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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 2:23 pm
por kekosam
Luiz, tudo bem que é uma projeção e os dados são estimados, mas 218% de variação na hora de voo do F-18, e o preço da hora dos F-16 e JAS39 nos valores que estão, principalmente o 39, acho que não são tão aceitaveis assim. A própria SAAF reporta algo em torno de 10.000 para o 39. Isto dá 212% de variação. Na minha opinião, fora do aceitável (a variação).
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 3:45 pm
por Vinicius Pimenta
Até já coloquei no tópico do Rafale, mas reproduzo aqui porque estão falando sobre isso.
Na nota do link abaixo, o dado é que a hora de voo do Rafale custaria 40 MIL EUROS.
Isso seria algo absurdo. R$ 109 mil por hora de voo é inviável.
Só pode estar errado.
O link:
http://www.forte.jor.br/2013/01/21/euro ... militares/
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 7:12 pm
por Luís Henrique
kekosam escreveu:Luiz, tudo bem que é uma projeção e os dados são estimados, mas 218% de variação na hora de voo do F-18, e o preço da hora dos F-16 e JAS39 nos valores que estão, principalmente o 39, acho que não são tão aceitaveis assim. A própria SAAF reporta algo em torno de 10.000 para o 39. Isto dá 212% de variação. Na minha opinião, fora do aceitável (a variação).
No estudo não sei qual Gripen se referem. Pode ser o Gripen A.
Outra coisa, provavelmente falam do Gripen operado na Suécia.
Na África do Sul será mais caro pois a frota é bem menor.
No caso do SH se eu não me engano a diferença é justamente o custo para a US Navy que opera centenas e possui toda a estrutura adaptada e o custo maior se refere ao custo pago pelos australianos que possuem uma frota menor.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 8:26 pm
por Vinicius Pimenta
Super Hornet: Entre U$ 11.000 e U$ 24.000
Eurofighter: U$ 18.000
Rafale: U$ 16.500
F-16 B40/50: U$ 7.000
Gripen: U$ 4.700
F-35: Entre U$ 21.000 e U$ 31.000
No que o estudo se baseia para apresentar custos de horas de voo tão discrepantes entre máximo e mínimo do Super Hornet e do F-35? Seria referente às versões convencionais e embarcadas?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 9:02 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:kekosam escreveu:Luiz, tudo bem que é uma projeção e os dados são estimados, mas 218% de variação na hora de voo do F-18, e o preço da hora dos F-16 e JAS39 nos valores que estão, principalmente o 39, acho que não são tão aceitaveis assim. A própria SAAF reporta algo em torno de 10.000 para o 39. Isto dá 212% de variação. Na minha opinião, fora do aceitável (a variação).
No estudo não sei qual Gripen se referem. Pode ser o Gripen A.
Outra coisa, provavelmente falam do Gripen operado na Suécia.
Na África do Sul será mais caro pois a frota é bem menor.
No caso do SH se eu não me engano a diferença é justamente o custo para a US Navy que opera centenas e possui toda a estrutura adaptada e o custo maior se refere ao custo pago pelos australianos que possuem uma frota menor.
Fonte: http://www.stratpost.com/wp-content/plu ... hp?id=6342
The numbers for the Eurofighter Typhoon and the Rafale are less certain, in comparison, but the report submits that ‘the comparative modeling output appears to confirm IHS Jane’s estimates’ for them.
The report thinks the digression with respect to the Super Hornet is ‘due to the size of the fleet and the experience the US Navy has in operating’ it, compared to the ‘small fleet of the Royal Australian Air Force (RAAF) that has yet to reach Full Operational Capability’. It points out that ‘RAAF CPFH has fallen significantly as familiarity with the aircraft has grown, and is likely to fall further as this continues to improve’.
Ficar atento pois esses estudos são frequentemente atropelados pela divulgação de informações oficiais. Também deve-se levar em conta as particularidades das metodologias empregadas para se apurar o CPFH (cost per flight hour).
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 9:25 pm
por NovaTO
Vinicius Pimenta escreveu:Até já coloquei no tópico do Rafale, mas reproduzo aqui porque estão falando sobre isso.
Na nota do link abaixo, o dado é que a hora de voo do Rafale custaria 40 MIL EUROS.
Isso seria algo absurdo. R$ 109 mil por hora de voo é inviável.
Só pode estar errado.
O link:
http://www.forte.jor.br/2013/01/21/euro ... militares/
O Penguin postou a hora/vôo do Rafale, valor oficial do Ministério da Defesa Francês:26.800 euros= 35.700 dólares
viewtopic.php?f=1&t=4673&start=11640
[]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 9:36 pm
por Vinicius Pimenta
NovaTO escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Até já coloquei no tópico do Rafale, mas reproduzo aqui porque estão falando sobre isso.
Na nota do link abaixo, o dado é que a hora de voo do Rafale custaria 40 MIL EUROS.
Isso seria algo absurdo. R$ 109 mil por hora de voo é inviável.
Só pode estar errado.
O link:
http://www.forte.jor.br/2013/01/21/euro ... militares/
O Penguin postou a hora/vôo do Rafale, valor oficial do Ministério da Defesa Francês:26.800 euros= 35.700 dólares
viewtopic.php?f=1&t=4673&start=11640
[]'s
73 mil reais...
Complica, hein?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 11:40 pm
por Juliano Lisboa
Vinicius Pimenta escreveu:
73 mil reais...
Complica, hein?
Amigos só uma pequena observação. Existe uma nota no rodapé do quadro de custos de hora de voo. Alguém teve a curiosidade de traduzir? Pois bem, lá esta escrito assim:
"NB : le coût du MCO par heure de vol des appareils en service dans plusieurs armées (par ex. : Rafale) est la somme des dépenses en rémunérations et charges sociales (RCS) et en entretien programmé des matériels (EPM) divisée par la somme des heures de vol de chaque armée.
Source : ministère de la Défense"
TRADUZINDO:
NB: o custo por hora de voo MCO de unidades em serviço em muitos exércitos (ex.: Rafale) é a soma das despesas com salários e segurança social (RCS) e materiais de manutenção programada (EPM) dividido pela soma horas de vôo de cada exército.
Fonte: Ministério da Defesa
Ou seja, no total da hora de voo do Rafale, além dos custos de combustível e manutenção da aeronave, estão INCLUSOS, salários e previdência social (INSS deles) dos envolvidos na aeronave.
O CUSTO DE VOO PARA FRANÇA É DE 19,400 EUROS, SÓ DE MANUTENÇÃO E COMBUSTÍVEL,
ESTIMADO PARA O ANO DE 2010.
Pergunto, da pra comparar os salários e aposentadorias de oficiais do Brasil com os da França.
Acredito que não.
Logo o custo da hora de voo tende a cair aqui.
Abraços
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Seg Jan 21, 2013 11:58 pm
por Vinicius Pimenta
Então, a princípio está dentro do padrão.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qua Jan 23, 2013 9:10 pm
por Juliano_ssa
Esse fx-2 já morreu ou será que ele ainda vive???
Bem o fx-2 pelo jeito deve estar na UTI.
hehehehehe
Abraço a todos.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Jan 24, 2013 5:30 pm
por Brasileiro
Se a Dilma decidir olhando para os bolsos, vai ficar entre o Gripen e Super Hornet.
Juliano_ssa, o FX não está na UTI, já saiu do hospital para passar os últimos tempos em casa. Seja lá o que for que aconteça após o seu fim.
abraços]
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Jan 24, 2013 7:40 pm
por sapao
Vinicius Pimenta escreveu:Então, a princípio está dentro do padrão.
Depende Vinicius: quantas horas de trabalho para cada hora de vôo?
Porque esse é um custo que muita genta não leva em conta, mas tem que ser colocado tambem.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Jan 24, 2013 8:04 pm
por Vinicius Pimenta
sapao escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Então, a princípio está dentro do padrão.
Depende Vinicius: quantas horas de trabalho para cada hora de vôo?
Porque esse é um custo que muita genta não leva em conta, mas tem que ser colocado tambem.
Não faço ideia. Não sei como se calcula isso. Somente por alto, em termos de manutenção, peças, combustível. De resto, não.
Os árabas que boiam em petrodólares e vivem em uma região nada pacífica disseram que era muito caro. Isso assusta qualquer um.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Jan 24, 2013 8:29 pm
por Penguin
Vinicius Pimenta escreveu:sapao escreveu:
Depende Vinicius: quantas horas de trabalho para cada hora de vôo?
Porque esse é um custo que muita genta não leva em conta, mas tem que ser colocado tambem.
Não faço ideia. Não sei como se calcula isso. Somente por alto, em termos de manutenção, peças, combustível. De resto, não.
Os árabas que boiam em petrodólares e vivem em uma região nada pacífica disseram que era muito caro. Isso assusta qualquer um.
Custo por hora de voo (na França)
2010
Valores em 1.000 Euros
http://www.assemblee-nationale.fr/14/bu ... 1348_93951
Rafale: 26,8
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 7,4
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 19,4
Mirage 2000: 11,7
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 5,2
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 6,4
Mirage F1: 10,1
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 5,2
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 4,9
SEM: 14,8
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 7,8
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 7
EC 725: 14,4
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 2,9
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 11,5
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sex Jan 25, 2013 11:54 am
por knigh7
Juliano Lisboa escreveu:
Amigos só uma pequena observação. Existe uma nota no rodapé do quadro de custos de hora de voo. Alguém teve a curiosidade de traduzir? Pois bem, lá esta escrito assim:
"NB : le coût du MCO par heure de vol des appareils en service dans plusieurs armées (par ex. : Rafale) est la somme des dépenses en rémunérations et charges sociales (RCS) et en entretien programmé des matériels (EPM) divisée par la somme des heures de vol de chaque armée.
Source : ministère de la Défense"
TRADUZINDO:
NB: o custo por hora de voo MCO de unidades em serviço em muitos exércitos (ex.: Rafale) é a soma das despesas com salários e segurança social (RCS) e materiais de manutenção programada (EPM) dividido pela soma horas de vôo de cada exército.
Fonte: Ministério da Defesa
O CUSTO DE VOO PARA FRANÇA É DE 19,400 EUROS, SÓ DE MANUTENÇÃO E COMBUSTÍVEL, ESTIMADO PARA O ANO DE 2010.
Abraços
"Estimados", mas tem por base os custos de oparação que a aeronave já apresentava.`
Juliano Lisboa escreveu:
Ou seja, no total da hora de voo do Rafale, além dos custos de combustível e manutenção da aeronave, estão INCLUSOS, salários e previdência social (INSS deles) dos envolvidos na aeronave.
Pergunto, da pra comparar os salários e aposentadorias de oficiais do Brasil com os da França.
Acredito que não.
Logo o custo da hora de voo tende a cair aqui.
Esse custo com pessoal só corresponde a 27% do custo de operação da aeronave na França. Uma parcela pequena.
O custo operacional aqui não vai ser idêntico, mas os numeros de lá dão uma boa base de quanto ficará.