substituir TODOS os caças do inventário da FAB pelo vencedor do F-X era a meta DESDE O INÍCIO do programa. A FAB está, pois, seguindo o projeto à risca. Padronizar as aeronaves no modelo Gripen não inviabiliza os estudos e o desenvolvimento de um substituto.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 9:01 am
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:160 caças de 4 geração 2030/40/50...

Eu acho isso muito aquém do que poderíamos ser... mas se é para nivelar assim... tudo bem. Cada país com o seu planejamento! :lol:

[]s
CB_Lima
É uma questão de relativizar... nesse período de tempo e no cenário previsto para a FAB, quem estará MELHOR do que ela na vizinhança? Mesmo em relação ao resto do mundo, não creio que estaremos tão mal.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 9:42 am
por MAJOR FRAGUAS
Queria acreditar neste numero (108), mas depois do que aconteceu com os AMX, que extinguiram o ultimo lote, não dá!
Vamos vivendo um dia de cada vez pra ver o que acontece.

Sds Coloradas!

Major Fraguas

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 11:36 am
por knigh7
Vários atores de peso nacionais estão interessados no projeto do GripenNG. Se no passado eram apenas a FAB e Embraer (que era além de tudo estatal) no caso do AMX, com o caso do Gripen há:

-FIESP
-CIESP, incluindo a Embraer.
-AIAB
-ABIMDE
-Região do ABC
-FAB
-MB (provavelmente ela no futuro)

Eu não tenho dúvida que esse planejamento dado pelo Presidente da COPAC, aquisição de outros 2 lotes de 36 unidades, possa ser atingido.

Aliás, a MB deveria fazer o mesmo, articulando com os atores nacionais de peso, se quiser que o PROSUPER desencante.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 11:54 am
por J.Ricardo
Oxalá que o projeto ao longo da entrega destas unidade evolua e incorpore elementos furtivos.
Nós estamos largando na retaguarda, China, Rússia, EUA+OTAN estão uma geração a frete.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 12:00 pm
por knigh7
Além do facetamento na aeronave, uma coisa que é possível de se fazer são casulos stealths para abrigar o armamento, algo que estão fazendo para o Super Hornet.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 19, 2014 12:01 pm
por Wolfgang
Tem muito choro por aqui.. Afff...
Alguém acha que a SAAB vai construir uma planta enorme em SBC e toda a cadeia logística no entorno, mais EMBRAER e SJC por causa de 36 caças?... Nós podemos ser ingênuos, o donos do dinheiro nunca são.
Sem falar no arrasto tecnológico fantástico.. produzir um caça de 4ª G +++ já pensando num de 5ª G mantém centenas senão milhares de cérebros privilegiados aqui e produzindo aqui.
Se Deus quiser, o Brasil nunca vai precisar disparar um projétil sequer desses caças, mas só manter os cérebros e tudo o que vem com eles funcionando já paga o projeto de longe.