Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jan 28, 2014 6:00 pm
Amigos,
Sobre a possível posição da empresa nacional como "main contractor" para a compra do F-X, há dois problemas principais:
1. O financiamento (se requerido):
Normalmente, o financiamento é subsidiado pelo governo sueco para a exportação de produtos do ofertante SAAB. Isso fica complexo se o cliente da SAAB passar a ser a Embraer e não mais o governo brasileiro. Não é fácil imaginar que o financiador sueco se disponha a suportar o contrato nacional entre FAB e Embraer. Há soluções intermediárias, quando a SAAB poderia vender kits para a FAB e esta repassar para a Embraer. Continua o problema de financiar a atividade brasileira e outro, mais grave, de a FAB ter responsabilidade para fornecer os kits no tempo e na qualidade contratual prevista.
2. A responsabilidade técnica.
A FAB, como qualquer cliente, detesta a situação de responsabilidade dividida entre fornecedores. Quando há participação comum, sempre "a culpa é do outro".
Um dos grandes problemas de negociação na Índia, segundo foi publicado, é justamente a imposição de uma contratada nacional, mas com a responsabilidade técnica do fornecedor estrangeiro, sem que este tenha qualquer controle sobre trabalho a ser realizado.
Por isso, tenho certeza que a FAB pediu total responsabilidade dos ofertantes do F-X. Se for feita a opção por colocar o contrato principal na Embraer (que teria situação similar a um "atravessador"), temos que nos preparar para grandes problemas na negociação, na condução do contrato, além do aumento de preço. Ninguém assume responsabilidade (Embraer) sem ganhar para isso.
Abraços,
Justin
Sobre a possível posição da empresa nacional como "main contractor" para a compra do F-X, há dois problemas principais:
1. O financiamento (se requerido):
Normalmente, o financiamento é subsidiado pelo governo sueco para a exportação de produtos do ofertante SAAB. Isso fica complexo se o cliente da SAAB passar a ser a Embraer e não mais o governo brasileiro. Não é fácil imaginar que o financiador sueco se disponha a suportar o contrato nacional entre FAB e Embraer. Há soluções intermediárias, quando a SAAB poderia vender kits para a FAB e esta repassar para a Embraer. Continua o problema de financiar a atividade brasileira e outro, mais grave, de a FAB ter responsabilidade para fornecer os kits no tempo e na qualidade contratual prevista.
2. A responsabilidade técnica.
A FAB, como qualquer cliente, detesta a situação de responsabilidade dividida entre fornecedores. Quando há participação comum, sempre "a culpa é do outro".
Um dos grandes problemas de negociação na Índia, segundo foi publicado, é justamente a imposição de uma contratada nacional, mas com a responsabilidade técnica do fornecedor estrangeiro, sem que este tenha qualquer controle sobre trabalho a ser realizado.
Por isso, tenho certeza que a FAB pediu total responsabilidade dos ofertantes do F-X. Se for feita a opção por colocar o contrato principal na Embraer (que teria situação similar a um "atravessador"), temos que nos preparar para grandes problemas na negociação, na condução do contrato, além do aumento de preço. Ninguém assume responsabilidade (Embraer) sem ganhar para isso.
Abraços,
Justin