TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- ABULDOG74
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá camaradas, essa matéria me atiçou a curiosidade sobre, qual seria a configuração de pintura dos Gripens da FAB?
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46233
ADSUMUS
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46233
ADSUMUS
-
- Sênior
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Lima,Carlos Lima escreveu:Dá uma olhada no tópico do WikiLeaks.
Ficamos com o que sobrou.
E com relação aos alcances... tem que saber se essas informações são "pós" atualizações de pesos, etc e reduzir o diferencial de Wikipedia.
Mas não esquenta... essa é a nossa solução para os próximos 40 anos... como eu disse o que nos resta é somente entender os números reais versus Wikipedia e powerpoints e ponto.
[]s
CB_Lima
Wikiliaks agora subiu pra categoria de ORÁCULO ???
Meu amigo, dê a dimensão correta para cada coisa ... wikileaks não passa de burocratas que prestam serviço para um diplomata e tentam mostrar serviço orientando o "caminho das pedras" para defender os interesses de seu País ...
O comte. da FAB orientou o que precisava ser melhorado na proposta ??? ... é claro, é a função dele, é exatamente para isso que ele visitou TODAS AS EMBAIXADAS DOS CONCORRENTES, e ao que parece no caso dos EEUUs teve sucesso, pois, segundo suas palavras numa audiência pública no Congresso, a Boeing é a que mais melhorou a proposta.
Será que já passou pela sua cabeça que as Embaixadas da França e Suécia não tem wikileaks ??? ... o que o faz pensar que o Comte. da Aeronáutica não fez o mesmo trabalho com todos os concorrentes ???
Você está se baseando em e-mails de burocratas da Embaixada americana pra senteciar que o SH foi o escolhido ??? ... vc queria o que ??? ... que os burocratas da embaixada americana dissecem que a Saab tinha melhor proposta que a Boeing ??? é isso ???
Só pra sabermos: o mesmo wikileaks que afirmou com todas as letras que Rafale tá cheio de componentes sensíveis sujeitos a ITAR também é verdade ??? ... ou esse cable é apócrifo ???
Por favor me responda.
sds
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Vamos falar sobre CUSTOS um pouco...
Todos divulgam que a SAAB foi a que ofereceu o melhor CUSTO. E era até normal, já que o Gripen é o único monoturbina e bem menor que os outros.
Agora saiu uma matéria falando da seleção do F-35 pela Coreia do Sul por U$ 7bi para 40 aeronaves.
U$ 175 mi por cada caça completo + equip., etc.
Isto me fez lembrar que a Boeing ofertou o F-15 SE Silent Eagle pelo valor limite de U$ 8 bi para 60 caças.
Isto da U$ 133 mi por cada F-15 SE completo + equip., etc.
Se fecharmos 36 Gripen pelos U$ 4,5 bi estaremos pagando U$ 125 mi por cada Gripen E completo + equip., etc.
Pergunto, é realmente BARATO?
Lembrado que o F-15 SE é bimotor, muito maior que o Gripen e leva mais de 13T de carga externa.
Não estou aqui defendendo uma mudança e a aquisição deste caça americano, apenas alertando que um caça MUITO menor, monoturbina que se pretende ser BARATO, não está assim tão barato.
Deveríamos trabalhar para reduzir bastante este valor antes de fechar o contrato.
Todos divulgam que a SAAB foi a que ofereceu o melhor CUSTO. E era até normal, já que o Gripen é o único monoturbina e bem menor que os outros.
Agora saiu uma matéria falando da seleção do F-35 pela Coreia do Sul por U$ 7bi para 40 aeronaves.
Isto me fez lembrar que a Boeing ofertou o F-15 SE Silent Eagle pelo valor limite de U$ 8 bi para 60 caças.
Se fecharmos 36 Gripen pelos U$ 4,5 bi estaremos pagando U$ 125 mi por cada Gripen E completo + equip., etc.
Lembrado que o F-15 SE é bimotor, muito maior que o Gripen e leva mais de 13T de carga externa.
Não estou aqui defendendo uma mudança e a aquisição deste caça americano, apenas alertando que um caça MUITO menor, monoturbina que se pretende ser BARATO, não está assim tão barato.
Deveríamos trabalhar para reduzir bastante este valor antes de fechar o contrato.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Spock, nao comece com o processo de stalinizaçao do passado.kirk escreveu:Lima,Carlos Lima escreveu:Dá uma olhada no tópico do WikiLeaks.
Ficamos com o que sobrou.
E com relação aos alcances... tem que saber se essas informações são "pós" atualizações de pesos, etc e reduzir o diferencial de Wikipedia.
Mas não esquenta... essa é a nossa solução para os próximos 40 anos... como eu disse o que nos resta é somente entender os números reais versus Wikipedia e powerpoints e ponto.
[]s
CB_Lima
Wikiliaks agora subiu pra categoria de ORÁCULO ???
Meu amigo, dê a dimensão correta para cada coisa ... wikileaks não passa de burocratas que prestam serviço para um diplomata e tentam mostrar serviço orientando o "caminho das pedras" para defender os interesses de seu País ...
O comte. da FAB orientou o que precisava ser melhorado na proposta ??? ... é claro, é a função dele, é exatamente para isso que ele visitou TODAS AS EMBAIXADAS DOS CONCORRENTES, e ao que parece no caso dos EEUUs teve sucesso, pois, segundo suas palavras numa audiência pública no Congresso, a Boeing é a que mais melhorou a proposta.
Será que já passou pela sua cabeça que as Embaixadas da França e Suécia não tem wikileaks ??? ... o que o faz pensar que o Comte. da Aeronáutica não fez o mesmo trabalho com todos os concorrentes ???
Você está se baseando em e-mails de burocratas da Embaixada americana pra senteciar que o SH foi o escolhido ??? ... vc queria o que ??? ... que os burocratas da embaixada americana dissecem que a Saab tinha melhor proposta que a Boeing ??? é isso ???
Só pra sabermos: o mesmo wikileaks que afirmou com todas as letras que Rafale tá cheio de componentes sensíveis sujeitos a ITAR também é verdade ??? ... ou esse cable é apócrifo ???
Por favor me responda.
sds
kirk
Mostre aí que as outras embaixadas foram visitadas.
Mostre que houveram as mesmas instruções para estas embaixadas, como mandar carta.
Todos aqui agora sabem que o SH foi o escolhido pelo Alto-Comando da FAB.
Ah, nao sao burocratas querendo agradar ao chefe, mas sim relatórios da embaixada americana.
Vamos ser coerentes.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
Marino, que processo de Stalinização ? ... não é o Lima que está usando wilileaks como "comprovante" não é vc que abriu um tópico e copiou do DBr os cables sobre a visita do Comte. à Embaixada? ... os mesmos cables não falaram que o Rafale está sujeito ITAR ? ... então, né ?Marino escreveu:Spock, nao comece com o processo de stalinizaçao do passado.
Mostre que houveram as mesmas instruções para estas embaixadas, como mandar carta.
Ah, nao sao burocratas querendo agradar ao chefe, mas sim relatórios da embaixada americana.
Vamos ser coerentes.
Comprovar que o Comte. somente visitou a Emb. americana é papel de quem acusa. o amigo é quem tem que provar que foi somente lá.
Se o Alto Comando referendou o SH eu nunca duvidei, continuo afirmando que não houve alteração de relatório e o relatório do COPAC que aponta para o Gripen foi ASSINADO pelo Comte. da Aeronáutica ... vc nega isso ?
O único equipamento que eu DÚVIDO que o COMAER tenha referendado chama-se Rafale ... não referendou, pois, se o tivesse feito estaríamos voando Rafale ... pois, os políticos queriam isso de qualquer jeito, a qualquer preço ... se tivessem fechado teriam que assumir sozinhos suas decisões e é por esse motivo ... E SOMENTE POR ESSE MOTIVO ... que Lê Jaquê não voa nem voará na FAB.
E vc acha que "relatórios da embaixada americana" são feitos por quem ???? ... burocratas de meia cuia ... querendo sim mostrar serviço para o USGvt, não passam disso ...
Sds
kirk
[] kirk
- NovaTO
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Luís Henrique escreveu:Vamos falar sobre CUSTOS um pouco...
Caro Luís Henrique,
É bom ponderar, que os F-35 serão via FMS, e os Gripen consideram também a famosa ToT, inclusive com a versão "F" sendo desenvolvido por aqui, e talvez também a naval.
Por outro lado, apesar de o Gripen ser mais barato que um Rafale ou Typhoon, ou mesmo um F-35, a diferença se fará sentir é na operação.
[]'s
- Marino
- Sênior
kirk escreveu:Marino, que processo de Stalinização ? ... não é o Lima que está usando wilileaks como "comprovante" não é vc que abriu um tópico e copiou do DBr os cables sobre a visita do Comte. à Embaixada? ... os mesmos cables não falaram que o Rafale está sujeito ITAR ? ... então, né ?Marino escreveu:Spock, nao comece com o processo de stalinizaçao do passado.
Vamos ser coerentes.
Por favor Spock, não tente passar a imagem de inocente que não sabe do que estou falando.
Já escrevi isto antes para vc.
Simplesmente agora que o tema foi trazido à tona aqui no DB vc começa o processo de mudar o passado, em um processo stalinista de "apagar as pessoas nas fotos".
O wikleaks não é ORÁCULO, pois um oráculo prevê o futuro e estamos mostrando o que ocorreu no PASSADO.
Não são burocratas agradando ao chefe, mas sim relatórios oficiais da embaixada americana.
Por favor, não volte a discutir Rafale. Esta sua tática está por demais manjada, ninguém quer saber mais de nenhum outro concorrente.
Desapega.
Comprovar que o Comte. somente visitou a Emb. americana é papel de quem acusa. o amigo é quem tem que provar que foi somente lá.
Não.
Não foi vc quem escreveu que: "O comte. da FAB orientou o que precisava ser melhorado na proposta ??? ... é claro, é a função dele, é exatamente para isso que ele visitou TODAS AS EMBAIXADAS DOS CONCORRENTES,,,".
Então PROVE VOCÊ QUE ELE FEZ ISSO, não tente repassar o ônus do que vc escreveu para mim.
Este foi SEU ARGUMENTO.
Se o Alto Comando referendou o SH eu nunca duvidei,
O que?????????
continuo afirmando que não houve alteração de relatório e o relatório do COPAC que aponta para o Gripen foi ASSINADO pelo Comte. da Aeronáutica ... vc nega isso ?
Spokinho, o relatório da Copac foi assinado pelo brigadeiro duas estrelas que comandava a unidade à época do envio do mesmo e não pelo Comandante da Aeronáutica.
O Comandante da aeronáutica assinou o ofício da Força ao MD, indicando o SH.
O único equipamento que eu DÚVIDO que o COMAER tenha referendado chama-se Rafale ... não referendou, pois, se o tivesse feito estaríamos voando Rafale ... pois, os políticos queriam isso de qualquer jeito, a qualquer preço ... se tivessem fechado teriam que assumir sozinhos suas decisões e é por esse motivo ... E SOMENTE POR ESSE MOTIVO ... que Lê Jaquê não voa nem voará na FAB.
O COMAER referendou o Rafale, indo para um offtopic mas sabendo que esta é sua tática, ao incluí-lo na short list.
E mais, com o Comandante da Aeronáutica declarando que "qualquer um dos três servia".
Os motivos da não adoção da aeronave depois da escolha política deveriam ser motivo de investigação, até para a história, para conhecermos como funcionam as coisas nestes tempos estranhos.
Mas que se dane o Rafale.
E vc acha que "relatórios da embaixada americana" são feitos por quem ???? ... burocratas de meia cuia ... querendo sim mostrar serviço para o USGvt, não passam disso ...
Isto é o que vc acha. Respeito, mas não penso igual.
Sds
kirk
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
Spokinho pega mau Marininho ... é ruim heim ?Marino escreveu:kirk escreveu: Marino, que processo de Stalinização ? ... não é o Lima que está usando wilileaks como "comprovante" não é vc que abriu um tópico e copiou do DBr os cables sobre a visita do Comte. à Embaixada? ... os mesmos cables não falaram que o Rafale está sujeito ITAR ? ... então, né ?
Por favor Spock, não tente passar a imagem de inocente que não sabe do que estou falando.
Já escrevi isto antes para vc.
Simplesmente agora que o tema foi trazido à tona aqui no DB vc começa o processo de mudar o passado, em um processo stalinista de "apagar as pessoas nas fotos".
O wikleaks não é ORÁCULO, pois um oráculo prevê o futuro e estamos mostrando o que ocorreu no PASSADO.
Não são burocratas agradando ao chefe, mas sim relatórios oficiais da embaixada americana.
Por favor, não volte a discutir Rafale. Esta sua tática está por demais manjada, ninguém quer saber mais de nenhum outro concorrente.
Desapega.
Não.
Não foi vc quem escreveu que: "O comte. da FAB orientou o que precisava ser melhorado na proposta ??? ... é claro, é a função dele, é exatamente para isso que ele visitou TODAS AS EMBAIXADAS DOS CONCORRENTES,,,".
Então PROVE VOCÊ QUE ELE FEZ ISSO, não tente repassar o ônus do que vc escreveu para mim.
Este foi SEU ARGUMENTO.
Se o Alto Comando referendou o SH eu nunca duvidei,
O que?????????
continuo afirmando que não houve alteração de relatório e o relatório do COPAC que aponta para o Gripen foi ASSINADO pelo Comte. da Aeronáutica ... vc nega isso ?
Spokinho, o relatório da Copac foi assinado pelo brigadeiro duas estrelas que comandava a unidade à época do envio do mesmo e não pelo Comandante da Aeronáutica.
O Comandante da aeronáutica assinou o ofício da Força ao MD, indicando o SH.
O COMAER referendou o Rafale, indo para um offtopic mas sabendo que esta é sua tática, ao incluí-lo na short list.
E mais, com o Comandante da Aeronáutica declarando que "qualquer um dos três servia".
Os motivos da não adoção da aeronave depois da escolha política deveriam ser motivo de investigação, até para a história, para conhecermos como funcionam as coisas nestes tempos estranhos.
Mas que se dane o Rafale.
Isto é o que vc acha. Respeito, mas não penso igual.
Sds
kirk
Nas buenas, meu amgio, não vou discutir o sexo dos anjos contigo, tá ficando infrutifera nossas opiniões.
Eu sinceramente não entendi o que vc quiz dizer com stalinização ... porém o significado de Oráculo é "a resposta dada por uma divindade a uma questão pessoal através de artes divinatórias." ou "Também pode indicar a vontade ou palavra ... de alguma divindade.
Disse Oráculo no sentido de que o wikileaks seja AGORA a "autoridade divina" sobre o resultado do FX-2 na cabecinha de alguns. Ou seja ninguém pode questionar o supremo wikileaks. A última palavra em sabedoria ...
Mas beleza, Marininho, vai ver que o Rafale era a última bolacha do pacote, o Comte. Saito queria tanto ele que o Gov. Lula e o MD Jobim resolveram negar.
Saudações
kirk
[] kirk
- Marino
- Sênior
Desapega Spock, esquece o Rafale.
Vai na macumba afastar este encosto.
Mas foi bom neste último debate saber que vc NUNCA DUVIDOU QUE O AC DA FAB REFERENDOU O SH.
Mas foi bom neste último debate saber que vc NUNCA DUVIDOU QUE O AC DA FAB REFERENDOU O SH.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Pelo que entendi não fechamos 36 Gripen E completo + equip, fechamos 36 Gripen E completo + equip + fabrica de Gripen, a única coisa a ser questionada ai é porque alguém compra uma fabrica para fabricar apenas 36 aviões, a fabrica por alguns bilhões não é caro, mas comprar uma fábrica para ficar em 36 aeronaves é uma p*** de uma c*****.Luís Henrique escreveu:Se fecharmos 36 Gripen pelos U$ 4,5 bi estaremos pagando U$ 125 mi por cada Gripen E completo + equip., etc.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- wagnerm25
- Sênior
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Se efetivamente fabricarem os 36 aqui, acho que tem boas chances da produção continuar. Digo, depois que embala...Marechal-do-ar escreveu:Pelo que entendi não fechamos 36 Gripen E completo + equip, fechamos 36 Gripen E completo + equip + fabrica de Gripen, a única coisa a ser questionada ai é porque alguém compra uma fabrica para fabricar apenas 36 aviões, a fabrica por alguns bilhões não é caro, mas comprar uma fábrica para ficar em 36 aeronaves é uma p*** de uma c*****.Luís Henrique escreveu:Se fecharmos 36 Gripen pelos U$ 4,5 bi estaremos pagando U$ 125 mi por cada Gripen E completo + equip., etc.
-
- Sênior
Marino,Marino escreveu:Desapega Spock, esquece o Rafale.
O amigo tá precisando de um "suplemento para a memória" !
Eu disse isso no COMEÇO dessa discussão infindável ... confira lá na página 4780 :
Referendar uma opção não significa "alterar relatórios técnicos" ...kirk escreveu: O Alto Comando da FAB não "altera" relatório técnico ... no máximo pode referendar uma segunda opção, desde que tecnicamente não comprometa a operacionalidade.
kirk
PELAMOR ... o "homi num intendi" !
kirk
[] kirk
- Marino
- Sênior
Stalinista.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
Marino, vou lhe dizer o que eu penso sobre esse assunto :
O relatório foi elaborado tendo sua análise embasada na diretriz e normas da FAB, o resultado apontou como primeira opção técnica do Gripen NG, em segundo lugar SH com pontuação próxima ao Gripen e em terceiro o Rafale, porém com pontuação bem abaixo.
O resultado entrou em conflito com a vontade política e como consequência 24 horas depois foi devolvido pelo MinDef para se "adequar", leia-se para respaldar o Rafale, não deu resultado, o Comte. disse que os três atendiam, porém a decisão seria política ... trocando em miúdos ... se querem escolher o Rafale escolham, mas assumam sua escolha ... não terão respaldo técnico.
A princípio o MinDef resolveu elaborar seu próprio relatório (o das bolinhas coloridas) ... nesse deu Rafale, porém NÃO FOI REFERENDADO pelo AC da FAB ... numa sinuca de bico o MD resolveu determinar que o avião escolhido deveria ter versão naval ... virou norma ... tentou respaldar o Rafale dizendo que o mesmo seria o único a operar no A-12, tentou "atrelar" o FX-2 à aquisição do KC-390, tudo isso pra respaldar a escolha política, para tentar compensar a falta de respaldo técnico ... como sabemos não deu em nada. ... UFA!
Com a saída do Lula deu-se o óbito do Rafale na FAB ... missa de 7º dia foi com a saída do Jobim ... ... com a posse da Dilma ganhou força o SH ... primeira entrevista Washington Post ... logo em Janeiro recebeu congressistas proeminentes dos EEUUs exatamente para falar sobre SH ... em visita a Washinton é muito provável que tenha havido um pré compromisso entre Dilma e Obama sobre o LAS, FX-2, KC-390, Boeing-Embraer ... enfim a coisa ficou bem costurada para a vitória do SH no FX-2 ... e a coisa ia de vento em popa com a visita do Joe Biden ...
Desde então a FAB referendou o SH ... ou seja respaldou tecnicamente a possível decisão da DR pelo SH ... talvez essa seja até a preferência pessoal do Comte. da Aeronáutica ... e o suporte técnico pode ser concedido pela excelente colocação do SH no relatório original do COPAC ...
Porém a FAB e o Comte. da Aeronáutica, jamais declinaram do Gripen NG (o vencedor técnico), prova disso é a contundente defesa da proposta Gripen, feita pelo próprio Saito em uma audiência no Congresso, mesmo ANTES do Snowden torpediar o SH ...
Isso é o que aconteceu na minha opinião !
Sds
kirk
O relatório foi elaborado tendo sua análise embasada na diretriz e normas da FAB, o resultado apontou como primeira opção técnica do Gripen NG, em segundo lugar SH com pontuação próxima ao Gripen e em terceiro o Rafale, porém com pontuação bem abaixo.
O resultado entrou em conflito com a vontade política e como consequência 24 horas depois foi devolvido pelo MinDef para se "adequar", leia-se para respaldar o Rafale, não deu resultado, o Comte. disse que os três atendiam, porém a decisão seria política ... trocando em miúdos ... se querem escolher o Rafale escolham, mas assumam sua escolha ... não terão respaldo técnico.
A princípio o MinDef resolveu elaborar seu próprio relatório (o das bolinhas coloridas) ... nesse deu Rafale, porém NÃO FOI REFERENDADO pelo AC da FAB ... numa sinuca de bico o MD resolveu determinar que o avião escolhido deveria ter versão naval ... virou norma ... tentou respaldar o Rafale dizendo que o mesmo seria o único a operar no A-12, tentou "atrelar" o FX-2 à aquisição do KC-390, tudo isso pra respaldar a escolha política, para tentar compensar a falta de respaldo técnico ... como sabemos não deu em nada. ... UFA!
Com a saída do Lula deu-se o óbito do Rafale na FAB ... missa de 7º dia foi com a saída do Jobim ... ... com a posse da Dilma ganhou força o SH ... primeira entrevista Washington Post ... logo em Janeiro recebeu congressistas proeminentes dos EEUUs exatamente para falar sobre SH ... em visita a Washinton é muito provável que tenha havido um pré compromisso entre Dilma e Obama sobre o LAS, FX-2, KC-390, Boeing-Embraer ... enfim a coisa ficou bem costurada para a vitória do SH no FX-2 ... e a coisa ia de vento em popa com a visita do Joe Biden ...
Desde então a FAB referendou o SH ... ou seja respaldou tecnicamente a possível decisão da DR pelo SH ... talvez essa seja até a preferência pessoal do Comte. da Aeronáutica ... e o suporte técnico pode ser concedido pela excelente colocação do SH no relatório original do COPAC ...
Porém a FAB e o Comte. da Aeronáutica, jamais declinaram do Gripen NG (o vencedor técnico), prova disso é a contundente defesa da proposta Gripen, feita pelo próprio Saito em uma audiência no Congresso, mesmo ANTES do Snowden torpediar o SH ...
Isso é o que aconteceu na minha opinião !
Sds
kirk
[] kirk
- mmatuso
- Sênior
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Será?wagnerm25 escreveu:Se efetivamente fabricarem os 36 aqui, acho que tem boas chances da produção continuar. Digo, depois que embala...Marechal-do-ar escreveu: Pelo que entendi não fechamos 36 Gripen E completo + equip, fechamos 36 Gripen E completo + equip + fabrica de Gripen, a única coisa a ser questionada ai é porque alguém compra uma fabrica para fabricar apenas 36 aviões, a fabrica por alguns bilhões não é caro, mas comprar uma fábrica para ficar em 36 aeronaves é uma p*** de uma c*****.
Já que escolheram o gripen ng gostaria que fabricassem mais de 100 e tivesse meia dúzia deles em tudo que é canto do país, mas suspeito que o GF escolheu também por poder pagar à perder de vista.
Quando tiver os 36 acredito que alguém do governo vai pegar a calculadora e pensar 2 vezes antes de pagar a vista mais caças.
Defesa aqui nunca é prioridade para o GF.