NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#691 Mensagem por Asteróide » Qua Jan 07, 2009 6:52 pm

gaitero escreveu:Vinicius Pimenta.

Não quiz dizer propagando do mercado livre ou outra coisa parecida. Mas como confiar em um site de defesa que tenta dar sua opinião sobre o FX-2 tendo ao lado uma propaganda gigante escrito gripen a melhor escolha. Ou falar de submarinos Franceses, sendo funcionario da HDW. Isto não tem cabimento.

Com relação ao primeiro ponto, você tens razão. Ao se ter interesse sobre tais assuntos, alguns buscam se aprofundar e acabam por entrar em sites como DB e BM. Neste ponto tens razão.

Bem dito meu caro, você só esqueceu de falar de um outro site que eu não vou citar o nome até por que não merece propaganda, mas os moderadores, são ridículos, pois você tem de concordar em tudo com eles e aceitar o que os queridinhos deles acham e um dos donos trabalhou na campanha do Su 35 para a FAB, vocês acham que um site deste tipo pode ter credibilidade? Por isso que eu venho pedir a todos os amigos que tratam este tema tão sensível, como algo mais sério do que um chopp virtual, por favor excluam tais sites das suas vidas e deem prioridade aqueles que fazem um trabalho sério. Eu demorei para acordar, mas nunca é tarde para tal. Um grande abraço a todos.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#692 Mensagem por orestespf » Qua Jan 07, 2009 9:51 pm

jp escreveu:A difusão do tema, "defesa", foi e é primordial para a formulação do PND e, subseqüentemente, da sua implementação. A estratégia em ampliar e difundir o debate é essencial. Há tempos se vem dizendo, aqui mesmo no DB, a importância nesta difusão ante às carências de formadores de opinião em questões relativas ao tema. Afinal, impulsionar montantes de bilhões de reais, que não se prestassem a construção de, "chafarizes em praças", imprescínde de positiva receptividade do respeitável público contribuinte. Traduzindo-se melhor, a classe média, esta que procura saber algo mais, contudo, tem pouca ou nenhuma noção de quase tudo.

Evidente que a coisa funciona como a famosa teoria da "casca da cebola". E isto está previsto na fomentação psicológica de uma mobilização nacional.
Do núcleo, onde está o grupo decisório, ou aqueles que teorizam/planejam/operam as complexas equações políticas, industrias e militares atinentes à defesa nacional, vai se irradiando, camada por camada, aos mais detentores de conhecimentos e vontade de aprender, até aos "consumidores", usuários do assunto, situados á primeira camada.

É interessante notar que, guardadas as devidas proporções (como bem assinala o Vinícius), todas as camadas são importantes, ainda que o poder decisório não caiba comtemplação nas camadas extra núcleo.
De fato, é a difusão, a irradiação do tema, defesa, mesmo que tratado como historinhas de H&Q pelos inciantes, que faz fomentar graus positivos de patriotismo e nacionalidade. Não de outra forma observamos o exemplo dos jovens americanos do pós-guerra, abarrotados pela mídia e de filmes patrióticos (usuais até hoje), infundindo-lhes muares doses informações pausterizadas sobre a defesa americana e suas FFAA.

Neste aspecto, fortes ressalvas à imposrtância específica, foruns panfletários e de "curiosidades" (informações do tipo "MacDonald's") ombream importância com os mais eruditos. Logicamente, conforme ressaltei, o patamar educativo e de superior informação não é passível de comparação. Não há igual na internet, dentre os foruns abertos, qualidade de informação como o Defesa Brasil e alguns pouquíssimos congênres.

Cabe aos experts, os profissionais do assunto, mesmo aos amadores apaixonados e dotados de amplos conhecimentos, vigiarem de forma lupina os iniciantes, separando o joio do trigo. O certo é que deste trigo boa farinha ainda há de sair.
Temos que acreditar nesta garotada.
No mais, às mirabolantes e lobotômicas versões da "plim-plim" (por exemplo), deixemos nos Orkuts da vida a máxima: Cognoscetis veritatem, et veritas liberabit vos.
Não sei nem o que dizer, mas arrisco: gosto deste cara (JP) de graça!!! Excelente post, João Pedro, não sobrou espaço algum para complementar.


Forte abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#693 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 07, 2009 10:07 pm

jp escreveu:A difusão do tema, "defesa", foi e é primordial para a formulação do PND e, subseqüentemente, da sua implementação. A estratégia em ampliar e difundir o debate é essencial. Há tempos se vem dizendo, aqui mesmo no DB, a importância nesta difusão ante às carências de formadores de opinião em questões relativas ao tema. Afinal, impulsionar montantes de bilhões de reais, que não se prestassem a construção de, "chafarizes em praças", imprescínde de positiva receptividade do respeitável público contribuinte. Traduzindo-se melhor, a classe média, esta que procura saber algo mais, contudo, tem pouca ou nenhuma noção de quase tudo.

Evidente que a coisa funciona como a famosa teoria da "casca da cebola". E isto está previsto na fomentação psicológica de uma mobilização nacional.
Do núcleo, onde está o grupo decisório, ou aqueles que teorizam/planejam/operam as complexas equações políticas, industrias e militares atinentes à defesa nacional, vai se irradiando, camada por camada, aos mais detentores de conhecimentos e vontade de aprender, até aos "consumidores", usuários do assunto, situados á primeira camada.

É interessante notar que, guardadas as devidas proporções (como bem assinala o Vinícius), todas as camadas são importantes, ainda que o poder decisório não caiba comtemplação nas camadas extra núcleo.
De fato, é a difusão, a irradiação do tema, defesa, mesmo que tratado como historinhas de H&Q pelos inciantes, que faz fomentar graus positivos de patriotismo e nacionalidade. Não de outra forma observamos o exemplo dos jovens americanos do pós-guerra, abarrotados pela mídia e de filmes patrióticos (usuais até hoje), infundindo-lhes muares doses informações pausterizadas sobre a defesa americana e suas FFAA.

Neste aspecto, fortes ressalvas à imposrtância específica, foruns panfletários e de "curiosidades" (informações do tipo "MacDonald's") ombream importância com os mais eruditos. Logicamente, conforme ressaltei, o patamar educativo e de superior informação não é passível de comparação. Não há igual na internet, dentre os foruns abertos, qualidade de informação como o Defesa Brasil e alguns pouquíssimos congênres.

Cabe aos experts, os profissionais do assunto, mesmo aos amadores apaixonados e dotados de amplos conhecimentos, vigiarem de forma lupina os iniciantes, separando o joio do trigo. O certo é que deste trigo boa farinha ainda há de sair.
Temos que acreditar nesta garotada.
No mais, às mirabolantes e lobotômicas versões da "plim-plim" (por exemplo), deixemos nos Orkuts da vida a máxima: Cognoscetis veritatem, et veritas liberabit vos.
Simplesmente brilhante! Sem palavras. [009]




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#694 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 07, 2009 10:08 pm

gaitero escreveu:Vinicius Pimenta.

Não quiz dizer propagando do mercado livre ou outra coisa parecida. Mas como confiar em um site de defesa que tenta dar sua opinião sobre o FX-2 tendo ao lado uma propaganda gigante escrito gripen a melhor escolha. Ou falar de submarinos Franceses, sendo funcionario da HDW. Isto não tem cabimento.
É como eu falei, depende do veículo. Nas revistas você tem anúncios de todos os concorrentes, mas isso não quer dizer muita coisa. A Isto É é apelidada de Quanto É, não preciso explicar muito. Nos sites os espaços publicitários são menores. Você tem que confiar na sua capacidade de discernimento. O fato de haver uma propaganda não torna o site propriedade do anunciante. Claro que há veículos que, pra não perder a propaganda, aceitam certas exigências. Mas não são todos. Claro que sei que há pessoas que vivem de suas publicações e talvez tenham que se submeter a algumas coisas de quem está pagando pra garantir o "pão nosso de cada dia". Felizmente não é o caso do DB.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#695 Mensagem por Booz » Qua Jan 07, 2009 10:20 pm

Professor, Vinícius, obrigado aos dois.
Suas palavras encorajam este aprendiz a cometer mais "abusos" de raciocínio, rsss.




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#696 Mensagem por orestespf » Qua Jan 07, 2009 10:25 pm

jp escreveu:Professor, Vinícius, obrigado aos dois.
Suas palavras encorajam este aprendiz a cometer mais "abusos" de raciocínio, rsss.
Para a grande felicidade dos mortais!!

Continue, este é o JP que sempre gostei de prosear, aquele que vira e mexe acaba sendo ousado e nos brindando com ótimos comentários.

[009] [009]


Orestes, o "bebum das Gerais"!




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#697 Mensagem por RenaN » Qua Jan 07, 2009 10:56 pm

glauberprestes escreveu:Não dá pra introduzir esses engenheiros formados pela frança em algum programa de mestrados, ou mesmo dando aula para graduandos? Poderíamos difundir esse conhecimento de alguma maneira, sempre tendo pessoal capacitado?
Juro que me interessaria. :roll: :mrgreen:

Até porque diversificar os lugares de ensino pode aumentar a probabilidade de encontrar pessoas que tem vocação/interesse pra coisa.

Sem contar que a construção de um sub envolve diveeeersas áreas...




[<o>]
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#698 Mensagem por RenaN » Qua Jan 07, 2009 10:57 pm

orestespf escreveu:Orestes, o "bebum das Gerais"!
Imagina isso dando aula!! [018] [018] [018]




[<o>]
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#699 Mensagem por orestespf » Qua Jan 07, 2009 11:14 pm

RenaN escreveu:
orestespf escreveu:Orestes, o "bebum das Gerais"!
Imagina isso dando aula!! [018] [018] [018]
Xispa, tô fora!!! :mrgreen: :mrgreen:


Aliás consegui deixar o Cálculo IV de lado depois de 5 períodos consecutivos, agora a turma "represada" vai conseguir!!! :twisted: :twisted: :twisted:


Forte abraço, Renan!!!

Orestes




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#700 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jan 07, 2009 11:38 pm

orestespf escreveu:
RenaN escreveu: Imagina isso dando aula!! [018] [018] [018]
Xispa, tô fora!!! :mrgreen: :mrgreen:


Aliás consegui deixar o Cálculo IV de lado depois de 5 períodos consecutivos, agora a turma "represada" vai conseguir!!! :twisted: :twisted: :twisted:


Forte abraço, Renan!!!

Orestes
Turma represada é demais...!!!![082] [082] [082] [082] [082]
Aqui na poderosa acho que eu tenho a mesma fama..., com os treinees [022] [022] [089] [089] [100] [037] [037] [063]

Mas tu não pode reclamar professor.
Tu és mestre em Juiz de Fora, a 2a. cidade com a maior concentração de mulheres espetaculares do Brasil. Só perdendo para a minha gaudéria Caxias do Sul [075] [091] [091] :wink:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#701 Mensagem por Corsário01 » Qua Jan 07, 2009 11:49 pm

Vinicius, talvez eu não tenha me feito entender direito.
Eu acho fundamental que se debata Defesa neste país.
O que eu não gosto é quando vc percebe que determinada pessoa não sabe nada de um determinado assunto e cria tópicos ou entra em outros postando como se aquilo que ela escreve fosse a realidade ou possível de se tornar.
Você sabe que nem sempre precisamos "dar luz a cego", mas justamente na tentativa de elevar o conhecimento desta pessoa, damos inputs mostrando o caminho.
Quando a pessoa é humilde e assimila, absorve aquilo que lhe foi dado de graça, é claro que tenho vontade de continuar, mas o que citei, foi justamente o contrário.
Passada a info 0800, a pessoa além de não concordar, permanece achando que aquilo que ela acredita é a realidade e pronto.
Nestes casos é que eu me desanimo e acho perda de tempo. Apenas nestes casos.
Posso estar errado, afinal não sou o dono da verdade, mas acho que se gasta muita energia as vezes para se chegar a lugar nenhum.
Sei lá, acho que estou meio desanimado!
Ou ficando velho mesmo. :roll:




Abraços,

Padilha
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#702 Mensagem por orestespf » Qui Jan 08, 2009 12:37 am

cicloneprojekt escreveu:
orestespf escreveu:
No que diz respeito as gaudérias, putz, Juiz de Fora é uma cidade fantástica!!! Aliás, fora as mulheres, o convite formal está feito para vir aqui, nobre Walter! A casa é sua e não se trata de conversa fiada, é sério!

Bem... Pode trazer as gauchas também! :twisted: :twisted: :twisted:


Forte abraço,

Orestes




hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#703 Mensagem por hviana » Qui Jan 08, 2009 3:19 am

Opinião de um "rookie" em matéria de defesa. (off-topic levado ao limite)
Primeiramente, devo dizer que entrei neste fórum com idéias muito fixas sobre defesa, no Brasil. Começava com achar o A-12 um pato na lagoa, SU-35 a última bolacha do pacote e por ai vai. Lia gente muito boa dizendo uma coisa aqui e outra ali... confesso que aprendi muito depois que percebi que o pato na lagoa era eu, e nao o A-12 (apesar de algumas reservas, de hardware mesmo, tenho confiança no que Marino diz e vi que sim, o danado [A-12] é importante).
Mas, as vezes, o comportamento de achar que está certo parte do lado de quem tem, de fato mais informações também. Já li muitos comentários, de diversas pessoas, como se o que eles falassem fosse uma coisa provada, que se devia saber desde o Ensino Fundamental e que eu, rookie, por absoluta falta de meios, não sei. E acaba ficando meio professoral. Na minha opinião, ninguem aqui precisa concordar com nada que ninguem fale. Eu tenho muito menos conhecimentos em matéria de defesa do que 90% de quem ta lendo isso. Mas, se, por omitir uma informação confidencial ou por eu nao ser do ramo (e eu nao sou) eu não concordar com algo, bola pra frente. O que não pode faltar, nunca, é o respeito pelas outras pessoas e pelo conhecimento que elas carregam, o qual foi conquistado por horas de estudo que eu nao tive.
Bom, este é o ponto de vista, como já disse, de um amador, que deseja muito aprender com quem sabe, mas que não se sente pressionado a concordar com estes. Muito obrigado e abraços para todos.




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#704 Mensagem por Corsário01 » Qui Jan 08, 2009 7:34 am

hviana escreveu:Opinião de um "rookie" em matéria de defesa. (off-topic levado ao limite)
Primeiramente, devo dizer que entrei neste fórum com idéias muito fixas sobre defesa, no Brasil. Começava com achar o A-12 um pato na lagoa, SU-35 a última bolacha do pacote e por ai vai. Lia gente muito boa dizendo uma coisa aqui e outra ali... confesso que aprendi muito depois que percebi que o pato na lagoa era eu, e nao o A-12 (apesar de algumas reservas, de hardware mesmo, tenho confiança no que Marino diz e vi que sim, o danado [A-12] é importante).
Mas, as vezes, o comportamento de achar que está certo parte do lado de quem tem, de fato mais informações também. Já li muitos comentários, de diversas pessoas, como se o que eles falassem fosse uma coisa provada, que se devia saber desde o Ensino Fundamental e que eu, rookie, por absoluta falta de meios, não sei. E acaba ficando meio professoral. Na minha opinião, ninguem aqui precisa concordar com nada que ninguem fale. Eu tenho muito menos conhecimentos em matéria de defesa do que 90% de quem ta lendo isso. Mas, se, por omitir uma informação confidencial ou por eu nao ser do ramo (e eu nao sou) eu não concordar com algo, bola pra frente. O que não pode faltar, nunca, é o respeito pelas outras pessoas e pelo conhecimento que elas carregam, o qual foi conquistado por horas de estudo que eu nao tive.
Bom, este é o ponto de vista, como já disse, de um amador, que deseja muito aprender com quem sabe, mas que não se sente pressionado a concordar com estes. Muito obrigado e abraços para todos.
Oi Hviana. Como vc, eu e muitos outros tb fomos Rookies. :mrgreen:

Tb tinha uma visão de que as coisas poderiam ser do jeito que eu pensava e etc e tal. Recebi um choque de realidade quando comecei o trabalho na ALIDE e vi que a banda tocava de outra forma.
Percebi, que por mais que eu quisesse que as FFAAs estivessem equipadas com equipamentos de ponta, as coisas não eram tão simples. Fui vendo, vivenciando de perto em algumas ocasiões, como funciona a coisa.
Por isso meu amigo, se me permite que o chame assim, continue perguntando, tire suas duvidas sempre, pois vc só tem a ganhar em termos de conhecimento aqui e em outros fóruns.
Como vc bem colocou, o que não pode haver é falta de respeito para com os Rookies. Mas, o problema é que existem Rookies que acham que sabem mais do que quem está lá dentro, mais do que quem vivenciou determinado assunto e isso é que acaba tirando o tesão de pessoas e não me refiro apenas a mim, pois existem muitos outros que acabam se omitindo, ante a soberba de quem não possui tal conhecimento.
Não digo que as pessoas tenham que concordar sempre, pois se assim o fosse, seria muito chato o forum, mas, é importante que as pessoas tenham o bom senso de perceber que, quando seus argumentos (sonhos), são derrubados com posts informativos de pessoas (que possuem acesso a infos), que se dispõem a ajudar no debate, e não contestar por contestar, muitas vezes até exigindo que infos classificadas sejam passadas.
O mais importante é que o assunto Defesa continue sendo debatido e que o SubNuke venha o mais rápido possível.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#705 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Jan 08, 2009 9:44 am

Galera.

Ontem estava no fórum Argentino "urubusando" e teve um careta que afirmou que o sub nuclear é para 15-20 anos e ainda disse que a marinha chilena da de 10 na nossa. O mais interessante disso tudo é que o gajo é equatoriano. Quando o forista chamado Brasil falou que tínhamos as melhores FFAA da AS o cara ficou rindo e mandou o Brasil descer das nuvens. Será que este equatoriano tem informações privilegiadas? Ele colocou nossas FFAA abaixo de cú de cobra e no mesmo patamar da Argentina, mesmo o Brasil citando as dúzias de desenvolvimento em armamentos feitos pela indústria militar brasileira. Ele defendeu o que eu suspeitava: Nossos armamentos são decadentes para a AS pois seus governos preferem comprar em outros lugares do mundo, vide caso da Bolívia e seus L-159. Q acham ? Fui :wink:




Responder