UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#691 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 01, 2015 11:35 pm

Bolovo escreveu:
gabriel219 escreveu:Mas pra que carros de combate na zona norte? Ali há mais mato que terreno para progressão. Deveria predominar aeronaves com capacidade CAS, helicópteros de ataque, VBR/VBC 8x8 e armas anticarro. Nessa região, nem nós conseguiríamos deslocar carros de combate e nem eles. A maior ameaça na região é os T-72 Venezuelanos, mas nossos AMX, Mi-35M e A-29 podem dar conta disso.

Carros de combate devem existir no Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Principalmente Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Aqui mesmo, no Nordeste, há muito lugar para progredir e as estradas Sul são boas.

O número ideal que estimo de VBC sobre lagartas seriam 426 VBC de 55-60 tons para RCC's e 324 de 45-50 tons para RCB's, poderia ser até um derivado do VBCI sobre lagartas, com canhão 120 mm e blindagem bem aumentada, parecido com o CV90120-T.

No Norte temso que investir em mais Mi-35M pra FAB e A-29 com armamrntos melhores, como canhões 20 mm com munição APFSDS, mísseis anticarro e bombas guiadas á laser. Por terra, VBR's e VBC's 8x8, além de viaturas 4x4 com mísseis anticarro já dão conta do recado.

Abs.
Sou absolutamente contra qualquer desenvolvimento de algo que se pareca um CV90-120, TAM e derivados. Já disse mil vezes e repito, creio que algo como um Merkava light, com umas 40 e tantas toneladas seria o ideal. Uma família completa, com CC, IFV, APP etc. A unica unidade do CMA com blindados é a 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da 1ª Brigada de Infantaria de Selva em Boa Vista. Mas creio que poderia existir um RCB divisionário por lá tbm. De resto concordo que deveria haver mais 12 Mi-35M em Boa Vista e armamentos melhores para os A-29.
Sobre o CV90120-T, não disse que seria uma viatura com 35 toneladas (26 é o peso do CV9040). Quis dizer que seria uma viatura baseada na versão VBCI com canhão 120 mm, mas com maior blindagem, chegando á, no máximo, 50 toneladas para servir os RCB e talvez BIB, sendo uma viatura de apoio de fogo. Serviriam como os VBC 8x8 servirão.


Não tem nada a ver com ser um CV90120-T Brasileiro, mas um CC mais leve que o principal, para servir de forma parecida, mas em OM's diferentes.

Sobre um RCB no CMA, discordo totalmente. Não é necessário. Para os T-72 chegar até lugar que possam usa-los, tirando a BR que leva á Boa Vista (onde é cercada por mato, onde pode haver emboscada de Infantaria), teriam que utilizar os rios para levar seus T-72. Nesse caso, seria melhor investir em lanchas e navios de patrulha, como o Nodriza IV modificado, com mísseis RBS 70MkII para terem duplo uso, para barrar meios de levar-los para dentro do país. Investir em mais AH-2 e colocar mais A-29, armados com armas anticarro. Nem precisaria de AMX, a não ser que tragam seus Pechora, ai usaríamos com bombas FPG-82 e/ou mísseis MAR-1.

No Norte tem que se investir em meios de combate fluvial, helis de ataque, armamentos pro A-29, VBR/VBC 8x8, artilharia e armas anticarro portáteis. Não precisa de viaturas sobre lagarta na região, teria uso limitado.

Abs




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#692 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mai 01, 2015 11:59 pm

A Amazônia é um caso particular, fico curioso para saber qual a utilidade de um anfíbio como o abaixo por lá, e o que o EB acha disso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Expedition ... ng_Vehicle
Imagem




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#693 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Mai 02, 2015 12:19 am

Fábio Machado escreveu:
Ckrauslo escreveu: Fabio, você vai e diz que o papo das estradas é bobagem, mas vai e reforça nossos argumentos, tem que ver que o solo da India é mais arido e seco, aqui temos terrenos encharcados e mais soltos, tirando na região centro sul "Que é a região que tem as melhores estradas" e o nordeste
Um Tanque não iria conseguir Andar nas estradas de lama que ficam aqui na zona norte durante o periodo das chuvas.
Mas esse é o ponto, comprar MBTs que só podem se mover em estradas em boas condições é , na minha opinião, um desperdício de dinheiro.
Bom cara, mas não tem muitos tanques feitos para nossas condições, maioria dos MBT modernos são feitos visando as condições do oriente médio, pois e onde o grosso dos investimentos estão




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 519
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#694 Mensagem por Fábio Machado » Sáb Mai 02, 2015 1:16 am

Ckrauslo escreveu:
Fábio Machado escreveu: Mas esse é o ponto, comprar MBTs que só podem se mover em estradas em boas condições é , na minha opinião, um desperdício de dinheiro.
Bom cara, mas não tem muitos tanques feitos para nossas condições, maioria dos MBT modernos são feitos visando as condições do oriente médio, pois e onde o grosso dos investimentos estão
Sim, o problema é esse, a maior parte dos MBTs foram desenvolvidos para outra realidade.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#695 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 02, 2015 1:30 am

Meu problema não é T-72 venezuelano, TAM argentino... vcs estão pensando pequeno. Roraima tem metade do tamanho do Iraque. Tem dez vezes o tamanho de Israel. É maior que o Vietnã do Sul, que tinha divisões e divisões de blindados durante a guerra. É obvio que tem área pra uso. Vamos supor, vcs acham que os ingleses não desembarcariam um Challenger 2 no Brasil por causa das estradas/solo?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#696 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 02, 2015 2:58 am

Bolovo escreveu:Meu problema não é T-72 venezuelano, TAM argentino... vcs estão pensando pequeno. Roraima tem metade do tamanho do Iraque. Tem dez vezes o tamanho de Israel. É maior que o Vietnã do Sul, que tinha divisões e divisões de blindados durante a guerra. É obvio que tem área pra uso. Vamos supor, vcs acham que os ingleses não desembarcariam um Challenger 2 no Brasil por causa das estradas/solo?
Já pesquisou o terreno de Roraima? Seria a mesma coisa que falar que precisa de viaturas sob lagartas na Amazônia por causa do tamanho.

Entre 50-130 km da fronteira até dentro de Roraima, antes de Boa Vista, são regiões com Montes e Matas fechadas, tenho apenas 2 portas de entrada para viaturas blindadas de um inimigo externo, entrando pela fronteira: BR-174 e o rio que corta Roraima, dando acesso direto á Boa Vista. Fora isso, mais nada! Apenas no entorno de Boa vista há áreas planas, mas teria que passar por montes com matas fechadas, impossibilitando a entrada de blindados. Nesse caso, A-29 e AH-2 já resolveriam o problema, junto com Infantaria com mísseis anticarro. Os VBR 8x8 e VBC 8x8 dariam conta na missão de apoio de fogo e reconhecimento, fazendo segurança das áreas.

Se qualquer inimigo fora da AL atacar, fica mais que claro que invadiriam pelo Nordeste. Aqui sim, entrando pelo mar não há grandes obstáculos, sendo as melhores áreas de invasão as cidades e litoral baiano, entrando diretamente no Cerrado e Caatinga, local extremamente propício para blindados. Pernambuco tem uma boa barreira natural formada por coqueirais e manguezais, o que dificulta bastante a entrada de viaturas blindadas sobre lagartas, reduzindo para 5 áreas de invasão: Janga, Boa Viagem, Pau Amarelo, Maria Farinha e São José da Coroa Grande, sendo esses ultimos 2 mais afastados e os primeiros 3 áreas urbanas.

Deveriam reforçar o Norte com A-29, VBR/VBC 8x8, mísseis anticarro, AH-2 e, quem sabe, Mi-28 e Ka-52 nas cores do EB.

No Nordeste precisaria de uma Brigada de Infantaria Blindada, na Bahia e uma Mecanizada em Natal (7ª Bda Inf Mtz). Manteria a 10ª Bda Inf Mtz como Lv, apenas com apoio de um RCC portando viaturas do tipo Terminator II para a área urbana e um VBC CC médio, junto com Guaranis 8x8. Criaria uma Btl AvEx, com helis médios, pesados e de ataque em Recife, junto com A-29 e colocando os AMX de prontidão, caso consigam tomar Salvador. Ai já é porta de entrada para o Centro-oeste, pelo recôncavo baiano. No Sudeste a mesma coisa.

Já no Centro-oeste, RCC's e RCB's com VBC CC's serviriam para a retaguarda das tropas do Nordeste e Sudeste. Além de reforço na artilharia móvel do Nordeste, com aquisição de mais M109A5 ou A3 e modernizar, tudo de segunda mão, além de Astros Mk6 (deveriam haver em todas as áreas do país, um GLMF).

Eu modernizaria os AMX para um patamar melhor, manteria 36 voando e basearia os mesmos em Boa Vista, Santa Maria e Salvador, para apoio de fogo e missão anticarro, junto com mais A-29.

Nas regiões de fronteira, os Pelotões Esp Frnt deveriam ter grupos anticarro e apoio de artilharia, nem que sejam morteiros 120 mm, baseados em suas bases com munição guiada. Além de lanchas e navios de patrulha fluvial, junto com helicópteros leves para patrulhar e que possam dispor de mísseis anticarro.

Nisso já daria uma excelente capacidade de combate para as tropas. Por isso sou á favor da aquisição de 324 Leo's 2A4 e distribuí-los para o Sul e Nordeste, passando os Leo 1A5 para Centro-oeste e Sudeste. Além de Marder's para o Nordeste e Sul, deixando os M113 em outras OM's.

Abs.




Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Mai 02, 2015 3:33 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#697 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 02, 2015 3:11 am

gabriel219 escreveu:
Bolovo escreveu:Meu problema não é T-72 venezuelano, TAM argentino... vcs estão pensando pequeno. Roraima tem metade do tamanho do Iraque. Tem dez vezes o tamanho de Israel. É maior que o Vietnã do Sul, que tinha divisões e divisões de blindados durante a guerra. É obvio que tem área pra uso. Vamos supor, vcs acham que os ingleses não desembarcariam um Challenger 2 no Brasil por causa das estradas/solo?
Já pesquisou o terreno de Roraima? Seria a mesma coisa que falar que precisa de viaturas sob lagartas na Amazônia por causa do tamanho.

Entre 50-130 km da fronteira até dentro de Roraima, antes de Boa Vista, são regiões com Montes e Matas fechadas, tenho apenas 2 portas de entrada para viaturas blindadas de um inimigo externo, entrando pela fronteira: BR-174 e o rio que corta Roraima, dando acesso direto á Boa Vista. Fora isso, mais nada! Apenas no entorno de Boa vista há áreas planas, mas teria que passar por montes com matas fechadas, impossibilitando a entrada de blindados. Nesse caso, A-29 e AH-2 já resolveriam o problema, junto com Infantaria com mísseis anticarro. Os VBR 8x8 e VBC 8x8 dariam conta na missão de apoio de fogo e reconhecimento, fazendo segurança das áreas.
Claro que já estudei. Eu sou geógrafo. Matérias como geomorfologia, pedologia e análise de solos fazem parte do meu currículo.

É exatamente dessa área que estou falando. É uma região de cerrado. É GIGANTESCA. Pode parecer pequena comparando com o resto do país, mas é enorme. Nunca se perguntou porque os EUA mantiveram os M1 Abrams por dez anos no Iraque sendo que as grandes manobras blindadas começaram e acabaram em Março de 2003? Esses tanques praticamente ficaram nas cidades, em pontos num mapa, por uma década. Isso não é curioso?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#698 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 02, 2015 3:24 am

Marechal-do-ar escreveu:A Amazônia é um caso particular, fico curioso para saber qual a utilidade de um anfíbio como o abaixo por lá, e o que o EB acha disso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Expedition ... ng_Vehicle
Imagem
Ao meu ver, não teria utilizade. As margens de rios são cercados por vegetação, o que dificulta e muitas vezes impossibilita a entrada e saída da viatura. Para circular em rios também, já qur falamos em distâncias enormes.

O mais útil seria viaturas sobre rodas com canhões de 30 mm e 105 mm, além de mísseis anticarro, auxiliados por viaturas M3 e pontes provisórias, acompanhados de A-29 e helis de ataque, além de Infantaria devidamente armada, é claro

Aparentimente já testaram os Clanf na região e fragmentos de vegetação se prenderam nas hélices, danificando o sistema de propulsão.

A receita pra dar certo no Norte é: A-29 devidamente armado (mísseis ac e bombas guiadas por laser), helis de ataque, helis médios e pesados de transporte, viaturas sobre rodas 8x8, infantaria com mísseis anticarro, patrulha fluvial (lancha e navio) e atilharia (morteiros 120 mm, CAESAR, M777A1 e Astros Mk6).

Ou seja, tropas de ações rápidas e armadas com armas anticarro. Pro resto do país, ai vai de VBC CC médios e pesados.

Abs.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#699 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 02, 2015 3:29 am

Bolovo escreveu:
gabriel219 escreveu: Já pesquisou o terreno de Roraima? Seria a mesma coisa que falar que precisa de viaturas sob lagartas na Amazônia por causa do tamanho.

Entre 50-130 km da fronteira até dentro de Roraima, antes de Boa Vista, são regiões com Montes e Matas fechadas, tenho apenas 2 portas de entrada para viaturas blindadas de um inimigo externo, entrando pela fronteira: BR-174 e o rio que corta Roraima, dando acesso direto á Boa Vista. Fora isso, mais nada! Apenas no entorno de Boa vista há áreas planas, mas teria que passar por montes com matas fechadas, impossibilitando a entrada de blindados. Nesse caso, A-29 e AH-2 já resolveriam o problema, junto com Infantaria com mísseis anticarro. Os VBR 8x8 e VBC 8x8 dariam conta na missão de apoio de fogo e reconhecimento, fazendo segurança das áreas.
Claro que já estudei. Eu sou geógrafo. Matérias como geomorfologia, pedologia e análise de solos fazem parte do meu currículo.

É exatamente dessa área que estou falando. É uma região de cerrado. É GIGANTESCA. Pode parecer pequena comparando com o resto do país, mas é enorme. Nunca se perguntou porque os EUA mantiveram os M1 Abrams por dez anos no Iraque sendo que as grandes manobras blindadas começaram e acabaram em Março de 2003? Esses tanques praticamente ficaram nas cidades, em pontos num mapa, por uma década. Isso não é curioso?
Sim, não estou discordando sobre tais áreas, mas quem invadir da fronteira Norte, antes de chegar a tais locais, teria que passar por matas. Já que blindados não passam por matas, só há o rio que esqueci o nome e a Br-174. Fora isso, só se invadirem pelo Nordeste do Pará e entrar profundamente no território até Boa Vista.

São apenas 2 vias e nisso, os A-29 e os AH-2 já darão conta de frear o avanço. Se não resolver, desloca os Astros Mk6, AMX, Infantaria e VBC 8x8. Já é mais que o suficiente.

Não precisa de carros de combate sobre lagartas na região.

Abs.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#700 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Mai 02, 2015 6:58 am

Bolovo escreveu:
gabriel219 escreveu: Já pesquisou o terreno de Roraima? Seria a mesma coisa que falar que precisa de viaturas sob lagartas na Amazônia por causa do tamanho.

Entre 50-130 km da fronteira até dentro de Roraima, antes de Boa Vista, são regiões com Montes e Matas fechadas, tenho apenas 2 portas de entrada para viaturas blindadas de um inimigo externo, entrando pela fronteira: BR-174 e o rio que corta Roraima, dando acesso direto á Boa Vista. Fora isso, mais nada! Apenas no entorno de Boa vista há áreas planas, mas teria que passar por montes com matas fechadas, impossibilitando a entrada de blindados. Nesse caso, A-29 e AH-2 já resolveriam o problema, junto com Infantaria com mísseis anticarro. Os VBR 8x8 e VBC 8x8 dariam conta na missão de apoio de fogo e reconhecimento, fazendo segurança das áreas.
Claro que já estudei. Eu sou geógrafo. Matérias como geomorfologia, pedologia e análise de solos fazem parte do meu currículo.

É exatamente dessa área que estou falando. É uma região de cerrado. É GIGANTESCA. Pode parecer pequena comparando com o resto do país, mas é enorme. Nunca se perguntou porque os EUA mantiveram os M1 Abrams por dez anos no Iraque sendo que as grandes manobras blindadas começaram e acabaram em Março de 2003? Esses tanques praticamente ficaram nas cidades, em pontos num mapa, por uma década. Isso não é curioso?
Ok, você é um geografo, e conhece as regiões planas de Roraima, legal mas me diz de que forma o blindado vai se estabelecer la? Paraquedismo de veículos? Transporte fluvial? Transportando pela BR?
Tiveram tanques na guerra do Vietnam? Legal, mas eles atolavam nos atoleiros, e tinham problemas .
Aqui na região amazônica, como ja deve ter estudado, o solo é mais argiloso e menos compacto, que vai cedendo aos poucos, por isso grandes construções precisam de técnicas especializadas e muitas vezes simplesmente não podem ser feitas.
Andando na selva alguem pode dizer que o tamanho do tanque e sua potencia derrubaria as arvores, eles talvez derrubasse uma ou duas, mas ela ia cair em cima de outras criar mais resistência, criar um desnível a frente do tanque que ele não iria passar, sem contar que teriam muitos atoleiros no qual o tanque ficaria preso.
O solo é irregular hora você esta andando reto e de repente um barranco, seja pra você descer ou subir.
Muitos igarapés, pequenos poços, riachos, rios.
É tão difícil que precisou de uma puta operação de construção para fazer estradas nessa região, por que caso contrário veículos nao passariam aqui nem fudendo.
Então como um estudioso do solo do Brasil, você deveria saber que sem boas estradas, nao temos como ter bons blindados, tirando as regiões em que se dispensa as estradas para os veículos militares trafegar em.
E olha esses esquemas de empreiteiras e políticos e tanto, que o nordeste precisou pedir ao exercito para construir estradas que prestam por que as deles estavam do mesmo jeito.
Imagina aqui na Amazônia, que volta e meio o chão cede na beira das rodovias, e pra juntar a tudo isso, ao invés de construir as estradas corretamente: Bate o chão, faz uma camada de 10 cm de concreto com varas de aço dentro durante toda extensão, e depois passa por cima o asfalto misturado com peneis triturados e pedras.
Aqui eles simplesmente tacam o asfalto e foda-se.
Enquanto não se perder essa mentalidade de "O jeitinho Brasileiro" para quase tudo, nossas FA nao vão ir pra frente, e essa é uma triste realidade.
Temos tanques para defender as áreas que permitem manobras de blindado no Brasil.
Aqui na Amazônia, guerra será feita com ataques aéreos, soldados se matando no meio da mata, e muitos barcos trafegando nos rios.
E quando chegar no ponto da guerra urbana nas cidades da região norte.
Vai ser bem parecido com que você vê no Rio de janeiro.
Progressões a pé, Vai ter auxilio de alguns veículos,as em muita pequena escala.
Vai ter mais participação de aeronaves bombardeando posições inimigas e helicópteros dando apoio próximo.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#701 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Mai 02, 2015 10:32 am

Olá camaradas, sobre o SUPER TUCANO com armas anti-carro, postei um comentário naquele tópico(SUPER TUCANO NEWS)'
Vou copiá-lo abaixo:

Olá camaradas, com a popularização da aeronave e com a construção em fábrica americana talvez comece a aparecer novas armas como munições anti-tanques e anti-bunkers e POD de metralhadora 20 ou 30mm em seu dorso central, porque na minha opinião os americanos e outros países não vão se contentar só com .50 e "bombas burras".

MUNIÇÃO ANTI-TANQUE:

Imagem
Míssil Maverick

MUNIÇÃO ANTI-BUNKERS:

Imagem
GBU 28

POD DE METRALHADORA:

Imagem
POD 20mm PLAMEN

Imagem
POD 25mm HARRIER

Imagem
POD 30mm GPU-5 Avenger 30mm





ADSUMUS




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#702 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Mai 02, 2015 10:36 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, sobre o SUPER TUCANO com armas anti-carro, postei um comentário naquele tópico(SUPER TUCANO NEWS)'
Vou copiá-lo abaixo:

Olá camaradas, com a popularização da aeronave e com a construção em fábrica americana talvez comece a aparecer novas armas como munições anti-tanques e anti-bunkers e POD de metralhadora 20 ou 30mm em seu dorso central, porque na minha opinião os americanos e outros países não vão se contentar só com .50 e "bombas burras".

MUNIÇÃO ANTI-TANQUE:

Imagem
Míssil Maverick

MUNIÇÃO ANTI-BUNKERS:

Imagem
GBU 28

POD DE METRALHADORA:

Imagem
POD 20mm PLAMEN

Imagem
POD 25mm HARRIER

Imagem
POD 30mm GPU-5 Avenger 30mm





ADSUMUS
Talvez o próprio Brasil pudesse empregar esse tipo de munição.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#703 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Mai 02, 2015 10:41 am

Um POD de metralhadora 20 ou 30mm em seu dorso central no lugar desse tanque elevaria a aeronave a outro patamar.

Imagem


ADSUMUS




Editado pela última vez por ABULDOG74 em Sáb Mai 02, 2015 4:56 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#704 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Mai 02, 2015 10:47 am

Sim elevaria mesmo




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#705 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Mai 02, 2015 10:48 am

Você menciona um como do A10? Ai seria ótimo seria uma aeronave para CAS muito boa no nosso pais




Kept you waiting, huh?
Responder