TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4845
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70231 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Dez 18, 2013 11:43 pm

knigh7 escreveu:
gogogas escreveu:Caraca ,os franceses levaram o prosub , EC-725 ,e os patrulhas classe macaé e ainda tão chorando :lol: :D [003]
Pode ser por causa da 8a derrota do Rafale...
Pode até ser, mas a derrota do Rafale na competição brasileira levanta muitas dúvidas sobre a proposta francesa. Como um projeto consolidado e testado em combate perde competições na Suíça e no Brasil? Além do mais, as negociações estão emperradas na Índia. Isto leva a pensar que as coisas não são como alguns gostam de pintar aqui...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2097
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70232 Mensagem por gogogas » Qua Dez 18, 2013 11:46 pm

pois é ,quem sabe eles não levam o prosuper e mistral ...




Gogogas !
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70233 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 18, 2013 11:49 pm

Senhores,

Felizmente temos uma escolha. Algo meritoso sobretudo para o atual governo e para a FAB.
Uma decisão com base técnica e com forte lastro de compensações industriais, políticas e econômicas.
Infelizmente os dois outros concorrentes foram derrotados por si próprios, num processo de auto-flagelo jamais visto. Perderam pela falta de margem de negociação econômica-financeira dos franceses e pela inabilidade política do governo americano.
Vamos torcer para que esta escolha tenha sido a melhor escolha e que possamos ter o melhor caça possível com o maior nível de independência tecnológica.

PARABÉNS A FAB E AO BRASIL.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70234 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 18, 2013 11:52 pm

Foram muito deselegantes mesmo.

Depois dessa não quero mais nada da Dassault.

Estou muito feliz com a decisão. Acredito que qualquer que fosse o escolhido eu ficaria feliz do mesmo jeito.

Espero que consigamos as tecnologias e o máximo de nacionalização possível. E que não paremos nas 36 unidades....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70235 Mensagem por Boss » Qui Dez 19, 2013 12:00 am

Bravo escreveu:
kirk escreveu:Srs. rafalistas e Hornetistas ... EIS O CAÇA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA !!!!!!!

Imagem
Bem, eu não sou rafalista nem hornetista sou Brasileiro (com B maiúsculo mesmo), apesar de ter apoiado a escolha do rafale durante muito tempo.

Como Brasileiro sinto-me no dever de apoiar a decisão tomada pelo governo democraticamente eleito.

Torcer pra dar errado só porque "meu preferido" não foi escolhido é antipatriótico.

Como Brasileiro, torço para que a escolha do Gripen se mostre de fato a escolha certa, a melhor escolha.

Sds.
Penso exatamente a mesma coisa. [009]




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70236 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 19, 2013 12:05 am

Honestamente, concordo com os Srs... os franceses foram convidados a tentar vender uma aeronave do porte do Rafale ao Brasil e é sem dúvida um Srs avião...

Perder faz parte do negócio e aquela nota deles foi uma grande oportunidade perdida de 'sair por cima' nessa concorrência.

Lamentável. :|

E que venham os detalhes do que virá a ser o Gripen para o Brasil. ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70237 Mensagem por Penguin » Qui Dez 19, 2013 12:08 am

FIGHTERCOM escreveu:
knigh7 escreveu: Pode ser por causa da 8a derrota do Rafale...
Pode até ser, mas a derrota do Rafale na competição brasileira levanta muitas dúvidas sobre a proposta francesa. Como um projeto consolidado e testado em combate perde competições na Suíça e no Brasil? Além do mais, as negociações estão emperradas na Índia. Isto leva a pensar que as coisas não são como alguns gostam de pintar aqui...


Abraços,

Wesley
Na semana passada, segundo informações obtidas pelo Estado, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com problemas na parceria para compra de equipamentos da Marinha.
http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 0114,0.htm

Problemas :?: :shock:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70238 Mensagem por Penguin » Qui Dez 19, 2013 12:11 am

sapao escreveu:
lynx escreveu:Meus parabéns à FAB e à presidente Dilma. Sempre preferi o F-18E, mas devo admitir que, no momento atual, o Gripen NG era mesmo a melhor escolha. Ambos souberam aproveitar o momento político de uma maneira que eu não consegui vislumbrar antes. Deve ser por isso que não tenho 4 estrelas no ombro nem sou o mandatário da Nação. :lol:
Também parabenizo a Boeing pela declaração cavalheiresca. Coisa de quem sabe cultivar os potenciais clientes do futuro. Há muitas outras aeronaves a serem renovadas. Alguém já lembrou dos F-5 e A-1. O mundo gira...
Dos franceses... bem, não me surpreende a declaração coalhada de despeito. Lamentável, mas não surpreendente.
Para aqueles que alegam a não existência do Sea Gripen como uma incoerência da decisão, gostaria de sugerir que leiam a declaração de fim de ano do Comandante da Marinha. Lá ele fala sobre o PRONAE e menciona apenas um navio, que deverá ser incorporado a partir de 2028. Bem... temos 15 anos para desenvolver um Sea Gripen. Tempo de sobra... se quisermos e tivermos dinheiro, claro.
Os militares, da reserva e da ativa, sabem que cabe discussão até que a autoridade decisora exerça seu direito e decida. Depois disso, todos acatam e remam juntos, para que dê certo. Façamos assim e que venha o melhor Gripen NG possível para nosso país.
Brasil acima de tudo!
Agora e começar a pensar no que seria melhor extraído dele, o resto e choro de viuva...
[009]




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70239 Mensagem por Penguin » Qui Dez 19, 2013 12:15 am

Paisano escreveu:Fazendo um resumo geral:

Submarinos -> França

Anti-Aérea -> Alemanha/Russia/Suécia.

Patrulhas Oceânicas -Inglaterra.

PROSUPER -> Alemanha?????????
Ou seja, está prevalecendo a diversificação.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70240 Mensagem por NovaTO » Qui Dez 19, 2013 12:20 am

HASHUASHUSAHU!!!

Final fantástico para esse FX-2. Todos sabem que "torço" pelo Gripen E/F, mesmo considerando que é um caça de uma classe mais leve que o Rafale e F-18E.

Mas como proposta, tecnicamente, não tinha como não ser o Gripen E/F.

Parabéns Dilmona, teve mais culhões que seu antecessor. :)

Parabéns Saito, sua persistência valeram um caça que NÃO sairá da AMARG e sim dos hangares de Gavião Peixoto.

Parabéns FAB, se não é um 5ª geração ao menos um caça de 4,5ª e não usado.

E parabéns à todos os entusiastas que aguentaram esse tempo aguardando essa decisão.

Não foi fácil!! :)

[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]
[]'s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70241 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 19, 2013 12:32 am

Olha, pessoal,

Acho que todos percebiam que eu torcia para o SH...

A preocupação que eu tenho sobre o GripenNG se refere ao radar.
Dos 51 pontos não atingidos pelos requisitos do MMRCA (mas vale ressaltar que o conjunto de itens avaliados era na ordem de centenas) 46 foram do radar.Ou seja, basicamente ele foi desclassificado lá por causa daquele sistema. É claro que não de pode desconsiderar que parte desses itens do radar pela imaturidade desse sistema 'a época.

Essas questões de outros riscos pelo fato do caça estar em desenvolvimento, não são de relevantes óbices, inclusive não foi pela própria IAF.

A FAB tem seus requisitos de desempenho para o FX2. Tomara que a SAAB-SELEX atinjam ao que a FAB pretende para o radar da aeronave.

É provável mesmo que o Saito (e talvez outros do Alto Comando) preferissem o SH. Mas o Comandante, na CRE em agosto desse ano, ressaltou aspectos importantes para a FAB que só com a escolha do GripenNG poderia proporcionar, sem mencionar, diga-se de passagem esse caça.Mencionou, naquela reunião, dados bastante favoráveis ao SH. E minimizou a importância de ToTs nos quais não se participam do processo de desenvolvimento, fazendo uma crítica velada a proposta da Dassault. E a Boeing dizia que desejava desenvolver em parceria conosco novas tecnologias para a área.
Ou seja, a FAB, no Governo Dilma, quando não estava mais o Jobim, fortíssimo defensor do Rafale e o Lula, deixava claro que tanto o SH quanto o Gripen NG eram boas opções para ela.

Há 2 anos atrás eu postava mais no BM e relatei um encontro que eu tive com um ex-jornalista da Folha de S. Paulo, da trabalhara na Sucursal de Brasília.

É óbvio que eu levantei o assunto sobre o FX2, e sobre as matérias da Eliane Cantanhede, na qual ela dizia que o GripenNG havia sido o melhor avaliado pela COPAC.

Ele disse que a Eliane dizia lá dentro coisas como "vcs nem sabem de quem eu recebi o relatório!" (eles receberam o Sumário Executivo da avaliação (de 30 páginas) bem como a Peça Master (de cerca de 300 páginas dela), deixando evidente que recebera de alguém muito importante envolvido com o processo.

Bom, pelo menos pela COPAC, (do Alto Comando eu não saberia dizer), há boas evidências que o GripenNG fora o melhor avaliado.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Dez 19, 2013 12:53 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70242 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 19, 2013 12:35 am

FIGHTERCOM escreveu:
knigh7 escreveu: Pode ser por causa da 8a derrota do Rafale...
Pode até ser, mas a derrota do Rafale na competição brasileira levanta muitas dúvidas sobre a proposta francesa. Como um projeto consolidado e testado em combate perde competições na Suíça e no Brasil? Além do mais, as negociações estão emperradas na Índia. Isto leva a pensar que as coisas não são como alguns gostam de pintar aqui...


Abraços,

Wesley
Realmente Wesley, o que vc colocou é algo para se pensar...

Abaços




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70243 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 19, 2013 12:39 am

NovaTO escreveu:
Parabéns Saito, sua persistência valeram um caça que NÃO sairá da AMARG e sim dos hangares de Gavião Peixoto.

E parabéns à todos os entusiastas que aguentaram esse tempo aguardando essa decisão.

Não foi fácil!! :)


[]'s

x1000!!!!!!!!!!!!!!!

[009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70244 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 19, 2013 12:46 am

O interessante é que a brincadeira muda agora. :twisted:

Temos que respeitar a decisão e mudar a nossa postura e ver a diferença entre Photoshop e PowerPoint e a realidade e temos obrigação de fuçar essa bagaça, já que a FAB que nunca comunica P... N... foi lá e se adiantou para criar "o site do Gripen" no seu portal, eu espero que estejam dispostos a responder perguntas de verdade ao invés dos 'genéricos' de "ToT completa", "Domínio de toda a tecnologia", "Só o motor é Americano"...

;)

Quero o meu Gripen nacional com MAR-1, MAN-1, A-Darter, e a Porcaria do radar AESA e um alcance muito superior sem gambiarra.

Quero ver a Suécia comprar Super-Tucano e KC-390 já que tinham dito que fariam isso.

E por aí vai...

E não falo isso por não gostar do caça... eu só não quero outra ilusão de AM-X 2.0 porque ninguém merece ler que o AM-X era lá essa coisa toda enquanto nunca disparou uma arma inteligente até 2010+++ e só depois de 25+++ anos está finalmente capaz de disparar mísseis ar-ar das pontas das asas dentre outros detalhes...

;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70245 Mensagem por Wardog » Qui Dez 19, 2013 12:56 am

8-]




Responder