Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18728
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2485 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7126 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 15, 2023 9:11 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mai 15, 2023 4:39 pm A quantidade de problemas que se amontou nas últimas décadas, e continua se amontoando em escala estratosférica, é tão grande nas três forças que teríamos que vender ou alugar metade da Amazônia para quem oferecer mais para conseguir verba no curto e médio prazo a fim de tentar resolver todos os problemas. Com certeza não haverá mudanças no orçamento da Defesa no curto e médio prazo. Talvez na próxima década quando, e se, o azedume político-ideológico tiver baixado a poeira no país e as pessoas voltem a pensar com a cabeça e não com o fígado. Inclusive militares.

De minha parte, como tenho defendido aqui faz tempo, há espaço na FAB, e quiçá no mercado de exportação, para uma versão strech do avião da Embraer. Mal comparando, o C-130J-30 é capaz de levar mais tropas, pqdt e pallets que o KC-390 com praticamente as mesmas dimensões internas dele. Só muda a motorização. A mim me parece que, já que não vemos ter C-17, Y-20, C-2 ou IL-76 por aqui mesmo em qualquer tempo, nada demais dispor do modelo que temos e fazer ele oferecer capacidades semelhantes aqueles aviões, levando em conta as devidas proporções.

Um KC-390 capaz de levar uma companhia de infantaria leve na íntegra seria algo plenamente alcançável e não exigiria tantas mudanças que se dissesse que seria outro avião. Fala-se tanto em mobilidade aqui, mas não fazemos nada na prática para obter, manter e aumentar tais capacidades nas ffaa's. Com 35 aviões possíveis no contrato atual, podemos aumentar as chances do KC-390 no mundo se dispusermos antes nós mesmos de maiores e melhores capacidades para ele.

Creio que já deu para notar que o avião da Embraer embalou de vez nas vendas pelo mundo. E breve ele será o referencial para cargo militar médio em todo lugar. Será, ou na verdade, já é, o cara a ser batido neste nível de mercado. E a LM e Boeing sabem disso. A Airbus já se tocou também. Porque não aproveitar e surfar na onda, enquanto ela existe...

Não vou nem comentar o que ele poderia fazer na aviação naval, que é outro mercado objetivo e natural para versões subsequentes ao cargo.

O Min da Ciência e Tecnologia promoveu há 3 anos atrás uma discussão à repseito de satélites para o Brasil. O acesso a imagens de alta resolução de satélites de sensoriamento não se constiuía m problema mas havia problemas a ficar recorrendo a satélites de terceiros: a ausência de sigilo na prática, o risco de manipulação. E havia um risco muito grande de levantamento de informaçoes de caráter estratégico.

Hoje nós temos 2 satélites SAR com resolução 2m². Nada mais que 2 e nada com melhor resolução que isso. E 1 satélite de comunicação. Para um país desse tamanho.

O PESE foi muito bem projetado para nos livrar dessa excessiva dependência e ainda mais para um país enorme como nosso (já havia colocado o link do programa no tópico "Evolução do Programa Espacial Brasileiro"). Mas nos falta dinheiro para o programa.

E há problema nas nossas FFAA (que existe em várias oitras nações também) de ficar à reboque de grandes empresas do setor. O lobby da Helibrás de empurrar o H-160M, um heli cuja classe nós não precisamos,já está havendo sobre as FFAA. Com todas as carências que nós temos.




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1923
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7127 Mensagem por arcanjo » Ter Mai 16, 2023 8:30 pm

FAB realiza primeiro pouso em aeródromo de elevada altitude com KC-390
Pouso ocorreu durante o Exercício Cooperación IX, que está sendo realizado de 08 a 19/05, no Peru

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGdQTIrPfAWy4Se6hlF-Olkp6JLHYsdbVOTzfdBs-Aq2b9Ld-06reFqdeNqwDW3zNjwpxLRI0qqp3fmUNECMxCTN6NzSBbJa53BW71dKaXoZ0fSFdyDOHefKQPt5YnBqE7F9e5AmeABFgtlNS6qUpzWP9RlbpSNnt0MSUPJ4xewgzb_cbF0YdsrVvOlQ/s4032/IMG_8891.jpeg

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus - efetuou pela primeira vez na história da aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), um pouso em aeródromo de elevada altitude, na cidade de Jauja, no Peru. O pouso foi realizado durante o Exercício Cooperación IX, no dia 11/05, a 11.034 pés, o que corresponde a mais de 3.300 metros de altitude. O Exercício está sendo coordenado pela Força Aérea do Peru (FAP), reunindo, de 08 a 19/05, as Forças Aéreas Americanas de 12 países, com o objetivo de treinar a integração em cenários de catástrofes naturais, como terremotos e furacões.

O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, explicou que o pouso no aeroporto Francisco Carle foi um marco importante para a FAB, pois o aeródromo é estratégico para as operações militares devido ao cenário montanhoso pela proximidade com a Cordilheira dos Andes.

"A cidade de Jauja fica localizada em um vale no alto da Cordilheira dos Andes, motivo pelo qual as operações aéreas que ali ocorrem demandam extrema cautela e planejamento. As elevações que margeiam a cidade, o ar rarefeito provocado pela grande elevação do aeródromo, bem como a ausência de auxílios à navegação aérea na localidade, demandam uma análise criteriosa das capacidades de performance da aeronave, tendo sido fundamental a experiência de seus tripulantes", contou.

Para o sucesso da missão, foi necessária uma grande interação com os militares da FAP, que conduziram um sobrevoo, no dia anterior ao pouso, para realizar uma ambientação na localidade. Foram realizadas, ainda, as avaliações de performance e meteorologia para disponibilizar a máxima capacidade de carga e passageiros a serem transportados em favor das operações de apoio às áreas atingidas pelas catástrofes citadas.

No voo, também estiveram presentes militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), bem como integrantes da Secretaria Permanente do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

O Comandante da aeronave, Major Aviador Anderson Dias Santiago, falou sobre as capacidades da aeronave KC-390 Millennium. “Pode ser percebida a importância da demonstração de mais esta capacidade da aeronave KC-390, reafirmando a sua vocação de atuar nos mais diversos cenários em que for demandada”, destacou.

Desafios

Um dos principais desafios enfrentados pelas aeronaves em altitudes elevadas são consequências advindas da redução da densidade do ar, o que pode afetar a potência do motor, velocidades de aproximação e a capacidade de frenagem da aeronave, exigindo uma apurada técnica dos pilotos. A operação de aeronaves em pistas de altitude elevada é um desafio para pilotos, equipes de manutenção e engenheiros aeronáuticos.

Foto: Esquadrão Zeus
Fonte: Esquadrão Zeus
Edição: Agência Força Aérea


https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... dromo.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18728
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2485 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7128 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 16, 2023 10:31 pm





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18728
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2485 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7129 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 16, 2023 10:46 pm

Sempre elogiei a MD deles, Jana Černochová. Quem dizer o contrário não passa de intriga da oposição e nego até o fim.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39487
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2847 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7130 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 17, 2023 6:49 am

knigh7 escreveu: Ter Mai 16, 2023 10:46 pm Sempre elogiei a MD deles, Jana Černochová. Quem dizer o contrário não passa de intriga da oposição e nego até o fim.
Imagem

Imagem



Aprovada!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37907
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5722 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7131 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 17, 2023 12:49 pm

knigh7 escreveu: Seg Mai 15, 2023 9:11 pm O Min da Ciência e Tecnologia promoveu há 3 anos atrás uma discussão à repseito de satélites para o Brasil. O acesso a imagens de alta resolução de satélites de sensoriamento não se constiuía m problema mas havia problemas a ficar recorrendo a satélites de terceiros: a ausência de sigilo na prática, o risco de manipulação. E havia um risco muito grande de levantamento de informaçoes de caráter estratégico.
Hoje nós temos 2 satélites SAR com resolução 2m². Nada mais que 2 e nada com melhor resolução que isso. E 1 satélite de comunicação. Para um país desse tamanho.
O PESE foi muito bem projetado para nos livrar dessa excessiva dependência e ainda mais para um país enorme como nosso (já havia colocado o link do programa no tópico "Evolução do Programa Espacial Brasileiro"). Mas nos falta dinheiro para o programa.
E há problema nas nossas FFAA (que existe em várias oitras nações também) de ficar à reboque de grandes empresas do setor. O lobby da Helibrás de empurrar o H-160M, um heli cuja classe nós não precisamos,já está havendo sobre as FFAA. Com todas as carências que nós temos.
Acredito que a Embraer já conseguiu se livrar do problema da dependência da FAB no que tange, também, o equilíbrio financeiro do projeto KC-390, vide as exportações começarem a se transformar em vendas concretas. E vem mais por aí. Isso vai permitir não só que a empresa mantenha as capacidade industriais atuais como planejar sua expansão e o desenvolvimento subsequente do avião sem precisar pedir penico da força aérea para isso.

Resta à FAB parar de tratar a Embraer como se ela ainda fosse um puxadinho seu, coisa que ela já não é faz tempo. Cresceu, amadureceu, criou asas e voo do ninho há muito tempo. Aceita que é mais fácil.

No que diz respeito à questão orçamentária, viste que o cmte da MB admoestou na CREDEN sobre 40% da esquadra ser aposentada, e qual foi a reação. Nenhuma.

Porque educação, ciência, tecnologia, e outras coisas mais que só dão resultado no logo prazo não entram na cabeça de um povo analfabeto e viciado em comer merda na internet, não faz qualquer sentido de urgência para os políticos locais, sempre tão ou mais ocupados com seus próprios interesses bi e quadrienais.

Nem que uma guerra estourasse amanhã este país mudaria a sua relação, ou melhor dizendo, a sua não relação, com a Defesa. No máximo é o de sempre. Um bando de tecnocratas e burrocratas de paletó vão ficar apontando o dedo uns para os outros e procurar a quem culpar pelo acontecido. E fazer algo realmente que interessa à sociedade e ao país, bem, isso não está na agenda de ninguém. Nunca esteve. E f...-se quem não gostar.

Azar da FAB que se obriga a defender quem não quer, não se importa, e nem acha que precisa ser defendido.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37907
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5722 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7132 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 17, 2023 12:56 pm

arcanjo escreveu: Ter Mai 16, 2023 8:30 pm FAB realiza primeiro pouso em aeródromo de elevada altitude com KC-390
Pouso ocorreu durante o Exercício Cooperación IX, que está sendo realizado de 08 a 19/05, no Peru
Não creio que o Peru venha a se tornar um cliente tão cedo para o KC-390. Eles vivem as turras com processos de compra de material novo para as ffaa's que são uma muvuca maior que a nossa.
Mas é preciso dizer que, como no exercício realizado na Colombia, a quantidade de participantes estrangeiros nesta operação nos andes peruanos confirma, e reafirma, mais uma vez, as já muito provadas qualidades do avião da Embraer.
É um marketing perfeito. E um tapa na cara de luva de pelica nos norte americanos e seus C-130J toda vez que eles se encontram com o nosso cargo. Ficam babando, e se perguntando "mãe, quando é que a gente vai poder comprar um desses..." :twisted:




Carpe Diem
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 358
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceu: 223 vezes
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7133 Mensagem por Vinícius Almeida » Qui Mai 18, 2023 2:19 am

knigh7 escreveu: Ter Mai 16, 2023 10:46 pm Sempre elogiei a MD deles, Jana Černochová. Quem dizer o contrário não passa de intriga da oposição e nego até o fim.
Cara de quem faz picadinho de homem que pisa fora da linha. rsrsrsrsrs




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18728
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2485 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7134 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 18, 2023 8:29 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 17, 2023 12:49 pm
Acredito que a Embraer já conseguiu se livrar do problema da dependência da FAB no que tange, também, o equilíbrio financeiro do projeto KC-390, vide as exportações começarem a se transformar em vendas concretas. E vem mais por aí. Isso vai permitir não só que a empresa mantenha as capacidade industriais atuais como planejar sua expansão e o desenvolvimento subsequente do avião sem precisar pedir penico da força aérea para isso.

Resta à FAB parar de tratar a Embraer como se ela ainda fosse um puxadinho seu, coisa que ela já não é faz tempo. Cresceu, amadureceu, criou asas e voo do ninho há muito tempo. Aceita que é mais fácil.

No que diz respeito à questão orçamentária, viste que o cmte da MB admoestou na CREDEN sobre 40% da esquadra ser aposentada, e qual foi a reação. Nenhuma.

Porque educação, ciência, tecnologia, e outras coisas mais que só dão resultado no logo prazo não entram na cabeça de um povo analfabeto e viciado em comer merda na internet, não faz qualquer sentido de urgência para os políticos locais, sempre tão ou mais ocupados com seus próprios interesses bi e quadrienais.

Nem que uma guerra estourasse amanhã este país mudaria a sua relação, ou melhor dizendo, a sua não relação, com a Defesa. No máximo é o de sempre. Um bando de tecnocratas e burrocratas de paletó vão ficar apontando o dedo uns para os outros e procurar a quem culpar pelo acontecido. E fazer algo realmente que interessa à sociedade e ao país, bem, isso não está na agenda de ninguém. Nunca esteve. E f...-se quem não gostar.

Azar da FAB que se obriga a defender quem não quer, não se importa, e nem acha que precisa ser defendido.
A FAB é a que menos me preocupa pois partiu dela própria o interesse de mudança de rumo nos últimos anos para corrigir a ineficiência.

Já o EB, nem Comandante e Ministro da Defesa conseguiu tira-lo dos vícios que produzem uma força cara e ineficiente. Aliás a maioria dele não está nem aí, só está afim de pegar o soldo e tchau.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37907
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5722 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7135 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 7:43 pm

knigh7 escreveu: Qui Mai 18, 2023 8:29 pm A FAB é a que menos me preocupa pois partiu dela própria o interesse de mudança de rumo nos últimos anos para corrigir a ineficiência.
Já o EB, nem Comandante e Ministro da Defesa conseguiu tira-lo dos vícios que produzem uma força cara e ineficiente. Aliás a maioria dele não está nem aí, só está afim de pegar o soldo e tchau.
A FAB é novinha em relação as demais forças armadas, que são instituições montadas em séculos de tradicionalismos, burrocracia e visões de mundo, e de si mesmos, a partir de arcabouços pouco afetos à realidade. Vivem em um mundo fora à parte só deles.
As vezes eu fico feliz que vez em quando a realidade vem lembrar esse povo que a vida não é feita apenas e tão somente de ordem unida e marchas de 8 km para exercitar os egos.
Quem sabe se metade da frota da MB for para o brejo o almirantado, e mais alguém em Brasília, se dispõe de fato a mudar a sua visão de mundo e institucional. Idem para o EB, em relação à sua frota de veículos.
Travestir-se com um pouco mais de humildade e consciência de que não são a última bolacha do pacote já seria um bom começo.
Ou vai virar todo mundo guarda costeira e de fronteira que é o que muita gente quer no planalto central.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37907
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5722 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7136 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 3:27 pm

Imagem

Direto do fundo do baú. :lol:
Uns três ou quatro planos, sonhos e projetos que ficaram ao longo do caminho sintetizados em uma única imagem.
Mas que ainda teimam em persistir sobreviver na cabeça de uns tupiniquins malucos que acham que podem competir com todo mundo igual gente grande. 8-] :mrgreen:

1. empresa de logística e avião de carga próprios da ECT;
2. KC-390 Strech;
3. C-390 civil;
4. C-390 com novos motores.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39487
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2847 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7137 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 23, 2023 2:20 pm

Revista Mais Alto:

Imagem

:arrow: https://maisalto.emfa.pt/flipbook-2459-2

Edição especial - KC390.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1923
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7138 Mensagem por arcanjo » Ter Mai 23, 2023 5:55 pm

Departamento de Defesa sul-africano anuncia possível parceria com a Embraer

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQN0XOTu5BEGV_xT6uAlRk2dv-PXk95Miu7UuYKzc31O0kkJIsi16Hkt8uaaGFEybHnop7TbvkFNN_V6T2KV5qloisXYKSQVD9f3wgTAzfbqXHNwFiOZvNkT-NrdzbB2Lk4iFKT1Q9bhSKikJcXl8Oo8_qUzhl9QCmx-CeCHiWDCZTexDuiUl5eQZfeg/s1727/embraer%20kc-390%20%285%29.jpg

Por defenceWeb

A Ministra da Defesa e Veteranos Militares, Thandi Modise, afirmou que seu departamento espera em breve anunciar publicamente uma parceria com a Embraer para a fabricação e reparo de aeronaves na África do Sul.

Modise falou no Parlamento em 23 de maio durante o debate sobre o orçamento de defesa. "Esperamos que em breve possamos anunciar, publicamente, a parceria com a Embraer para fabricar e reparar aeronaves na África do Sul. Seria um impulso para a nossa indústria de defesa. Também nos permitirá pressionar nosso próprio governo a investir mais dinheiro", afirmou.

Seus comentários surgem duas semanas depois que o comandante da Força Aérea Brasileira,Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, informou ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro que o Brasil está negociando com vários países a venda da aeronave tática de transporte Embraer KC-390 Millennium, incluindo a África do Sul.

Damasceno disse que a África do Sul, assim como Áustria, República Tcheca, Egito, Índia, Ruanda, Coreia do Sul e Suécia, são potenciais compradores do KC-390, que já foi adquirido pelo Brasil, Hungria e Portugal.

O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 850 km/h. Tem um alcance de 6.000 km.

Em fevereiro, o Tesouro Nacional concedeu à Força Aérea Sul-Africana (SAAF) um bilhão de rands adicionais para revitalizar a "capacidade de transporte aéreo médio" da SAAF. O financiamento será destinado aos seis restantes C-130BZ Hercules da frota (a SAAF possuía nove Hercules em condições operacionais, mas dois foram descartados em acidentes e um foi canibalizado para peças de reposição).

Em janeiro, o Chefe da SAAF, Tenente-General Wiseman Mbambo, afirmou que "em nosso caminho adiante, a capacidade de transporte médio está no centro de nossa atenção. Além disso, há muita discussão em torno da capacidade de transporte estratégico. Não é surpresa que essa capacidade esteja sendo mencionada. A realidade que enfrentamos é que a África do Sul não está em uma posição estratégica. Nossa localização não pode ser alterada. Precisamos ter pernas muito fortes para nos conectar ao restante do continente e do mundo."

A SAAF gasta milhões de rands alugando aeronaves para transportar tropas e equipamentos da República Democrática do Congo e Moçambique, pois não possui aeronaves de transporte em quantidade suficiente.

Em seu discurso no debate sobre o orçamento, Modise não deu mais detalhes sobre a colaboração com a Embraer. Ela mencionou que o Chefe das Forças de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF) "recebeu instruções para encontrar maneiras de revitalizar o SANDF. Não se trata apenas de recrutar pessoas, mas também de analisar sistemas, atualizar e revitalizar capacidades, encontrar maneiras de preservar e manter."

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: defenceWeb


https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... icano.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37907
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5722 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7139 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2023 6:08 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Mai 23, 2023 2:20 pm Revista Mais Alto:
:arrow: https://maisalto.emfa.pt/flipbook-2459-2
Edição especial - KC390.
Confessa @cabeça de martelo :mrgreen:

O povo da terrinha está completamente apaixonado pelo kcetão. :lol:




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37907
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5722 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7140 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2023 6:24 pm

arcanjo escreveu: Ter Mai 23, 2023 5:55 pm Departamento de Defesa sul-africano anuncia possível parceria com a Embraer
A África do Sul é açodada há vários anos, ou décadas, com um problema endêmico nos sucessivos governos desde os anos 1990, que é a corrupção do Estado em todos os seus níveis e posições. Não houve um único governo desde Mandela que não tenha sido jogado nas cortes por várias condenações e acusações de corrupção. E isto tem se refletido principalmente na falência múltipla da antes prolífica indústria de defesa sul africana, e já afeta as ffaa's há tempos, com a falta de investimentos até para manter-se o básico em todas elas. Os governantes sul africanos simplesmente não se importam abertamente se os militares tem sequer rancho ou recursos para treinar recrutas, ou mesmo condições objetivas de admití-los. Não é preciso lembrar o que aconteceu com o conglomerado da Denel.

Por outro lado, como visto no texto, a África do Sul está em uma posição estratégica no continente, e é um dos principais países contribuintes para as missões de paz da ONU e da União Africana. Mas perdeu na prática a sua capacidade de transporte por pura e simples omissão e indiferença governamental. Os poucos Gripen C\D que o país opera estão em sua quase totalidade aterrados por falta de pagamento para a sua manutenção junto aos suecos.

Lastimo, e muito, o triste destino da indústria sul africana de defesa. Um país com o qual poderíamos ter progredido em larga escala em diversos projetos em todas as áreas da defesa, com benefícios para ambos países.

Nada contra a Embraer vender KC-390 para eles, mas, se não conseguem, ou no caso, os governos de lá não querem dispor recursos de fato em suas ffaa's para sustentar suas mínimas necessidades que sejam, não vejo como irão comprar, manter e operar o cargo da Embraer. Mas com certeza seria uma venda importantíssima, pois geraria efeitos colaterais por todo o continente africano.

E outra possível venda que é pouco comentada, mas se for mesmo realizada, é a do Egito. E a Embraer por motivos óbvios não comenta absolutamente nada sobre este negócio, tal a importância do mesmo para futuros negócios no norte da África e no oriente médio. Os egípcios, tal como a India, tem interesse em obter não meia dúzia de KC-390, mas muito provavelmente algumas dezenas deles. E tudo no curto e médio prazo. Vai ser o maior negócio da Embraer até que a venda para a IAF seja concretizada. Nisto eu aposto os centavos do meu salário.

A ver.




Carpe Diem
Responder