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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 7:22 pm
por henriquejr
O SUPERAV, da qual o Guarani deriva, tem capacidade de operação anfíbia no mar. Pelo que li (não recordo onde), a diferença entre um que tem capacidade de operar no mar e o que não tem tal capacidade, é está na maior velocidade que o primeiro pode desenvolver, para contrapor as correntes marinhas, e não na questão da flutuação, até porque a água salgada favorece a uma flutuação melhor. Creio que o Guarani não tem capacidade de operação no mar simplesmente porque o EB não viu necessidade desta capacidade em suas viaturas, porém nada impede que uma futura encomenda por parte do CFN, seja criado uma versão naval do Guarani.

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 7:39 pm
por juarez castro
henriquejr escreveu:O SUPERAV, da qual o Guarani deriva, tem capacidade de operação anfíbia no mar. Pelo que li (não recordo onde), a diferença entre um que tem capacidade de operar no mar e o que não tem tal capacidade, é está na maior velocidade que o primeiro pode desenvolver, para contrapor as correntes marinhas, e não na questão da flutuação, até porque a água salgada favorece a uma flutuação melhor. Creio que o Guarani não tem capacidade de operação no mar simplesmente porque o EB não viu necessidade desta capacidade em suas viaturas, porém nada impede que uma futura encomenda por parte do CFN, seja criado uma versão naval do Guarani.
Ok, partindo desta premissa, que seria possível uma "maritimização" do Guarani, para os CFN, esta versão teria que ser 8x8 ´para disponibilizar espaço interno para o GC dos FNs que é de 13 homens e não me engano.

Grande abraço

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 7:40 pm
por Bolovo
henriquejr escreveu:O SUPERAV, da qual o Guarani deriva, tem capacidade de operação anfíbia no mar. Pelo que li (não recordo onde), a diferença entre um que tem capacidade de operar no mar e o que não tem tal capacidade, é está na maior velocidade que o primeiro pode desenvolver, para contrapor as correntes marinhas, e não na questão da flutuação, até porque a água salgada favorece a uma flutuação melhor. Creio que o Guarani não tem capacidade de operação no mar simplesmente porque o EB não viu necessidade desta capacidade em suas viaturas, porém nada impede que uma futura encomenda por parte do CFN, seja criado uma versão naval do Guarani.
Isso é verdade, visto que o foi oferecido para substituir o Clanf na Itália e concorre a um programa justamente dos US Marines. Lembrando que o Guarani apesar de ser baseado, é mais novo e tem novidades que o SuperAV não tem.

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 7:48 pm
por juarez castro
Quais????

Grande abraço

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 7:54 pm
por Bolovo
juarez castro escreveu:Quais????

Grande abraço
Quais exatamente eu não sei, mas é o que foi dito pelo pessoal do programa Guarani na IVECO. E isso é completamente natural, afinal o projeto do SuperAV terminou quando o do Guarani começou.

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 8:00 pm
por juarez castro
Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu:Quais????

Grande abraço
Quais exatamente eu não sei, mas é o que foi dito pelo pessoal do programa Guarani na IVECO. E isso é completamente natural, afinal o projeto do SuperAV terminou quando o do Guarani começou.
Bolovo, seria melhor nós irmos atrás disto antes de fazermos qualquer afirmação tácita e comparativa.

Grande abraço

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 8:12 pm
por Bolovo
juarez castro escreveu:Bolovo! Eu não afirmei que era importante para o EB ser full anfíbio eu disse que era a vantagem do Piranha, e que para o CNF isto pré requisito.Segundo, eu não sei se o Guarani é mil vezes superior ao Piranha nas nas suas últimas versões, mas posso te afirmar uma coisa, o desempeno off road do Piranha vai ser muito melhor em terrenos de baixa sustentação, sua capacidade de tração vai ser melhor, seus consumo de combustível vai ser maior e provavelmente a logística do Piranha deverá ser de baixo em custo em função da escala de produção no mundo, de resto, as 998 coisas que ele seria melhor na tua citação eu não sei.

Grande abraço

PS Não sou contra o Guarani, apenas estou tentando entender determinas opções do EB
Bem, tirando a família Piranha III e suas variantes canadenses e americanas (LAV III, LAV-25 e Styker), o Guarani vai ser o VBTP sob rodas em produção com o maior número de unidades fabricadas no mundo, isso claro se chegar as 2.044 unidades como estipula o contrato assinado entre EB e FIAT/IVECO em abril de 2011, que conta com multas pesadas em caso de descumprimento. O Patria AMV (que tem uma versão 6x6, vou até colocar foto abaixo pra deixar o post mais bonitinho) por exemplo, contanto todas as vendas, não chega a esse número. Vou contar um caso curioso. O Styker americano sofreu muitas críticas devido as bombas improvisadas no Iraque e no Afeganistão, então para isso, há um programa para converter o assoalho do veículo para o formato "Double V-Hull" (Stryker DVH). O problema é que isso custa caro, converteram apenas duas das nove brigadas, pois terão que reabrir a linha de montagem que fica no... Canadá. E isso implica numa coisa que afeta todo mundo nesse planeta: $$$. O Guarani não sofre esse problema, pois como eu disse, é um veículo no estado-da-arte, feito sob as especificações do EB (segundo a T&D, pela primeira vez o EB tem um veículo desenvolvido para as suas necessidades) e já conta com "Double V-Hull" de fábrica. Deveríamos estar agradecendo aos céus pelo EB finalmente ter um blindado top de linha do que ficarmos procurando pelo em ovo, buscando críticas que não existem.

Imagem

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Qui Mar 26, 2015 10:17 pm
por juarez castro
Bom como eu disse ante, não sou contra o Guarani, mas acho interessante discutirmos porque do 6x6 e nã 8x8. Não acho que estejamos procurando fio de cabelo em casca de ovo, e quanto a pretensa perfeição do Guarani, vamos deixar ele entrar em operação e quem sabe em combate real para uma avaliação criteriosa, mas tu fica me devendo ainda 997 coisas melhores nele do que no Piranha....

Grande abraço

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 12:00 am
por Bolovo
juarez castro escreveu:Bom como eu disse ante, não sou contra o Guarani, mas acho interessante discutirmos porque do 6x6 e nã 8x8. Não acho que estejamos procurando fio de cabelo em casca de ovo, e quanto a pretensa perfeição do Guarani, vamos deixar ele entrar em operação e quem sabe em combate real para uma avaliação criteriosa, mas tu fica me devendo ainda 997 coisas melhores nele do que no Piranha....

Grande abraço
Só tento entender porque tanta má vontade com o coitado do carrinho, que parece ser muito bom... como eu disse, é o primeiro blindado que atende exatamente as necessidades do EB. Explodiram o coitado até não aguentar mais em testes lá na Alemanha. Então, vamos dar um crédito, o bicho é bom. Mas minha maior curiosidade, é saber o que é o papel de 4x4 que o 6x6 faz que o Marechal tanto falou.

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 12:07 am
por Alcantara
Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu:Bom como eu disse ante, não sou contra o Guarani, mas acho interessante discutirmos porque do 6x6 e nã 8x8. Não acho que estejamos procurando fio de cabelo em casca de ovo, e quanto a pretensa perfeição do Guarani, vamos deixar ele entrar em operação e quem sabe em combate real para uma avaliação criteriosa, mas tu fica me devendo ainda 997 coisas melhores nele do que no Piranha....

Grande abraço
tento entender porque tanta má vontade com o coitado do carrinho, que parece ser muito bom...
E eu tento entender a mesma coisa em relação ao Gripen. :roll:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 12:15 am
por Bolovo
Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:tento entender porque tanta má vontade com o coitado do carrinho, que parece ser muito bom...
E eu tento entender a mesma coisa em relação ao Gripen. :roll:
Bem, não vamos desvirtuar o tópico. Isso é uma jogadinha bem mais ou menos, heim Alcantara. Mas o Guarani é um veículo projetado para levar 9 homens, um GC, ao campo de batalha, sendo a base da nossa recente infantaria mecanizada, sendo a maior transformação que o EB passará em tempos. Faz isso muito bem, deve nada pra ninguém e já foi entregue o centésimo em setembro passado. Eu tenho minhas críticas ao Gripen nos seguintes quesitos: é um maravilhoso .CAD, não tem protótipo pronto, sabe-se lá que custos terá no final das contas, ficará completamente operacional em 2024 (daqui uma década), não gosto de aviões que se dizem brasileiros e são recheados de equipamentos britânicos/italianos/americanos/etc (isso é uma opinião minha) e tenho minhas dúvidas se um caça desenhado para combater na Suécia seja a melhor escolha para defender o quinto maior país do mundo em área. Na real, eu acho o Gripen NG uma verdadeira MERDA. Estou aqui desde 2005, qualquer um sabe que eu era "o" Gripeiro, defendia com unhas e dentes no FX1, uma bela, ótima e concreta propotsa. E não esse conto do vigário que infelizmente embarcamos. Mas isso é tema para outro tópico.

Saudações.

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 1:33 am
por henriquejr
Sinceramente não entendo porque estão criando tanta polemica em torno da escolha do EB pelo Guarani 6x6. Se o blindado atende plenamente os requisitos de emprego estabelecido pelo EB, porque gastariam bem mais por um 8x8? Somente porque a maioria dos exercitos tem escolhido? Se vocês olharem as primeiras paginas do tópico do Guarani, verão que essa questão de 6x6 ou 8x8 foi amplamente discutido, e o Bacci, e outros entendidos do assunto, cujos nomes não recordo agora, explicaram por A + B que o EB fez a escolha mais sensata. Como já colocaram acima, outros exércitos também estão fazendo a escolha pelo 6x6, entre eles a França.
Com relação a possibilidade de exportação, a Iveco e EB estão desenvolvendo a versão 8x8 do Guarani, para ser sua viatura de reconhecimento, utilizando uma torre com canhão 105mm. Com certeza será uma opção para quem desejar uma versão 8x8 do Guarani, e quem sabe para o CFN!

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 1:42 am
por knigh7
Bolovo escreveu: Mas enfim, falando nisso, o EB recebeu as primeiras munições 30mm para o Guarani. Alguém sabe onde ficará esses Guarani? Isso é sim é uma questão que importa.
knigh7 escreveu:A Jauro há uns 2 anos atrás havia postado a distribuição dessa versão. Vou procurar e coloco aqui.

(Tenho bons posts guardados no meu computador. Como eu havia dito, e é bom repetir, essa informação tem uns 2 anos, pode ser que alguma coisa tenha mudada. É um informação bem completa, e não é raro do nosso querido Jauro, algo que devemos agradecê-lo).

Batalhão de Infantaria Mecanizado Exército

-03 CiaFuzMec
-01 CiaCmdoAp

-CiaFuzMec
-01SecCmdo (01 VBTP c/.50, tipo Cmdo); tot=01
-03PelFuzMec (04 VBTP c/Metr); tot=12
-01PelAp (02 VBTP porta MrtMédio e .50); tot=02
-Tot=16VBTP.
-15x3=45

-CiaCmdoAp
-01SecCmdo (02 VBTP)
-01 PelRec
-01 PelCmdo (02 VBTPCmdo)
-01 PelCom (01 VBTPCom)
-01PelMrtP
-01PelSau (03VBTPSau)
-01PelMntTrnp (03VBTPSoc)
-01PelSup
-01PelAC (04VBTP LçMiss)
-Tot=15VBTP armadas com .50
Total do Btl=60VBTP.
Os pelotões não contemplados com VBTP estarão embarcados em jeep, pick-up e caminhões.


Regimento de Cavalaria Mecanizado

-01 EsqdCmdoAp
-03 EsqdCMec

Esquadrão de Cmdo e Apoio
- semelhante à CiaCmdoAp/BtlInfMec.
- Sec e Pel iguais com a supressão dos PelRec e PelAC

Esquadrão de Cavalaria Mecanizado
-01 SecCmdo
-03 PelCMec


Pelotão de Cavalaria Mecanizado
-01 Gp Cmdo (jeep)
- 01 GpRec (jeep)
-01 Sec Carros (02 Cascavel)
-01 GC (01 VBTP-MR c/Can 30mm); tot = 01 VBTP
- 01 PçAp ( 01 MrtM em VBTP porta Mrt); tot=01VBTP

VBTP c/ Can 30mm: 01x3Pel=3VBTP/Esqd.
03VBTP x 03Esqd=09 VBTP/Regt.

Esqd de Cmdo e Apoio:-01 PelCmdo (01 VBTPCmdo)
-01 PelCom (01 VBTPCom)
-01PelSau (02VBTPSau)
-01PelMntTrnp (02VBTPSoc)

Na Bda há10 VBTP-MR
Esqd Cmdo/Bda:02VBC-Cmdo
CiaCom: 02VBC-Com
CiaEng: 04VBC-Eng
BtlLog: 02VBC-Socorro.

O EB tem 15 RCMec e 12EsqdCMec de Bda.


Pelotão de Cavalaria Mecanizado
-01 Gp Cmdo (jeep)
- 01 GpRec (jeep)
-01 Sec Carros (02 Cascavel)
-01 GC (01 VBTP-MR c/Can 30mm); tot = 01 VBTP
- 01 PçAp ( 01 MrtM em VBTP porta Mrt); tot=01VBTP

Sendo 02 VBR-90 (futuro VBTP-MR c/Can90mm) tem-se:02VBR-90x3Pel=06VBR-90 p/ Esqd+01 do Cmt do Esqd. Tot, 07 por Esqd;
e (3x7)=21+(1 doCmtRgt)=22 p/Rgt.
Então 07 por Esqd com 12 Esquadrões=84 VBTP c/ Can 90mm.
15 Rgts com 22= 330
Total 414 VBTP-MR c/ Can 90mm (VBR-90).

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 1:55 am
por knigh7
Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu: E eu tento entender a mesma coisa em relação ao Gripen. :roll:
Bem, não vamos desvirtuar o tópico. Isso é uma jogadinha bem mais ou menos, heim Alcantara. Mas o Guarani é um veículo projetado para levar 9 homens, um GC, ao campo de batalha, sendo a base da nossa recente infantaria mecanizada, sendo a maior transformação que o EB passará em tempos. Faz isso muito bem, deve nada pra ninguém e já foi entregue o centésimo em setembro passado. Eu tenho minhas críticas ao Gripen nos seguintes quesitos: é um maravilhoso .CAD, não tem protótipo pronto, sabe-se lá que custos terá no final das contas, ficará completamente operacional em 2024 (daqui uma década), não gosto de aviões que se dizem brasileiros e são recheados de equipamentos britânicos/italianos/americanos/etc (isso é uma opinião minha) e tenho minhas dúvidas se um caça desenhado para combater na Suécia seja a melhor escolha para defender o quinto maior país do mundo em área. Na real, eu acho o Gripen NG uma verdadeira MERDA. Estou aqui desde 2005, qualquer um sabe que eu era "o" Gripeiro, defendia com unhas e dentes no FX1, uma bela, ótima e concreta propotsa. E não esse conto do vigário que infelizmente embarcamos. Mas isso é tema para outro tópico.

Saudações.
Eu também gosto muito do Guarani.

Até agora eu não tenho restrição alguma com ele. Foi projetado em 6x6 por questões de economia?Grana sempre foi a régua condicionadora na maior parte das aquisições das nossas FFAA. E acredito que as restrições por um eixo a menos não suplantam a nossa necessidade de redução de custos.

Quanto ao GripenNG, aguarde até o voo do primeiro protótipo, no início do ano que vem. A SAAB e FAB irão tornar públicas algumas melhoras no projeto. (e que melhoras...)

Apenas aguarde.

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

Enviado: Sex Mar 27, 2015 4:01 am
por Bolovo
knigh7 escreveu:
Bolovo escreveu: Mas enfim, falando nisso, o EB recebeu as primeiras munições 30mm para o Guarani. Alguém sabe onde ficará esses Guarani? Isso é sim é uma questão que importa.
knigh7 escreveu:A Jauro há uns 2 anos atrás havia postado a distribuição dessa versão. Vou procurar e coloco aqui.

(Tenho bons posts guardados no meu computador. Como eu havia dito, e é bom repetir, essa informação tem uns 2 anos, pode ser que alguma coisa tenha mudada. É um informação bem completa, e não é raro do nosso querido Jauro, algo que devemos agradecê-lo).

Batalhão de Infantaria Mecanizado Exército

-03 CiaFuzMec
-01 CiaCmdoAp

-CiaFuzMec
-01SecCmdo (01 VBTP c/.50, tipo Cmdo); tot=01
-03PelFuzMec (04 VBTP c/Metr); tot=12
-01PelAp (02 VBTP porta MrtMédio e .50); tot=02
-Tot=16VBTP.
-15x3=45

-CiaCmdoAp
-01SecCmdo (02 VBTP)
-01 PelRec
-01 PelCmdo (02 VBTPCmdo)
-01 PelCom (01 VBTPCom)
-01PelMrtP
-01PelSau (03VBTPSau)
-01PelMntTrnp (03VBTPSoc)
-01PelSup
-01PelAC (04VBTP LçMiss)
-Tot=15VBTP armadas com .50
Total do Btl=60VBTP.
Os pelotões não contemplados com VBTP estarão embarcados em jeep, pick-up e caminhões.


Regimento de Cavalaria Mecanizado

-01 EsqdCmdoAp
-03 EsqdCMec

Esquadrão de Cmdo e Apoio
- semelhante à CiaCmdoAp/BtlInfMec.
- Sec e Pel iguais com a supressão dos PelRec e PelAC

Esquadrão de Cavalaria Mecanizado
-01 SecCmdo
-03 PelCMec


Pelotão de Cavalaria Mecanizado
-01 Gp Cmdo (jeep)
- 01 GpRec (jeep)
-01 Sec Carros (02 Cascavel)
-01 GC (01 VBTP-MR c/Can 30mm); tot = 01 VBTP
- 01 PçAp ( 01 MrtM em VBTP porta Mrt); tot=01VBTP

VBTP c/ Can 30mm: 01x3Pel=3VBTP/Esqd.
03VBTP x 03Esqd=09 VBTP/Regt.

Esqd de Cmdo e Apoio:-01 PelCmdo (01 VBTPCmdo)
-01 PelCom (01 VBTPCom)
-01PelSau (02VBTPSau)
-01PelMntTrnp (02VBTPSoc)

Na Bda há10 VBTP-MR
Esqd Cmdo/Bda:02VBC-Cmdo
CiaCom: 02VBC-Com
CiaEng: 04VBC-Eng
BtlLog: 02VBC-Socorro.

O EB tem 15 RCMec e 12EsqdCMec de Bda.


Pelotão de Cavalaria Mecanizado
-01 Gp Cmdo (jeep)
- 01 GpRec (jeep)
-01 Sec Carros (02 Cascavel)
-01 GC (01 VBTP-MR c/Can 30mm); tot = 01 VBTP
- 01 PçAp ( 01 MrtM em VBTP porta Mrt); tot=01VBTP

Sendo 02 VBR-90 (futuro VBTP-MR c/Can90mm) tem-se:02VBR-90x3Pel=06VBR-90 p/ Esqd+01 do Cmt do Esqd. Tot, 07 por Esqd;
e (3x7)=21+(1 doCmtRgt)=22 p/Rgt.
Então 07 por Esqd com 12 Esquadrões=84 VBTP c/ Can 90mm.
15 Rgts com 22= 330
Total 414 VBTP-MR c/ Can 90mm (VBR-90).
Muito bom. Obrigado por fazer essa, knigh7. Sempre penso em guardar alguns posts informativos como esse, mas jamais faço isso hehe sempre esqueço. Tira duvidas não só da versão com o canhão 30mm, mas também com o futuro VBR de reconhecimento, na época imaginado com o canhão de 90mm. São 9 VBTP 30mm por Regimento mais 3 VBTP 30mm em cada EsqdCMec de Bda que temos, ou seja, 15x9+12x3 = 171 VBTP com torre 30mm. E como o tópico não é sobre o Guarani, mas sim sobre o VBR - LR, imaginem o vencedor desse concorrência no lugar dos "jeep" do Batalhão listado acima. Já tira metade das dúvidas que o pessoal têm.