Bolovo escreveu:E imagine qualquer um da concorrência 4x4 no lugar dos atuais Land Rover, Marrua etc. É isso. Não é MRAP.
É o que eu imaginei que essa família de 4x4 seriam, só jipes de propósito geral, mas blindados, ao que parece, não vai ser o caso.
Bolovo escreveu:Então explique. No que vc é contra o EB? Ainda não entendi.
A opção de maior número de tropas em detrimento de melhor treinamento e equipamentos melhores, a manutenção das brigadas de cavalaria mecanizadas*, o grande número de brigadas de infantaria e baixo número de brigadas blindadas, a quase inexistência de brigadas aeromóveis, em especial nas regiões onde são mais necessárias, o norte, a concentração do poder militar no sul, um grande número de oficiais superiores em relação aos oficiais subalternos, enfim, deu para entender?
E antes que alguém diga que defesa não é prioridade dos governos civis, ou que o governo isso e aquilo, sim, o orçamento é baixo, e por isso precisa ser priorizado, se não da para ter 200 mil soldados bem treinados e bem equipados que se tenha 100 mil, quase tudo que se gasta com defesa no Brasil é folha de pagamentos e aposentadorias, as guerras modernas já não mostraram que é melhor ter um soldado bem treinado e equipado do que 10 que mal sabem atirar? O grande número de baixas do lado "pobre" dos conflitos assimétricos não mostram que não é esse o lado bom de se estar? E antes de culpar os civis do governo, durante a ditadura militar já era assim, tem muita cabeça de general que precisa mudar por lá.
E claro, tudo isso o que eu falei resulta em requisitos que priorizam a redução de custos e desvalorizam as qualidades do equipamento, em especial blindagem.
* Não que eu ache a cavalaria mecanizada totalmente inútil, mas não gosto da forma como está organizada e não acredito que assim ela seria realmente efetiva, acho que essas unidades seriam melhor usadas fazendo parte das brigadas (de infantaria) mecanizadas, e sei que não sou o único a pensar assim.
Bolovo escreveu:E que missões são essas que não precisa 6x6 que ainda eu não entendi?
Tudo que não precise de muitos soldados ou equipamentos pesados, comunicação, comando e controle, transporte de mísseis anti-carro, transporte de morteiros, reconhecimento, observação, e mais algumas.
Um 4x4 devidamente blindado da conta dessas tarefas, muitos exércitos usam 4x4 para isso, os MRAP, mas descobri que o EB cogita (para não dizer certeza) usar variantes do VBR-LR para essas missões, as propostas apresentadas para o VBR-LR não parecem estar devidamente blindadas para isso, ta com cara de que o EB quer repetir as experiências com o HUMVEE.
Lywis escreveu:E claro, a França não deve ser desprezada, é um dos principais exércitos do mundo e criou um programa para substituir suas VAB 4x4 por um VBTP 6x6. Aliás, não apenas VBTPs, suas viaturas blindadas de reconhecimento AMX-10RC, ao que parece, também serão substituídas por um veículo 6x6:
O caso da França serviria de exemplo para mostrar que 4x4 também faria o transporte de tropas... Mas ao que interessa, a França está substituindo um 4x4 por um 6x6, a Alemanha está substituindo um 6x6 por um 8x8, observe a tendência, e não é questão de que o 6x6 não faz a missão, mas o 8x8 faz melhor, e como já foi postado por outros, a única razão para o EB ter escolhido um 6x6 foi custos, meu argumento é, a diferença de custos não é tão grande assim e as vantagens em mobilidade que um 8x8 teria compensam esse preço, e acho que cairia muito bem usar um pouco da capacidade de carga extra dos 8x8 para melhorar a blindagem.
E só para lembrar, os planos de uma VBCI na França são concretos, no EB ainda é só uma possibilidade e, de qualquer jeito, o número seria bem inferior as VBTP, para a maior parte da tropa o canhão da VBTP seria o único apoio de fogo que eles teriam, se é para seguir esse caminho que as VBTP ao menos fossem um pouquinho mais parrudas.