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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mai 08, 2014 10:34 pm
por Penguin
kirk escreveu:
Penguin escreveu: Creio que sua pergunta se resume na diferença entre IRST e FLIR.
Se não estou enganado, a grosso modo, na arena ar-ar seria:
IRST-> Detecção. Os algoritmos podem visar tb a identificação pelas características na assinatura IR do alvo.
FLIR e TV CCD ->Identificação e seguimento "visual" do alvo.

A depender na missão, os caças que possuem IRST podem ser equipados com pod equipado com FLIR.
Por exemplo, embora o Pirate seja equipado com um FLIR, ele foi recentemente equipado com o pod Litening com FLIR e TV CCD:

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tks :wink:
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Gripen C com o pod Litening em missão de policiamento aereo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Mai 10, 2014 12:07 am
por kirk
Gripen E: Saiba mais sobre o novo caça da FAB

Guilherme Wiltgen
08/05/2014

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IRST_690_Gripen

Para explicar por que o Gripen é um sistema de combate inteligente, primeiramente é preciso apresentar o que um caça multirole moderno precisa executar. Uma missão de combate pode ser comparada a um jogo de xadrez em grande escala, onde o caça permite que você obtenha o conhecimento da situação, a fim de passar a informação correta para que seja tomada a decisão mais adequada. A mesma regra se aplica ao tipo de missão que precisa ser executada, seja ar-ar, de reconhecimento ou ar-terra. Em todos os casos, o caça vai precisar de:

Informação,
Movimentação e
Armas.


As informações são obtidas pela utilização dos sensores e pela possibilidade de se comunicar com outras unidades, o caça está integrado em uma rede de comunicações.

O desempenho da aeronave permite que ela tenha o melhor movimento perante a situação fornecida, ou por seus próprios sensores ou por sensores instalados em outras unidades, sejam elas terrestres, marítimas ou aéreas.

A fim de ter um papel ativo, o moderno caça multirole precisa ter um design que consiga equilibrar performance, sensores, comunicação, capacidade de transporte de armas, contramedidas, furtividade e custo, além de outros critérios.

O custo sempre foi um parâmetro de projeto dos engenheiros da Saab.

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IRIS-T

O Gripen E está equipado com o que há de mais moderno nas áreas chaves, tais como:

Radar SELEX ES-05 Raven AESA,
Sensor Selex Skyward G IRST,
Sistema integrado de guerra eletrônica MFS-EW
Armamento (Com capaciadade de integração das mais modernas armas como o Meteor e IRIS-T, entre outros),
Sobrevivência e contramedidas,
Comunicação Segura,
Moderna tecnologia de aviônicos,
Fusão de dados e apresentação,
Excelente desempenho de voo (melhorada a partir da versão anterior do Gripen) e
O mais eficiente custo do mercado.
1. Radar AESA

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Aesa Radar_700

O radar ES-05 Raven do Gripen E é produzido pela Selex na Escócia, e é um radar AESA no estado da arte, disponível para utilização pelos caças atuais. AESA significa Active Electronically Scanned Array (varredura eletrônica ativa) que, comparado com os radares de gerações mais antigas, ele não possui apenas uma antena, e sim um conjunto completo de pequenas antenas, que são chamados de elementos. Isto significa que o radar pode, simultânea e independentemente, rastrear diferentes alvos e também controlar alvos, independentemente do volume de pesquisa. A capacidade de controlar os elementos separadamente e a alta velocidade de re-direção, dá ao Gripen uma significativa vantagem tática.

2. IRST

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saab_jet_infographic16

O IRST Skyward G do Gripen E também é produzido pela Selex na Escócia. Ele é um sistema eletro-óptico passivo, montado na parte superior do nariz na frente do canopy (vide foto mais acima), capaz de registrar emissões de calor de outras aeronaves, como de um helicóptero, ou de objetos sobre a superfície do mar, como de uma embarcação, ou em solo, como a de um tanque. Por ser um sensor passivo, significa que não há nenhum tipo de emissão, apenas recebe as emissões provenientes de outras fontes. A vantagem tática de um sensor passivo é que ele nunca irá denunciar a sua posição, assim os opositores não terão qualquer indicação de que o Gripen E está usando seu IRST para monitorar suas atividades, permitindo-o realizar ataques silenciosos.

3. Sistema integrado de guerra eletrônica (MFS-EW)

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Electronic warfare_700

O Gripen E tem um sistema altamente avançado de Guerra Eletrônica (EW), com cobertura de 360°, que pode funcionar como um sensor passivo ou ativo. Funcionando no modo passivo, atua como um RWR (Radar Warning Receiver), indicando se um radar o está “olhando”, ou como um MAWS (Missile Approach Warning System), indicando a aproximação de um míssil. Já no modo ativo, o sistema EW também pode “jamear” os radares inimigos, fazendo com que o caça desapareça das sua telas ou fazendo ele aparecer em outro local, diferente da sua posição real.

Atuando em conjunto com o sistema de contramedidas, chaff e flares, o sistema EW pode melhorar ainda mais a capacidade de sobrevivência da aeronave.

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http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=41393

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Mai 10, 2014 1:07 am
por Helton2042
Comitê interministerial vai acompanhar desenvolvimento e produção dos caças Gripen

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Brasília, 09/05/2014 – Ser o fórum de mais alto nível do governo federal em acompanhamento às atividades do Projeto FX-2, que prevê a aquisição de 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este é o objetivo do Comitê de Acompanhamento do Projeto FX-2 (CAF-X2), que teve sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (9) no Ministério da Defesa (MD). O grupo será responsável por acompanhar o programa de desenvolvimento e a produção da aeronave de caça.

Instituído pela portaria nº 768/MD, de 28 de março de 2014, o comitê, além do MD, será formado por representantes dos ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e das Relações Exteriores. A presidência do CAF-X2 é de responsabilidade da Secretaria-Geral da Defesa.

A reunião desta sexta-feira serviu para apresentar aos membros o cronograma das atividades do FX2 e o estágio atual das ações da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (Copac) da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, foram tratados temas relevantes como a transferência de tecnologia e a capacitação da indústria nacional.

De acordo com o secretário-geral do MD e presidente da CAF-X2, Ari Matos Cardoso, o evento serviu para os esclarecimentos iniciais referentes ao Projeto, que envolve os agentes públicos da Administração Federal.

O secretário-executivo do CAF-X2, brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, explicou que o comitê deverá se reunir a cada 60 dias.

Os representantes foram informados ainda sobre a solução interina denominada de Projeto Gripen C/D e que poderá contar com o empréstimo de 12 aeronaves (10 caças Gripen C e dois Gripen D) de combate, disponíveis em 2016 e 2017. Esta é uma alternativa à aposentadoria dos antigos Mirage.

A partir do ano que vem, dois pilotos poderão ser treinados para operar os caças ofertados. O projeto também prevê o treinamento de mais 10 pilotos, 30 técnicos e 20 mecânicos. A expectativa é que o contrato do Projeto FX-2 seja assinado em dezembro de 2014.

Foto: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 11, 2014 11:39 am
por Lirolfuti
MÍSSIL AR–AR IRIS – T - Para o Gripen da FAB

Míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e imune a contramedidas eletrônicas.

O desenvolvimento do IRIS - T, desde o início, foi realizado com o objetivo de responder aos requisitos operacionais e técnicos de seis Forças Aéreas Europeias (Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia).

Assim, ele foi selecionado para armar vários tipos de aeronaves de combate como: Eurofighter/Typhoon, Tornado, JAS 39 Gripen, F 16 e F 18 daqueles países.

Além disto, atualmente, Áustria e Arábia Saudita já estão equipando seus aviões Typhoon com mísseis IRIS – T e África do Sul e Tailândia já escolheram este míssil para os seus aviões Gripen.

As principais características do míssil IRIS – T, que o destacam de outros de sua classe, são:


- Buscador imageador infravermelho;
- Acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores;
- Alta capacidade de manobra, com vetor de empuxo controlado;
- Interoperabilidade com o Sidewinder.


O míssil IRIS – T foi desenvolvido em conjunto com os países acima nomeados, tendo a DIEHL DGT DEFENCE como contratante principal e, presentemente, prossegue em sua linha de fabricação em escala, desde sua entrada em serviço a partir de dezembro de 2005.

Presentemente a DIEHL vem negociando com a Força Aérea Brasileira para que as aeronaves Gripen, recém-adquiridas da Suécia, venham a receber em seu pacote de armamentos o seu míssil IRIS-T, que já foi totalmente testado e aprovado nestes aviões de combate.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... n-da-FAB-/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 11, 2014 3:00 pm
por Alcantara
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 11, 2014 9:27 pm
por denilson
Lirolfuti escreveu:MÍSSIL AR–AR IRIS – T - Para o Gripen da FAB

Míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e imune a contramedidas eletrônicas.

O desenvolvimento do IRIS - T, desde o início, foi realizado com o objetivo de responder aos requisitos operacionais e técnicos de seis Forças Aéreas Europeias (Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia).

Assim, ele foi selecionado para armar vários tipos de aeronaves de combate como: Eurofighter/Typhoon, Tornado, JAS 39 Gripen, F 16 e F 18 daqueles países.

Além disto, atualmente, Áustria e Arábia Saudita já estão equipando seus aviões Typhoon com mísseis IRIS – T e África do Sul e Tailândia já escolheram este míssil para os seus aviões Gripen.

As principais características do míssil IRIS – T, que o destacam de outros de sua classe, são:


- Buscador imageador infravermelho;
- Acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores;
- Alta capacidade de manobra, com vetor de empuxo controlado;
- Interoperabilidade com o Sidewinder.


O míssil IRIS – T foi desenvolvido em conjunto com os países acima nomeados, tendo a DIEHL DGT DEFENCE como contratante principal e, presentemente, prossegue em sua linha de fabricação em escala, desde sua entrada em serviço a partir de dezembro de 2005.

Presentemente a DIEHL vem negociando com a Força Aérea Brasileira para que as aeronaves Gripen, recém-adquiridas da Suécia, venham a receber em seu pacote de armamentos o seu míssil IRIS-T, que já foi totalmente testado e aprovado nestes aviões de combate.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... n-da-FAB-/
Não estou entendendo, e o A-darter? Todo o investimento é tals....

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 12, 2014 12:24 am
por Hermes
Pela notícia a própria África do Sul, mãe do A-Darter também vai de Iris-T. Três opções, ou o desenvolvimento do A-Darter está muito atrasado e o Íris vai como tampão ou o Íris-T é mais moderno e será um hight junto com o A-Darter. Ou é maluquice do Defesanet. Eu voto pelo tampão, que é a minha opinião também sobre os HARPOON até a chegada do MAN.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 12, 2014 12:34 am
por henriquejr
Pelo que entendi o Iris-T apenas foi disponibilizado como opção a ser utilizado pelos Gripens da FAB, não necessariamente será adquirido por esta. Com relação a Africa do Sul, eles já operam o Gripen a mais de 5 anos, e o A-Darter ainda está em desenvolvimento, então tiveram que adquirir o Iris-T para suprir as necessidades do momento.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 12, 2014 2:19 am
por kirk
kirk escreveu:
Penguin escreveu: Creio que sua pergunta se resume na diferença entre IRST e FLIR.
Se não estou enganado, a grosso modo, na arena ar-ar seria:
IRST-> Detecção. Os algoritmos podem visar tb a identificação pelas características na assinatura IR do alvo.
FLIR e TV CCD ->Identificação e seguimento "visual" do alvo.

A depender na missão, os caças que possuem IRST podem ser equipados com pod equipado com FLIR.
Por exemplo, embora o Pirate seja equipado com um FLIR, ele foi recentemente equipado com o pod Litening com FLIR e TV CCD:

Imagem Imagem
tks :wink:
Penguin escreveu:Imagem
Gripen C com o pod Litening em missão de policiamento aereo.
Penguin, caso o IRST do Gripen tenha duas bandas torna-se desnecessário o FLIR ? ... ou o FLIR tem funções adicionais e não é possível dispensá-lo e daí ter duas bandas é irrelevante ?

abs
kirk

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mai 13, 2014 10:29 am
por irlan
Esse Iris T é BVR?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mai 13, 2014 12:11 pm
por malmeida
irlan escreveu:Esse Iris T é BVR?
Curto alcance, guiado por IR. Não é BVR.
http://en.wikipedia.org/wiki/IRIS-T

MAlmeida

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mai 13, 2014 2:11 pm
por Penguin
kirk escreveu:
kirk escreveu: Creio que sua pergunta se resume na diferença entre IRST e FLIR.
Se não estou enganado, a grosso modo, na arena ar-ar seria:
IRST-> Detecção. Os algoritmos podem visar tb a identificação pelas características na assinatura IR do alvo.
FLIR e TV CCD ->Identificação e seguimento "visual" do alvo.

A depender na missão, os caças que possuem IRST podem ser equipados com pod equipado com FLIR.
Por exemplo, embora o Pirate seja equipado com um FLIR, ele foi recentemente equipado com o pod Litening com FLIR e TV CCD:

Imagem Imagem
tks :wink:
Penguin escreveu:Imagem
Gripen C com o pod Litening em missão de policiamento aereo.
Penguin, caso o IRST do Gripen tenha duas bandas torna-se desnecessário o FLIR ? ... ou o FLIR tem funções adicionais e não é possível dispensá-lo e daí ter duas bandas é irrelevante ?

abs
kirk[/quote]

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Depende. Pods como o Litening possuem outras capacidades além do FLIR, tais como TV CCD, designador laser, telêmetro laser etc.
O Pirate possui IRST e FLIR, no entanto o Typhoon precisou ser equipado com o pod Litening.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mai 13, 2014 7:22 pm
por kirk
Penguin escreveu:
kirk escreveu:
Penguin, caso o IRST do Gripen tenha duas bandas torna-se desnecessário o FLIR ? ... ou o FLIR tem funções adicionais e não é possível dispensá-lo e daí ter duas bandas é irrelevante ?

abs
kirk

Depende. Pods como o Litening possuem outras capacidades além do FLIR, tais como TV CCD, designador laser, telêmetro laser etc.
O Pirate possui IRST e FLIR, no entanto o Typhoon precisou ser equipado com o pod Litening.
Bom então se nossos Gripen forem equipados com Litening é irrelevante o IRST ter ou não duas bandas. 8-]

Estamos discutindo o sexo dos anjos, porisso o engenheiro da Saab não deu a importância ao assunto.

sds
kirk

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mai 13, 2014 7:24 pm
por kirk
Gripen tem a vantagem de Informação
13 maio de 2014em

http://www.gripenblogs.com/Lists/Photos/Info.jpg
GRIPEN , GRIPEN E / F , EM FOCO , TECNOLOGIA

Valor para o cliente do Gripen E encontra-se em incomparável capacidade do sistema operacional de combate, o seu design equilibrado eo fato de que o avião é construído para o compartilhamento de informações. Info.jpg

O compartilhamento de informações refere-se ao acesso dos pilotos Gripen à informação, recolhidas e analisadas dentro de seu próprio grupo, dando os pilotos no chão para acesso a mesma informação que os seus colegas no ar tem.

O compartilhamento de informações é um elemento da "guerra de informações" - determinar onde está o inimigo, evitando a detecção de si mesmo. Um número crescente de forças aéreas do mundo já perceberam que ter uma vantagem de informação é realmente mais importante do que ter a máxima velocidade e manobrabilidade. A Suécia tem uma tradição de 40 anos de desenvolvimento de partilha de informação inter-aviões - experiência que é recolhida no Gripen E.
http://www.gripenblogs.com/default.aspx


(google tradution)

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Mai 17, 2014 6:48 pm
por kirk
Google tradution :
Imagem
OP NEWS
O Brasil é cobertor de segurança da Saab Gripen
Sex , 16 de maio 15:59 BRT
Por Bjorn Rundstrom

ESTOCOLMO , 16 de maio (Reuters ) - A sueca Saab enfrenta uma possível rejeição pelos eleitores suíços neste fim de semana de uma compra de seu Gripen 2.800 milhões dólares , mas ao mesmo tempo um retrocesso em termos de receita , o acordo terá assegurado o futuro para o jet fighter , independentemente da resultado .

O negócio é igual valor para cerca de quatro quintos do volume de negócios no ano passado para a Saab e um " no' - voto pode injetar alguma incerteza sobre o momento de uma compra de última geração do caça pela Suécia .

Ao mesmo tempo, cobrindo o suíço 2011 acordo que agora pode ser over- governado em um referendo já dada a nova versão do lutador um sopro de vida que era necessário para ele para ganhar a vitória surpresa de um concurso maior para fornecer aviões para o Brasil.

" Mesmo se houver uma perda no referendo , a Saab ganhou o concurso em um país da Europa Ocidental avançado e que era importante", Joel Jan Andersson, pesquisador sênior do Instituto Sueco de Assuntos Internacionais disse .

Uma pesquisa de opinião realizada há duas semanas, mostrou 51 por cento dos eleitores suíços que se opõem ao acordo , no valor de 2,5 bilhões de francos suíços para a Saab , enquanto que 44 por cento apoiado ele. O 5 por cento restantes estavam indecisos .

Os defensores da modernização da Força Aérea Suíça argumentam que o país precisa para proteger a sua neutralidade e dizem que o acordo proporcionará às empresas suíças com cerca de 2,5 bilhões de francos em off- set negócios. Mas é controverso porque um negócio requer cortes de custos em outras áreas , como a educação , os adversários stress.

Vitória do concurso suíço da Saab abriu o caminho para a Suécia para se comprometer com o desenvolvimento contínuo do figher e por sua vez, tornou mais fácil para ganhar Saab no Brasil, disse Andersson .

Suécia precisava de um parceiro para compartilhar os custos de desenvolvimento e Suíça foi destacado como tal na decisão do parlamento sueco para comprar 60 da próxima geração jatos Gripen . Desde então , a maioria casa na Suécia concordou em caminhar o número para 70 jatos.

Mas depois de aterrar o concurso brasileiro de 36 jatos no ano passado , batendo rivais maiores Dassault Aviation da França e EUA Boeing , Suécia parece agora ganhar o parceiro estratégico que precisa no Brasil.

Saab CEO Hakan Buskhe disse no início deste ano, a ambição era a de finalizar o negócio brasileiro este ano.

"Enquanto o negócio no Brasil cruza a linha de chegada, eu não acho que a Suíça desempenha um papel importante ", disse Gunnar Hult , professor da Escola Nacional de Defesa da Suécia .

"Se fechar o negócio Brasil , haverá o desenvolvimento de uma nova versão Gripen da Suécia e do Brasil. "


ATRASOS

O governo suíço decidiu em novembro de 2011 para fazer a aquisição do Gripen E como uma alternativa mais barata para o Eurofighter Typhoon , desenvolvido por um consórcio de BAE , Finmeccanica , ea EADS , e Rafale da Dassault .

A compra suíça é um governo para lidar governo em que a Suécia encomendou 82 Gripens da Saab com um olho para vender em 22 deles para a Suíça.

Analista de ações Swedbank Mats Liss disse que a reação no estoque Saab era susceptível de ser cortado em caso de um "não" no domingo. " Ele ( o voto " sim " ), não foi fixado o preço em qualquer extensão maior ", disse ele .

Embora improvável para inviabilizar o desenvolvimento futuro de última geração Gripen , Suíça se retirando do negócio ainda pode atrasar 70 modo avião da Suécia , uma vez que provavelmente iria esperar em um contrato final a ser assinado no Brasil.

Mas a Suécia já investiu bilhões de coroas no projeto e , como tal, não seria susceptível de abandoná-lo, especialmente porque o impasse entre a Rússia eo Ocidente sobre a Ucrânia pôs em evidência os riscos geopolíticos na região.

"É possível Suécia iria adiante por conta própria para o desenvolvimento do novo caça Gripen ", disse Hult . "Eu não acho que foi possível antes, mas agora temos uma nova situação política com a Ucrânia . " ( $ 1 = 0,8898 francos suíços ) ($ 1 = 6,5639 coroas suecas ) (Reportagem adicional de Caroline Copley em Zurique , Edição de Niklas Pollard e Alistair Scrutton )
http://uk.mobile.reuters.com/article/id ... 6?irpc=932