TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6796 Mensagem por Paisano » Sáb Out 04, 2008 2:42 pm

knigh7 escreveu:
PEDRO PAULO REZENDE

Da equipe do Correio

Nessa fase, a Lockheed-Martin, que oferecera o caça invisível ao radar F-35 Lightning, o avião preferido do comandante Juniti Saito, foi obrigada pelo Departamento de Estado a oferecer um produto menos sofisticado, o F-16Br.
E ainda há quem insista em afirmar que agora somos o supra sumo em matéria de parceria com os EUA. :?

Como diz o ditado: Pior cego é o que não quer ver. :roll: :?




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6797 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 04, 2008 2:43 pm

Como já indaguei aqui e ninguém respondeu Paisano, como vai ficar agora que a Rússia está fora? Vão manter as promessas de amor eterno????




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6798 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 04, 2008 2:45 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Mas mestre,

Voce foi um dos que sempre disse o quanto nao gostava do Rafale, o radar ser isso e aquilo e conversar com fulano e ciclano que tinham acesso ao tal de um relatorio que falava coisas horrendas sobre o Rafale e no fim a sua escolha recai sobre ele? :lol:

Isso est'a cheirando a dor de cotovelo Flankista :wink: ... mas nao se preocupe, voce ainda pode mudar de opniao :D

[100]

[]s e bola para frente!

CB_Lima
Sim, Lima, sem dúvida, isto é fato. Não é porque o Flanker saiu da parada que o Rafale "ficou bom", continua ceguinho do mesmo jeito. :mrgreen: :mrgreen:

Mas, por outro lado, sempre fui defensor de um caça para o País, da mesma forma que sempre disse aqui que o SU-35 parecia não ser o "melhor" pra nós, mesmo sendo o "melhor" pra mim (isto tudo é muito diferente).

Sempre disse também que o Rafale tinhas maiores chances, mas sempre comemorei as chances do SU-35. Lembra-se que tempos atrás eu dizia que "politicamente" eu optaria pelo EF-2000? Pois é... Mas ele nunca teve chances, e nem teria.

Depois do SU-35 BM a minha escolha (técnica) recai sobre o Gripen, principalmente o NG (não gosto do "C"), mas o fato deste caça não estar operacional, nem protótipo tem, mela as coisas (pragmaticamente falando). Se a FAB puder esperar, tudo bem, ficaria com ele, mas não é o que me parece, tanto que a short list (ou a lista tríplice que sempre falei que existiria) veio "antes da hora", isto é, a FAB/Governo deixou claro que as coisas não devem esperar.

Do ponto de vista de operacionalidade, comprovação em combate, radar AESA operacional, plataforma para uso terrestre e naval (Rafale também), vários armamentos integrados (e acima de tudo homologados, sem "blefe"), etc., somos forçados a admitir que o F-18 seria o "campeão". Porém, se os americanos não confirmarem a transferência de tecnologia solicitada pela FAB/Governo, então só mesmo uma "mudança de postura" do MD/Governo/FAB para justificar a sua compra.

Rigorosamente falando, eu sempre acreditei que apenas o Rafale e o SU-35 (franceses e russos) poderiam transferir tecnologias e dar um suporte para manutenção efetivos para estes caças no País. Mas sempre deixei claro que as questões sobre logísticas (não temos, espero que isso mude) ligadas aos russos seriam um grande impedimento. Então, ponto para o Rafale!

O caça é cego sim e pra mim não deixará de ser nunca, mas pergunto: é de tudo ruim? Lógico que não! Agora, se os franceses não fizerem o que prometem (não acredito neles, por isso a minha birra com o Rafale), estaremos ferrados!

Assim, por ordem de "efetividade", temos (minha opinião): F-18 => Rafale => Gripen NG (este não existe ainda). Por características técnicas, temos (idem): Gripen NG => F-18 (prefiro e muito!) => Rafale. Por ordem de "conveniência" ao País, temos (ibdem): Rafale => Gripen NG => F-18.

Como defendo um caça que atenda as nossas necessidades, peculiaridades, particulares, desejos, etc., opto (maior peso) pelo quesito "conveniência", por isso a escolha (pelo menos até agora) pelo Rafale.


Grande abraço,

Orestes

[009] Ta certo mestre... segundo esses criterios e se os 'se' dos americanos nao se confirmarem... heheheheheheheh... at'e eu acho que o Rafale tem que ser escolhido apesar de colocar todas as solucoes com somente um fornecedor me incomodar um pouco!

Mas fazer o que n'e? :D

'E torcer pelo melhor possivel para o Brasil e no fim das contas nao estaremos ruins com qualquer um dos 3. E 'e a'i que a maneira que voce expos a sua opniao realmente faz todo o sentido e concordo [100]

Mas que ele e' ceguinho ele 'e... :mrgreen:

[]s [100]
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6799 Mensagem por Paisano » Sáb Out 04, 2008 2:46 pm

CM, quem eles queriam excluir já está fora, então, agora é sopa no mel.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6800 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 04, 2008 2:47 pm

Huuuuuuuuuuuuum, pensei que era só eu que via certas coisas...




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18520
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6801 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 04, 2008 2:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Dizem que um Rafale peladão custa mais de 100 milhões de dólares, o modelo velho, sem nenhuma capacidade ar-solo. Será que é por iso que perde todas as concorrências?
E como o Rafale tem o apoio politico escancarado, se não for feito nada, nós vamos ter de pagar um preço semelhante ao cobrado do Marrocos e de Cingapura por esse caça.

Espero que os franceses tomem a mesma "cacetada" do caso Sivam. Eles merecem.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18520
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6802 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 04, 2008 2:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Como já indaguei aqui e ninguém respondeu Paisano, como vai ficar agora que a Rússia está fora? Vão manter as promessas de amor eterno????


Sem ajuda dos russos no VLS, com certeza. Vão ter de apelar para os franceses. Aí eu quero ver :wink:




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6803 Mensagem por Paisano » Sáb Out 04, 2008 2:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Huuuuuuuuuuuuum, pensei que era só eu que via certas coisas...
Americanofilia tem um desagradável efeito colateral: Miopia. :lol:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6804 Mensagem por PRick » Sáb Out 04, 2008 2:56 pm

Paisano escreveu:
knigh7 escreveu:
E ainda há quem insista em afirmar que agora somos o supra sumo em matéria de parceria com os EUA. :?

Como diz o ditado: Pior cego é o que não quer ver. :roll: :?

O galho é que tem gente aqui, que ignora os fatos, ou não sabe a diferença entre fato e opinião.

A outra matéria era opinião, essa apenas narra um fato. Que a política dos EUA não mudou em relação ao Brasil, só oferecem material de segunda, nada de ponta, de primeira linha vem, só através do sistema de caixa preta.

[ ]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6805 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 04, 2008 3:00 pm

Alcantara escreveu:Por mim, 120 Gripens NG + conformal tanks e caça de 5ª geração SAAB/EMBRAER. E antes que o PRick suba no palco do Moulan Rouge (pra reclamar dizendo que não existe caça de 5ª geração sueco :lol: ), existe o projeto oferecido pela SAAB aos sul-coreanos. O Brasil poderia entrar esse projeto.

Abraços!!! 8-]
Não existe CFT para os Gripen NG. Preferiram mudar toda a estrutura da barriga, colocar novos tanques internos, aumentando em 40% o combustível, do que colocar CFT. E a ultima, é o contrário, o projeto daquele caça é sul-coreano, mas estão precisando de ajuda e a SAAB ofereceu a deles. É isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6806 Mensagem por Marino » Sáb Out 04, 2008 3:10 pm

Do Inforel.
Apenas transcrevo, sem concordar com o escrito:

Modelo russo é excluído de licitação para modernizar frota de aviões de caça02/10/2008 - 16h29 Nesta quarta-feira, o Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou a lista de aeronaves supersônicas pré-selecionadas no Projeto FX-2.

Dos seis modelos que disputavam a preferência da FAB, apenas três seguem na briga: Boeing (F-18 E/F Super Hornet), dos Estados Unidos, Dassault (Rafale F3), da França, e Saab (Gripen Ng), da Suécia.

Ficaram de fora o Eurofighter Typhoon, oferecido por um consórcio que reúne Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra; o Lockheed Martin F-16 Adv, dos Estados Unidos, e o russo Sukhoi SU-35. Em nota, o ministério da Defesa negou que interferências políticas tenham influenciado na decisão da Aeronáutica.

A decisão foi tomada pela Comissão Gerencial do Projeto Fx-2, que foi criada em maio deste ano para conduzir o processo, cancelado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início do seu primeiro mandato.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, os aviões pré-selecionados atendem aos requisitos operacionais estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica. Os três modelos passaram por um aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas.

Além disso, pesou na decisão as informações fornecidas pelas empresas em junho deste ano.

Foram considerados os aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa.

Os russos teriam condicionado a transferência de tecnologia a um acordo que poderia ser assinado pelos presidentes Dmitri Medvedev e Lula, no final do mês.

O governo brasileiro pretende adquirir 120 aeronaves e o primeiro lote de 36 deverá iniciar suas operações a partir de 2014. Serão investidos cerca de US$ 2,5 bilhões. Cada avião terá vida útil de pelo menos 30 anos.

Desta forma, a FAB vai substituir gradativamente os Mirage 2000, F-5M e A-1M e incorporar tecnologia capaz de permitir a produção nacional de caças de quinta geração.

Presença russa

No dia 18 de setembro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, reuniu-se com os embaixadores dos Estados Unidos, Clifford Sobel, e da França, Antoine Pouillieute.

Como se sabe, os Estados Unidos assistem preocupados a crescente presença militar da Rússia na América do Sul. Depois de vender mais de US$ 4 bilhões para a Venezuela, foram iniciados exercícios militares conjuntos e a Rússia discute com o governo de Hugo Chávez, um acordo nuclear.

Já se cogitou até mesmo a instalação de uma base militar russa na Venezuela ou em Cuba, o que não foi confirmado por nenhum dos três governos.

Com a França, o Brasil assina em dezembro um acordo militar estratégico que vai permitir a construção de submarinos convencionais e um nuclear. Os atuais Mirage 2000 foram adquiridos daquele país.

Analistas militares avaliam que a Força Aérea Brasileira cedeu à pressões norte-americanas para excluir o modelo russo da disputa. O SU-35 é um avião superior aos modelos selecionados.

De acordo com as tendências atuais, é mais provável que um modelo francês seja o vencedor. Os Estados Unidos só podem transferir tecnologia com aprovação do Congresso e o avião sueco é tido como uma incógnita. Nem mesmo a Suécia o utiliza.

A escolha do avião russo ainda poderia render uma série de represálias comerciais e políticas por parte dos Estados Unidos.

Não custa lembrar que os norte-americanos impediram que a Embraer vendesse o SuperTucano para a Venezuela. Como o avião possui componentes norte-americanos, tiveram êxito nas pressões.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6807 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 04, 2008 3:11 pm

Olha...

Eu estava pensando que postura adotar e vou parar com essa bobagem, porque na boa, eu olhei as ultimas paginas e vi tanta provocacao sem necessidade que parei por aqui.

Para quem teve o seu 'favorito' eliminado, se toquem... Os motivos foram dados, perdemos (porque inclusive o meu favorito esta fora), e bola para frente, POWS!

Acho que seria uma boa nos policiarmos com relacao a 'pilha errada' porque logo logo isso vai resultar em grosserias sem necessidade.

Para quem tem o seu favorito na disputa, ficar criticando o telhado alheio ao inves de enaltecer os seus atributos e tentar entender, 'e de uma miopia absurda.

Para todos nos, acho que esta na hora de tentarmos entender o que seria o 'RFP', o que acontece agora e o que cada um tem a oferecer.

Nao adianta ficarmos especulando 'e se' os franceses, fizerem isso ou 'e se' os americanos nao liberarem aquilo, ou 'e se' os suecos nao possuirem aquilo outro... vamos confiar na FAB um pouquinho!

Vamos levantar o nivel desse papo galera! No's todos somos espertos :D

[]s e boa sorte
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6808 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 04, 2008 3:17 pm

Carlos Mathias escreveu:Não, não, naõ Santiago, o que ocorre aqui é a seleção do que sai na imprensa. Quando disseram que o SU-35BM foi excluído porque o alcance era menor que os outros, um montão de entendidos aqui bateu palmas "Viu só? Não cumpre o que promete!". Agora me diz, você acreditou nisso, sabendo que mesmo as versões atuais tem um alcance e uma relação alcance X carga paga excelente?

Então agora, vamos acreditar em tudo que sai né mesmo? Mesmo que seja um chute no saco na torcida americanófila.
Meu saco já está estourado mesmo, então... :lol:
Aonde você leu isso?

Não leu um post do Orestes em que até ele (um dos cavaleiros flanker) falou que a Rússia caiu fora por bobeira?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6809 Mensagem por Skyway » Sáb Out 04, 2008 3:18 pm

Olha...

Eu estava pensando que postura adotar e vou parar com essa bobagem, porque na boa, eu olhei as ultimas paginas e vi tanta provocacao sem necessidade que parei por aqui.

Para quem teve o seu 'favorito' eliminado, se toquem... Os motivos foram dados, perdemos (porque inclusive o meu favorito esta fora), e bola para frente, POWS!

Acho que seria uma boa nos policiarmos com relacao a 'pilha errada' porque logo logo isso vai resultar em grosserias sem necessidade.

Para quem tem o seu favorito na disputa, ficar criticando o telhado alheio ao inves de enaltecer os seus atributos e tentar entender, 'e de uma miopia absurda.

Para todos nos, acho que esta na hora de tentarmos entender o que seria o 'RFP', o que acontece agora e o que cada um tem a oferecer.

Nao adianta ficarmos especulando 'e se' os franceses, fizerem isso ou 'e se' os americanos nao liberarem aquilo, ou 'e se' os suecos nao possuirem aquilo outro... vamos confiar na FAB um pouquinho!

Vamos levantar o nivel desse papo galera! No's todos somos espertos :D

[]s e boa sorte
CB_Lima
Concordo plenamente Cb, é o que queria que acontecesse, mas ta difícil...é só torcida, choro e propaganda... :?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6810 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 04, 2008 3:22 pm

Skyway escreveu:Concordo plenamente Cb, é o que queria que acontecesse, mas ta difícil...é só torcida, choro e propaganda... :?
Mudou nada do FX1.

Parece que o povo quer que não dê nada mesmo, tê contar.

Finalmente o treco tá andando e nego chia.

AHHRGH!!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder