Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

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Justin Case
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#706 Mensagem por Justin Case » Seg Jun 06, 2011 12:02 pm

Amigos,

O link que segue apresenta uma explicação simplificada, que parece ser decorrente dos primeiros resultados da análise do "flight data recorder" e do "cockpit voice recorder".

http://xa.yimg.com/kq/groups/19746431/1 ... cedure.pdf

Abraços,

Justin




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P44
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#707 Mensagem por P44 » Ter Jun 07, 2011 4:16 pm

Voo 447: mais de 70 corpos permanecerão no fundo do mar
por Agência Lusa, Publicado em 07 de Junho de 2011 | Actualizado há 38 minutos

Dois anos após a queda no oceano Atlântico do voo AF 447 que ligava o Rio de Janeiro e Paris, o governo francês anunciou hoje que 74 corpos de passageiros que não foram resgatados até o momento permanecerão no fundo do mar.



Numa carta enviada às famílias das vítimas, as autoridades francesas explicam que todos os corpos que estavam em condições de serem retirados foram resgatados durante a quinta fase de buscas.



O avião Airbus A330 da Air France caiu no Atlântico sem deixar sobreviventes. Dos 228 passageiros, 50 foram encontrados na primeira fase de buscas, ainda em 2009, enquanto outros 104 foram retirados na quinta fase, quando também foram encontradas as duas caixas-pretas da aeronave.



"Todos os corpos que podiam ser resgatados conforme os critérios definidos pela carta dos juízes em 10 de maio e verificados pelas equipes de legistas, foram-no", diz a nota enviada aos familiares.



O representante das famílias das vítimas no Brasil, Marteen Van Sluys, confirmou à Lusa a receção da carta e disse que a decisão vai contra o desejo da maior parte dos parentes das vítimas.



"No Brasil, nosso pleito sempre foi o de que fosse retirado o maior número de corpos possíveis. Esse argumento de que os corpos não estão em 'boas condições' não é satisfatório. Para as pessoas que ouvi, a opinião é de que qualquer vestígio encontrado seria o suficiente para trazer um alívio", afirmou Marteen.



Das 49 famílias dos brasileiros que faleceram na tragédia, apenas um casal, que perdeu o filho e a nora, um dia após o casamento, preferem que as buscas sejam encerradas e que os dois permaneçam no fundo do mar.



A mãe acredita que os dois, que viajavam de lua-de-mel a Paris, ficarão melhor juntos, onde estão.



No encerramento das atividades de busca, na sexta-feira, uma placa com a inscrição "em memória das vítimas do acidente do voo AF 447" foi colocada na região onde foram encontrados os destroços, pelo mesmo robô que realizou as buscas.

http://www.ionline.pt/conteudo/128961-v ... ndo-do-mar




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#708 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jul 29, 2011 2:53 am

Segundo o G1, está previsto para hoje - sexta-feira 29 - o BEA divulgar dados preciosos da investigação do acidente da Air France.

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29/07/2011 02h28 - Atualizado em 29/07/2011 02h28

Relatório apontará erro de piloto como uma das causas da queda do voo 447, diz jornal
Do G1, em São Paulo

A queda do Airbus A330 da Air France que cumpria o voo 447 Rio-Paris foi provocada por três fatores, informa o “Le Figaro”. O jornal francês diz que o relatório produzido pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA, na sigla em francês) informará, nesta sexta-feira (29), que o acidente foi provocado pelo congelamento das sondas Pitot, perda brusca de velocidade da aeronave e erro de um dos pilotos.

:shock:

http://g1.globo.com/Acidente-do-Voo-AF- ... ornal.html




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#709 Mensagem por Paisano » Sex Jul 29, 2011 11:37 am

Morto não tem como se defender. Daí... :?




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#710 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 29, 2011 11:40 am

Dai que a bucha não vai cair no colo do fabricante

Pergunta: o co piloto, levantou o bico, até perder sustentação. Por acaso, o horizonte artificial apagou? O que definitivamente, funcionava? Tinha como o piloto pilotar sem uma info confiavel?

Pra mim tinha, mas é uma coisa tão inusitada, que não tinha como ser diferente




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#711 Mensagem por wagnerm25 » Sex Jul 29, 2011 2:46 pm

Não querendo polemizar, mas já polemizando. Sempre (ok, talvez não SEMPRE) que há um acidente com um Airbus, a culpa é da tripulação. Sendo assim, esse avião não seria meio, digamos, INTRATÁVEL?!?!?




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#712 Mensagem por soultrain » Sex Jul 29, 2011 3:00 pm

Pilotos erraram durante a queda do avião da Air France
18h39m
Ana Rita Guerra

Más decisões e preparação insuficiente dos pilotos do voo 447 da Air France terão sido determinantes na queda do avião, que fazia a ligação entre Brasil e França e se despenhou no Oceano Atlântico com 228 passageiros a bordo, em 2009.

foto Reuters/Arquivo
Pilotos erraram durante a queda do avião da Air France
Acidente causou a morte aos 228 passageiros


Segundo as conclusões do Bureau d'Enquêtes et d'Analyses francês, a crise no avião foi espoletada por um problema nos tubos de pitot, que medem a velocidade do voo. O bloqueio destes tubos levou à desactivação do piloto-automático, mas os pilotos presentes não discutiram os avisos do sistema.

O relatório da BEA, citado pela CNN, sublinha que os pilotos "não tinham recebido treino de altitude" para lidar com a situação.





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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#713 Mensagem por soultrain » Sex Jul 29, 2011 3:01 pm

Pilotos do voo da Air France 'não receberam treino necessário'
inShare

29 de Julho, 2011
As investigações incidentes sobre a caixa negra do voo 447 da Air France revelaram que os pilotos não teriam recebido instrução suficiente para pilotar o avião a elevadas altitudes, o que terá contribuído para o acidente que, em 2009, matou todas as 228 pessoas que seguiam a bordo.

A caixa negra do voo 447 da Air France que fazia a ligação entre o Brasil e França ergueu dúvidas em torno das causas que terão levado ao acidente.

A investigação conduzida pelo Departamento de Investigação e Análise (BEA) francês concluiu, com base em gravações de voz do avião, que os pilotos não teriam o nível técnico necessário para pilotar o avião a elevadas altitudes.

De acordo com as novas informações, escreve a CNN, os pilotos do avião terão recebido dados contraditórias nos painéis que mostravam os níveis de altitude e velocidade do avião.

Perante estas inconsistência, o relatório da BEA – o terceiro divulgado pela entidade -, sublinha que os pilotos «não receberam o treino necessário [para lidar com] elevadas altitudes», e optaram pelas medidas erradas quando tentaram controlar o avião.

Como tal, e no mesmo relatório, a BEA aponta igualmente para que sejam implementadas algumas alterações ao sistema de treino para pilotos em situações de elevada altitude.

As caixas negras do voo 447 da Air France estiveram cerca de dois anos no fundo do Oceano Atlântico até ser encontrada, em Maio, pelas equipas de busca francesas, que, desde então, têm investigado e analisado as informações recolhidas.

Em Junho de 2009, o voo da Air France despenhou-se no mar a meio do seu trajecto que ligava o Rio de Janeiro a Paris, num acidente que matou todos os 228 tripulantes que seguiam a bordo.

SOL





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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#714 Mensagem por Enlil » Sex Jul 29, 2011 4:41 pm

Relatório sobre voo AF 447 'decepciona' familiares de vítimas

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

Atualizado em 29 de julho, 2011 - 14:30 (Brasília) 17:30 GMT

Os familiares das vítimas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, se dizem decepcionados com o rumo das investigações e criticam o relatório das autoridades francesas, divulgado nesta sexta-feira, por dar destaque aos erros dos pilotos na catástrofe que matou 228 pessoas.

"Estamos decepcionados e chocados pela falta de informação sobre as falhas nas sondas de velocidade do avião, que é o ponto de partida do acidente", disse o diretor da associação francesa Ajuda Mútua e Solidariedade AF 447, Robert Soulas, que esteve presente na apresentação do relatório.

"Não tivemos elementos novos nesse novo documento. Nós não compreendemos como depois das primeiras análises dos dados é possível acusar os pilotos tão rapidamente. Isso mostra o peso político do caso", diz Soulas.

Para os familiares das vítimas, o fato de o Estado francês ter participação na Air France e na Airbus poderia limitar a transparência das investigações.

Neste terceiro relatório intermediário sobre o acidente, os investigadores do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, sigla em francês) explicaram as circunstâncias exatas dos últimos minutos do voo e apontaram erros cometidos pelos pilotos.

Segundo o BEA, a situação poderia ter sido revertida após o congelamento das sondas de velocidade (conhecidas como tubos pitot), que levaram ao desligamento do piloto automático.

"O acidente poderia ter sido evitado se os pilotos tivessem tomado as medidas adequadas. O mais difícil será entender as ações dos pilotos", diz Jean-Paul Troadec, diretor do BEA.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Relatório diz que pilotos do AF 447 cometeram uma série de erros

'Desconfiança'

A associação alemã de familiares das vítimas HIOP expressou "desconfiança sobre os objetivos das investigações na elucidação da catástrofe".

"Percebemos que a opinião pública vem sendo preparada para aceitar que as falhas dos pilotos causaram o acidente", diz Barbara Crolow, da HIOP.

Segundo Crolow, os investigadores não estariam interessados nas causas reais do acidente. “O BEA não torna os dados públicos por razões econômicas, que interessam a Airbus”, diz.

"Até o dia de hoje, foram negadas aos parentes das vítimas informações consistentes já disponíveis de meados de maio (quando as caixas-pretas foram trazidas à França)", diz a representante das famílias alemãs.

"No segundo relatório (divulgado em dezembro de 2009), os aspectos técnicos do acidente estavam mais presentes. Agora os investigadores estão desviando a questão do problema técnico para um problema humano", disse à BBC Brasil Danielle Lévy, da associação francesa.

Ela se diz "chocada" com o fato de que a Airbus estaria "descarregando sobre os pilotos a responsabilidade do problema dos sensores de velocidade do avião".

O BEA informou nesta sexta-feira que irá criar um grupo de especialistas que irão analisar as ações dos pilotos para tentar descobrir as razões dos procedimentos de voo adotados.

O AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... s_df.shtml




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#715 Mensagem por Slip Junior » Sex Jul 29, 2011 5:52 pm

Pessoal, sugiro a todos que em vez de se atentarem tanto a leitura de artigos prontos escritos por jornalistas com conhecimento questionável sobre aviação, leiam o relatório interino disponibilizado pelo BEA e tentem identificar de fato quais são os fatores contribuintes presentes no acidente. Por favor, não entendam isso como uma crítica, mas como uma mera sugestão para entender melhor o que de fato ocorreu, principalmente, buscando soluções para que esse fato não ocorra novamente.

O mesmo está disponível no seguinte link: http://www.bea.aero/fr/enquetes/vol.af. ... 011.en.pdf

Abraços




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#716 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 01, 2011 12:23 pm

Foi considerada uma falha o fato dos pilotos não terem alertado para a colisão com a água. Qual seria a diferença para os passageiros?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#717 Mensagem por alcmartin » Seg Ago 01, 2011 12:47 pm

Teoricamente, Rodrigo, isso daria aos tripulantes de cabine(os comissarios) a deixa para informar aos passageiros para tomar as posiçoes de impacto. Aquela posiçao com as cabeças abaixadas entre as pernas. E, no caso de agua, puxarem aqueles coletes.
Na prática, a diferença foi nenhuma, visto a atitude e razão de descida que a aeronave se chocou. A posição de impacto tem validade quando é um pouso forçado controlado. Como no caso do Airbus do rio Hudson.

Como o slip falou, o problema são esses jornalistas que querem assunto e ficam divagando que deveriam ter feito isso ou aquilo. A verdade é que todos pilotos do mundo, civis ou militares, são treinados para seguir, em uma emergencia, a sequencia "voe, navegue, comunique". Ou seja, a primeira coisa é controlar o aviao. Isso os caras ficaram tentando até o fim, mas nao conseguiram. Logo, o resto ficou para depois... :(

abs!




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#718 Mensagem por soultrain » Seg Ago 01, 2011 9:18 pm

De um leigo e segundo o relatório, houve uma falha na medição da velocidade, mas um piloto experiente lidaria bem com esta situação, o problema foi ele não estar e os dois co-pilotos inexperientes não seguiram os procedimentos, certo?

Pilotar 100% manual uma aeronave, com aquela distribuição de peso, numa tempestade, sem nenhum referencial externo, sem indicação de velocidade não deve ser nada fácil.

A falha de equipamento não foi catastrófica, mas as acções humanas foram, certo?





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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#719 Mensagem por Slip Junior » Seg Ago 01, 2011 10:42 pm

soultrain escreveu:De um leigo e segundo o relatório, houve uma falha na medição da velocidade, mas um piloto experiente lidaria bem com esta situação, o problema foi ele não estar e os dois co-pilotos inexperientes não seguiram os procedimentos, certo?

Pilotar 100% manual uma aeronave, com aquela distribuição de peso, numa tempestade, sem nenhum referencial externo, sem indicação de velocidade não deve ser nada fácil.

A falha de equipamento não foi catastrófica, mas as acções humanas foram, certo?
Soultrain, na verdade, indicações errôneas (misleading) de velocidade combinadas de dois displays (1 PFD + standby ou 2 PFDs) são tipicamente realmente classificadas como catastróficas.

No entanto existem vários outros fatores contribuintes que devem ser considerados:
1. Uma falha catastrófica, por requisito, não poderia resultar de uma falha simples e a análise sugere que isso tenha ocorrido (devido a presença de ice crystals).
2. Não conheço muito sobre gelo, mas até onde eu saiba, a ocorrência de ice crystals ainda não é um evento muito conhecido e apenas bastante recentemente (coisa de 2007 para cá) é que fabricantes e autoridades começaram a ter uma maior preocupação com isso.
3. Mesmo sendo uma falha "catastrófica", a sequência de eventos sugere que o acidente poderia ter sido evitado, no entanto, então surgem outros fatores contribuintes relacionados ao treinamento da tripulação e aos procedimentos operacionais da empresa.

Em um cenário desse, é realmente muitíssimo complicado responsabilizar os pilotos (como sugere a maior parte da mídia) pelo resultado final dos eventos... Talvez o Alcmartin (que sabe muitíssimo mais de pilotagem e treinamento do que eu) possa falar um pouco mais. ;)

Abraços




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#720 Mensagem por soultrain » Ter Ago 02, 2011 12:08 pm

Ok, Obrigado.

Mas mesmo assim acho que foi um erro o comandante ter-se ausentado na aproximação de uma formação daquelas.

Mais uma vez prova-se que um acidente se deve a uma conjugação de factores, raramente é um factor único.

Que se aprenda e se evite acidentes com estas causas e se poupe vidas.

[[]]'s





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