Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7186 Mensagem por EDSON » Ter Out 22, 2019 8:47 am

FCarvalho escreveu: Ter Out 22, 2019 12:20 am Será que os russos aceitariam nos vender os gabaritos técnicos do Black Eagle?
Quem sabe ele poderia virar por aqui no nosso Urubu Rei. :mrgreen:

https://assetstorev1-prd-cdn.unity3d.com/key-image/1b070006-0cf3-4b44-abfe-597be56d021b.jpg

abs
O problema é que este tanque não teve seu desenvolvimento técnico terminado. O principal é a robótica de carregamento automático. Pois tenho certeza que não somos capazes de realizar de forma barata e eficaz em um prazo adequado para que quando entrar em serviço já não seja obsoleto.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2096
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 211 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7187 Mensagem por gogogas » Ter Out 22, 2019 12:28 pm

Ainda acredito numa possibilidade de Abrams por aqui !




Gogogas !
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38080
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7188 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 22, 2019 1:09 pm

gogogas escreveu: Ter Out 22, 2019 12:28 pm Ainda acredito numa possibilidade de Abrams por aqui !
Eu também... não!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceram: 46 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7189 Mensagem por Crisaman » Ter Out 22, 2019 11:17 pm

gogogas escreveu: Ter Out 22, 2019 12:28 pm Ainda acredito numa possibilidade de Abrams por aqui !
Só se der tudo errado para o exército até 2030. Uma grande crise financeira ou algo do tipo. Se der tudo certo 2024 vai ser o ano da defesa anti-aérea e dos helicópteros de ataque e 2030 o ano da nova família de blindados sobre lagartas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7190 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 23, 2019 12:57 pm

Ainda nem terminamos o primeiro ano do mandato atual e o presidente já se lançou candidato ao segundo daqui 3 anos e pouco.
Fico imaginando o que os cmtes das ffaa's estão pensando agora, principalmente o do EB, posto que praticamente todos os projetos foram alongados em seu termo para bem depois de 2030, chegando a década seguinte para alguns.
E se a gestão econômica continuar com essa simpatia toda pela área de Defesa, bem... :roll:

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7191 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 23, 2019 8:40 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 23, 2019 12:57 pm Ainda nem terminamos o primeiro ano do mandato atual e o presidente já se lançou candidato ao segundo daqui 3 anos e pouco.
Fico imaginando o que os cmtes das ffaa's estão pensando agora, principalmente o do EB, posto que praticamente todos os projetos foram alongados em seu termo para bem depois de 2030, chegando a década seguinte para alguns.
E se a gestão econômica continuar com essa simpatia toda pela área de Defesa, bem... :roll:

abs
Com déficit de 150 Bi quer que a equipe Econômica faça o quê, distribua dinheiro? O Brasil quebra e depois?

Se os Comandantes estão reclamando, então deveriam parar de usar 77,5% das verbas para pagar pensão.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7192 Mensagem por alex » Qui Out 24, 2019 10:30 am

Vai piorar.Olhem a proposta de previdencia dos militares ( que incluem aumento de 40% de salario) e depois venham aqui sonhar com armamento novo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7193 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 24, 2019 12:03 pm

gabriel219 escreveu: Qua Out 23, 2019 8:40 pm
FCarvalho escreveu: Qua Out 23, 2019 12:57 pm Ainda nem terminamos o primeiro ano do mandato atual e o presidente já se lançou candidato ao segundo daqui 3 anos e pouco.
Fico imaginando o que os cmtes das ffaa's estão pensando agora, principalmente o do EB, posto que praticamente todos os projetos foram alongados em seu termo para bem depois de 2030, chegando a década seguinte para alguns.
E se a gestão econômica continuar com essa simpatia toda pela área de Defesa, bem... :roll:
abs
Com déficit de 150 Bi quer que a equipe Econômica faça o quê, distribua dinheiro? O Brasil quebra e depois?
Se os Comandantes estão reclamando, então deveriam parar de usar 77,5% das verbas para pagar pensão.
O fisiologismo e o corporativismo castrense sempre foram tão grandes e óbvios quanto a dos políticos. Isto é sabido de todos nós aqui. E não irá mudar nem por decreto.

Da mesma forma, a equipe econômica pouco ou nada fez e faz para modificar o status quo da gestão orçamentária do MD e ffaa's. E não há a menor intenção neste e em nenhum outro governo anterior de se cortar na carne para resolver definitivamente o problema.

O jeito é continuar sonhando... :roll: :?

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7194 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 24, 2019 12:06 pm

EDSON escreveu: Ter Out 22, 2019 8:47 am
FCarvalho escreveu: Ter Out 22, 2019 12:20 am Será que os russos aceitariam nos vender os gabaritos técnicos do Black Eagle?
Quem sabe ele poderia virar por aqui no nosso Urubu Rei. :mrgreen:
https://assetstorev1-prd-cdn.unity3d.com/key-image/1b070006-0cf3-4b44-abfe-597be56d021b.jpg
abs
O problema é que este tanque não teve seu desenvolvimento técnico terminado. O principal é a robótica de carregamento automático. Pois tenho certeza que não somos capazes de realizar de forma barata e eficaz em um prazo adequado para que quando entrar em serviço já não seja obsoleto.
Os russos aparentemente irão disponibilizar o Armata para exportação, e já até existiria uma lista de interessados.

Fico aqui pensando com os meus botões se caso houver uma concorrência por aqui se eles não seriam capazes de nos oferecer este CC, ou e iriam mesmo de T-90MS.

No que diz respeito ao término do desenvolvimento do Black Eagle, talvez uma proposta russa nos oferecesse a possibilidade de terminá-la com auxílio técnico deles mesmo. Afinal, como não é um modelo em uso, mas um projeto, talvez pudéssemos fazer as alterações que julgássemos necessárias afim de adaptá-lo as características e condições da nossa realidade e da força blda verde oliva. Mas é só um pensamento.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7195 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 24, 2019 2:48 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 24, 2019 12:03 pm O fisiologismo e o corporativismo castrense sempre foram tão grandes e óbvios quanto a dos políticos. Isto é sabido de todos nós aqui. E não irá mudar nem por decreto.

Da mesma forma, a equipe econômica pouco ou nada fez e faz para modificar o status quo da gestão orçamentária do MD e ffaa's. E não há a menor intenção neste e em nenhum outro governo anterior de se cortar na carne para resolver definitivamente o problema.

O jeito é continuar sonhando... :roll: :?

abs
Mas espera ai, desde quando a Equipe Econômica tem que gerir o orçamento do Ministério da Defesa?

Até onde eu saiba existe a Seori, Secretaria de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa.
http://www.portaltransparencia.gov.br/f ... l?ano=2019

O Ministério da Economia dá as diretrizes e distribui o dinheiro, mas quem decide o que fazer com ele é a pasta.

Um país quebrado pra arrumar e o Ministério da Economia agora tem que ser preocupar com como a Defesa gasta sua verba? Os que estão da Seori são incompetentes a esse ponto?

São R$ 106 bilhões, equivalente a pouco mais de US$ 26 Bilhões, maior que o orçamento de muita FFAA melhor equipada e bem melhor treinada. Só esse ano, foram gastos cerca de R$ 77 bilhões em encargos e R$ 6 bilhões em demais despesas de um total de R$ 91 bilhões gastos em 2019. O problema é o Ministério da Economia, então?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7196 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 24, 2019 11:53 pm

É de iniciativa do ME definir do ponto de vista da administração pública como organizar as finanças do Estado, e neste aspecto, o ministro da economia pode, e deve, auxiliar o PR no que diz respeito a como cada ministério gasta o erário público.
Assim, a organização das despesas com pessoal, previdenciárias e administrativas passam pelo crivo do ME desde sempre.
Agora, se o ME atual não quer ou não tem liberdade de propor mudanças na organização contábil do orçamento do MD, assim como em todos os demais ministérios, bem, deve ser uma decisão dele, ou orientação direta do chefe,
Porque se eu fosse MD, a primeira coisa que faria, ao invés de ficar choramingando verba para o PR, seria tratar de abrir a caixa preta do orçamento do MD e fazer o óbvio: tirar os gastos com pessoal, assistência e previdência social do ministério e passar adiante. Só fica no ministério gastos discricionários, custeio e investimento.
Acaba de repente com a ladainha de que o Brasil gasta 1,5% do PIB com defesa...

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7197 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 25, 2019 11:01 am

Uma coisa é definir sobre a administração pública como deverá ser a política Econômica do Governo, não é e nunca foi atribuição do Ministério da Economia gerir o orçamento de Defesa, nem quando ainda era Ministério da Fazenda.

Você dizer que o ME tem que gerir orçamento do MD é um erro crasso, é como dizer que o MEC vai dizer como as Faculdades devem gastar seu dinheiro, onde, quando, quanto e o porquê.

Se o MD curte gastar R$ 71 bi em pensões, na sua maioria, problema do MD, não do ME, que deu a verba. Essa porcaria de pensões nem deveria estar na pasta do MD e sim da Secretaria da Previdência, mesmo que o dinheiro vá junto. Não há nem como aumentar o orçamento de Defesa, qualquer um que fizer isso é suicídio político, pois a diferença do orçamento de Defesa pra o do MEC é pouco maior que 11 bilhões.

Dá muito bem pra gerir uma Força com R$ 42 Bi, somente pagando a ativa, entre salários, rancho, treinamento e munição.

Mas bom mesmo é gastar a maior parte em pensão e depois jogar a culpa no colo do outro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7198 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 25, 2019 11:51 am

Gabriel, no governo o ministro da fazenda é o diretor financeiro da empresa e o ministro do planejamento o contador.
Todos os ministérios se reportam a estes dois para dar conta do que estão fazendo com o erário público, principalmente aquele último. Isso não é apenas uma regra ou normativa interna, é lei. Hoje esse trabalho está todo centrado no ME. Isso pode ser feito mensal, bi, tri, quadri ou semestralmente. Mas tem de ser feito.

Assim, não é o caso do ME gerenciar os orçamentos dos ministérios diretamente, mas definir dentro do planejamento do orçamento público como e onde se vai gastar cada centavo do erário público. Para isso cada ministério responde ao ME em termos de planilhas de gastos e investimentos, tanto com pessoal, custeio, previdência e o que mais couber.

Não existe isso de ministério gerenciar seu orçamento sem dar satisfação para ninguém. As IFES não gastam seu dinheiro como bem entendem. Elas tem autonomia para investir e custear, mas não liberdade para fazer o que quiser. Existem regras óbvias de contabilidade pública que devem ser seguidas, e uma delas é que o orçamento de cada IFES tem de ser apresentado ao MEC e aprovado nas instâncias normais do órgãos do ministério e informados regularmente ao ME, que no final é quem diz se vai colocar dinheiro público ou não no que cada órgãos diz precisar.

No tocante ao MD, é como eu disse, o ME tem e pode oferecer ao PR mudanças no organização orçamentária dele, que podem ou não ser acatadas pelo chefe. Mas isso nunca foi feito antes e nem o será agora por ninguém quer se indispor com os militares, dadas os impactos que isso geraria não apenas na questão contábil e financeira do MD, mas sobretudo nas contas públicas e na capacidade do MD gerenciar suas atividades. Corporativismos e fisiologismos a parte, o negócio é que ninguém quer saber de mexer nos privilégios uns dos outros em Brasília, e fica tudo em casa, como sempre.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7199 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 25, 2019 7:03 pm

Mas esperai, como assim gerir seu orçamento sem reportar a ninguém, quem disse isso? Eu falei que não é atribuição do ME forçar ao MD a parar de gastar todo orçamento em Pensões e Pessoal.

ME não vai e nunca irá micro gerenciar o orçamento de cada Ministério, mas sim repassar a verba de acordo com o pedido do Ministério, feito LDO do ano anterior. Você dizer que o ME é culpado pelo MD gastar toda grana em Pensão é dose demais. Quantos países por ai tem orçamento de US$ 27 bilhões? Quantos desses estão em situações bem melhores que a nossa?

Tudo bem, você tem razão, o MD ta certinho em gastar R$ 71 bilhões de mais de R$ 90 bilhões empenhados do orçamento somente em pensões. Errado ta o ME.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#7200 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 26, 2019 12:29 am

gabriel219 escreveu: Sex Out 25, 2019 7:03 pm Mas esperai, como assim gerir seu orçamento sem reportar a ninguém, quem disse isso? Eu falei que não é atribuição do ME forçar ao MD a parar de gastar todo orçamento em Pensões e Pessoal.
O ME pode, se quiser, orientar a PR sobre mudanças no que diz respeito ao que se empenha em cada ministério. Isso significa que sob indicação do ME o presidente disser que o MD não terá mais nas suas contas os valores relativos a pessoal, pensão e previdência e que outro ministério ou solução irá tratar desta questão, então é isso que acontecerá. Mas eu nunca vi até hoje ninguém tentar isso de verdade.

ME não vai e nunca irá micro gerenciar o orçamento de cada Ministério, mas sim repassar a verba de acordo com o pedido do Ministério, feito LDO do ano anterior.

Você dizer que o ME é culpado pelo MD gastar toda grana em Pensão é dose demais. Quantos países por ai tem orçamento de US$ 27 bilhões? Quantos desses estão em situações bem melhores que a nossa?
Não sei onde foi que escrevi isso. Até porque isso não é verdade.

\Tudo bem, você tem razão, o MD ta certinho em gastar R$ 71 bilhões de mais de R$ 90 bilhões empenhados do orçamento somente em pensões. Errado ta o ME.
Também não disse que concordo com o MD gastar mais da metade do orçamento com pensões, previdência e perdulicários, Em nenhum momento. Disse que o ME pode orientar o PR para fazer com que tais gastos sejam separados da pasta da Defesa, isso sim.
abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder