TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- J.Ricardo
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Acho que escolheram o NG para ele ser o mais parecido com os Gripens C que compraremos da Suécia quando eles estiverem sendo aposentados, afinal um dias teremos que aposentar os F-5...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- LeandroGCard
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não deixa de ser uma forte possibilidade... .J.Ricardo escreveu:Acho que escolheram o NG para ele ser o mais parecido com os Gripens C que compraremos da Suécia quando eles estiverem sendo aposentados, afinal um dias teremos que aposentar os F-5...
Leandro G. Card
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
LeandroGCard escreveu:Não deixa de ser uma forte possibilidade... .J.Ricardo escreveu:Acho que escolheram o NG para ele ser o mais parecido com os Gripens C que compraremos da Suécia quando eles estiverem sendo aposentados, afinal um dias teremos que aposentar os F-5...
Leandro G. Card
Eu, sou partidário de um mix Gripen C/D de segunda mão e Gripen E/F novos. Os E/F ficariam baseados em Anápolis e Santa Cruz. Os C/D nos demais esquadrões. No futuro os C/D poderiam ser submetidos a MLU. Esta formula foi adota pelo Chile com os F-16 e o resultado tem sido positivos. A FACH tem 44 F-16 novos/MLU plenamente operacionais, no que considero a aviação de caça com o maior poder dissuasório da AS.
Sds
Lord Nauta
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vc pode ter a opinião que quiser, mas a realidade é outra.kirk escreveu:Marino, vou lhe dizer o que eu penso sobre esse assunto :
O relatório foi elaborado tendo sua análise embasada na diretriz e normas da FAB, o resultado apontou como primeira opção técnica do Gripen NG, em segundo lugar SH com pontuação próxima ao Gripen e em terceiro o Rafale, porém com pontuação bem abaixo.
O resultado entrou em conflito com a vontade política e como consequência 24 horas depois foi devolvido pelo MinDef para se "adequar", leia-se para respaldar o Rafale, não deu resultado, o Comte. disse que os três atendiam, porém a decisão seria política ... trocando em miúdos ... se querem escolher o Rafale escolham, mas assumam sua escolha ... não terão respaldo técnico.
A princípio o MinDef resolveu elaborar seu próprio relatório (o das bolinhas coloridas) ... nesse deu Rafale, porém NÃO FOI REFERENDADO pelo AC da FAB ... numa sinuca de bico o MD resolveu determinar que o avião escolhido deveria ter versão naval ... virou norma ... tentou respaldar o Rafale dizendo que o mesmo seria o único a operar no A-12, tentou "atrelar" o FX-2 à aquisição do KC-390, tudo isso pra respaldar a escolha política, para tentar compensar a falta de respaldo técnico ... como sabemos não deu em nada. ... UFA!
Com a saída do Lula deu-se o óbito do Rafale na FAB ... missa de 7º dia foi com a saída do Jobim ... ... com a posse da Dilma ganhou força o SH ... primeira entrevista Washington Post ... logo em Janeiro recebeu congressistas proeminentes dos EEUUs exatamente para falar sobre SH ... em visita a Washinton é muito provável que tenha havido um pré compromisso entre Dilma e Obama sobre o LAS, FX-2, KC-390, Boeing-Embraer ... enfim a coisa ficou bem costurada para a vitória do SH no FX-2 ... e a coisa ia de vento em popa com a visita do Joe Biden ...
Desde então a FAB referendou o SH ... ou seja respaldou tecnicamente a possível decisão da DR pelo SH ... talvez essa seja até a preferência pessoal do Comte. da Aeronáutica ... e o suporte técnico pode ser concedido pela excelente colocação do SH no relatório original do COPAC ...
Porém a FAB e o Comte. da Aeronáutica, jamais declinaram do Gripen NG (o vencedor técnico), prova disso é a contundente defesa da proposta Gripen, feita pelo próprio Saito em uma audiência no Congresso, mesmo ANTES do Snowden torpediar o SH ...
Isso é o que aconteceu na minha opinião !
Sds
kirk
E vc pode tentar apagar o passado com suas historinhas do que poderia ter acontecido, mas agora sua tática Stalinista nao tem como funcionar pois nao há como tapar o sol com a peneira.
Agora com os cablegates, enquanto o relatório nao é desclassificado, todos vimos a preferência da FAB.
Tente apagar os personagens das fotos meu caro stalinista, mas é tarde.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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- Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caro CMG véio, toque de amigo: apodar os outros te sujeita a ser apodado também...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O problema é que não se tem muitos Gripens C/D disponíveis para venda. Já F-16 tem de todo tipo, para todos os gostos, na quantidade que o cliente quiser!Lord Nauta escreveu:LeandroGCard escreveu:Não deixa de ser uma forte possibilidade... .
Leandro G. Card
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com essa de os Russos começarem a se fresquear no Espaço Aéreo Sueco, não sei se vai ter algum Gripen de bobeira não...
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- FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Saindo deste conversa regrada a vinagrete, o que temos hoje basicamente em termos reais de demanda para o Gripen E/F nacional são os hipotéticos 120 caças de que tanto a FAB falou que precisa, e que por hora não dão conta de cobrir todos os esquadrões que temos hoje, a não ser que estes tenham diminuídos os seus quantitativos de caças para abaixo do "padrão FX", e os 48 prováveis que a MB também deseja para daqui a vinte 15 anos.
Isto significa genericamente um aporte de presumíveis 168 caças. Bom, duvido que algum governo agora ou no futuro tenha interesse em bancar "tudo isso".
abs.
Isto significa genericamente um aporte de presumíveis 168 caças. Bom, duvido que algum governo agora ou no futuro tenha interesse em bancar "tudo isso".
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Carpe Diem
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Boa noite, FCarvalho !FCarvalho escreveu:Saindo deste conversa regrada a vinagrete, o que temos hoje basicamente em termos reais de demanda para o Gripen E/F nacional são os hipotéticos 120 caças de que tanto a FAB falou que precisa, e que por hora não dão conta de cobrir todos os esquadrões que temos hoje, a não ser que estes tenham diminuídos os seus quantitativos de caças para abaixo do "padrão FX", e os 48 prováveis que a MB também deseja para daqui a vinte 15 anos.
Isto significa genericamente um aporte de presumíveis 168 caças. Bom, duvido que algum governo agora ou no futuro tenha interesse em bancar "tudo isso".
abs.
Fabricados aqui, sem custos adicionais de treinamento de pilotos e mecânicos, sem simuladores, sem ToT, com os custos dos investimentos iniciais já absorvidos, estrutura de produção e cadeia de fornecimento maduras o caça fica substancialmente mais barato ... penso que os custos caiam para US$ 45 / 50 milhões ... assim os mesmos US$ 4,5 bi que pagamos em 36, pagaremos em mais 100 células ...
abs
kirk
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uns 60 e olhe la apoiados por STucanos e LIFT incrementados.
Pelo menos no que diz Respeito Aos nossos futuros provaveis Presidentes nenhum deles e tao ligado Assim em assuntos e relacionamentos com militares.
Ninguem vai querer ser conhecido como o Presidente dos 150 avioes de Guerra.
Isso sem Contar a fortuna que a brincadeira naval vai custar.
[]s
CB
Pelo menos no que diz Respeito Aos nossos futuros provaveis Presidentes nenhum deles e tao ligado Assim em assuntos e relacionamentos com militares.
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- gabriel219
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Existem 60 Gripenc C/D hoje "disponíveis" para compra. 34 na Suécia e os 26 Sul-Africanos. Digo "disponíveis" porque os 26 Sul-africanos estão "operando" e volta e meia são tirados de serviço por falta de grana para operação, segundo informações. Os Suecos estão disponíveis, junto com outros 50 Gripens A/B.
Se comprássemos esses 60 Gripens C/D, ficaríamos com uma frota respeitável para a AL, nos tornando no topo das Forças Aéreas regionais.
E ainda existem os 20 EF-2000 dos Espanhóis a venda, onde poderíamos adquirir mais 4 na Alemanha, que operam a minoria de seus EF-2000 e muitos encostados. Ou mesmo poderíamos adquirir 24 da Força Aérea Alemã.
24 EF-2000 na primeira linha + 36 Gripen E/F no meio termo + 60 Gripens C/D na segunda linha de defesa, daria uma frota bastante respeitável. Seriam 120 aeronaves tão sonhadas pela FAB. Digo os EF-2000 para serem nossa opção de ataque a longo alcance, já que os Gripens não tem tanto alcance nesta missão. Assim poderíamos dar fim nos F-5M e os AMX A-1M.
Comprando os Gripens C/D por US$ 25 milhões cada e os EF-2000 por US$ 45 milhões cada (lembro-me que eram isso que pediam), daria para renovar nossa frota em 2 anos por US$ 2,58 Bilhões.
Abs.
Se comprássemos esses 60 Gripens C/D, ficaríamos com uma frota respeitável para a AL, nos tornando no topo das Forças Aéreas regionais.
E ainda existem os 20 EF-2000 dos Espanhóis a venda, onde poderíamos adquirir mais 4 na Alemanha, que operam a minoria de seus EF-2000 e muitos encostados. Ou mesmo poderíamos adquirir 24 da Força Aérea Alemã.
24 EF-2000 na primeira linha + 36 Gripen E/F no meio termo + 60 Gripens C/D na segunda linha de defesa, daria uma frota bastante respeitável. Seriam 120 aeronaves tão sonhadas pela FAB. Digo os EF-2000 para serem nossa opção de ataque a longo alcance, já que os Gripens não tem tanto alcance nesta missão. Assim poderíamos dar fim nos F-5M e os AMX A-1M.
Comprando os Gripens C/D por US$ 25 milhões cada e os EF-2000 por US$ 45 milhões cada (lembro-me que eram isso que pediam), daria para renovar nossa frota em 2 anos por US$ 2,58 Bilhões.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezado,Marino escreveu:Vc pode ter a opinião que quiser, mas a realidade é outra.
E vc pode tentar apagar o passado com suas historinhas do que poderia ter acontecido, mas agora sua tática Stalinista nao tem como funcionar pois nao há como tapar o sol com a peneira.
Agora com os cablegates, enquanto o relatório nao é desclassificado, todos vimos a preferência da FAB.
Tente apagar os personagens das fotos meu caro stalinista, mas é tarde.
Stalim foi um dos maiores crápulas que já pisaram nessa terra, responsável direto por mais de 20 milhões de assassinatos imputados ao seu próprio povo, talvez seja um personagem ainda pior que Hitler ...
O que vc acharia se "do nada" eu começar te chamar de nazista ??? ... vc iria gostar ???
Então, até agora, não estou entendendo porque estás me chamando de stalinista ... tentou explicar, mas não disse coisa com coisa ... então ...
Esquece dessa bobagem de tática ... blá, blá, blá ... isso aqui é pra desestreçar, imagine-se num buteco tomando uma e falando daquilo que gostamos ... é isso, uma diversão, pelo menos deveria ser ... com pessoas de alto nível de educação e conhecimento ...
Não vou mais discutir contigo essa bobagem de que a FAB queria o SH ... isso é inócuo, irrelevante em todos os sentidos, o que temos de FATO é que a FAB deu respaldo técnico tanto para a escolha do Gripen quanto do SH ... e NÃO deu tal respaldo para o Rafale ... se isso te irrita, meu amigo, paciência ... tu estavas lá e sabe muito bem, que o Rafale somente não foi escolhido porque a FAB não deu seu aval, e ponto final, se tivesse o OK da FAB o Lula tinha mantido o 7/9 ...
A FAB disse não e tem faniquito até hoje por conta disso ... vc pode afirmar o que quizer, mas não pode mudar os fatos ... o fato é que o Gov Lula e Jobim queriam o Rafale ... o segundo fato é que a FAB disse NÃO ... e terceiro os políticos não quiseram peitar sozinhos a escolha ... e foi "zéfini" pro Le Jaquê ... isso é FATO, foi escolhido pelos políticos e pela sua legião de "baba ovos" e não levou ... é isso ...
kirk
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- NovaTO
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não sei se existe 60 Gripens C/D disponíveis.gabriel219 escreveu:Existem 60 Gripenc C/D hoje "disponíveis" para compra. 34 na Suécia e os 26 Sul-Africanos. Digo "disponíveis" porque os 26 Sul-africanos estão "operando" e volta e meia são tirados de serviço por falta de grana para operação, segundo informações. Os Suecos estão disponíveis, junto com outros 50 Gripens A/B.
Se comprássemos esses 60 Gripens C/D, ficaríamos com uma frota respeitável para a AL, nos tornando no topo das Forças Aéreas regionais.
E ainda existem os 20 EF-2000 dos Espanhóis a venda, onde poderíamos adquirir mais 4 na Alemanha, que operam a minoria de seus EF-2000 e muitos encostados. Ou mesmo poderíamos adquirir 24 da Força Aérea Alemã.
24 EF-2000 na primeira linha + 36 Gripen E/F no meio termo + 60 Gripens C/D na segunda linha de defesa, daria uma frota bastante respeitável. Seriam 120 aeronaves tão sonhadas pela FAB. Digo os EF-2000 para serem nossa opção de ataque a longo alcance, já que os Gripens não tem tanto alcance nesta missão. Assim poderíamos dar fim nos F-5M e os AMX A-1M.
Comprando os Gripens C/D por US$ 25 milhões cada e os EF-2000 por US$ 45 milhões cada (lembro-me que eram isso que pediam), daria para renovar nossa frota em 2 anos por US$ 2,58 Bilhões.
Abs.
Com a Russia "brincando" de invadir a Suécia, se conseguirmos uns 12/18 emprestados será muito. Agora, quando, começarem a entrega da versão "E" para a Flygvapenet, ae sim poderíamos aumentar nossa frota, inclusive modernizando,
com alguns recursos da versão "E" antes da entrega para a FAB. Isso com mais os 36+36 (no mínimo teria de ter um segundo lote) NG BR, teríamos uma frota razoável.
O Typhoon seria um plus interessante, mas preferiria um caça como o F-35 ou o PAKFA como 1ª linha, desde que com recursos para se manter e operar.
[]'s
- FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Kirk, a produção nacional por si só não garante a queda dos preços. Há outras variáveis que devem ser consideradas, como inflação no período, importação de insumos, impostos e considerações de cunho legal, a fim de saber se os aviões fabricados aqui serão beneficiados pelo pacote de bondade do atual governo em relação a BID.kirk escreveu:Boa noite, FCarvalho !FCarvalho escreveu:Saindo deste conversa regrada a vinagrete, o que temos hoje basicamente em termos reais de demanda para o Gripen E/F nacional são os hipotéticos 120 caças de que tanto a FAB falou que precisa, e que por hora não dão conta de cobrir todos os esquadrões que temos hoje, a não ser que estes tenham diminuídos os seus quantitativos de caças para abaixo do "padrão FX", e os 48 prováveis que a MB também deseja para daqui a vinte 15 anos.
Isto significa genericamente um aporte de presumíveis 168 caças. Bom, duvido que algum governo agora ou no futuro tenha interesse em bancar "tudo isso".
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Fabricados aqui, sem custos adicionais de treinamento de pilotos e mecânicos, sem simuladores, sem ToT, com os custos dos investimentos iniciais já absorvidos, estrutura de produção e cadeia de fornecimento maduras o caça fica substancialmente mais barato ... penso que os custos caiam para US$ 45 / 50 milhões ... assim os mesmos US$ 4,5 bi que pagamos em 36, pagaremos em mais 100 células ...
abs
kirk
Alguém lá adiante pode não gostar da idéia de o GF bancar "empresas de armas".
Porque achas que o KC-390 tem todo o apoio escancarado do governo enquanto o FX, mesmo depois de decidido, ninguém sabe, ninguém viu (e nem quer ver ou saber) dentro do governo?
Enfim, mesmo que o cenário que tu demonstra se mostre viável, nada no curto ou médio prazo nos autoriza a crer o futuro do Gripen E/F seja tão auspicioso quanto.
Como já ressaltei aqui várias vezes, não existe, como nunca existiu, compromisso de fato e de direito do governo ou do congresso com a área da defesa.
Tratar com ela é apenas questão de casuísmo e oportunidade. Vide a Helibrás.
Eu não tenho até agora, salvo prova em contrário, qualquer sentimento de expectativa com relação a este processo.
Se chegarmos aos 36 requeridos no primeiro lote, o que penso será conseguido caso a DR ganhe o atual pleito eleitoral, teremos que substituir ainda 53 A-1 que voarão até pouco depois de 2030, os F-5M que sobraram, e que já disseram aqui 'ene' vezes podem voar até 2026 se necessário, além dos A-4M que também voarão até 2028; são 133 caças que ainda estarão por aí voando pelos próximos 15/20 anos. Sabendo disso, acreditas mesmo que algum presidente neste período se arvorará a não cortar as verbas do MD sempre que necessário e de praxe for, só para que se possa dispor das verbas anualmente necessárias para a substituição de mais de cem aviões, que no final das contas, tirando um bando de loucos foristas de internet, ninguém nesta país dá a mínima se existem ou não?
Eu tendo a crer que não.
A não ser que alguma coisa de muito estranho venha nos acontecer neste entretempo.
Mas aí ao conversa já será totalmente outra.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Infelizmente eu acho que a realidade caminha por aí mesmo.Carlos Lima escreveu:Uns 60 e olhe la apoiados por STucanos e LIFT incrementados.
Pelo menos no que diz Respeito Aos nossos futuros provaveis Presidentes nenhum deles e tao ligado Assim em assuntos e relacionamentos com militares.
Ninguem vai querer ser conhecido como o Presidente dos 150 avioes de Guerra.
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