Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Novo Fuzil para o EB
Prick e suas pérolas.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FoxTroop escreveu:Nunca ouvi semelhante coisa em toda a minha vidaPRick escreveu:O fuzil no modo transporte não deve mesmo expor o gatilho, porque o mesmo ainda que sendo protegido pelo guarda-mato, ainda pode ser acionado de forma acidental caso não tenha proteção de um dos lados. Alguns vão dizer mas tem outras maneiras de travar a arma, sem dúvida, porém, todas elas vão requerer perda de tempo maior para usar a arma. Se a intenção for usar a arma guardada de modo imediato, ela terá que estar destravada e engatilhada, mesmo na situação de transporte. Porque a arma já tendo uma coronha curta(que só tem o tamanho normal quando estendida), não existe lógica usar o fuzil com a coronha rebatida, só se isso se justificar por uma emergência!
Mas no fim acaba a dizer o que eu já tinha afirmado antes: Que existem situações de emergência em que se tem de usar a arma com a coronha rebatida
Porém, a situação de emergência que estou pensando não é igual a sua, quer dizer, ter que usar o fuzil rapidamente. Mas em caso de quebra do mecanismo do rebatimento por exemplo.
Agora, se o soldado não tem tempo para estender a coronha com o sistema adotado, que parece ser de uma tecla apenas, também não terá tempo para soltar a trava do fuzil ou mesmo engatilhar ele. Em resumo, fuzil não é arma de faroeste, se vc está em situação de perigo ele deve ser carregado para pronto uso, caso contrário o soldado surpreendido está morto.
O fuzil padrão também não é arma para ambientes confinados, nesse situação a configuração bullpup são mais adequados, ainda que o calibre não seja o correto. Em certas situações, será necessário o uso de pistola, submetralhadora, granadas, facas, etc..
Um fuzil capaz de fazer tudo, não vai fazer nada direito. Por isso, existem vários tipo de armas e calibres para a infantaria.
Parece que do ponto de vista ergonômico o MD novo é um dos melhores, bem flexível. Resta saber se está mais confiável mecanicamente que seu antecessor.
[]´s
Bolovo escreveu:Prick e suas pérolas.
Alguém tem que pensar por aqui, antes de fazer críticas sem ver direito as coisas, mas enfim, querem que o fuzil também sirva para fazer pasteis.
Parece a estória do desenvolvimento do Bradley. Num certo ponto o projetista falou, vai aparecer alguém dizendo que o blindado tem que voar também!
[]´s
Olá pessoal!!!
Estive acompanhando esse debate sobre o suposto erro do IA2, quanto ao rebatimento de sua coronha e gostaria de deixar meu 0,01% de contribuição...
Eu carreguei por 4 anos e meio parafal no EB e posso afirmar que praticamente NUNCA, usei a coronha rebatida, salvo quando embarquei em aeronave ou voadeira... No resto do tempo ela sempre esteve estendida, por que quem atira de coronha rebatida é herói de filme americano.... E situações de emergência eu sinceramente vejo poucas que possam acontecer em que eu não esteja com a coronha aberta ou não tenha tempo de abrila enquanto reajo e me abrigo... Salvo se eu estiver passeando, distraidamente num vilarejo inimigo, com minha coronha rebatida, e ao virar em alguma esquina de de cara com o inimigo em emboscada. Mas aí até mesmo se eu estivesse em condições de combater seria a morte de quem demorasse mais a atirar.
Valeu
Elias
Estive acompanhando esse debate sobre o suposto erro do IA2, quanto ao rebatimento de sua coronha e gostaria de deixar meu 0,01% de contribuição...
Eu carreguei por 4 anos e meio parafal no EB e posso afirmar que praticamente NUNCA, usei a coronha rebatida, salvo quando embarquei em aeronave ou voadeira... No resto do tempo ela sempre esteve estendida, por que quem atira de coronha rebatida é herói de filme americano.... E situações de emergência eu sinceramente vejo poucas que possam acontecer em que eu não esteja com a coronha aberta ou não tenha tempo de abrila enquanto reajo e me abrigo... Salvo se eu estiver passeando, distraidamente num vilarejo inimigo, com minha coronha rebatida, e ao virar em alguma esquina de de cara com o inimigo em emboscada. Mas aí até mesmo se eu estivesse em condições de combater seria a morte de quem demorasse mais a atirar.
Valeu
Elias
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
2XElias RS escreveu:Olá pessoal!!!
Valeu
Elias
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Foi isso que comentei na outra página, mesmo estando dentro de viaturas, em situações de patrulhamento ou áreas de risco, se usa a arma com a coronha estendida! Só se usa a coronha rebatida em deslocamentos de rotina ou dentro dos quarteis.
.
-
- Sênior
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Essa charla começou pela foto do fz, onde a coronha rebatida impedia o acesso ao gatilho. Eu nunca usei parafal, e de rebatido, só a beretta. Eu não sabia, até que foi elucidado aqui, que além de rebatida, a coronha tb era expansível, fator que "sana" a questão levantada por mim, e resolve essa quizumba.
Eu continuo preferindo ter a possibilidade de usar numa emergência meu fz, apenas destravando o mesmo, e salvar a minha vida. Agora sei que eu ( e um monte de combatente tb ) poderíamos fazer isso com a coronha rebatida e expandida. Mesmo que voltando do rancho, dormindo na minha barraca, ou obrando na latrina.
Eu continuo preferindo ter a possibilidade de usar numa emergência meu fz, apenas destravando o mesmo, e salvar a minha vida. Agora sei que eu ( e um monte de combatente tb ) poderíamos fazer isso com a coronha rebatida e expandida. Mesmo que voltando do rancho, dormindo na minha barraca, ou obrando na latrina.
- Strike
- Intermediário
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Apesar de um pouco de exageros nas palavras, excelente PRick .!!
Brava Gente Brasileira ..!
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2012 vezes
- Agradeceram: 2557 vezes
Brasileiro,Brasileiro escreveu:Exatamente. Segundo a projeção que eu fiz aqui ele terá cerca de 85 cm, com a coronha aberta.glauberprestes escreveu:Diria entre 80 e 90 centímetros.
O tamanho do cano foi mantido, mas a coronha foi alterada, encurtada em entre 10 e 15 cm. Boa evolução. Vamos esperar o resto.
abraços]
Vc pode observar que essa é uma das primeiras foros com a coronha estendida:
As que antes eram divulgadas, era com a coronha retraída:
Não encurtou tanto assim.
- Strike
- Intermediário
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
O novo fuzil me supreendeu positivamente quanto a seu tamanho e ergonomia, pois ao que parece ser de acordo com a foto do soldado com o fuzil em uso, apesar de não temos noção da estatura do homem, está muito mais confortavel do que o FAL (tinha que ser!) e do antigo MD97. E parece bem mais leve também.
Pontos já bem positivos! Vamos espera mais informações do Top Secret Fuzil IA2, para sabemos de ser é ou não um bom fuzil !!!
Pontos já bem positivos! Vamos espera mais informações do Top Secret Fuzil IA2, para sabemos de ser é ou não um bom fuzil !!!
Brava Gente Brasileira ..!
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Quem também mira os eventos esportivos é a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel). A unidade de Itajubá, que produz fuzis e pistolas, finaliza os testes do novo fuzil IA2, calibre 5.66mm. Ao fim dos testes, a fábrica produzirá cerca de 200 mil fuzis para as Forças Armadas. É o primeiro do tipo projetado e desenvolvido no país. De acordo com a diretoria de mercado da empresa, um pavilhão industrial está em construção em Itajubá. A quantidade prevista é suficiente para manter a fábrica ativa por 10 anos. Somente no ano passado, o Ministério da Defesa destinou R$ 29 milhões para a fábrica no Sul de Minas.
(Resenha da FAB)09/01/2011
(Resenha da FAB)09/01/2011
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- Zelhos
- Avançado
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
200 mil fuzis foram ditos antes 180 mil mas será das duas versões ou só do 5.56?
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1981 vezes
- Agradeceram: 806 vezes
"Cerca de 200 mil". A imprensa adora arrendondar tudo pra cima.Zelhos escreveu:200 mil fuzis foram ditos antes 180 mil mas será das duas versões ou só do 5.56?
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Prezados(as) bom dia!Cross escreveu:"Cerca de 200 mil". A imprensa adora arrendondar tudo pra cima.Zelhos escreveu:200 mil fuzis foram ditos antes 180 mil mas será das duas versões ou só do 5.56?
Some a isto retrofitar aprox 150/180 mil FAL para PARA FAL Mod 964 A1MD1 até a chegado do novo fuzil, portanto, este $$ investido pode ser para duas finalidades (retrofit do FAL para PARA FAL /novo fuzil).
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Olá pessoal!!
Estava conversando com um colega a respeito do novo fuzil e do por que de o EB demorar tanto na substituição do FAL e chegamos a conclusão que para não ter que mudar o manual de Ordem Unida!!!!! kkkkkkkkk
Esse novo fuzil vai demandar alterações até mesmo nesta área...
E a respeito da coronha rebatida me lembrei de outra situação em que usávamos a dita cuja rebatida, que era nas formaturas de rotina da OM....
Abs
Elias
Estava conversando com um colega a respeito do novo fuzil e do por que de o EB demorar tanto na substituição do FAL e chegamos a conclusão que para não ter que mudar o manual de Ordem Unida!!!!! kkkkkkkkk
Esse novo fuzil vai demandar alterações até mesmo nesta área...
E a respeito da coronha rebatida me lembrei de outra situação em que usávamos a dita cuja rebatida, que era nas formaturas de rotina da OM....
Abs
Elias