Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
8 no lugar de 22 é de se pensar. E recebendo a conta gotas os outros 13.
Vamos chegar no mesmo patamar da frota de Hercules que a FAB tinha em 2019 somente em 2034.
Se não é para rir ou chorar, serve no mínimo para pensar.
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Re: Sobre o KC-390
Mas e a disponibilidade da frota, não conta?!
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Sobre o KC-390
Conta, e muito. Mas uma coisa é disponibilidade quando você tem 22 aviões na frota, e outra bem diferente quando se tem apenas 7 ou 8.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Abr 09, 2023 7:48 pmMas e a disponibilidade da frota, não conta?!
Abraços,
Wesley
E vamos levar muito tempo para equalizar essa questão. Não é porque o KC-390 tem uma taxa de disponibilidade alta que ele vai atender a tudo o que é solicitado hoje, e amanhã, aos dois únicos esquadrões que operam o mesmo.
Se não estou enganado, o "Gordo" só tinha 2 aviões, até o presente momento. Ou seja, é risível esperar que o esquadrão dê conta de todas as missões solicitadas. O 1o GTT em Brasília virou pau para toda obra com os 5 que tem, talvez, menos, não sei se a sexta unidade foi para Anápolis ou RJ.
Enfim, é uma conta muito ruim, diria péssima, de se equilibrar. E vamos levar uma década e meia para resolver. Para variar.
Com alguma sorte, e se nada der errado, vamos chegar à primeira dezena de aviões daqui a 3 ou 4 anos.
Durma-se com mais essa.
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Re: Sobre o KC-390
Outra coisa que esqueci de dizer, mas muito importante também. Quanto menor a frota, e maior a disponibilidade, maior o esforço estrutural e operacional de todos os equipamentos, e do avião em si. As horas de voo se amontoam mais rapidamente, os custos são maiores, a manutenção precisa ser revisada com mais frequência, e por aí vamos. Diminui-se inclusive mais rapidamente a vida útil de cada célula, que tem por óbvio desde que saiu da linha de produção, um tempo de vida determinado, com todas as paradas e manutenções exigidas.
Enfim, é muito legal ter aviões que sempre que se precisa deles eles estão disponíveis. Mas fazer isso com uma frota miúda e KC-390 é dar um tiro no próprio pé no longo prazo para a FAB.
Não me consta que compramos aviões regularmente sempre que a frota chega a idade de "aponsentadoria".
Com o avião da Embraer com certeza não será diferente. E estamos forçando os poucos que temos ao máximo.
Enfim, é muito legal ter aviões que sempre que se precisa deles eles estão disponíveis. Mas fazer isso com uma frota miúda e KC-390 é dar um tiro no próprio pé no longo prazo para a FAB.
Não me consta que compramos aviões regularmente sempre que a frota chega a idade de "aponsentadoria".
Com o avião da Embraer com certeza não será diferente. E estamos forçando os poucos que temos ao máximo.
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Re: Sobre o KC-390
Então me responde: qual era a disponibilidade da frota de Hércules em 2019?FCarvalho escreveu: ↑Seg Abr 10, 2023 3:38 pmConta, e muito. Mas uma coisa é disponibilidade quando você tem 22 aviões na frota, e outra bem diferente quando se tem apenas 7 ou 8.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Abr 09, 2023 7:48 pm
Mas e a disponibilidade da frota, não conta?!
Abraços,
Wesley
E vamos levar muito tempo para equalizar essa questão. Não é porque o KC-390 tem uma taxa de disponibilidade alta que ele vai atender a tudo o que é solicitado hoje, e amanhã, aos dois únicos esquadrões que operam o mesmo.
Se não estou enganado, o "Gordo" só tinha 2 aviões, até o presente momento. Ou seja, é risível esperar que o esquadrão dê conta de todas as missões solicitadas. O 1o GTT em Brasília virou pau para toda obra com os 5 que tem, talvez, menos, não sei se a sexta unidade foi para Anápolis ou RJ.
Enfim, é uma conta muito ruim, diria péssima, de se equilibrar. E vamos levar uma década e meia para resolver. Para variar.
Com alguma sorte, e se nada der errado, vamos chegar à primeira dezena de aviões daqui a 3 ou 4 anos.
Durma-se com mais essa.
Abraços,
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Re: Sobre o KC-390
Baixíssima pelo que se diz. Mas vou perguntar aos universitários.FIGHTERCOM escreveu: ↑Seg Abr 10, 2023 3:59 pm Então me responde: qual era a disponibilidade da frota de Hércules em 2019?
Abraços,
Wesley
De qualquer forma, a frota de C\KC-130 Hércules da FAB era das mais antigas voando por aí, com aviões com médias superiores a 30 anos de operação.
Ademais, esse número não muda em nada o aspecto que levantei sobre o esforço que a frota de KC-390 da FAB vem sofrendo desde 2019 em vista da pandemia e de outras ações. Notar, nenhuma delas militares em sua origem, destino e fim. E sempre tão mais exigentes e em maiores quantidades que quaisquer daquelas.
Tem alguma coisa muito errada aí, mas que ninguém, menos ainda a FAB, questiona, porque isso rende dividendos no final para ela mesma.
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Re: Sobre o KC-390
Para mim, muda e muito, afinal trocamos quantidade por qualidade.FCarvalho escreveu: ↑Seg Abr 10, 2023 4:22 pmBaixíssima pelo que se diz. Mas vou perguntar aos universitários.FIGHTERCOM escreveu: ↑Seg Abr 10, 2023 3:59 pm Então me responde: qual era a disponibilidade da frota de Hércules em 2019?
Abraços,
Wesley
De qualquer forma, a frota de C\KC-130 Hércules da FAB era das mais antigas voando por aí, com aviões com médias superiores a 30 anos de operação.
Ademais, esse número não muda em nada o aspecto que levantei sobre o esforço que a frota de KC-390 da FAB vem sofrendo desde 2019 em vista da pandemia e de outras ações. Notar, nenhuma delas militares em sua origem, destino e fim. E sempre tão mais exigentes e em maiores quantidades que quaisquer daquelas.
Tem alguma coisa muito errada aí, mas que ninguém, menos ainda a FAB, questiona, porque isso rende dividendos no final para ela mesma.
Abraços,
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Re: Sobre o KC-390
É um cálculo pontual e específico em relação a um lapso temporal entre a saída dos Hércules e a íntegra da frota de KC-390.
Lógico que estamos trocando quantidade por qualidade mas não se trata disso.
Fazes ideias dos problemas no longo prazo uma frota de apenas 4 ou 5 aviões acumular mais de 6 mil horas de vôo em tão pouco tempo?
Ótimo que eles tenham uma excelente taxa de disponibilidade, mas uma coisa é fazer isso quando se tem 6, 8 até 10 aviões em um esquadrão. Outra é ter 4 e querer voar a mesma quantidade de horas e taxas de disponibilidade de missão. A pressão sobre o equipamento é muito maior. E não se faz isso a não ser por extrema necessidade. Como uma guerra.
Mas não temos nenhuma por aqui. Temos?
Lógico que estamos trocando quantidade por qualidade mas não se trata disso.
Fazes ideias dos problemas no longo prazo uma frota de apenas 4 ou 5 aviões acumular mais de 6 mil horas de vôo em tão pouco tempo?
Ótimo que eles tenham uma excelente taxa de disponibilidade, mas uma coisa é fazer isso quando se tem 6, 8 até 10 aviões em um esquadrão. Outra é ter 4 e querer voar a mesma quantidade de horas e taxas de disponibilidade de missão. A pressão sobre o equipamento é muito maior. E não se faz isso a não ser por extrema necessidade. Como uma guerra.
Mas não temos nenhuma por aqui. Temos?
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Re: Sobre o KC-390
Então me explique: como seria diferente com a frota de Hércules, que apesar do maior número, tinha baixíssima disponibilidade?FCarvalho escreveu: ↑Seg Abr 10, 2023 10:28 pm É um cálculo pontual e específico em relação a um lapso temporal entre a saída dos Hércules e a íntegra da frota de KC-390.
Lógico que estamos trocando quantidade por qualidade mas não se trata disso.
Fazes ideias dos problemas no longo prazo uma frota de apenas 4 ou 5 aviões acumular mais de 6 mil horas de vôo em tão pouco tempo?
Ótimo que eles tenham uma excelente taxa de disponibilidade, mas uma coisa é fazer isso quando se tem 6, 8 até 10 aviões em um esquadrão. Outra é ter 4 e querer voar a mesma quantidade de horas e taxas de disponibilidade de missão. A pressão sobre o equipamento é muito maior. E não se faz isso a não ser por extrema necessidade. Como uma guerra.
Mas não temos nenhuma por aqui. Temos?
Desculpa ficar perguntando, mas o que quero a pontar é que seu comentário ("vamos chegar no mesmo patamar da frota de Hercules que a FAB tinha em 2019 somente em 2034") não faz o menor sentido.
Abraços,
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Re: Sobre o KC-390
Aviões civis de linha área podem fazer 2, 3 até 4 pernas de voo no mesmo dia, trocando só tripulação e abastecendo. Mas o KC-390 não pode ir pra Manaus ficar 2 dias e voltar. Ta forçando...
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Re: Sobre o KC-390
Cooperação necessária, útil e reconhecidamente favorável a ambas empresas.
Resultados no longo prazo.
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Re: Sobre o KC-390
Há o offset nas aquisições militares. Os suecos precisando de uma aeronave do porte de um KC-390 e o Brasil de mais caças.
Eles adquirem então o nosso -390 e nós os caças Gripen E/F. Sendo um o offset do outro.
Fecha a conta e passa a régua.
Eles adquirem então o nosso -390 e nós os caças Gripen E/F. Sendo um o offset do outro.
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Re: Sobre o KC-390
Obs: Interessante destacar as primeiras imagens da nova torre de sensores COAPS-L, escolhida para a UT30BR2 e proposta para modernização dos Leopards 1A5 BR [/Justificar]
Obs: Interessante arte do KC-390 reabastecendo um F-35....
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Re: Sobre o KC-390
Outro detalhe interessante para destacar é o comentário desse nacionalista argentino.
Já falei que o orgulho argentino caminha lado a lado com o fracasso. É deprimente