Esse contrato está amarrado. A preocupação deles agora é saber quantos Gripen E a FAB vai comprar em troca.
Como disse antes, ninguém é bobo de trocar 5/6 KC -390 por 4 Gripen E.
A contabilidade não é essa e não funciona assim.
Vamos ver como e se o MD paga essa conta e põe na despesa do governo.
Porque esse de agora não vai pagar mesmo. Vai sobrar para quem vier depois.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Mai 12, 2023 7:59 am
por hotm
isto é verdade o presidente do Brasil disse isso?
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Mai 12, 2023 9:35 am
por J.Ricardo
O Lula é especialista em dizer bobagens, só que a imprensa BR é especialista em esconde-las...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Mai 12, 2023 10:10 am
por Matheus
FCarvalho escreveu: ↑Sex Mai 12, 2023 3:05 am
Esse contrato está amarrado. A preocupação deles agora é saber quantos Gripen E a FAB vai comprar em troca.
Como disse antes, ninguém é bobo de trocar 5/6 KC -390 por 4 Gripen E.
A contabilidade não é essa e não funciona assim.
Vamos ver como e se o MD paga essa conta e põe na despesa do governo.
Porque esse de agora não vai pagar mesmo. Vai sobrar para quem vier depois.
Imagino que vão negociar para as unidades restantes dos estimados 66 em troca de uma meia dúzia de KC. O mais importante é que o negocio se concretize pois é importante para os dois lados, ou melhor, três lados (governos e embraer).
EDIT MOD - Túlio: usar o SMEoS para subir no palanque eleitoral.
Pro leigo (pro presidente e para 90% do público) é isso ai mesmo...
abs
A mim parece apenas uma expressão infeliz, pois logo depois o hôme desfiou algumas das principais diferenças. Não façamos tempestade em copo d'água, em vez disso lembremos no governo DE QUEM o Programa foi lançado. E se amanhã ele disser que os Scorpênis são "uma cópia" dos IKL, terei de lembrá-los QUEM lançou o Programa e ainda por cima salvou o SSN, que a MIRJ já ia enterrando para torrar a grana remendando aquela lata véia cancerígena chamada A-12? Ou que o Guarani é "uma cópia" do Urutu, outra vez, QUEM lançou mesmo?
Eleição já acabou, vamos descer do palanque, tigrada. Se querem esbravejar com o resultado, vão ao SMEoS.
Pro leigo (pro presidente e para 90% do público) é isso ai mesmo...
abs
A mim parece apenas uma expressão infeliz, pois logo depois o hôme desfiou algumas das principais diferenças. Não façamos tempestade em copo d'água, em vez disso lembremos no governo DE QUEM o Programa foi lançado. E se amanhã ele disser que os Scorpênis são "uma cópia" dos IKL, terei de lembrá-los QUEM lançou o Programa e ainda por cima salvou o SSN, que a MIRJ já ia enterrando para torrar a grana remendando aquela lata véia cancerígena chamada A-12? Ou que o Guarani é "uma cópia" do Urutu, outra vez, QUEM lançou mesmo?
Eleição já acabou, vamos descer do palanque, tigrada. Se querem esbravejar com o resultado, vão ao SMEoS.
para mim é uma expressao bastante infeliz so queria saber se é vdd saiu lhe bastanet mal.
o objectivo do Kc390 é substituir o c-130 fazer um bocado mais que este. Mas nao estava a espera de ouvir isto de um presidente
A mim parece apenas uma expressão infeliz, pois logo depois o hôme desfiou algumas das principais diferenças. Não façamos tempestade em copo d'água, em vez disso lembremos no governo DE QUEM o Programa foi lançado. E se amanhã ele disser que os Scorpênis são "uma cópia" dos IKL, terei de lembrá-los QUEM lançou o Programa e ainda por cima salvou o SSN, que a MIRJ já ia enterrando para torrar a grana remendando aquela lata véia cancerígena chamada A-12? Ou que o Guarani é "uma cópia" do Urutu, outra vez, QUEM lançou mesmo?
Eleição já acabou, vamos descer do palanque, tigrada. Se querem esbravejar com o resultado, vão ao SMEoS.
para mim é uma expressao bastante infeliz so queria saber se é vdd saiu lhe bastanet mal.
o objectivo do Kc390 é substituir o c-130 fazer um bocado mais que este. Mas nao estava a espera de ouvir isto de um presidente
E isto para ti é a GRANDE DIFERENÇA, meu Amigo? Onde estavas quando o Comandante da FAB fez o que pôde para matar o 390 em troca de talvez mais uns quatro Gripen (não colou) e dois ou três Airbus? Onde estavam todos os indignados enquanto eu reclamava sozinho disto, é não era por "disse-me-disse" mas por ACTOS CONCRETOS? 28 KC que viraram 19 e o grave é o hôme se perder num assunto do qual não entende josta nenhuma (mas foi quem viabilizou o Programa)?
Deste jeito eu viro "esquerda", POWS!!!
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Mai 12, 2023 6:52 pm
por knigh7
O aditamento do contrato ocorreu no ano passado. O atual governo pode aumentar o número de KC-390 para a FAB quando quiser. Nada impede.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sex Mai 12, 2023 10:32 pm
por FCarvalho
Em matéria de aditamentos, o contrato do KC-390 poderia chegar até 35 aeronaves. Isso ainda é válido, já que estamos dentro do contrato original. Pode diminuir, como pode aumentar. Depende da vontade e interesse do governo e da FAB.
O caso do Gripen E\F idem. Podem comprar 4, 5, 6 ou 9 agora e mais qualquer quantidade depois em um segundo lote.
Mas primeiro tem que saber o que a FAB realmente quer da vida quanto aos caças suecos e ao avião da Embraer.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Mai 13, 2023 12:59 pm
por arcanjo
República Tcheca está preparando a compra de novos aviões de transporte
Cabine do avião Embraer C-390 Millenium (Foto: Petr Bušta)
Por Iveta Vávrová - iROZHLAS.cz
De acordo com o comandante da Força Aérea da República Tcheca, Petr Čepelka, um dos principais favoritos é o avião C-390 da Embraer. Ele afirmou que o avião bimotor de transporte, produzido em parceria com a empresa tcheca Aero Vodochody, é ideal para as necessidades militares. O general Čepelka fez essas declarações à rádio Radiožurnál na exposição que o exército realiza no centro de Praga.
Segundo Čepelka, a Força Aérea poderia ter dois desses aviões que, com a participação da Aero Vodochody, são produzidos na República Tcheca. Atualmente, o Ministério da Defesa está preparando as condições de compra.
Trata-se de um avião de transporte de médio porte, capaz de transportar veículos militares, como os Pandur, que os soldados não podem transportar por via aérea no momento.
"No momento, estamos finalizando as consultas para as especificações do avião de transporte de médio porte. Acredito que, nos próximos dias, essas especificações serão encaminhadas para a área de aquisições", informou o general Petr Čepelka, acrescentando que, ao escolher o avião adequado, é necessário levar em consideração uma série de circunstâncias.
"Uma delas é o tamanho do avião, a outra são os custos associados à sua operação. Devemos considerar a infraestrutura que temos na República Tcheca e, se avaliarmos todas as circunstâncias importantes que afetam a aquisição de um tipo de tecnologia aérea como essa, então o avião dessa categoria, como o Embraer C-390, pode ser a escolha certa", acrescentou Čepelka.
A Embraer voa mais rápido e pode transportar mais carga do que outros aviões militares de médio porte, segundo o site Aeroweb. Isso o torna adequado para uso militar.
No sábado, soldados tchecos mostram alguns de seus equipamentos em uma exposição na loja de departamentos Flora, em Praga, onde estão organizando o Dia do Exército. Seu objetivo não é apenas apresentar tecnologia, mas também atrair novos interessados em servir no exército.
Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: iROZHLAS.cz
Era só questão de tempo até os checos formalizarem a aquisição dos KC-390. E para dois aviões, a LM não vai nem se dar o luxo de fazer esforço para brigar por isso.
Mas, uma compra puxa outra. Vide a Austria bem ao lado, e por tabela, a Eslováquia, que cedo ou tarde, irá também mover-se no sentido de adotar um avião tático militar na categoria do modelo brasileiro. Não é novidade que checos e eslovacos continuam ligados umbilicalmente em quase tudo, mas, principalmente na área de defesa. Vide a compra dos CV-90 por estes últimos, que se seguirá a sua aquisição pelos checos sendo negociada neste momento.
O que temos a responder agora é: o que podemos dar em troca pelos aviões para a Rep Checa em termos de off set, e consequentemente, para a Eslováquia mais adiante, para fechar de vez este negócio?
Lembrando que a TATRA tem planejado investir em uma fábrica no Estado do Paraná, a qual já deveria começar a produzir os modelos Phoenix neste ano. E o EB já utiliza os modelos FORCE e TERRA em pequenas quantidades. A sua produção no Brasil pode ajudar a diminuir os custos de aquisição e manutenção, e possibilitar a compra de maiores quantidades. É só olhar a questão da artilharia de campanha, onde os chassis Tatra 815-7 são a base para todos os veículos da Avibras.
Aliás, temos uma concorrência para uma VBCOAP SR que se avinha até o final do ano. E apesar de serem apenas 36 unidades, isso é apenas o começo de uma série de aquisições que visam, mal ou bem, dotar 8 brigadas de cav e inf mec do exército com tais blindados. Sem contar os GAC AD, que também devem receber este modelo para estudos de doutrinários, podendo ser adotados para os mesmos, ou não.
Enfim, as compras somente para reequipar a arma de artilharia, toda ela, com produtos e serviços oriundos da Rep Checa e Eslováquia, é no mínimo uma grande chance que temos para negociar a introdução de bem mais que 2 KC-390 em ambos países.
A ver.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Sáb Mai 13, 2023 3:46 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: ↑Sex Mai 12, 2023 10:32 pm
Em matéria de aditamentos, o contrato do KC-390 poderia chegar até 35 aeronaves. Isso ainda é válido, já que estamos dentro do contrato original. Pode diminuir, como pode aumentar. Depende da vontade e interesse do governo e da FAB.
O caso do Gripen E\F idem. Podem comprar 4, 5, 6 ou 9 agora e mais qualquer quantidade depois em um segundo lote.
Mas primeiro tem que saber o que a FAB realmente quer da vida quanto aos caças suecos e ao avião da Embraer.
A quantidade minima de Gripens é 60 unidades. Se a FAB conseguir perspectiva orçamentária para aquela quantidade, da aeronave de carga para substituir o Bandeirante e um treinador substituto do T-25, de 4 bataerias de méda altura, do PESE, de armamento, então não haveria problema em aumentar o numero de KC-390.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 15, 2023 4:39 pm
por FCarvalho
A quantidade de problemas que se amontou nas últimas décadas, e continua se amontoando em escala estratosférica, é tão grande nas três forças que teríamos que vender ou alugar metade da Amazônia para quem oferecer mais para conseguir verba no curto e médio prazo a fim de tentar resolver todos os problemas. Com certeza não haverá mudanças no orçamento da Defesa no curto e médio prazo. Talvez na próxima década quando, e se, o azedume político-ideológico tiver baixado a poeira no país e as pessoas voltem a pensar com a cabeça e não com o fígado. Inclusive militares.
De minha parte, como tenho defendido aqui faz tempo, há espaço na FAB, e quiçá no mercado de exportação, para uma versão strech do avião da Embraer. Mal comparando, o C-130J-30 é capaz de levar mais tropas, pqdt e pallets que o KC-390 com praticamente as mesmas dimensões internas dele. Só muda a motorização. A mim me parece que, já que não vemos ter C-17, Y-20, C-2 ou IL-76 por aqui mesmo em qualquer tempo, nada demais dispor do modelo que temos e fazer ele oferecer capacidades semelhantes aqueles aviões, levando em conta as devidas proporções.
Um KC-390 capaz de levar uma companhia de infantaria leve na íntegra seria algo plenamente alcançável e não exigiria tantas mudanças que se dissesse que seria outro avião. Fala-se tanto em mobilidade aqui, mas não fazemos nada na prática para obter, manter e aumentar tais capacidades nas ffaa's. Com 35 aviões possíveis no contrato atual, podemos aumentar as chances do KC-390 no mundo se dispusermos antes nós mesmos de maiores e melhores capacidades para ele.
Creio que já deu para notar que o avião da Embraer embalou de vez nas vendas pelo mundo. E breve ele será o referencial para cargo militar médio em todo lugar. Será, ou na verdade, já é, o cara a ser batido neste nível de mercado. E a LM e Boeing sabem disso. A Airbus já se tocou também. Porque não aproveitar e surfar na onda, enquanto ela existe...
Não vou nem comentar o que ele poderia fazer na aviação naval, que é outro mercado objetivo e natural para versões subsequentes ao cargo.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 15, 2023 5:08 pm
por FCarvalho
Brincando de ser feliz...
A estrutura atual:
1o\9o Gav Base Aérea Manaus - BAMN > C-105 Amazonas
1o\15o Gav Base Aérea Campo Grande - BACG > C-105 Amazonas
2o\10o Gav Base Aérea Campo Grande - BACG > SC-105 Amazonas
1o GTT Base Aérea Anápolis - BAAN > KC-390
1o\1o GT Base Aérea Galeão - BAGL > KC-390
1o\2o GT Base Aérea Galeão - BAGL > C-99A
2o\2o GT Base Aérea Galeão - BAGL > KC-30
A estrutura desejável, e possível, na minha opinião:
1o\9o Gav Base Aérea Manaus - BAMN > KC-390
1o\15o Gav Base Aérea Campo Grande - BACG > KC-390
2o\10o Gav Base Aérea Campo Grande - BACG > SC-390
1o GTT Base Aérea Anápolis - BAAN > KC-390
1o\1o GT Base Aérea Galeão - BAGL > KC-390 Strech
1o\2o GT Base Aérea Galeão - BAGL > KC-390 Strech
2o\2o GT Base Aérea Galeão - BAGL > KC-30
Distribuição:
1o\9o Gav Base Aérea Manaus - BAMN > 6 unidades
1o\15o Gav Base Aérea Campo Grande - BACG > 6 unidades
2o\10o Gav Base Aérea Campo Grande - BACG > 4 unidades
1o GTT Base Aérea Anápolis - BAAN > 6 unidades
1o\1o GT Base Aérea Galeão - BAGL > 7 unidades
1o\2o GT Base Aérea Galeão - BAGL > 6 unidades
2o\2o GT Base Aérea Galeão - BAGL > 6 unidades
Se fosse eu, transferiria o 1o\1o GT para São Paulo onde está a 12a Bda Inf Lv, a base indústria e de defesa do país, e as principais bases logística da FAB, também. Poderia ficar em Campinas, no aeroporto de Viracopos, ou na BASP em Guarulhos, que já andam reclamando da ausência do 4o ETA por lá, que foi extinto na última atualização organizacional da FAB.
Total de aeronaves: 22 KC-390 + 13 kc-390 Strech > 35 aviões na frota.
Ao contrário do que se possa dizer, inclusive de parte da FAB, não são números fora da realidade, e levam em conta, também, as (muitas) necessidades do EB e MB, que não por acaso também são clientes desde a fase de concepção do projeto pela Embraer. Depois virou isso que nós vemos aí.
ps: não faço ideia de quantos metros teriam que ser acrescidos à fuselagem atual a fim de que o KC-390 pudesse transportar uma CiaInfLv, Hoje ele possui cerca de 12,85 metros de comprimento no compartimento de carga, levando até 80 tropas ou 66 paraquedistas. Quem gosta de fazer essas métricas se quiser pode ajudar a tentar saber o quanto seria necessário espichar o avião.