TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7246 Mensagem por Corsário01 » Qui Out 09, 2008 7:47 pm

Não estou zoando. Apenas me espantei com a noticia do primeiro vôo ter sido em 1986 e até hoje não haver vendas externas.
Apenas isso!
Tem que ter alguma coisa ou no caça ou na empresa ou no pós venda, enfim, tem que haver uma razão para ele não vencer nenhuma concorrência.

Vocês também não acham estranho?

Sem bromas, hein! :roll:

Editado pela última vez por Corsário01 em Qui Out 09, 2008 7:51 pm, em um total de 1 vez.
Abraços,

Padilha
deschamps
Sênior
Sênior

#7247 Mensagem por deschamps » Qui Out 09, 2008 7:49 pm

estranho é pouco.
20 anos no ar e ninguém quer.
já falei algum tempo atrás...nós vamos salvar este projeto.

brisa

#7248 Mensagem por brisa » Qui Out 09, 2008 7:54 pm

O negocio é o preco cambada...o preco do caca, o preco das pecas.....o bicho é igual um bordoaux da melhor safra.....ninguem aguenta..so eles por causa dos subsidios :mrgreen:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#7249 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 09, 2008 8:03 pm

Nem tanto ao mar e nem tanto a terra pessoal....

Só para deixar claro,

O primeiro vôo dele pode ter sido em 1986, mas não é exatamente "justo" dizer que ele está na praça por 22 anos disponível para vendas.

A França só começou a recebê-lo alguns poucos anos atrás e ele não está sendo oferecido para venda a tanto tempo assim não.

Como é uma aeronave em desenvolvimento, e ainda chegando na maturidade de muitos dos seus sistemas (primeiro veio capacidade ar/ar, depois ar/terra, depois melhoria de tudo isso e depois vém mais ainda) isso pode ter pesado em muitas vendas para clientes cuja exigência era algo "pronto".

Esse mesmo tipo de problemas atingiu o Typhoon em várias concorrências e no fim das contas depende muito o que cada Força Aérea planeja, + o que é oferecido em termos de cooperação industrial, + políticia, + financiamento, etc.

Lembrar que na concorrência da Coréia do Sul até hoje muitos dizem que o Rafale tinha levado essa quando comparado ao F-15K e ao Typhoon e ao primeiro Su-35 (não esse de hoje em dia).

O diferencial do F-15k é o impacto da industria americana e as parcerias dessa com as industrias Sul Coreanas e o fato do F-15k já possuir um missil Cruise qualificado e funcionando com ele (o SLAM que nada mais é do que um Harpoon bemmmm modificado). Além é claro disponibilidade da linha de produção e financiamento a perder de vista.

Sendo assim apesar da minha preferência pessoal ser para o Gripen no caso do Brasil (custo a médio/longo prazo $$$$$$$ e plataforma já hoje em dia mais 'aberta' a integração com outros fabricantes), não é justo colocar data do primeiro vôo como algo contra o Rafale.

O Rafale de 1986 é uma outra aeronave quando comparado ao Rafale de 2008. [100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
deschamps
Sênior
Sênior

#7250 Mensagem por deschamps » Qui Out 09, 2008 8:06 pm

além de não ser o melhor...ainda é caro para caramba.
e vai dinheiro...

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#7251 Mensagem por Corsário01 » Qui Out 09, 2008 8:16 pm

Caro CB, o problema é que se fosse assim com o Super isso, super aquilo, segundo o Prick, isso seria combustivel para ele denegrir a aeronave, dai, fiz apenas um comentário. 22 anos!Uma vida bem longa meu caro amigo!

Abraços,

Padilha
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#7252 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 09, 2008 8:40 pm

Battleaxe escreveu:Caro CB, o problema é que se fosse assim com o Super isso, super aquilo, segundo o Prick, isso seria combustivel para ele denegrir a aeronave, dai, fiz apenas um comentário. 22 anos!Uma vida bem longa meu caro amigo!
Na boa cara... não acho certo usar isso para "atacar" o Rafale, já que não é a verdade e honestamente ninguém ganha nada com esse tipo de 'observação', sacou? :wink:

De 1986 a 1990 e tantos o mundo passou por muitas mudanças que certamente influenciaram no desenvolvimento e $$$$$ alocado a essas aeronaves o que certamente afundou as vendas de muitos projetos (como o nosso Am-x), afundou completamente outros (A-12/Yak-141, etc) e atrasou uns outros tantos (como o Typhoon/Rafale/F-22/Su-xx/PAK-FA, etc).

Alguém diria em 1986 que o F-16 ainda estaria em serviço na USAF até hoje e ainda em Produção a toda bala :shock: ? Assim como o A-10? ou o Mig-29/Su-27 na Rússia?, ou mesmo o M2k na França ou o Tornado na Inglaterra?, etc, etc, etc, etc.

Se for o caso de criticar por 'datas' o F-22 começou a ser pensado ainda no ínicio da década de 80 e nem por isso ele é uma porcaria.

Temos que deixar claro que o SH é uma aeronave resultante dentre outras coisas da economia necessária em novos tempos (a USN teria o A-12 se realmente deixassem e se ele não fosse tão pesado - mas isso talvez tinha como resolver, mas ninguém nunca vai saber isso :wink: ).

Acabou que saiu uma aeronave muito boa no fim das contas apesar das coisas que dizem por aí (quem voa hoje em dia não reclama, e quem já viu de perto voando :wink: reclama menos ainda).

Na boa, não acho justo usar isso como argumento contra o Rafale e qualquer outra aeronave até porque existiram muitos benefícios por conta do aparente "atraso". A evolução da eletrônica digital está trazendo como "novo" algo que o Rafale(Typhoon, etc) estariam talvez ganhando como 'meia vida' com talvez resultados mais 'duvidosos'.

Sugiro retirarmos o "Super-Trunfo" de datas fora dessa discussão porque só leva a argumentos vazios e desentendimentos desnecessários [100] [009].

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#7253 Mensagem por eu sou eu » Qui Out 09, 2008 9:11 pm

Imagem

fiquei curioso com esse tal de A12

Imagem

o amor é lindo
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#7254 Mensagem por eu sou eu » Qui Out 09, 2008 9:13 pm

eu sou eu escreveu:Imagem

fiquei curioso com esse tal de A12
Imagem

cockpit A12

Imagem

Imagem

o amor é lindo
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7255 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 09, 2008 9:20 pm

A.K. for T-7 escreveu:
orestespf escreveu: (...) Outra coisa, veja a importância estratégica do confronto direto entre Rafale e SU-35, onde a Venezuela tem o SU-30 e vai comprar (aguardem!) o SU-35. Caso a FAB quisesse o Rafale, nada melhor em colocá-lo ao lado do SU-35 em uma concorrência, dar a vitória ao Rafale e dizer abertamente: escolhemos e compraremos o melhor dos dois!!! Lembre-se a Venezuela não conhece o Rafale, não pôde comparar, seria até uma forma indireta de "dissuasão".

Mas não foi isto que vimos com a short list, foi feita uma seleção pensando-se em outros fatores, menos o geopolítico. Então, leitura minha, se o Rafale fosse o desejado, nada melhor do que fazer o que disse acima, mas não foi o caso. Grande abraço, (...)

Orestes
Pode ter certeza que a última coisa que os EUA, a US Navy e a Boeing vão querer ver é um dos mais avançados caças dos EUA, a espinha dorsal da US Navy e o melhor vetor de combate inteiramente produzido pela Boeing ser abatido à vontade por um caça russo no seu quintal, pilotado por militares de reputação duvidosa (segundo eles-EUA) e comandados por um ditador demagogo e linguarudo. Apoio de todo tipo para que isso não ocorra é ponto pacífico. E a FAB sabe disso.

Pois é..., aconteceu o que eu tinha vaticinado a uns dois anos aqui. A Venezuela conseguiu empurrar o Brasil para os braços salvadores de tio Sam. Isso é preocupante, pq ano que vem o patrão vai estar sendo comandado por um energúmeno alégre.

O apoio dos EUA virá com força e será benéfico no curto e médio prazos. Mas no longo prazo teremos que nos mecher e desenvolvermos uma aeronave que seja a massa de manobra da FAB, uma aeronave Low, que possa ser comprada em massa.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
G-LOC
Avançado
Avançado

#7256 Mensagem por G-LOC » Qui Out 09, 2008 9:36 pm

rcolistete escreveu: Muito interessante, você chama Deus e o mundo de troller (Prick, Heronim, Alexandre Fontoura, eu, etc). Você pôs suas definições de troller aqui no DB, em resumo, ser troller é pior que ser anti-cristo. As condições para ser troller são amplas, tal que você se acha no direito de bancar um psicanalista de boteco e classificar os outros a seu bel prazer como troller, basta ter um comportamento que você não goste.
Vou ter que responder em private pois o meu tá na reta.

G-LOC

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

#7257 Mensagem por knigh7 » Qui Out 09, 2008 10:21 pm

A.K. for T-7 escreveu:
orestespf escreveu: (...) Outra coisa, veja a importância estratégica do confronto direto entre Rafale e SU-35, onde a Venezuela tem o SU-30 e vai comprar (aguardem!) o SU-35. Caso a FAB quisesse o Rafale, nada melhor em colocá-lo ao lado do SU-35 em uma concorrência, dar a vitória ao Rafale e dizer abertamente: escolhemos e compraremos o melhor dos dois!!! Lembre-se a Venezuela não conhece o Rafale, não pôde comparar, seria até uma forma indireta de "dissuasão".

Mas não foi isto que vimos com a short list, foi feita uma seleção pensando-se em outros fatores, menos o geopolítico. Então, leitura minha, se o Rafale fosse o desejado, nada melhor do que fazer o que disse acima, mas não foi o caso. Grande abraço, (...)

Orestes
Pode ter certeza que a última coisa que os EUA, a US Navy e a Boeing vão querer ver é um dos mais avançados caças dos EUA, a espinha dorsal da US Navy e o melhor vetor de combate inteiramente produzido pela Boeing ser abatido à vontade por um caça russo no seu quintal, pilotado por militares de reputação duvidosa (segundo eles-EUA) e comandados por um ditador demagogo e linguarudo. Apoio de todo tipo para que isso não ocorra é ponto pacífico. E a FAB sabe disso.

Por isso é que eu acho que, caso o SH seja escolhido, não venha com restrições de armamento. Venha top. Fuderozíssimo.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7258 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 09, 2008 10:35 pm

knigh7 escreveu:
A.K. for T-7 escreveu: Pode ter certeza que a última coisa que os EUA, a US Navy e a Boeing vão querer ver é um dos mais avançados caças dos EUA, a espinha dorsal da US Navy e o melhor vetor de combate inteiramente produzido pela Boeing ser abatido à vontade por um caça russo no seu quintal, pilotado por militares de reputação duvidosa (segundo eles-EUA) e comandados por um ditador demagogo e linguarudo. Apoio de todo tipo para que isso não ocorra é ponto pacífico. E a FAB sabe disso.

Por isso é que eu acho que, caso o SH seja escolhido, não venha com restrições de armamento. Venha top. Fuderozíssimo.
Não virá só o SH, virá mais, muito mais.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#7259 Mensagem por Alcantara » Qui Out 09, 2008 10:40 pm

cicloneprojekt escreveu:
knigh7 escreveu: Por isso é que eu acho que, caso o SH seja escolhido, não venha com restrições de armamento. Venha top. Fuderozíssimo.
Não virá só o SH, virá mais, muito mais.
É uma m3rd4 ser um sin fuente... :?

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#7260 Mensagem por Penguin » Qui Out 09, 2008 10:43 pm

cicloneprojekt escreveu:[ quote="knigh7"]
A.K. for T-7 escreveu: Pode ter certeza que a última coisa que os EUA, a US Navy e a Boeing vão querer ver é um dos mais avançados caças dos EUA, a espinha dorsal da US Navy e o melhor vetor de combate inteiramente produzido pela Boeing ser abatido à vontade por um caça russo no seu quintal, pilotado por militares de reputação duvidosa (segundo eles-EUA) e comandados por um ditador demagogo e linguarudo. Apoio de todo tipo para que isso não ocorra é ponto pacífico. E a FAB sabe disso.

Não virá só o SH, virá mais, muito mais.[/quote]

Vao abrir o "bau da felicidade"?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder