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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 4:52 pm
por deschamps
Brigadeiro escreveu:Pessoal,

Tenho lido muita coisa nesses últimos dias sobre os "finalistas" do FX-2 e, apesar de ter mantido essa impressão somente para mim, acho que será pertinente para a reflexão dos colegas foristas (como eu). Não é um ataque a ninguém de maneira específica, mesmo porque praticamente todos os foristas "frequêntes" já colocaram suas impressões aqui e é do global que eu estou falando.

Tudo que li até agora, me dá uma impressão de que se posta aquilo que está no "coração", deixando um pouco de lado a razão e (por que não?) um pouco de bom senso. Há muita "mitologia" e pouca comparação técnica, até porque esse tipo de informação não se encontra na livraria ou na banca de jornal (ou na wikipéida) e todos tem um caça definitivo (é eu na Terra e o meu Caça no céu!!!) e lá se foi o bom senso de novo. O máximo que se encontra por essas paragens são várias informações e dados que muitas vezes se desencontram ou se contradizem, apresentada de uma maneira que mais parece um joguinho de "SUPER TRUNFO", do que um dado comparativo sério. Por isso, eu desde o início eu resolvi não "agremiar" a grupo nenhum. Não sou "flankeiro", "rafaleiro", "gripeiro", "horneteiro" e prefiro tirar minhas conclusões após saber como a FAB irá operar seu futuro vetor e como será a sua doutrina.

Pra mim, independentemente do que a FAB irá escolher, eu acredito que será para suprir uma necessidade de um vetor capaz de lutar a guerra aérea moderna e com todos os requisitos para atender às missões e armamentos que serão usados pela força, mesmo porque uma força aérea não é feito somente de caças, sendo ele uma peça de um complexo quebra-cabeça que engloba toda estrutura de uma Força Armada (considero as três forças combinadas). Qualquer que seja "o escolhido", o que realmente importa é se a FAB terá uma DOUTRINA moderna para operá-lo e tendo a capacidade de defender nossos interesses e dissuadir qualquer plano "megalomaníaco". Isso pra mim é o primordial, o resto é só paixão, carnal e ardente...

Até mais!

boa!!!
8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 5:15 pm
por Corsário01
Olhem, tem flankeiro torcendo para que esta crise cancele o FX-2 por causa desta instabilidade mundial. :evil:

E claro, traga o SU-35 de volta ao páreo. [005]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 5:28 pm
por deschamps
também não é assim Battleaxe.
como falei aqui e digo novamente.
sou a favor de uma FAB forte.
e não suporto mais FXs.
que desta vez venha um dos 3.

quem torce para o cancelamento do FX...torce contra as nossas FAs.
o que não é o meu caso.
grande abraço.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 5:32 pm
por Carlos Mathias
Que coisa feia, só porque estamos dando umas porradinhas nos seus amados agora somos traidores da nação?
Aguentem firmes, que ainda vem muita porrada por aí. :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 5:43 pm
por trabuco
Brigadeiro escreveu: prefiro tirar minhas conclusões após saber como a FAB irá operar seu futuro vetor e como será a sua doutrina.

Pra mim, independentemente do que a FAB irá escolher, eu acredito que será para suprir uma necessidade de um vetor capaz de lutar a guerra aérea moderna e com todos os requisitos para atender às missões e armamentos que serão usados pela força, mesmo porque uma força aérea não é feito somente de caças, sendo ele uma peça de um complexo quebra-cabeça que engloba toda estrutura de uma Força Armada
Exatamente. O caça é apenas mais uma peça do tabuleiro A pergunta que se deve fazer é: qual caça se encaixa melhor na doutrina da FAB? Qual caça é mais fácil de integrar a rede de guerra da FAB, ou seja, integração com o R-99 e armamentos nacionais?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 5:49 pm
por Carlos Mathias
Na minha opinião, qualquer um que se possa alterar. Se até o jurássico F-5M e o A-29 foram integrados ao R-99, qualquer um pode.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 5:59 pm
por Corsário01
deschamps escreveu:também não é assim Battleaxe.
como falei aqui e digo novamente.
sou a favor de uma FAB forte.
e não suporto mais FXs.
que desta vez venha um dos 3.

quem torce para o cancelamento do FX...torce contra as nossas FAs.
o que não é o meu caso.
grande abraço.
Meu caro Deschamps, existem muitos flankeiros por estes fóruns da vida, e não me referia a vc, mas a alguns que já vieram chorar nos meus ouvidos sobre a eliminação e deixaram soltar esta pérola.

Claro que o que DEVEMOS QUERER é o melhor para o Brasil, mas tem gente que não enxerga assim. Tem gente que precisa de uns sacodes para se enquadrar.

Eu quero qualquer um dos 3, desde que venha e venha logo. Se este FX-2 melar, será a assinatura de incompetência deste governo.

E o país ficará com a imagem de não ser um país sério de verdade. Triste, mas espero que isso não venha a ocorrer.

Precisamos desse caça para ontem!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 6:01 pm
por Penguin
PRick escreveu:
cb_lima escreveu:Etia PRick,

"Pior Aerodinâmica?
Precisa de turbinas mais potentes?
Maior Alcance do Rafale?

E a maior parte deles ainde é biplace, 02 pilotos e com isso é esperado que o F-18"E" tenha um custo de vôo maior."

:shock:

Desculpe Prick, mas a cada dia você está se superando...

Caramba cara, vamos melhorar o nível desse argumento por favor!! :|

Ninguém ganha com esse tipo de argumento e ele mais 'desinforma' do que informa.

[]s
CB_Lima

Quem está ganhando o quê?

Compare o peso vazio, combustível interno e alcances divulgados. Potência de turbinas. Aceleração, taxa de subida, e velocidades máximas. E o cruzamento de dados diz isso, mais peso, mais gasto, pior dinâmica de vôo em qualquer situação.

- O SH leva quase 40% a mais combustivel interno que o Rafale.
- Possui mais volume para equipamentos e crescimento que o Rafale.
- A potencia das turbinas eh bem maior (militar e AB).
- Taxas de subidas do SH são classificadas. Vc pode chutar, mas não vai passar de chute.
- Velocidade maximas iguais (Mach 1,8+).


Esses dados já foram postados aqui no DB, o resultado geral é uma surra de 10X0, único resultado que existe um equlíbrio é a taxa de giro instantânea.

- Se o que o tenente Coronel da FAB divulgou está correto, 40 graus por segundo, eh o melhor número que já vi para um caça. Não se pode comparar com o Rafale pois esse dado para ele é classificado.
- Os 10x0 não passam de um sonho seu.

Já falei, o F-18E é uma @$%¨#@,

A paixão as vezes cega :lol:

e não tem jeito de propaganda nenhuma dizer ao contrário, repito, não estou falando de sistemas, mas da célula. Era, e é o a pior célula oferecida no programa do FX-2.

Mais uma vez vc se esquece de acrescentar o "na minha opinião".

Não é de hoje, nem será hoje que vou dizer coisa diferente, e não me venham com sofismas de parcialidade, falava isso há 07 anos atrás, e antes da short list.

Normalmente em 7 anos as pessoas aprendem e evoluem. Neste tema vc ficou estagnado. Eu tb não simpatizava com o SH. Haviam muitas críticas contra ele. Fui investigar e descobri o outro lado dessa história.

A utilização de informações antigas e defasadas é principal ponto fraco da maioria das críticas contra o SH. São geralmente anteriores ao seu desenvolvimento ou ocorridas durante a fase de desenvolvimento (pré-1999), onde os problemas devem ocorrer mesmo e serem sanados.

Provavelmente o SH tenha sido o caça mais "escrutinado" na história da US Navy, pois havia uma disputa de facções, cada uma querendo impor sua solução (SH, F-22N e Super F-14). Passou pelo OPEVAL em 1999 com louvor (http://findarticles.com/p/articles/mi_q ... i_n8899867) e o seu desenvolvimento foi agraciado com um Collier Trophy em 1999 (http://www.naa.aero/html/awards/index.cfm?cmsid=150).



Minha opinião, baseada nas informações e nos dados é essa, e sempre será essa. Se querem se iludir ótimo. E não é caso de F-16, F-35, F-15 ou F-22, já não gostava do F-18C, mas o F-18E conseguiu andar mais para trás. Os EUA também fabricam armas ruins, mas eles sabem e admitem, É UMA SOLUÇÃO DE COMPROMISSO! Agora, eles fabricam o caça, e não tem escolhar melhore, mas nós não temos nada com isso, empurrem essa SOLUÇÃO DE COMPROMISSO para outro otário.

Aprendam a perceber a diferença, o F-18E vai continuar sendo uma "porcaria", mesmo sendo fabricado em números de 3.000 células e exportados para 500 países ou escolhido pela FAB. Do mesmo modo que o Gripen vai continuar sendo um caça leve, com 14 ou 16 toneladas.

Afinal, é o único caça, que tem um apelido pejorativo, baseado na opinião de pilotos dos EUA, e olha para um piloto dos EUA, ou um cidadão americano via a público meter o pau no seus produtos, é preciso muito, porque são naciolistas até um último fio de cabelo.

Pilotos de foruns ou que nunca voaram o SH.
Quero ver vc citar um unico piloto real que tenha voado o SH e criticado.

O seu fanatismo é tanto que bloqueia seus sentidos cognitivos para o que disse o tenete-Coronel Aviador da FAB no teste da RFA. Se vc quiser, tiro copia do encarte que tenho sobre o SH da AFM/2007 e o envio para vc (mande seu endereço em privado). Lá vc lerá opiniões de pilotos reais de Tomcat que agora pilotam o SH. Vc vai se surpreender.


[ ]´s
[]s

OBS: A sua sorte é que a maioria da literatura sobre o Rafale está em francês, diferentemente do SH.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 6:04 pm
por HIGGINS
Battleaxe escreveu:Olhem, tem flankeiro torcendo para que esta crise cancele o FX-2 por causa desta instabilidade mundial. :evil:

E claro, traga o SU-35 de volta ao páreo. [005]
Não teria sentido. Apesar do Flanker ser operado por países pobres e neles estarem voado, em geral, estão presentes em pouca quantidade nestas forças aéreas: nós queremos 36 e encomendar mais...
O "Crash", como desculpa, afeta a qualquer produto.

Eu defendo hoje a suspensão do FX-2. O motivo é bem simples: Estaremos recebendo em 2014 uma aeronave de 4ª geração (ou 4,5ª geração, como queiram), enquanto outros atores globais de importância estarão recebendo caças de 5ª geração!
Apenas por isto, devo dizer.

Higgins.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 6:21 pm
por Corsário01
Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Quem está ganhando o quê?

Compare o peso vazio, combustível interno e alcances divulgados. Potência de turbinas. Aceleração, taxa de subida, e velocidades máximas. E o cruzamento de dados diz isso, mais peso, mais gasto, pior dinâmica de vôo em qualquer situação.

- O SH leva quase 40% a mais combustivel interno que o Rafale.
- Possui mais volume para equipamentos e crescimento que o Rafale.
- A potencia das turbinas eh bem maior (militar e AB).
- Taxas de subidas do SH são classificadas. Vc pode chutar, mas não vai passar de chute.
- Velocidade maximas iguais (Mach 1,8+).


Esses dados já foram postados aqui no DB, o resultado geral é uma surra de 10X0, único resultado que existe um equlíbrio é a taxa de giro instantânea.

- Se o que o tenente Coronel da FAB divulgou está correto, 40 graus por segundo, eh o melhor número que já vi para um caça. Não se pode comparar com o Rafale pois esse dado para ele é classificado.
- Os 10x0 não passam de um sonho seu.

Já falei, o F-18E é uma @$%¨#@,

A paixão as vezes cega :lol:

e não tem jeito de propaganda nenhuma dizer ao contrário, repito, não estou falando de sistemas, mas da célula. Era, e é o a pior célula oferecida no programa do FX-2.

Mais uma vez vc se esquece de acrescentar o "na minha opinião".

Não é de hoje, nem será hoje que vou dizer coisa diferente, e não me venham com sofismas de parcialidade, falava isso há 07 anos atrás, e antes da short list.

Normalmente em 7 anos as pessoas aprendem e evoluem. Neste tema vc ficou estagnado. Eu tb não simpatizava com o SH. Haviam muitas críticas contra ele. Fui investigar e descobri o outro lado dessa história.

A utilização de informações antigas e defasadas é principal ponto fraco da maioria das críticas contra o SH. São geralmente anteriores ao seu desenvolvimento ou ocorridas durante a fase de desenvolvimento (pré-1999), onde os problemas devem ocorrer mesmo e serem sanados.

Provavelmente o SH tenha sido o caça mais "escrutinado" na história da US Navy, pois havia uma disputa de facções, cada uma querendo impor sua solução (SH, F-22N e Super F-14). Passou pelo OPEVAL em 1999 com louvor (http://findarticles.com/p/articles/mi_q ... i_n8899867) e o seu desenvolvimento foi agraciado com um Collier Trophy em 1999 (http://www.naa.aero/html/awards/index.cfm?cmsid=150).



Minha opinião, baseada nas informações e nos dados é essa, e sempre será essa. Se querem se iludir ótimo. E não é caso de F-16, F-35, F-15 ou F-22, já não gostava do F-18C, mas o F-18E conseguiu andar mais para trás. Os EUA também fabricam armas ruins, mas eles sabem e admitem, É UMA SOLUÇÃO DE COMPROMISSO! Agora, eles fabricam o caça, e não tem escolhar melhore, mas nós não temos nada com isso, empurrem essa SOLUÇÃO DE COMPROMISSO para outro otário.

Aprendam a perceber a diferença, o F-18E vai continuar sendo uma "porcaria", mesmo sendo fabricado em números de 3.000 células e exportados para 500 países ou escolhido pela FAB. Do mesmo modo que o Gripen vai continuar sendo um caça leve, com 14 ou 16 toneladas.

Afinal, é o único caça, que tem um apelido pejorativo, baseado na opinião de pilotos dos EUA, e olha para um piloto dos EUA, ou um cidadão americano via a público meter o pau no seus produtos, é preciso muito, porque são naciolistas até um último fio de cabelo.

Pilotos de foruns ou que nunca voaram o SH.
Quero ver vc citar um unico piloto real que tenha voado o SH e criticado.

O seu fanatismo é tanto que bloqueia seus sentidos cognitivos para o que disse o tenete-Coronel Aviador da FAB no teste da RFA. Se vc quiser, tiro copia do encarte que tenho sobre o SH da AFM/2007 e o envio para vc (mande seu endereço em privado). Lá vc lerá opiniões de pilotos reais de Tomcat que agora pilotam o SH. Vc vai se surpreender.


[ ]´s
[]s

OBS: A sua sorte é que a maioria da literatura sobre o Rafale está em francês, diferentemente do SH.

Eu conheó um piloto de F-18C e ele me disse que E/F é um puta avião, mas dizer isso para o Prick de nada adiantará. Só aquele que escreveu em mil novecentos e lá vai garoto, que o caça era ruim, é que está valendo. :roll:

Mas não importa a opinião do Prick, afinal, ela era importante quando ele era imparcial. Desde que deixou de ser, não vejo como isso ir adiante.

Todos os dados por ele postado, são derrubados sistematicamente por nossos foristas. Mas ele ainda assim, achará que todos estão errados. Só falta ele levantar que existe um complô contra o Rafale. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Prick meu amigo, para de beber champagne. E seja mais imparcial nas suas avaliações.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 6:26 pm
por Carlos Mathias
Olha cara, não é o meu caso se o recado foi para mim. Aliás, se vamos apontar, aponte-se e diga-se o nome dos bois, senão cada um vai ter de vir aqui declarar-se um patriota ou ter a pecha de traidor do país. Aliás, apoiar um desses caças não é automaticamente ter carterinha de patriota, pode ser até outra coisa, não é mesmo?

No FX-1 estava tudo certo e assinalado para o M-2000BR, os lobbies, as forças, a opinião pública, o caça nacional, a EMBRAER fabricando o caça mais moderno do mundo e etc, etc, etc., tudo levava a crer que o M-2000BR era fatura liquidada, bola dentro.
Tinha torcida igual agora, mas alguma coisa deu errado e babou tudo. Como estamos num mundo cruel, tudo pode acontecer mesmo, até babar outra vez. Mas nem por isso quem levanta estas possibilidades é um traidor, pois as vezes os traíras na verdade estão escudados no manto dos interesses da nação, como foi o caso do FX-1, ao menos é o que dizem por aí.

Como todos aqui não se cansam de escrever, os EUA querem muito essa venda e farão de tudo para consegui-la,e estão certíssimos. Então, se por um acaso muito fortuito escolherem o Rafale e não o F-18E , porque não seria possível uma manobra menos "correta" para melar tudo?

O caso do SIVAm deixou muito mais dúvidas sobre o que ocorreu verdadeiramente, inclusive sobre os motivos da escolha dos radares da norte-americana Raytheon, que segundo dizem, foram comprados em detrimento de uma melhor oferta francesa. Esta venda (FX2) é muito mais importante estrategicamente falando, então porque achar que agora não vão pairar as mesmas suspeitas sobre o processo, por mais que se creia (e cremos todos nisso) na lisura de tudo o que se está sendo feito?

Não acho que seja uma atitude correta acusar pessoas de traíras do país, especialmente sem dar nomes, se for esse o caso. Eu particularmente li muita coisa sugerindo aqui ser melhor cancelar o FX no caso de comprar-se os caças russos e esperar um outro governo menos comunista, lê-se isso à vontade no tópico dos helis de ataque, mas as acusações de trairagem só surgiram agora e neste tópico.

O futuro a Deus pertence, não é traição pensar num desfecho infeliz para o FX-2. Já pensou se fosse assim? Na época do FX-1 muitos e muitos aplaudiram quando se cancelou tudo e tirou-se o matusão de jogada. Por quê? Porque a torcida na sua maioria achava o avião inferior ao que se podia comprar.
Mas não lembro de se chamar quem gostou da decisão de traidor...

Me perdoe mas me senti atingido.

Saudações!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 6:36 pm
por Penguin
Relembrando...qd a disputa é entre cachorros grandes...

http://epoca.globo.com/edic/20000522/neg4.htm
Um grampo bilionário

Como a CIA usou rede de satélites, grampeou o Planalto e garantiu à Raytheon vitória sobre a Thomson na venda de radares para a Amazônia

O Brasil foi o alvo de uma operação conjunta dos serviços secretos dos Estados Unidos exclusivamente voltada para a espionagem econômica. A CIA e a NSA, agência nacional de segurança dos EUA, grampearam as comunicações do Palácio do Planalto, onde trabalham o presidente da República e assessores, além dos escritórios do grupo francês Thomson, no Rio de Janeiro e em Paris, durante a concorrência do governo brasileiro para a compra do conjunto de radares do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). A licitação correu no período dos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, entre 1994 e 1995.

Os serviços secretos americanos usaram a rede de satélites militares dedicada à interceptação de comunicações por telefone, fax e correio eletrônico. Depois de meses de vigilância clandestina sobre a licitação de US$ 1,3 bilhão do Sivam, informaram ao Departamento de Comércio sobre a provável vitória do grupo francês Thomson.

O então secretário de Comércio, Ron Brown, morto em acidente aéreo meses depois, produziu um relatório para a Comissão de Comércio dos EUA no qual incluía a concorrência do Sivam entre duas centenas de casos em que empresas européis subornavam funcionários em diferentes países para conseguir vencer as americanas em milionárias concorrências. A existência do relatório de Brown foi mencionada pelo ex-subsecretário de Comércio Jeffrey Gartey, durante entrevista ao jornal New York Times em fevereiro de 1995.

Na seqüência, houve um escândalo palaciano, em Brasília, quando se descobriu um grampo no telefone de um assessor presidencial, o embaixador Júlio César Santos, flagrado num lobby pró-americano. A concorrência do Sivam avançou. Acabou decidida, meses depois, com a interferência direta do presidente Bill Clinton. Por duas vezes, telefonou ao presidente Fernando Henrique para falar do "interesse americano" na vitória da Raytheon. A francesa Thomson perdeu o negócio. Não foi comprovada a suspeita de suborno de funcionários brasileiros.

O conselho e a comissão executiva da União Européia determinaram uma investigação sigilosa sobre o uso da rede militar de satélites dos EUA, conhecida como Echelon, para privilegiar empresas americanas em disputas comerciais com as competidoras da Europa. Em fevereiro, três anos depois, a Comissão Científica e Tecnológica do Parlamento Europeu concluiu que a CIA e a NSA usaram a rede Echelon para influir decisivamente na derrota de empresas européias, tanto no caso Sivam quanto em várias outras concorrências internacionais. Dias atrás o Parlamento Europeu começou a discutir a montagem de uma comissão especial de inquérito.

Nos documentos da comissão, o Sivam é mencionado como um dos primeiros e mais importantes casos de espionagem econômica executada pelo sistema militar Echelon, desenvolvido a partir de 1952, durante a Guerra Fria contra a União Soviética. Outros episódios de manipulação de negócios bilionários estão relacionados em um apêndice sob o título "Desenvolvimento de tecnologia de vigilância e o risco de abuso de informação econômica". Há, por exemplo, o registro de um grampo durante negociações entre o consórcio aeronáutico europeu Airbus e o governo da Arábia Saudita, no mesmo período do Sivam. A Airbus perdeu US$ 1 bilhão em vendas para as concorrentes americanas Boeing e McDonnell Douglas.


As descobertas provocaram um delicado problema diplomático, porque a rede Echelon nasceu de um pacto entre o governo dos EUA e o da Inglaterra, com adesão da Austrália, do Canadá e da Nova Zelândia - países onde foram construídas as bases para coleta de dados. A rede Echelon é composta de uma constelação de satélites e computadores equipados com programas de criptografia capazes de selecionar dados a partir de palavras-chave em qualquer tipo de comunicação. As bases dispersas pelo mundo enviam as informações coletadas para uma central em Fort Meade, em Maryland, nos EUA, controlada pela NSA. Essa agência foi criada em 1952 especificamente para interceptar comunicações soviéticas. Em Maryland, a NSA concentra 38 mil funcionários. As informações escolhidas são repassadas a outras agências federais, como a CIA e os órgãos governamentais interessados nos temas sob investigação.

A partir do fim do regime soviético, no início dos anos 90, o sistema de escuta passou a ser direcionado para a espionagem econômica. Em 1994, o governo brasileiro iniciou as negociações para a compra dos radares do Sivam. A Thomson apostava na vitória, pois já havia fornecido os equipamentos de controle do tráfego aéreo brasileiro, o Sindacta. A interferência da CIA e da NSA mudou o rumo do negócio: "Havia algo estranho. Cada vez que os franceses faziam uma proposta, os americanos vinham com outra melhor pouco tempo depois", disse a Época uma fonte ligada ao bloco perdedor.

Em 1995, funcionários do Departamento de Comércio já admitiam estar usando a rede de espionagem para beneficiar empresas supostamente vítimas de uma competição desleal na Europa. Argumentavam com a draconiana legislação anticorrupção americana: "Uma companhia nossa não pode escapar da lei de comércio contratando um intermediário", justificou Eleanor Lewis, chefe do Conselho de Comércio Internacional do Departamento de Comércio, em dezembro de 1995. "O Sivam não foi um caso isolado. Investigamos, envolvemos os serviços de inteligência, trabalhamos com informações classificadas."

Em depoimentos dados ao Senado americano e no Centro de Estudos Estratégicos Internacionais, James Woolsey, diretor da CIA entre 1993 e 1995, descreveu com minúcia a conduta americana. "Quando encontramos evidências de suborno, não contamos à empresa americana envolvida na disputa. Vamos direto ao secretário de Estado e ele manda um embaixador americano falar com o presidente ou o rei do país", contou Woolsey, conforme documentos exibidos pela rede de televisão NBC, de Nova York, no dia 14 de abril.

Woolsey detalhou o ritual: "Nosso embaixador diz: 'Senhor presidente', ou 'Vossa Majestade', seu ministro está envolvido em suborno. O senhor tem muitas relações com os EUA e não achamos que essa é a melhor forma de atuar". No caso brasileiro, Clinton reforçou o recado com uma carta ao presidente Itamar Franco em favor da Raytheon. O emissário foi o secretário Ron Brown, que a entregou ao então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. O Congresso americano resolveu investigar o Echelon. Em depoimento prestado em 12 de abril, o atual diretor da CIA, George J. Tenet, disse preservar a privacidade de empresas e cidadãos americanos na espionagem digital. Ressalvou o "direito de atuar" quando se depara com uma situação de risco para as corporações empresariais dos EUA.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 6:43 pm
por deschamps
Meu caro Deschamps, existem muitos flankeiros por estes fóruns da vida, e não me referia a vc, mas a alguns que já vieram chorar nos meus ouvidos sobre a eliminação e deixaram soltar esta pérola.

Claro que o que DEVEMOS QUERER é o melhor para o Brasil, mas tem gente que não enxerga assim. Tem gente que precisa de uns sacodes para se enquadrar.

Eu quero qualquer um dos 3, desde que venha e venha logo. Se este FX-2 melar, será a assinatura de incompetência deste governo.

E o país ficará com a imagem de não ser um país sério de verdade. Triste, mas espero que isso não venha a ocorrer.

Precisamos desse caça para ontem![/quote]

[009]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 8:49 pm
por Corsário01
Carlão não enviei nenhum recado nem para vc nem para ninguém especifico.
Se vc achou que foi para vc, estás redondamente enganado. Eu apenas coloquei algo que ouvi. E em momento algum, coloquei que acho quem pensa isso, como traíra ou algo parecido.

Vcs estão por demais estressados e qualquer coisa que se fale, logo ficam magoados e pensando que os recados são para si.

Eu não preciso mandar recado. Quando precisar falar algo para vc ou qualquer outro aqui ou noutro fórum, falarei direto, pois já passei da idade de ficar com este tipo de atitudes. Okapa?

Mas a verdade é que ouvi isso fiquei estupefato.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Out 06, 2008 9:01 pm
por knigh7
PRick escreveu:
knigh7 escreveu:
A economia do Gripen bateu exatamente com os números do RColistete, US$2milhõs por ano, por cada aeronave.

E lá vamos nós no chutômetro, hora segundo suas fontes a hora de vôo do F-18E era de 6.000 dólares! Agora é de 14.000 dólares. Vou dizer algumas coisas, para acabar com este tipo de boataria e especulação sem sentido.

[ ]´s

Primeiro: você mesmo bate na tecla que o custo da hora voada depende dos fatores que se usam para o cálculo. O custo da hora/voo US$ 6.000 mil do SH é da revista alemã FlugRevue, o que não é nenhuma publicaçãozinha inexpressiva.
Essa é uma matéria do Valor, e quem cita a hora/voo dos concorrentes é o diretor da Gripen.
Interessantemente bate exatamente com o post do Roberto Colistete de ontem.

Eu estou me embasando por fontes nessa discussão sobre os custos de horas/voo.

Você nesta discussão sobre o assunto de custos de hora/voo, para defender o Rafale, simplesmente não usa fonte alguma.
Você procede neste caso, como sempre: apresenta um redemoinho de variáveis que você propala que, por causa dessas não se pode fazer uma comparação, reforçando a impossibilidade de comparar, uma vez que esses parâmetros não atuam a favor de sua tese. Isso é um recurso típico de advogado.

Atenciosamente