Página 467 de 511

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Mar 23, 2023 1:34 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Qui Mar 23, 2023 12:36 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mar 22, 2023 12:56 pm Estão encostados porque a FAB não tem recursos para manter toda a frota atual, menos de 80 unidades, salvo engano, das 99 originais encomendadas; mas não estão à venda no mercado externo oficialmente. A FAB não os está vendendo de fato. Vender ou não é um negócio de oportunidade que está nas mãos do MD e do governo. Se aparecer, melhor. Arruma-se uns trocados. Se não, fica como está.
É lamentável dizer que o 'caça' em maior número que a FAB possui sequer conseguem ser operados na íntegra em termos quantitativos.
Se é assim com meros turbohelices, dá para entender o porquê de andarem dizendo que 26 Gripen a mais está de ótimo tamanho para formar dois esquadrões... :oops:
Deixa ver se entendi: então setenta e poucos turboprops com CPFH de uns USD 800 não podem ser mantidos operacionais, mas 26 caças (extras) com CPFH umas dez vezes maior (ou mais) aí sim, podem, seria isso? [091] [091] [091] [091]
PS.: qual a chance de um Gripen abater uma avioneta de los narcos sem matar ninguém? 🤔
Olá @Túlio

Pelo que consegui verificar de fontes abertas, o CPFH do Super Tucano pode chegar até US$ 1.500 dólares. Esta variação depende de inúmeros referenciais técnicos, operacionais e logísticos que não vou apontar aqui porque são muitos, e não saberia explicar.

O que quis dizer é que a apesar da hora de voo dos A-29 ser muito barata, mesmo assim o orçamento da FAB não comporta a manutenção da frota inteira. Obviamente que há outras questões que também influenciam, não sei quais, mas, o fato de termos A-29 estocados revela, também, que a força aérea brasileira não tem condições sequer de manter os números propostos originalmente para os Gripen E\F, que foram diminuindo paulatinamente desde o início da fase FX-2.

Isso serviu, ou está servindo, de "explicação" para a narrativa de que apenas 26 caças a mais, além dos 36 iniciais, são suficientes para "dar conta" da defesa aérea. Não porque a FAB realmente acredite nisso, mas, porque ela simplesmente não tem condições financeiras e orçamentárias de suportar mais que isso dentro do quadro econômico que se apresenta.

A FAB só pode operar o que o orçamento que lhe dão permite. E neste momento, se está difícil operar até Super Tucano, imagina operar Gripen E\F nas quantidades que aventadas. Então, é aquele negócio. Menos bases aéreas, menos caças, menos armamento, menos pilotos, menos logística, menos custos, menos tudo... para poder caber em um orçamento cada vez menos capaz de suportar tudo o que é cobrado da FAB. :roll:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Mar 24, 2023 1:39 pm
por Juliano Lisboa

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Mar 24, 2023 2:08 pm
por FCarvalho
Ainda vai levar um bom tempo para testar e aprovar o REVO com os Gripen E\F e também com os A330 MRTT, quando estiverem disponíveis. Mas o recebimento deste certificado atesta, mais uma vez, as muitas qualidades do projeto do avião da Embraer.
Bola pra frente.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mar 29, 2023 3:57 pm
por cabeça de martelo
A Base Aérea N.º 11, Beja, é palco do “UsersGroup C-390”, um encontro de cooperação, colaboração e partilha de conhecimentos sobre o #C390, com participação de representantes da Áustria, Brasil, Hungria, República Checa e Países Baixos

Imagem

https://emfa.pt/noticia-4076-

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mar 29, 2023 4:57 pm
por Lucubus
:shock: Áustria?

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mar 29, 2023 5:23 pm
por EduClau
Lucubus escreveu: Qua Mar 29, 2023 4:57 pm :shock: Áustria?
Também surpreso, a Rep. Checa também, é sócia no programa mas até agora nada.

sds

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mar 29, 2023 11:20 pm
por FCarvalho
Esperemos. Tudo tem a sua hora, momento e lugar.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Mar 30, 2023 6:33 am
por cabeça de martelo
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Mar 30, 2023 7:24 am
por cabeça de martelo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Mar 30, 2023 3:37 pm
por EduClau
FAP a ajudar a Embraer penetrar o kacê na OTAN.

8-]

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Mar 31, 2023 3:31 pm
por arcanjo
Embraer KC-390 para a Áustria?
Há sinais crescentes de que a Áustria está interessada no KC-390 da Embraer, que busca por um sucessor para os seus C-130K Hercules. Em Beja, delegados dos futuros Estados utilizadores inspecionam o primeiro KC-390 de Portugal, entre eles, representantes da Áustria.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjv6oyFZ6Nh4x2gPbpP60vLXMNKOv6wBk2fjzOwkx_EG_6Dl_6_3GIul6NlVYwpzZZnswwNpdFW_ZRqJjexvhm3fsbnQLCc_njH38WKlwzXLGUXjzXQV-XsLsKcinqAp3yWq45Y8TfO0LwmQi3y7SjDjQCS-5eD5t7TOCmqBZQcst8KQZQ6tV0ASp6lNw/s1100/image-169Gallery-9b4f51b2-1944191.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... stria.html

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Dom Abr 02, 2023 1:03 pm
por FCarvalho
Embraer diz que considera versão civil do C-390

https://www.cavok.com.br/embraer-diz-qu ... l-do-c-390

Os números superlativos apresentados pelo desempenho do KC-390 nas mãos da FAB desde que entrou em operação em 2019 estão a demonstrar, e provar, que o avião da Embraer está saindo muito melhor do que se esperava enquanto plataforma multi função.
E isso se reflete no interesse de empresas civis em uma proposta para emprego comercial do mesmo.
O primeiro passo está dado, que é atrair a atenção, e o interesse, de quem precisa de um avião assim para seus negócios.
No mais, vamos esperar para ver se alguém se habilita a pagar pelo seu desenvolvimento.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 04, 2023 10:03 am
por arcanjo
Embraer e FAB celebram recebimento do certificado de tipo final (FOC) para o jato multimissão C-390 Millennium

- Documento confirma que a aeronave atingiu ou excedeu todos os requisitos definidos pela FAB, tendo alcançado a capacidade operacional completa
- Cerimônia marcou também o início da importante entrega da primeira aeronave na configuração FOC, o sexto KC-390 da FAB


Imagem

Gavião Peixoto - SP, 3 de abril de 2023 –
O programa do jato multimissão C-390 Millennium, da Embraer, alcançou hoje um marco histórico na aviação mundial. Em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, com a presença do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). Emitido pelo IFI (Instituto de Fomento Industrial), organização militar vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

“Este certificado coloca o C-390 em um seleto grupo de aeronaves no mundo”, diz Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “É um momento ímpar na história da Embraer. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e de reabastecimento, desafiando o pensamento por trás das plataformas atualmente disponíveis. As forças aéreas de todo o mundo estão focadas em otimizar a relação entre suas necessidades operacionais e seus orçamentos, e o C-390 é a aeronave certa para atender a esta equação.”

Desenvolvido sob os rígidos requisitos operacionais da FAB, a gênese do C-390 está no modelo da tripla hélice, o ponto culminante da união das maiores mentes da academia, da indústria e do estado. Como parte do processo de desenvolvimento e certificação, cerca de 3.500 horas foram voadas nas aeronaves protótipos sob as mais diferentes condições operacionais, e outras 85.000 horas foram realizadas usando bancadas e dispositivos de testes em laboratório. O resultado, após anos de desenvolvimento, testes e certificação, é um projeto estabelecido de acordo com os mais altos padrões do mercado.

“Esse é o KC-390, a aeronave que materializa o verdadeiro significado da palavra “perseverança”. Onde ela estiver, aí estará o Estado Brasileiro; aí estará a ordem e o progresso de uma nação que se alinha com a ideia de que o pleno desenvolvimento da democracia não pode prescindir da inviolável soberania. Finalizando, desejo que estes sentimentos de brasilidade e de orgulho, que ora experimentamos, aflorem, em cada cidadão, ao contemplar os céus e constatar que as “asas que protegem e integram o país” e a Embraer rumam unidas no propósito de assegurar um futuro condizente com a estatura estratégica do nosso querido Brasil”, disse na cerimônia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

No mesmo evento, a Embraer deu início ao processo de entrega à FAB da sexta unidade do C-390, primeira na configuração FOC. As demais aeronaves já entregues à FAB serão agora atualizadas para poderem operar com suas capacidades completas. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas poderão receber estas capacidades.

O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho). Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.

Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.200 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.

FONTE: Embraer

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... millennium

[009]

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 04, 2023 11:25 am
por FCarvalho
Agora que o processo de certificação chegou ao seu final, o que acontece com o segundo protótipo e o primeiro avião de linha de produção que deveria ser entregue à FAB, atualmente nas mãos da Embraer?
Permanecem na empresa ou serão modificados para a configuração FOC e entregues à FAB? Ou apenas aquele último, que faz parte do lote de 28 encomendados originalmente?
Havia a previsão lá no início de que os dois protótipos poderiam se juntar posteriormente ao aviões entregues, caso a FAB assim desejasse, mas desde então muita coisa mudou.
A ver. Dois aviões a mais na frota seriam um grande acréscimo para quem andou cortando na pele a encomenda original.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 04, 2023 11:30 am
por FCarvalho
Áustria quer comprar até cinco aviões com as características do Embraer KC-390
Ministério da Defesa austríaco avalia compra de até cinco aeronaves com capacidade para 20 toneladas de carga e reabastecimento aéreo

https://www.airway.com.br/austria-em-bu ... er-kc-390/

Eles não iriam à Portugal a passeio. E dos C-130J Hércules já devem saber tudo o que há para saber do mesmo.
Mais um cliente em vista. E com alta propabilidade de negócio fechado mais à frente.