TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70756 Mensagem por Penguin » Qui Fev 06, 2014 7:01 pm

Por Ivan Plavetz
06/2/2014
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1534

Força aérea Brasileira poderá receber caças Gripen C e D antes da Copa

A reportagem de T&D confirmou junto à Força Aérea Brasileira (FAB) que esta sendo negociada a possibilidade de que aviões de combate Saab Gripen C e D (monoplace e biplace, respectivamente) cheguem ao País antes da Copa do Mundo de Futebol como solução interina para defender o espaço aérea brasileiro por força da desativação dos Mirage 2000 do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), Esquadrão Jaguar, unidade sediada em Anápolis, GO.

As variantes C e D do Gripen representam a segunda geração do modelo da Saab, estando em serviço em vários países, incluindo na Suécia (Foto: Gripen International)

A fonte confirmou que essas tratativas não fazem parte do processo de negociação envolvendo o contrato de aquisição de 36 aviões de combate Gripen NG, o qual esta em fase inicial e deverá estabelecer um cronograma de entregas definido que deverá começar ao redor de 2018. A vinda dos Gripen C e D é um acordo a parte que esta sendo negociado de governo-a-governo entre Brasil e Suécia. O escopo desse possível acordo envolve uma quantidade que pode variar entre 8 e 12 aeronaves, incluindo entre um e dois “D” (biplace).

As variantes C e D do Gripen representam a segunda geração do modelo da Saab, estando em serviço em vários países, incluindo Suécia. Dentro dessas mesmas versões há exemplares que já receberam “upgrade” de atualização, notadamente com vistas à integração de novas armas.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70757 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 06, 2014 11:57 pm

Se vierem 12 já está de bom tamanho. Ao menos o GDA volta a "existir" integralmente, enquanto unde de caça.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70758 Mensagem por BrasilPotência » Sex Fev 07, 2014 2:15 am

Sem duvida e se os adquirirmos, e posteriormente eleva-los ao padrão E/F seria excelente.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70759 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 07, 2014 5:47 pm

BrasilPotência escreveu:Sem duvida e se os adquirirmos, e posteriormente eleva-los ao padrão E/F seria excelente.
Eu não acho.

A comunalidade entre a versão C e a E será de apenas 10%. Ou seja, ou vamos ter que reconstruir quase tudo no caça, ou teremos um caça diferente, apenas com aviônicos iguais.

Eu acho que deve ser leasing. Assim que tivermos Gripens E/F em quantidade satisfatória, devolvemos os C/D.
E, claro, a aquisição de E/F não deve parar em 36 unidades....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70760 Mensagem por NovaTO » Sex Fev 07, 2014 10:13 pm

Luís Henrique escreveu:
BrasilPotência escreveu:Sem duvida e se os adquirirmos, e posteriormente eleva-los ao padrão E/F seria excelente.
Eu não acho.

A comunalidade entre a versão C e a E será de apenas 10%. Ou seja, ou vamos ter que reconstruir quase tudo no caça, ou teremos um caça diferente, apenas com aviônicos iguais.

Eu acho que deve ser leasing. Assim que tivermos Gripens E/F em quantidade satisfatória, devolvemos os C/D.
E, claro, a aquisição de E/F não deve parar em 36 unidades....
Segundo o Saito, pelo menos +50. :mrgreen:

[]'s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70761 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 08, 2014 12:53 am

O objetivo básico continua sendo a posteriori a substituição gradual dos F-5M, e a seguir, de todos os A-1M.
Mas este cronograma de substituições vai até pelo menos 2033, quando os prevê-se os últimos A-1M sejam retirados de serviço, Então ainda teremos mais vinte anos para saber se essa conta fecha ou não.

Até lá, podemos presumir que ao menos os Gripen E/F irão dar conta de substituir os M-2000/F-5M da FAB no curto/médio prazo. O que significa dizer a fabricação em torno de uns 93 caças, na proporção de 1X1. O que talvez não seja o caso, também, já que andam dizendo por aí que os 36 iniciais irão ficar em AN.

Se a adoção deste padrão for certa nos anos vindouros na FAB, pode ser que passemos bem rápido da centena de caças construídos antes de começar a ter de substituir os derradeiros A-1M na década de 2030. Isso para não falar em hipotéticas versões navais daquele caça.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Por enquanto, os ventos nos favorecem.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18568
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70762 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 08, 2014 2:38 am

Os AMX ainda vão durar tempo demais para serem substituídos (entre 15 a 20 anos após a modernização) pelos Gripens.

Eu gostei daquele número estimado de Gripens dado pelo Saito (cerca de 86). Como cada esquadrão da FAB vai ser composto por 18 aeronaves, aquele número daria mais ou menos para equipar 4 esquadrões, que seria para substituir os F-5M e Mirage.

Esse lote inicial de 36 unidades vai substituir parte dos Mike. Em 2021-2022, quando as últimas unidades previstas chegarem vai estar no meio da retirada deles. Encomendar mais lotes para manter a linha de produção ocupada no Brasil, vindo em sequência ao fim dos 36, é o mais provável que irá ocorrer.

Há alguns que acham que o lote ex-Jordânia vai durar 20 anos, mas não. A FAB vai ter de usá-los mais para poupar as células mais desgastadas que demorarão para serem substituídas.

Daqui há 20 anos é mais do que tempo suficiente para entrarmos num projeto em parceria de uma geração mais avançada e começarmos a recebê-los, substituindo os A-1M.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70763 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 08, 2014 9:13 am

Olá Knight7, esta também é uma das hipóteses sendo avenadas, diga-se.
Em termos numéricos, exitem/existirão apenas 4 esquadrões com F-5M na FAB, que a 18 undes/Esq dá 72 caças. Com os 36, que dizem, vão ficar integralmente em AN, já somam 108 caças.
Se isto for mesmo verdade, podemos inferir que a linha de produção nacional terá trabalho, pelo menos, até 2030 com os Gripen E/F, no atual padrão de tempo de produção.
Mas há de se ver também que naquela data serão os últimos A-1M a serem baixados, e não os primeiros. Neste caso, os mais antigos começam a ser retirados, em princípio, por volta de 2028, o que significa que teremos de ter uma decisão quanto a um 5a G bem antes disso, para que o fim de sua retirada possa coincidir com a entrada de um caça tupiniquim de nova geração em seu lugar.
Seria uma conta e um balanço interessante de se ver na FAB, já que crê-se uma frota inteiramente de caças de 5a G na nossa realidade pouco plausível, ou aceitável, vide os custos impostos.
Mas não deixa de ser uma solução bem interessante que os 53 AMX possam ser substituídos, por exemplo, num mix hi-lo, como o pessoal aqui gosta de dizer, entre Gripen E/F e uma versão tupiniquim do PAK-FA. Ou mesmo um produto de origem nacional, quem sabe.
Até a necessidade de um futuro caça naval para os novos Nae da MB, por estes tempos, poderia concorrer para essa idéia vir a calhar no desenvolvimento precoce deste programa.
Quem sabe. É uma opção.
A ver.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70764 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Fev 08, 2014 11:19 am

Olá camaradas, confesso a vocês que todas as opções aqui apresentadas, me deixam muito felizes; já pararam pra pensar que teremos um Força Aérea muito superior a muitos países da Europa, com caças de 4ªgeração e meia?! :D :D :D :D :D
Isso sem falar que a MB deve "embalar" no mínimo uns 24 SEA GRIPENS(SOMENTE PARA 01 PORTA AVIÕES). :D :D :D :D :D


ADSUMUS




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70765 Mensagem por Alitson » Sáb Fev 08, 2014 12:19 pm

quero ver o que irão colocar nas asas destes C/D. AIM-9L??? hehehe




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8752
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70766 Mensagem por prp » Sáb Fev 08, 2014 3:46 pm

Alitson escreveu:quero ver o que irão colocar nas asas destes C/D. AIM-9L??? hehehe
AIM-9L é liberado pra nós. KKKKKKKKKKKKK




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70767 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Fev 08, 2014 4:17 pm

Olá camaradas, vou ter que fazer um meio desabafo.........as vezes tem comentários que parecem de pessoas que querem ver as nossas forças armadas com capacidades pra defesa de um país do tamanho da Bolívia e não do Brasil..........em outros tópicos aqui no fórum já vi comentários como: redução de nossos efetivos, extinção da doutrina de PA`S na MB, extinção ou função burocrática para o CFN, fim da aviação naval, fechamento de bases em prol de mais recursos e etc............ :( :( :(
Senhores, para uma defesa eficiente do país; temos que nos basear em doutrinas e planejamento , como em países que tem extensões geográficas no mínimo parecida com a do Brasil; ex: Rússia, Índia , China e etc; agora se tivermos uma defesa nacional com efetivos e doutrina de países do tamanho territorial de uma Bolívia ou Paraguai............sinceramente, se um dia formos apenas ameaçados, talvez nossa defesa , seja questão de horas...............e vai ter muito fiel defensor do fim das FA`S(SENHORES, NÃO É O CASO DE NINGUÉM AQUI NO TÓPICO!!TEMOS DIFERENTES OPINIÕES MAS TENHO CERTEZA QUE SÓ QUEREMOS A DEFESA MAIS ADEQUADA PARA A NOSSA NAÇÃO ), que vai pegar sua família e passaporte e vai pra outro país, pois podem notar que quem critica as forças armadas é "abastado" e outros sofreram lavagem cerebral política........

PAÍSES GRANDES PRECISAM DE DEFESAS GRANDIOSAS!!

Vamos parar de achar também que o Brasil não tem dinheiro para ter uma excelente : saúde , educação , saneamento, transportes e etc e para uma Defesa do país adequada..............BASTA VER O PLACAR DO IMPOSTÔMETRO NO CENTRO DE SÃO PAULO :wink: vários países tem qualidade de vida e defesa melhor, com muito menos do que consta naquele placar. :wink: :wink: :wink:


ADSUMUS




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70768 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 08, 2014 5:38 pm

ABULDOG74 escreveu:redução de nossos efetivos, extinção da doutrina de PA`S na MB, extinção ou função burocrática para o CFN, fim da aviação naval, fechamento de bases em prol de mais recursos e etc............ :( :( :(
Olha... Eu defendo um desses itens, a redução do efetivo, acho que o gasto ai seria melhor empregado em equipamento e treinamento, acho que forças profissionais como o CFN deveriam ser a regra, não a exceção.

Outros podem discordar disso ou discordar em outros pontos, o fórum de discussões serve para discutir exatamente isso.
ABULDOG74 escreveu:Senhores, para uma defesa eficiente do país; temos que nos basear em doutrinas e planejamento , como em países que tem extensões geográficas no mínimo parecida com a do Brasil; ex: Rússia, Índia , China e etc;
Austrália, Canada, Indonésia...

Os três que você citou são péssimos exemplos para o Brasil porque vivem em um contexto completamente diferente com um histórico ainda mais diferente, Austrália e Canada também não são bons exemplos porque vivem no isolamento, são ainda mais pacíficos que o Brasil, e sei muito pouco sobre a Indonésia para comentar, por isso, em termos de defesa acho o Brasil um caso muito especial.

ps: Por favor, evite posts iguais em vários tópicos, isso atrapalha a leitura, crie um tópico se for o caso.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70769 Mensagem por NovaTO » Sáb Fev 08, 2014 5:55 pm

prp escreveu:
Alitson escreveu:quero ver o que irão colocar nas asas destes C/D. AIM-9L??? hehehe
AIM-9L é liberado pra nós. KKKKKKKKKKKKK

Se for por questões de padronização deverá ser Python IV ou V. 8-]




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70770 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Fev 08, 2014 5:56 pm

Marechal-do-ar escreveu:
ABULDOG74 escreveu:redução de nossos efetivos, extinção da doutrina de PA`S na MB, extinção ou função burocrática para o CFN, fim da aviação naval, fechamento de bases em prol de mais recursos e etc............ :( :( :(
Olha... Eu defendo um desses itens, a redução do efetivo, acho que o gasto ai seria melhor empregado em equipamento e treinamento, acho que forças profissionais como o CFN deveriam ser a regra, não a exceção.

Outros podem discordar disso ou discordar em outros pontos, o fórum de discussões serve para discutir exatamente isso.
ABULDOG74 escreveu:Senhores, para uma defesa eficiente do país; temos que nos basear em doutrinas e planejamento , como em países que tem extensões geográficas no mínimo parecida com a do Brasil; ex: Rússia, Índia , China e etc;
Austrália, Canada, Indonésia...

Os três que você citou são péssimos exemplos para o Brasil porque vivem em um contexto completamente diferente com um histórico ainda mais diferente, Austrália e Canada também não são bons exemplos porque vivem no isolamento, são ainda mais pacíficos que o Brasil, e sei muito pouco sobre a Indonésia para comentar, por isso, em termos de defesa acho o Brasil um caso muito especial.

ps: Por favor, evite posts iguais em vários tópicos, isso atrapalha a leitura, crie um tópico se for o caso.
Olá camarada, quando citei os referidos países, eu os citei pela preocupação que eles tem em recuperar antigas capacidades: PA`S, LHD`S , atualização de sua Força Aérea e etc; justamente por sua importância no mundo e extensão de seus territórios.

ADSUMUS




Responder