TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70621 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 16, 2014 4:41 am

marcelo bahia escreveu:
hades767676 escreveu: Perdeu para Venezuela e Chile que atualmente tem coisa muito melhor que nós. Mas com o Gripen vamos recuperar a hegemonia!
O próprio defesanet fez um quadro comparativo sobre as F.A. aqui na AS há dois, ou três, anos atrás. Ele fez uma tabela comparativa do cenário das nossas Forças Aéreas que seria resumido assim:

A FAB conseguiu adquirir o domínio do ambiente operacional [BVR] completo. E ações da FAB na Red Flag eram totalmente em ambiente [BVR]. Não é apenas "travar" e disparar o míssil, mas ter o controle total do espaço aéreo, o domínio da guerra [NCW], o domínio integrado com diferentes sistemas de monitoramento e aeronaves em operações de combate .

No subcontinente latinoamericano, tanto a Força Aérea do Chile (FACH), com F-16 C/D Block 50, quanto a Força Aérea da Venezuela (FAV), com o Su- 30MK2 e a FAP (Mig-29 MLU) ainda têm plataformas mais capazes do que a FAB com o F-5EM , AMX -M, mas olhando de uma forma integrada, a comparação de outras capacidades fica assim:

Domínio BVR:

Brasil sim, Chile sim° (parcialmente), Venezuela não.

Mísseis anti-radiação para SEAD:

Brasil sim, Chile não, Venezuela não.

REVO:

Brasil sim, Chile sim (limitado) , Venezuela não*.

Transporte e logística:

Brasil sim, Chile sim (mas muito limitado) , Venezuela sim (muito limitado) .

Ps:
* Em negociação para aquisição
º O Condor aeronave [AEW] apresenta sérias limitações de disponibilidade.

[BVR] - A FACh está lançando fotos de F-16 com AIM- 120C5 AMRAAM, no entanto, é desconhecido o pleno emprego e a qualificação dos pilotos chilenos no domínio do combate em ambiente BVR . Como a Venezuela em recente demonstração de Su- 30MK2 não tinha ainda lançado mísseis ar-ar, os empregos foram somente mencionados.

[REVO] - O nível alcançado na área REVO da FAB pode ser mensurado pela sua participação na Red Flag, onde Gripens C/D da Força Aérea Sueca operavam com três tanques externos de combustível, o que limitava bastante o emprego de carga bélica, porque seus pilotos "não estavam qualificados para operações REVO". A Suécia não tem unidades de reabastecimento de aeronaves suficientes, o que a obriga a ser dependente de operações da OTAN. A qualificação do sistema de reabastecimento do SAAB Gripen C/D foi com um avião tanque da Força Aérea Sulafricana.

Operando em várias frentes a Armée de l'Air solicitou que a FAB propiciasse operações REVO para o retorno de seu Mirage 2000N operando na Red Flag Alaska no primeiro semestre de 2007. Assim, o 2º/2º GT, Esquadrão Corsário, levou um esquadrão de Mirages franceses do Alaska até a França.

Alerta Aéreo Antecipado - O E-99 e o R-99 (sensoriamento remoto) são as únicas aeronaves para inteligência efetivamente operacionais na área da América do Sul. O avião da FACh (Condor) tem sérias limitações operacionais e a Venezuela está mostrando sinais de uma negociação para a aquisição de uma aeronave de alerta aéreo e de controle, como o russo A-50 (Ilyushin 76MD), mas ainda nada a mais do que isso.

Transporte e logística - A FAB tem uma força de C-130M , C-295, Bandeirantes e helicópteros substanciais, em se tratando deste subcontinente. Ela é capaz de cobrir do sul do Brasil ao norte, de leste a oeste de suprimentos necessários para as tropas das três forças. Nenhuma outra força aérea no subcontinente poderia fazer o mesmo em um país continental como o Brasil.

Estes fatos mostram que o domínio de uma Força Aérea não está apenas no vetor caça, mas numa operação integrada de múltiplas plataformas.

Temos seis aviões de inteligência operacionais. Com a compra de mais 2 Unidades de reabastecimento em voo (KC-X) e a futura entrada em operação de 28 KC-390, acho que a única fraqueza da FAB vai residir em não ter um caça pesado. E isso graças à falta de visão de seu comandante, que decidiu desafiar a decisão do presidente da república e impor um caça de perna curta e que nos levou à limitação que agora vivemos.

Sds.
Amigo..

A FAB nunca disparou um Derby.

O Chile já vem praticando a doutrina BVR com o Derby anos antes de nós sonharmos com BVR. O uso do AMRAAM pelo Chile é só mais um passo em cima de algo que eles vem construindo a anos.

O Peru é também um país possuidor de capacidade BVR já faz muito anos... e não ficaria assustado se a Venezuela ter tal capacidade.

No mais, tem muitas infos erradas nessa história... por exemplo as aeronaves que a FAB escoltou para a Red Flag Alaska foram Gripen C suecos e não M2kD.

O mesmo para aeronaves de inteligência. Temos ótimas aeronaves, mas os colombianos por exemplo não são de se jogar fora nesse campo.

Eu sei lá... tem que tomar muito cuidado com essas infos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70622 Mensagem por marcelo bahia » Qui Jan 16, 2014 5:08 am

Lima,

Eu apenas reproduzi resumidamente o artigo do defesanet para mostrar a contradição entre as afirmações atuais e o que eles disseram há poucos anos atrás. Não culpe o mensageiro. :lol: Apenas o último parágrafo é composto pela minha opinião levando em contra estritamente o teatro sulamericano, todo o demais é um resumo do texto do defesanet. Infelizmente não podia colocá-lo em "quote". Não morro de amores pelo site, muito pelo contrário. Cabe a cada um avaliar e decidir pela veracidade, ou não, das informações.

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70623 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 16, 2014 5:51 am

marcelo bahia escreveu:Lima,

Eu apenas reproduzi resumidamente o artigo do defesanet para mostrar a contradição entre as afirmações atuais e o que eles disseram há poucos anos atrás. Não culpe o mensageiro. :lol: Apenas o último parágrafo é composto pela minha opinião levando em contra estritamente o teatro sulamericano, todo o demais é um resumo do texto do defesanet. Infelizmente não podia colocá-lo em "quote". Não morro de amores pelo site, muito pelo contrário. Cabe a cada um avaliar e decidir pela veracidade, ou não, das informações.

Sds.
Amigo,

Desculpe se parecia que eu fazia uma referência ao Mensageiro. Não foi a minha idéia... ;) e sim a mensagem.

Como eu disse, temos que tomar cuidado com essas infos que levam a teorias e conclusões fora da realidade, pois são baseadas em infos erradas. ;)

Só isso :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70624 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 16, 2014 8:50 am

Acho muito engraçado estas comparações.

O Brasil precisa melhorar MUITO mas para não perder o rebolado nos comparamos com países BEM MENORES e ainda utilizamos a estratégia cômica de que todos os sul-americanos que falam espanhol possuem problemas mentais.

Por que só os brasileiros conseguem aprender as táticas BVR, só os brasileiros conseguem realizar manutenção nas aeronaves, só os brasileiros conseguem isso e aquilo.
Da a impressão que todos os outros países vizinhos são comandados por seres inferiores.
E, é CLARO, que isto não é verdade.

Nenhum vizinho representa uma ameaça simplesmente porque o Brasil possui população, território e pib descomunalmente superior à qualquer outro.
Mas dizer que não representam ameaça porque não conseguem aprender as táticas BVR ou porque não conseguem manter suas aeronaves no ar é piada. E piada de muito bom gosto.
Estou rindo até agora.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70625 Mensagem por marcelo bahia » Qui Jan 16, 2014 9:02 am

Carlos Lima escreveu:
marcelo bahia escreveu:Lima,

Eu apenas reproduzi resumidamente o artigo do defesanet para mostrar a contradição entre as afirmações atuais e o que eles disseram há poucos anos atrás. Não culpe o mensageiro. :lol: Apenas o último parágrafo é composto pela minha opinião levando em contra estritamente o teatro sulamericano, todo o demais é um resumo do texto do defesanet. Infelizmente não podia colocá-lo em "quote". Não morro de amores pelo site, muito pelo contrário. Cabe a cada um avaliar e decidir pela veracidade, ou não, das informações.

Sds.
Amigo,

Desculpe se parecia que eu fazia uma referência ao Mensageiro. Não foi a minha idéia... ;) e sim a mensagem.

Como eu disse, temos que tomar cuidado com essas infos que levam a teorias e conclusões fora da realidade, pois são baseadas em infos erradas. ;)

Só isso :)

[]s
CB_Lima
:wink:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70626 Mensagem por Helton2042 » Qui Jan 16, 2014 10:28 am

Alguns dados que apresentam essa matéria não estão corretos e isso é normal haja vista que o defesanet muitas vezes comete alguns erros, normal. Sobre o cenário na América do Sul não há o porque de matérias que estão saindo na mídia sobre a perda da hegemonia brasileira na defesa aérea, a defasagem das aeronaves não é de hoje e não foi com a retirada do Mirage que o Brasil perdeu toda a sua capacidade.
Acontece que com o resultado do F-X2 tem muito lobista desesperado por aí...
A doutrina BVR já veio sendo utilizada a algum tempo em nossa região, o Peru com R27 e R-77, Chile com Derby e Aim-120, Venezuela com R-27 e R-77 e a FAB que não deixa a desejar nesse quesito, analisar apenas por essa vertente não vai determinar a qualidade nem a superioridade de nenhuma dessas forças. Qual delas realmente disparou mísseis BVR??! Talvez a Venezuela e olhe lá...
Lima, a FAB ajudou no translado dos Mirage franceses na Red Flag:

No final de abril, o Esquadrão Corsário realizou o maior reabastecimento em vôo (REVO) da história da Força Aérea Brasileira, durante a fase final da Operação Multinacional Red Flag, este ano sediada na Base Aérea de Eielson - Alaska.
O percurso durou quase 15 horas de duração, numa rota de aproximadamente 6.580 milhas (o correspondente a mais de 10 mil quilômetros, quase meio globo terrestre) entre a cidade de Fairbanks (Alaska), até Istres (França).
O Red Flag Re-Deployment, como foi chamado o deslocamento final dos quatro aviões Mirage 2000-N, da Força Aérea Francesa, liderados pelo KC-137 do 2º/2º Grupo de Transporte, Esquadrão Corsário, demandou a quantidade de 42.805 litros de combustível transferidos em vôo aos aviões de caça, além de também serem transportados 28 militares franceses e, aproximadamente, quatro toneladas de equipamentos de manutenção.
Foram ultrapassados 10 fusos-horários, sendo realizados três pousos
intermediários ao longo da rota, em Winnipeg (Canadá), em Bangor (EUA) e em Lajes (Portugal). O sucesso da manobra foi devidamente reconhecido pela Força Aérea Francesa.
Fonte: Fab




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70627 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 16, 2014 1:51 pm

E Vero amigo!! :) Obrigado pela correcao... Eu confundi com um deslocamento semelhante realizado com os Gripens!!

Valeu [100]

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70628 Mensagem por Penguin » Qui Jan 16, 2014 2:47 pm

O revo dos suecos foi fornecido pelos KC-10 da USAF...

Imagem

É A PRIMEIRA VEZ QUE OS CAÇAS GRIPEN DA SUÉCIA REABASTECEM EM VOO SOBRE O OCEANO ATLÂNTICO, A CAMINHO DOS ESTADOS UNIDOS – PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO RED FLAG COMEÇARÁ NO DIA 17
-
Na sexta-feira, 11 de janeiro, oito caças JAS 39 Gripen da Ala 17 (F17) da Força Aérea Sueca deixaram o aeródromo de Malmö, rumo aos Estados Unidos. O objetivo é participar do exercício Red Flag, na Base Aérea de Nellis, em Nevada. Entre os pousos em rota, nos Açores (Portugal) e Maine (EUA), dois aviões reabastecedores KC-10 norte-americanos garantem os reabastecimentos em voo para a viagem. (...)

http://www.aereo.jor.br/2013/01/12/a-ca ... atlantico/





Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
motumbo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 10:14 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70629 Mensagem por motumbo » Sex Jan 17, 2014 8:54 am

Marino escreveu:Motumbo, acabei de ME denunciar para a Moderação.
Caso tenha violado algum regulamento serei punido.
Mas deixe de ser criança.
Lá no tópico do A-12 respondi um post seu ítem por ítem, e espero a réplica até agora.
Quando ajo como adulto com vc nao obtenho resposta e só leio criancices suas por aqui.
Se nao quer ser tratado como criança, atue no sentido de ser respeitado, poste com argumentos, sustente estes argumentos, debata em alto nível, nao escreva falácias, nao venha com "eu acho", "eu creio", "pra mim", etc.
Cite autores, cite livros, transcreva estratégias.
E cite todo o meu post, nao apenas parte dele.
Onde está a parte que digo que estava criticando a estratégia de PA x PA?
É assim que vai continuar postando?
Eu não estava fazendo nenhuma defesa ou critica, eu estava fazendo uma ironia quanto a nossa capacidade de vencer uma guerra contras os EUA apenas botando 1 de seus PA´s a pique, abandonei qualquer discussão com referência ao santificado (a-12) la no tópico dele.

Não tenho culpa se você dá ao A-12 a importância de uma religião, onde não se pode ou deve fazer qualquer referência ironica, ainda que não tenha sido nada diretamente alegado ao próprio PA.

Quanto ao sr. se auto denúnciar, tava na cara que não daria em nada, ficou mais que explicito que o sr. conta com mais que a boa vontade da moderação, assim vc pode chamar de criança ou qualquer outra coisa que queira, quem quer que o sr. queira. Com um abrigo assim, até minha avó faria o mesmo, experimenta me ofender de algo que o leve a justiça por exemplo, duvide-o-dó que o sr. faça e depois se auto-denúncie.




Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36753
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70630 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 17, 2014 1:03 pm

Deixa eu voltar a um assunto aqui rapidinho.

A Boeing vai estar desenvolvendo um LIFT para a US Air Force em conjunto com a SAAB(quiçá Embraer?) a partir de um novo desenho.

Sabe-se que o mercado para caças de 5a G estará "bobando" daqui a uns 10/15 anos. E neste sentido, serão poucas as ofertas, e ofertantes, inversamente à procura universal por este tipo de caça.

E como a Boeing não tem nada nessa linha, pelo contrário até, esta pensando já em um 6a G para a US Navy, talvez o projeto de um FS2020 'light' para aquele programa americano poderia sair-se mais que adequado, por tratar-se de um caça leve, e com pedigree potencial para realizar tanto a função LIFT, quanto a de caça leve para forças aéreas menos expressivas a nível mundial, como a FAB e semelhantes, em porte e organização, e porque não dizer, em anseios.

Neste sentido, uniria-se a força empresarial do maior conglomerado espacial americano, o talento tecnológico sueco, e a expertise em P&D na área de treinadores da Embraer, que poderia conjugar os esforços destes três atores e oferecer tanto ao mercado americano, como ao mundial - e à própria FAB - uma alternativa viável e principalmente acessível a quem interessar possa.

Será que vinga?

ps: só lembrar que os dados atuais do FS202 indicam que ele será genericamente maior que o Gripen NG em cerca de 10% a 15%, o que o colocaria na seara de um caça leve com ares de LIFT de luxo, bem ao estilo americano.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70631 Mensagem por Marino » Sex Jan 17, 2014 1:34 pm

Motimbo, mostre a que veio.
Demonstre conhecimento, sobre qualquer coisa, qualquer assunto, qualquer matéria, mesmo que seja sobre piadas nas gerais.
Obtenha respeito dos outros foristas, ultrapasse a marca de cento e poucos posts e depois venha falar comigo.
Siga sua vida.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70632 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jan 17, 2014 7:16 pm

FCarvalho escreveu: A Boeing vai estar desenvolvendo um LIFT para a US Air Force em conjunto com a SAAB(quiçá Embraer?) a partir de um novo desenho.
É o Gripen.
FCarvalho escreveu:E como a Boeing não tem nada nessa linha
X-32
FCarvalho escreveu:talvez o projeto de um FS2020 'light' para aquele programa americano poderia sair-se mais que adequado, por tratar-se de um caça leve, e com pedigree potencial para realizar tanto a função LIFT, quanto a de caça leve para forças aéreas menos expressivas a nível mundial, como a FAB e semelhantes, em porte e organização, e porque não dizer, em anseios.
De tudo o que um caça de 5ª G tem, o mais caro e o que o diferencia de um caça de 4,5ª G é a furtividade, no caso de um LIFT, pra que furtividade? Pro professor não ver as cagadas dos alunos?

Pro LIFT de luxo que os americanos querem o Gripen é o avião ideal, barato de obter e operar (mesmo comparado com os outros LIFT da concorrência o Gripen não é caro), supersônico e supermanobravel se comporta de forma muito parecida com um 5G exceto a furtividade que não fará diferença nesse caso.
FCarvalho escreveu:ps: só lembrar que os dados atuais do FS202 indicam que ele será genericamente maior que o Gripen NG em cerca de 10% a 15%, o que o colocaria na seara de um caça leve com ares de LIFT de luxo, bem ao estilo americano.
Acho que o FS2020 será bem maior que 10% a 15% mais que o Gripen, a menos que a SAAB sacrifique desempenho, 5ª G não é tão simples assim.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70633 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jan 17, 2014 8:30 pm

Marechal-do-ar escreveu:Pro LIFT de luxo que os americanos querem o Gripen é o avião ideal, barato de obter e operar (mesmo comparado com os outros LIFT da concorrência o Gripen não é caro), supersônico e supermanobravel se comporta de forma muito parecida com um 5G exceto a furtividade que não fará diferença nesse caso.
E inclusive já é empregado neste tipo de função pelos britânicos em uma escola de pilotos de prova.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70634 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Jan 17, 2014 9:39 pm

Tópico sob análise da Moderação.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70635 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jan 19, 2014 4:13 pm

A moderação Informa que o usuário motumbo recebeu 3 dias de Suspensão por flaming.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder