Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7096 Mensagem por FoxTroop » Qua Dez 22, 2010 2:44 pm

Não acredito que esse 6,5x25mm venha a ter qualquer utilização em massa. Será mais um calibre como o 4,6x30mm da HK ou o 5,7x28mmSS190 da FN (este último é usado na FN Five-seveN, arma que muito gostaria de possuir mas não é permitido por lei). Pistolas e pistolas-metralhadoras são para uso em muito curta distancia e um calibre destes, muito eficaz a furar protecções, tem um poder de parada relativamente baixo. Um 9mm AP, como o7N31 russo, faz o mesmo serviço e com mais confiança.

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1179 vezes
Agradeceram: 2952 vezes

#7097 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 22, 2010 2:50 pm

O GOE da PSP usa o FN P90 com o calibre 5,7x28mm, segundo li eles gostam bastante dessa pistola-metralhadora, só que há um problema, as munições são caras em relação às 9x19mm Parabellum da MP-5. Em unidades que gastam munição como se não houvesse amanhã, isso conta e muito.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Zelhos
Avançado
Avançado
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#7098 Mensagem por Zelhos » Qua Dez 22, 2010 2:53 pm

Túlio escreveu:Insisto que achei legal aquele 6,5 x 25 e NÃO APENAS para pistolas: conforme o desempenho a gente acabaria vendo O CIGS e os BIS de submetralhadora!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Ele já é usado em submetralhadoras, vejá essa materia

http://translate.google.com.br/translat ... rmd%3Divns

Um dia é da caça... o outro do caçador...

Imagem
Elias RS
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#7099 Mensagem por Elias RS » Qua Dez 22, 2010 3:16 pm

Olá pessoal!
Vamos criar o movimento Morte ao 5,56!!! rsrsrsrsrs
Mas falando sério, eu acho que não deve ser tão difícil assim para a CBC se adaptar para produzir um calibre novo e intermediário ao 5,56 e ao 7,62. Se tiver algum engenheiro ou alguém com conhecimento de causa me corrija se eu estiver errado. Mas para mim tanto o maquinário que produz o projétil qto a maquina que produz o estojo, devem ser facilmente adaptadas ao novo calibre já que a materia prima usada é a mesma. Ambas as maquinas devem funcionar num processo semelhante a estampa, onde um molde pressiona uma chapa laminar de matéria prima imprimindo, por assim dizer o formato desejado a chapa, quer seja o estojo quer seja o projétil. É o que eu acho.
Qto a longevidade do 5,56 eu acho que deve durar muito ainda, pois o processo de substituição de qualquer equipamento militar na era pós Guerra Fria é algo custoso e de dificil justificativa em tempos de crise financeira. Até os americanos, que ditam as tendências nessa área estão mais parcimoniosos nos gastos com a área de Defesa... E eles mesmo querendo trocar de calibre teriam uma grande dificuldade para faze-lo atualmente não devendo ocorrer o que ocorreu quando eles adotaram o 5,56, que foi feito para ontem sob a justificativa da GF.
Abs
Elias

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#7100 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 22, 2010 3:23 pm

O 5.56x45mm NATO ainda vai andar por aí durante largas décadas. Ainda recentemente um oficial Pára-quedista disse isso mesmo num fórum português.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

FoxTroop
Sênior
Sênior

#7101 Mensagem por FoxTroop » Qua Dez 22, 2010 3:39 pm

Como já aqui referi, não acredito que o 556 vá ser substituido num futuro próximo. Mas também não vale a pena negar que é um calibre deficiente. Está nos seus últimos estágios de desenvolvimento e pouco mais poderá ser extraido do mesmo em termos de eficácia. Os relatórios de combate dos diversos TO's são bastante elucidativos e o facto dos diversos contingentes tentarem levar, sempre que possivel, armas em 7.62 é um indicio do que se passa.

Quanto ao Brasil, ou mesmo Portugal, poderem adoptar um novo calibre, adaptando ou criando uma nova arma para o mesmo, parece-me perfeitamente possivel e penso que apenas por questões politico-económicas é que tal não avança.

No caso de Portugal, temos os técnicos, temos uma industria de moldes que é líder mundial e a única lacuna que vejo é a falta de maquinaria de martelagem a frio para o fabrico de canos.
Também se poderiam fazer os canos por maquinação, e isso seria o ideal para a construção de uns prototipos de demonstração e desenvolvimento mas, para produção em escala, sem dúvida que valeria a pena investir numas máquinas dessas.

Não esquecer que Portugal foi o pioneiro na introdução e uso do 8mm Kropatschek e poderia voltar a ser um pioneiro nessa area. Podendo sonhar, uma parceria com o Brasil, para o desenvolvimento e adopção de um calibre realmente intermédio seria realmente um reforçar da autonomia militar dos nossos países e também um reforçar dos laços que nos unem.

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#7102 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 22, 2010 3:42 pm

E a OTAN? :?

Os "donos" nunca deixariam. :(

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#7103 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 22, 2010 3:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Porra, o cara quer comparar uma munição perfurante (porque, ponta de aço=perfurante) com munição de núcleo de chumbo.
Esse cara é um fanfarrão, embusteiro! :lol:

Ou compara as duas com pontas iguais, de mesma tecnologia, ou fala que uma é especial e a outra comum. :x

E Bolovo, o 22 LR também é eterno. :roll: :lol:
Isso chama-se tecnologia. O 7,62mm OTAN é calibre de vovô. E o 5,56mm OTAN é eterno.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FoxTroop
Sênior
Sênior

#7104 Mensagem por FoxTroop » Qua Dez 22, 2010 3:53 pm

Cabeça, a questão não está na OTAN, nem nada que se pareça. A questão está na maneira como o poder politico vê as FA's. Tal como a Saúde ou a Justica, na mente dos nossos "pulhiticos", as FA's têm de dar lucro ou, pelo menos, o mínimo de despesa possível. Fazer entender a essa gente que a independencia militar não é algo qu possa ser quantificado é mais dificil que encontrar uma prostituta virgem. O nosso país deveria ser independente em armamento ligeiro (como já o fomos) e deixar de andar a reboque. Vamos adoptar agora uma arma em 556 (já com mais de 30 anos de atraso) e justamente quando se torna por demais evidente que esse calibre está esgotado e que os tais "donos" só não o trocam porque estão de calças na mão e sem dinheiro para isso de momento (além do lobby poderosíssimo de umas certas "instituições).

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#7105 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 22, 2010 3:57 pm

Calma aí que a minha tropa à mais de 20 anos que anda com a Galil nas mãos... :twisted: 8-]

Quando uma pessoa lê o que o sô Machado escreve, dá para perceber que ele também não lhe agrada ver a tropa Portuguesa toda equipada com espingardas-automáticas e ML de 5.56x45mm. Mas o que se pode fazer, a OTAN obriga a uma padronização de calibres. Ou saimos da OTAN ou é 5.56x45mm para toda a gente.

FoxTroop
Sênior
Sênior

#7106 Mensagem por FoxTroop » Qua Dez 22, 2010 4:02 pm

cabeça de martelo escreveu:Calma aí que a minha tropa à mais de 20 anos que anda com a Galil nas mãos... :twisted: 8-]
Mas isso foi porque as "senhoras" achavam que o 7.62 era coisa muito puxada para as delicadas mãos :twisted: :twisted: :twisted:

cabeça de martelo escreveu:Mas o que se pode fazer, a OTAN obriga a uma padronização de calibres. Ou saimos da OTAN ou é 5.56x45mm para toda a gente
A OTAN não obriga a que se use o calibre tal. Apenas aconselha o uso de um calibre determinado, tanto que tens na OTAN países que usam os mais variados calibres.

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6409 vezes
Agradeceram: 6761 vezes
Contato:

#7107 Mensagem por Túlio » Qua Dez 22, 2010 4:11 pm

Elias RS escreveu:Olá pessoal!
Vamos criar o movimento Morte ao 5,56!!!

ISSO!!!

Está criado desde já o Movimento MORTE AO BOLOVO...errr...ao 5,56!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior

#7108 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 22, 2010 4:15 pm

Tá bom, tá bom. Vai lá, vai ser a jihad dos vovôs.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6409 vezes
Agradeceram: 6761 vezes
Contato:

#7109 Mensagem por Túlio » Qua Dez 22, 2010 4:22 pm

Bolovo escreveu:Tá bom, tá bom. Vai lá, vai ser a jihad dos vovôs.

ADORO ver esses fedelhos falando como se nunca fossem ficar véios, inté parece...

Aguardem para daqui a alguns anos a fundação da 4V* pelo nosso véio - de verdade - BOLOVO... :mrgreen:

4V* - Vanguarda dos Véios Vroxas Vinagrentos. Todos armados com M-16 com o cano torto (caído), literalmente cabisbaixo... :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior

#7110 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 22, 2010 4:28 pm

Um dia eu vou ficar velho, eu sei. Daqui uns 100 anos eu vou estar falando do 5,56mm e o povo vai estar usando raio lasers. O que não dá é em pleno século 21 os caras falarem de um calibre velho como o 7,62mm OTAN. Isso é coisa pra depois da 2 GM.

Responder