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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 3:12 pm
por Francoorp
Enlil escreveu:O Mi-26 pode transportar 80 soldados ou ser equipado com 60 leitos.

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/row/mi-26.htm
Se fizer 2 andares então seriam 160... poderiamos reduzir o numero deles para apenas 240 agora, e em duas viagens teriamos 100.000 soldados comparecendo no campo... hehe!! Sonhos!! :mrgreen:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 3:48 pm
por Glauber Prestes
Enlil escreveu:
glauberprestes escreveu:Se a FAB comprar o MI-26, vai ter que começar a alugá-lo, porque não há tanto trabalho para ele.
Será? Poderia transportar todo tipo de carga pesada ou volumosa, radares móveis, combustível, grandes peças de aeronaves, atuar em toda tipo de calamidade pública, fazer combate a incêncios florestais, etc, etc... Lembro q houve estudos para a incorparação de helicópteros pesados pela Força, mas parece q o projeto foi engavetado...
Então, eu acho que ele ficaria um tanto ocioso. Radares, blindados, combustível, e tal, e aí acaba a utilidade dentro da esfera da FAB/EB/MB, e o transporte desses materiais e escala grande não é tão corrente.
Com relação às calamidades, eu posso estar muito enganado (e aí alguém me corrijam, por favor), mas eu lembro que em Santa Catarina por exemplo, os grupos eram relativamente pequenos, cabendo nos BH e Super Puma.

[]´s

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 4:03 pm
por kekosam
E que tal os mais de 9000 focos de incêndios florestais este ano só em Mato Grosso. Não seria útil? Acho que ai ela não ficaria nem um pouco ociosa.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 4:10 pm
por Carlos Mathias
Parece coisa de dono de oficina muquirana.
Não tem a ferramenta porque não tem serviço, mas na verdade, não tem serviço porque não tem a ferramenta.

E aí temos aquele mecânico que só mexe em carburador, e oficina tá sempre às moscas.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 4:44 pm
por Glauber Prestes
kekosam escreveu:E que tal os mais de 9000 focos de incêndios florestais este ano só em Mato Grosso. Não seria útil? Acho que ai ela não ficaria nem um pouco ociosa.
Carlos Mathias escreveu:Parece coisa de dono de oficina muquirana.
Não tem a ferramenta porque não tem serviço, mas na verdade, não tem serviço porque não tem a ferramenta.

E aí temos aquele mecânico que só mexe em carburador, e oficina tá sempre às moscas.
Pros incêndios, eu prefiro um avião 100% bombeiro. Tipo o CL-415.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 4:50 pm
por kekosam
Certo. Para o combate direto sim, mas e o transporte de brigadistas, evacuações (teve uma cidade do MT que teve 80 imóveis queimados, fora veículos e outras coisas mais), sem falar que em muitos locais não existe muito espaço para os aviões abastecerem. Neste caso, qualquer poça dágua mais grande já vira uma mar para o heli.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 5:12 pm
por Francoorp
glauberprestes escreveu:
Enlil escreveu: Será? Poderia transportar todo tipo de carga pesada ou volumosa, radares móveis, combustível, grandes peças de aeronaves, atuar em toda tipo de calamidade pública, fazer combate a incêncios florestais, etc, etc... Lembro q houve estudos para a incorparação de helicópteros pesados pela Força, mas parece q o projeto foi engavetado...
Então, eu acho que ele ficaria um tanto ocioso. Radares, blindados, combustível, e tal, e aí acaba a utilidade dentro da esfera da FAB/EB/MB, e o transporte desses materiais e escala grande não é tão corrente.
Com relação às calamidades, eu posso estar muito enganado (e aí alguém me corrijam, por favor), mas eu lembro que em Santa Catarina por exemplo, os grupos eram relativamente pequenos, cabendo nos BH e Super Puma.

[]´s

Sim, mas tem o caso de levar mantimentos em casos de desastres ou calamidade publica, veja o drama do terremoto do Chile, a FAB fez imensos sacrifícios com os BH, se fosse de MI.26 tinha feito 10 vezes o trabalho em uma ou duas viagens... acho que os Mi.26 são melhores sim para a carga em casos de calamidade publica...

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 6:41 pm
por WalterGaudério
kekosam escreveu:Bom... contei as pernas e dividi por 2... pode ser que esteja errado, mas em todo o caso... :mrgreen:
Sai pra lá tripé... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [002] [002] [002]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 7:04 pm
por Enlil
glauberprestes escreveu:
Enlil escreveu: Será? Poderia transportar todo tipo de carga pesada ou volumosa, radares móveis, combustível, grandes peças de aeronaves, atuar em toda tipo de calamidade pública, fazer combate a incêncios florestais, etc, etc... Lembro q houve estudos para a incorparação de helicópteros pesados pela Força, mas parece q o projeto foi engavetado...
Então, eu acho que ele ficaria um tanto ocioso. Radares, blindados, combustível, e tal, e aí acaba a utilidade dentro da esfera da FAB/EB/MB, e o transporte desses materiais e escala grande não é tão corrente.
Com relação às calamidades, eu posso estar muito enganado (e aí alguém me corrijam, por favor), mas eu lembro que em Santa Catarina por exemplo, os grupos eram relativamente pequenos, cabendo nos BH e Super Puma.

[]´s
Glauber, um Mi-26 poderia fazer tantas coisas q acho q ele nunca ficaria ocioso. Certamente uma meia dúzia seria muito útil para 'n' tipo de tarefas. Do mesmo modo q uma meia dúzia de aviões de transporte estratégico :wink:


[].

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 7:08 pm
por Glauber Prestes
Bueno, eu ainda não vejo uma grande utilidade, mas eu tô meio limitado de idéias, então devo estar perdendo várias aplicações interessantes, e por isso não consigo concordar. Talvez eu consiga vislumbrar depois, mas agora não tô conseguindo.

[]´s!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 7:12 pm
por Carlos Lima
glauberprestes escreveu:
kekosam escreveu:E que tal os mais de 9000 focos de incêndios florestais este ano só em Mato Grosso. Não seria útil? Acho que ai ela não ficaria nem um pouco ociosa.
Carlos Mathias escreveu:Parece coisa de dono de oficina muquirana.
Não tem a ferramenta porque não tem serviço, mas na verdade, não tem serviço porque não tem a ferramenta.

E aí temos aquele mecânico que só mexe em carburador, e oficina tá sempre às moscas.
Pros incêndios, eu prefiro um avião 100% bombeiro. Tipo o CL-415.
O problema do CL-415 é que para abastecer "rapidamente" ele precisa de lagos e isso é algo que complica em diversas regiões de floresta / mata no Brasil.

As vezes quando temos o lago, temos muitas árvores ou a mata é muito alta o que dificulta o vôo de reabastecimento.

Uma idéia boa na minha opnião seria aproveitar que a MB está comprando S-2/S-1 e fazer como nos EUA, comprar alguns aviões desses bombeiros e aproveitar e compartilhar a logística com a MB...

:wink:

[]s
CB_Lima

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 7:13 pm
por Enlil
Talvez o momento não seja adequado tendo em vista tantas prioridades de modernização/substituição. No entanto, certamente agregariam capacidades interessantes a nossas FAs. Quiçá pela metade desta década quando teremos já uma base do q será (ou não) a END.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 10:01 pm
por Piffer
Vocês tem que lembrar da logística. Um Mi-26 não é um BH ou Cougar. Não pousa em qualquer lugar e também não é reabastecido em qualquer lugar.

Na selva, principalmente, dentro de clareiras, o reabastecimento é feito com plots de 200 litros, que dá pra rolar "no braço". Quantos desses precisariam para um Mi-26?

E se ele tiver que operar apenas a partir de aeródromos, acaba perdendo a finalidade.

Como já foi dito, se ele estiver aí, dá para inventar um monte de coisas para fazer. Mas, deixando de lado a auto-afirmação quase que sexual de ter o maior helicóptero do mundo, tem muitas coisas mais importantes faltando antes de Mi-26.

Abraços,

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Out 27, 2010 10:39 pm
por Penguin
Piffer escreveu:Vocês tem que lembrar da logística. Um Mi-26 não é um BH ou Cougar. Não pousa em qualquer lugar e também não é reabastecido em qualquer lugar.

Na selva, principalmente, dentro de clareiras, o reabastecimento é feito com plots de 200 litros, que dá pra rolar "no braço". Quantos desses precisariam para um Mi-26?

E se ele tiver que operar apenas a partir de aeródromos, acaba perdendo a finalidade.

Como já foi dito, se ele estiver aí, dá para inventar um monte de coisas para fazer. Mas, deixando de lado a auto-afirmação quase que sexual de ter o maior helicóptero do mundo, tem muitas coisas mais importantes faltando antes de Mi-26.

Abraços,
14.000 litros de combustível = 70 plots de 200 litros
(+ 1.000 litros de lubrificante)

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Out 28, 2010 8:43 am
por kekosam
Bom, USAntiago... e se fosse o CH-53E??? :twisted: :twisted:

Brincadeiras a parte, vou citar dois exemplos daqui de perto.

Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Nenhum meio aéreo para operar no combate. Mais de 15.000 ha queimados. Aeroporto da Capital a 50 km da localidade. Rios e lago da usina de Manso na área. Um heli destes daria uma boa ajuda no combate.

Outro incêndio florestal que atingiu área urbana no interior de MT. Mais de 80 imóveis queimados. Segunda maior pista de pouso do Brasil (Alta Floresta-MT) a mais ou menos 100 km. Daria para transportar uma brigada de combate a incêndio rapidão pra lá, sem falar no próprio combate.

Tirando a parte sexual que você falou... isto pra mim é problema sexual seu... :twisted: :twisted: ... existe, na minha opinião, muita coisa pra estes helis fazerem.