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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mar 13, 2014 11:58 pm
por kirk

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 1:04 am
por knigh7
Marino escreveu:Não amigo, eles não sabem.
No site da FAB, do CECOMSAER, está o valor de 4,5 k, que não é cumprido nem pelo Gripen C na Suécia.
O site da FAB copiou e colou as informações do site do Gripen. Pode observar lá.

Acho que o custo da hora-voo do caça calculado pela FAB é de US$ 8,000.00. Foi informado pela Eliane Catanhêde com base no relatório da COPAC, segundo ela. E deve ser verdade, pois o que ela havia informado da parte financeira da proposta da SAAB (valor e condições de financiamento em 2010), revelaram-se verdadeiras.

O custo de hora-voo do caça em US$8.000,00, ou em US$ 10,000.00 no caso do Super Hornet, estão próximos dos custos do A-1 e do F-5M operados pela Força.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 1:12 am
por Marino
NA apresentação da FAB no Congresso o Brig Crepaldi disse que a Hv do Gripen NG está em torno de 4,5 k.
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 1:18 am
por knigh7
frankbr escreveu:Uma pergunta,

No peso vazio houve erro de digitação ?

20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.

abraço
Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 8:34 am
por frankbr
knigh7 escreveu:
frankbr escreveu:Uma pergunta,

No peso vazio houve erro de digitação ?

20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.

abraço
Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Obrigado pela info ! Confirma que houve erro de digitação no texto.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 12:51 pm
por Thor
Marino escreveu:NA apresentação da FAB no Congresso o Brig Crepaldi disse que a Hv do Gripen NG está em torno de 4,5 k.
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306
Comandante, obrigado pelo link da apresentação. Achei bem interessante.
Entretanto, não vi essa afirmação no que tange ao valor da hora de voo. Apenas em 18:20 ele passa rapidamente pelo item "menor custo operacional", sem especificar valores.
Abraços e peço desculpas antecipadamente se eu dormi em alguma parte da palestra.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 1:51 pm
por Luís Henrique
knigh7 escreveu:
frankbr escreveu:Uma pergunta,

No peso vazio houve erro de digitação ?

20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.

abraço
Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Nossa, o mais interessante para mim não foi nem o peso, que já era dito em torno de 7,2 T.
Agora falam em 7,6T.

O mais interessante foi o comprimento que no caso do Gripen C é de 14,1m
para o Gripen D = 14,9m

Já neste site diz que o Gripen E terá: 15,2m
e o F: 15,5m
Se for verdade é estranho. Porque nas versões C/D a diferença de 80cm e nas versões E/F apenas 30cm de diferença para o segundo assento.

Outra coisa, a envergadura ampliou de 8,4m para 8,6m

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 3:17 pm
por frankbr
Eu perguntei direto pro autor do artigo em relação à informação de peso vazio de 3t.

Eis que recebo a resposta :"Apologies - on reading my notes the roughly 3t weight is for the empty airframe structure. Now corrected online!"

Agora ta respondido.

abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 4:41 pm
por angelogalvao
EU queria entender pq a FAB continua a chamar o Gripen de NG e não fala logo Gripen E/F

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 8:36 pm
por Alitson
Porque é mais fashion!!!!!!!!!! hehehe

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 8:44 pm
por irlan
Pra minha mente é mais fácil chamar pelo nome de Gripen NG doque de E/F, pelo menos até ver alguma autoridade chamando ele assim. :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 9:37 pm
por knigh7
Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Nossa, o mais interessante para mim não foi nem o peso, que já era dito em torno de 7,2 T.
Agora falam em 7,6T.

O mais interessante foi o comprimento que no caso do Gripen C é de 14,1m
para o Gripen D = 14,9m

Já neste site diz que o Gripen E terá: 15,2m
e o F: 15,5m
Se for verdade é estranho. Porque nas versões C/D a diferença de 80cm e nas versões E/F apenas 30cm de diferença para o segundo assento.

Outra coisa, a envergadura ampliou de 8,4m para 8,6m
Olá, Luiz Henrique.

Vale ressaltar que esse comprimento é contando com o tubo de pitot.

O Gripen E será cerca de 37cm maior que a versão "C".

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 10:33 pm
por NovaTO
Esse aumento do peso vazio é preocupante. Qual seria o motivo?? :?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Mar 14, 2014 11:15 pm
por knigh7
O Gripen E tem um peso vazio maior. Pelo menos é o que indica o Depto de Defesa Suíço e talvez a FAB.

Segundo o presidente da COPAC, o Gripen E tem uma capacidade de 5.200kg de cargas externas.

MTOW 16.500 kg
-comb. interno 3.400kg
-cargas externas 5.200kg
-peso do piloto 100kg
-------
peso vazio 7.800kg

Isso bate com o informado pelo Suíça.


Obs: tem de abater dos 5.200kg o peso dos pilones subalares e ventrais, lançadores e ejetores: são menos 660kg a 550kg dependendo da configuração......

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Mar 15, 2014 1:22 am
por Hammer-Nikit
angelogalvao escreveu:EU queria entender pq a FAB continua a chamar o Gripen de NG e não fala logo Gripen E/F
Imagino que seja porque na PROPOSTA entregue pela Saab deva estar escrito "Gripen NG". Se esta proposta foi selecionada como vencedora, agora FAB deve ter que seguir chamando do avião disso até assinar o novo contrato, se não, um dos derrotados pode alegar que o modelo proposto era um e que o efetivamente contratado era outro.... ;) Detalhes, detalhes!

[]s Hammer