Operti escreveu:knigh7 escreveu:É algo interessante: a MB está abandonando calibres pesados (4.5 pol ou um suposto 127mm) para essas escoltas em favor de canhões de duplo emprego.
Eu considero uma ótima ideia: perde-se um pouco do poder de fogo, mas em compensação, ganha-se na autoproteção.
Esses dias eu li, não me recordo onde, que a Royal Navy fez extenso uso de seus canhões de 4.5 pol para atacar posições defendidas pelas tropas do Kadafi, inclusive dentro de Trípoli, com elevada taxa de eficiência. Além disso, é muito mais barato do que um ataque aéreo, podendo substituí-lo em diversas situações. Com um canhão de duplo emprego (calibres menores), isso já não seria possível. Se não me engano, parece que a campanha na Líbia trouxe à baila essa questão, para a construção de novos navios.
Abraços
Penso que a questão aqui é apenas do que a MB considera como de calibre pequeno, médio ou grande.
Acho que a MB considera canhão a partir de 37mm (já li isso em algum lugar, mas não lembro onde e não tenho fontes).
Desta forma, para a MB, os A-4 teriam duas metralhadoras de 20mm, enquanto todos consideram como dois canhões de 20mm.
Devemos considerar que o A-4, que possui armamento com calibre maior é uma novidade na MB, obviamente comparando com navios artilhados, usados a décadas.
Creio que calibres navais usuais de hoje, com 114 ou 127mm sejam considerados médios pra MB, grandes seriam canhões, tipo os que existiam nos encouraçados.
Acho que a nova Classe de escoltas, não vai diminuir o calibre de sua peça, tipo para 57mm, continuará na linha de 114 ou 127mm, e isso na MB seja considerado médio.
Abs,
Abs,