UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6781 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 24, 2022 10:01 pm

Túlio escreveu: Ter Mai 24, 2022 9:43 pm
Não sei se é tão OT, basta lembrar DE QUEM a Alemanha depende para ter energia e poder produzir (isso vai de componentes e eletrodomésticos até navios, naturalmente passando por MBT).

A parte OT seria, IMHO, eu e tu putos da cara porque a escolha ÓBVIA de MBT para o EB não é feita, e ambos sabemos qual é. Não obstante, é incrível mas aparentemente agora o tempo joga a nosso favor...
E a proposta que a Hyundai fez pra Polônia, como versão especial e financiamento bancário, atende perfeitamente ao EB. Mas brabo mesmo é canhão 105 mm perfurando 1200 mm de RHAe a 2km e modernizar 1A5, pra gastar duas vezes mais em Bilhões para substituir quando constatar que não servem mais.

Enquanto isso:





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6782 Mensagem por Suetham » Ter Mai 24, 2022 11:05 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 24, 2022 8:57 pm @Suetham, mas ai é o ponto. Pelo jeito que anda as coisas, quando os Ucranianos estiverem aptos a receber os M1A1, F-16 e Patriot para operar, os Russos podem ter conquistado seus objetivos, seja lá qual for. Esse armamento poderia tentar dissuadir de uma futura aventura, mas com a situação atual é impossível chegarem a tempo de serem relevantes no atual conflito. Podem ser operados por Mercenários? Duvido, só se pegarem tropas do EUA, exonerar/reformar e mandarem como mercenários para lá.

Já tem Senador e Deputado do EUA chiando por causa dessas ajudas bilionárias.
Estou em ponto em que eu não duvido de mais nada vindo da OTAN/UE/EUA. Até o momento, publicamente, o Patriot é o único dos três equipamentos que estão sendo cogitados para serem enviados para a Ucrânia. Vamos aguardar.
Túlio escreveu: Ter Mai 24, 2022 8:47 pm
Sobre corrupção nas AFU, repito: leiam os posts do @EDSON neste mesmo tópico, tá tudo ali.
Tô ligado. Valeu! Depois dou uma visualizada.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6783 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 25, 2022 5:48 am

Desatualizado mas bem interessante para se analisar:



Aqui tem que ter ressalvas, pois os dados estão errados. Em Odessa, é dito no mapa haver a 5ª Brigada Blindada, porém essa OM não existe. O que há em Odessa é um regimento de carros de combate, que serve para treinamento em academia local. Ainda há outras Brigadas que não existem, o ator deve ter colocado Batalhão e Regimento com valor de GU. Outro erro grosseiro é considerar BTG como valor Brigada, o que nada mais é que um Batalhão mais turbinado.

Mas os mapas são excelentes para entender a situação, especialmente no T.O de Severodonetsk. A AFU, ao invés de recuar, está tentando enviar o que tem de melhor pra região e acho um erro fatal, pois se os Russos cercarem e fizer POW ou simplesmente destruir essas OM's, a situação no Donbass pra AFU ficará desesperadora.

São, de longe, as melhores OM's de combate da AFU na região. O que resta são algumas OM's em Kharkiv e a 28º Bda em Mykolaiv que possuem treinamento diferenciado, porém no restante do Donbass é bem diferente. Estamos vendo a DPR e LPR tomando vilarejos e cidades em sucessões com operações em valor Unidade, imaginem com as tropas mais liberadas de Severodonetsk.

Se eu fosse a AFU, começaria a enviar os equipamentos para Mykolaiv, Odessa e Kharkiv, abandonaria completamente os territórios de Donetsk e Luhansk. Se continuar insistindo a levar equipamento bom e tropas boas para serem cercadas em várias frentes e destruídas em detalhe, pode correr o risco de perder muito mais que o Donbass, pois vai ter que escolher qual lugar defender.

E falando em captura de cidades:




Com isso, as tropas da AFU em Zolote ficam praticamente cercadas.

E, ao que relata OSINT, os Russos já estão na estrada que liga Lysychansk a Bakhmut, sobrando apenas uma linha de comunicação das tropas na cidade com o exterior, que está no alcance da artilharia:



Basicamente, só existe uma linha de comunicação e essa está extremamente ameaçada.





Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 721
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 192 vezes

Re: UCRÂNIA

#6784 Mensagem por LM » Qua Mai 25, 2022 8:20 am



:wink:




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6785 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 25, 2022 8:41 am

Enquanto isso, para coisas que realmente IMPORTAM: a Rússia irá anexar Kherson e a parte tomada de Zaporizhzhia. Ambas as administrações dos ocupantes está disponibilizando passaportes para tornar Ucranianos da região cidadãos Russos. Há um enorme deslocamento de material indo de Tokmak para a cidade de Vysilivka. Eu havia citado isso antes, mas era informe, agora se confirma com imagens de tropas se deslocando para a região. Se avizinha uma ofensiva direta a Zaporizhzhia, cidade inclusa. A informação também é corroborada pela DSGA.




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: UCRÂNIA

#6786 Mensagem por NaScImEnTToBR » Qua Mai 25, 2022 10:04 am

LM escreveu: Qua Mai 25, 2022 8:20 am

:wink:
Mem de Sá? :lol:




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6787 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 25, 2022 10:32 am



Confirmação do que foi dito anteriormente:





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6788 Mensagem por Suetham » Qua Mai 25, 2022 1:06 pm

gabriel219 escreveu: Qua Mai 25, 2022 5:48 am Desatualizado mas bem interessante para se analisar:



Aqui tem que ter ressalvas, pois os dados estão errados. Em Odessa, é dito no mapa haver a 5ª Brigada Blindada, porém essa OM não existe. O que há em Odessa é um regimento de carros de combate, que serve para treinamento em academia local. Ainda há outras Brigadas que não existem, o ator deve ter colocado Batalhão e Regimento com valor de GU. Outro erro grosseiro é considerar BTG como valor Brigada, o que nada mais é que um Batalhão mais turbinado.

Mas os mapas são excelentes para entender a situação, especialmente no T.O de Severodonetsk. A AFU, ao invés de recuar, está tentando enviar o que tem de melhor pra região e acho um erro fatal, pois se os Russos cercarem e fizer POW ou simplesmente destruir essas OM's, a situação no Donbass pra AFU ficará desesperadora.
O mapa é do autor Jomini of the West, esses mapas podem ser encontrados no Twitter dele - https://threadreaderapp.com/user/JominiW, ele em si é um boa fonte OSINT para acompanhar o lado ucraniano, mas dificilmente é uma boa fonte para destacar os sucessos russos, assim como diversas outras fontes como o ISW, Oryx...

Nesse caso, o Jomini of the West está correto. Existe a 5ª Brigada Blindada(5-та окрема танкова бригада), a unidade está em serviço desde 2017 e foi formada em 2016 como uma GU no componente da reserva. A 5ª Brigada Blindada é composta por três batalhões cada um com +30 tanques T-72, entrou em Odessa no mês passado para reforçar a guarnição da cidade, quando havia a possibilidade de um desembarque anfíbio russo em Odessa.

A AFU tem algumas brigadas blindadas de reserva – existem três delas pelo que eu conheço, são elas a 5º Brigada, a 3ª Brigada e a 14ª Brigada, todos componentes da reserva.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6789 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 25, 2022 1:28 pm

Suetham escreveu: Qua Mai 25, 2022 1:06 pm O mapa é do autor Jomini of the West, esses mapas podem ser encontrados no Twitter dele - https://threadreaderapp.com/user/JominiW, ele em si é um boa fonte OSINT para acompanhar o lado ucraniano, mas dificilmente é uma boa fonte para destacar os sucessos russos, assim como diversas outras fontes como o ISW, Oryx...

Nesse caso, o Jomini of the West está correto. Existe a 5ª Brigada Blindada(5-та окрема танкова бригада), a unidade está em serviço desde 2017 e foi formada em 2016 como uma GU no componente da reserva. A 5ª Brigada Blindada é composta por três batalhões cada um com +30 tanques T-72, entrou em Odessa no mês passado para reforçar a guarnição da cidade, quando havia a possibilidade de um desembarque anfíbio russo em Odessa.

A AFU tem algumas brigadas blindadas de reserva – existem três delas pelo que eu conheço, são elas a 5º Brigada, a 3ª Brigada e a 14ª Brigada, todos componentes da reserva.
Último ajuntamento de informações, especialmente de dados do Battleorder - que é uma excelente fonte de conhecimento - eram duas Brigadas Blindadas antes da Guerra, a 1ª Brigada Blindada do OC "North" da AFU, baseada ao Norte de Kiev, mais especificamente em Goncharivske e a 17ª Brigada Blindada do OC "East", baseada em Kryvyi Rih. Além disso, existia o 12º Regimento Blindado, ao Norte de Kiev, parte do OC "North", mais especificamente também em Goncharivske.

A fonte é essa, aonde tem todo levantamento de tropas da AFU, atualizadas em Janeiro de 2022: https://www.ukrmilitary.com/p/ukrainian ... orces.html. Como foi Janeiro, não apareceu então devido a não estar ativa.

Mas, ainda sim, me coloca uma dúvida extrema quanto ao armamento delas se realmente estariam no valor Brigada. Eu vi informes de 20 de Abril sobre ser três regimentos com 30 T-72 cada, porém acho dificílimo ser verdade. Os T-72 Ucranianos estão fora de operação desde 2017, tentaram diversas modernizações e adequações, devido a falta de peças. Os Ucranianos possuíam fábricas de T-64 e T-80, mas não de T-72. O T-80 era produzido na KMDB, assim como o T-64, sendo todos os existentes produzidos lá.

A situação ficou tão ruim que a KMDB fez a proposta de pegar a torre dos T-72 e colocar no chassis do T-54, que a mesma produzia e foi rejeitado.

Em 2021, colocaram alguns T-72 para rodar em Exercício, mas não dava nem um Regimento inteiro. Então, muito provavelmente, estão altamente desfalcados, pois recentemente os Ucranianos construíram defesas na fronteira com a Transnistria e quem ocupa a região é a 122ª Brigada de Defesa Territorial, não a 5ª Bda, que continua dentro de Odessa. Considerando que a 122ª está fora da cidade e na cidade só tem a 1ª NIB (Brigada de Infantaria Naval) e a possivelmente desfalcada 5ª Brigada Blindada, Odessa está altamente desfalcada quanto a sua proteção, considerando que a OSINT do rapaz diz que a 28ª Brigada - que é uma Brigada bem turbinada - está em Mykolaiv. Seria um puta problema se os Russos decidirem realizar um ataque a Odessa, com tropas ajuntadas na Criméia - realizando um assalto aeronaval em Ocharkiv - e na Transnistria, teria algo que é muito raro até agora: uma paridade ou até superioridade numérica em termos de Infantaria e blindados. Em Mariupol, na primeira fase, os Russos estavam altamente em desvantagem, pois precisaram de boa parte das suas tropas para conquistar um longo terreno no Oblast de Zaporizhzhia para não ameaçar o cerco a cidade.

A 17ª já está engajada em Kharkiv, junto com parte da 1ª. No Donbass, pelo que pesquisei agora, seria a 14ª e talvez parte da 3ª, que originalmente eram equipadas com T-80 e T-72, porém só vi T-64 e o T-72 que estavam eram os Poloneses ou mesmo da República Tcheca - os T-72 Ucranianos possuem blindagem ERA e aquela famosa saia na blindagem da torre, o que deixa bem fácil de distinguir - que foram destruídos na emboscada no território de Zaporizhzhia.

Já em Mykolaiv, os Ucranianos estão juntando Brigadas para realizar uma contraofensiva e os Russos estabilizaram as linhas e criaram uma série de fortificações defensivas. Pelas imagens que se tem, está entupida de armamento anticarro e artilharia. Sinceramente, isso é um erro GROSSEIRO da AFU se houver tal ofensiva, pois não tem como fazer uma Ofensiva sem apoio aéreo, independente da quantidade de tropas que você tem em terra, junto com artilharia. Isso é exemplo pro mundo desde as Guerras Árabe-Israelenses e se consolidou ainda na Guerra do Vietnã, com as Ofensivas do Vietnã do Norte, que até tinham um pequeno sucesso inicial, devido ao enorme volume de blindados e infantaria, que superava e muito os defensores em números mas eram simplesmente destroçados pela aviação, inclusive com pilotos da USAF e US Navy relatando que o número era tão grande de carros de combate do Vietnã do Norte, que eles mal tinham espaço para manobrar e ficavam muito juntos. E isso porque a Força Aérea do Vietnã do Norte era infinitamente mais operativa do que é a Força Aérea Ucraniana hoje. Se tentarem uma Ofensiva na região, sem poder aéreo e com parco recursos de artilharia antiaérea - Mykolaiv é bombardeada o dia todo e não ouvimos se quer uma interceptação ocorrendo, nem de drone e nem de míssil por parte de qualquer suposta AAe da AFU na região - podem ser destroçados em campo aberto. Se isso ocorrer, tchau tchau Mykolaiv e Odessa.

Os Russos estão bem cientes de que pode haver tal ofensiva e decidiram manter a defensiva na região, inclusive estão enviando mais Brigadas para a região, especialmente Infantaria Leve e Carros de Combate na retaguarda, o que pra mim significa uma tropa reserva de contraofensiva para poder tirar vantagem caso os Russos tenham sucesso defensivo. Havia uma Divisão lá e algumas Brigadas, agora há um Corpo de Exército e mais uma Divisão foi enviada, o que é confirmado com o post.

Na minha opinião, eles tentaram a Ofensiva perto dos Russos fecharem totalmente o calderão em Severodonetsk, pois perder Severodonetsk e as tropas lá, significa perder 40% das defesas do Donbass. Vão querer aliviar a pressão nesse fronte e vão cometer um erro grotesco, pois mesmo que tenham movido uma quantidade boa de Brigadas pra região, ainda estarão em menor número e sem defesa aérea.

ATUALIZAÇÃO: Informe de que os Russos entraram em Lysychansk e há combates na cidade. O informe veio direto do Kadyrov.




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: UCRÂNIA

#6790 Mensagem por NaScImEnTToBR » Qua Mai 25, 2022 1:55 pm

Imagem

Panorama geral. Parece que Sievierodonetsk e Lysychansk serão cercadas.

Link c/ mais definição:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... kraine.svg




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6791 Mensagem por Suetham » Qua Mai 25, 2022 1:59 pm

gabriel219 escreveu: Qua Mai 25, 2022 1:28 pm
Suetham escreveu: Qua Mai 25, 2022 1:06 pm O mapa é do autor Jomini of the West, esses mapas podem ser encontrados no Twitter dele - https://threadreaderapp.com/user/JominiW, ele em si é um boa fonte OSINT para acompanhar o lado ucraniano, mas dificilmente é uma boa fonte para destacar os sucessos russos, assim como diversas outras fontes como o ISW, Oryx...

Nesse caso, o Jomini of the West está correto. Existe a 5ª Brigada Blindada(5-та окрема танкова бригада), a unidade está em serviço desde 2017 e foi formada em 2016 como uma GU no componente da reserva. A 5ª Brigada Blindada é composta por três batalhões cada um com +30 tanques T-72, entrou em Odessa no mês passado para reforçar a guarnição da cidade, quando havia a possibilidade de um desembarque anfíbio russo em Odessa.

A AFU tem algumas brigadas blindadas de reserva – existem três delas pelo que eu conheço, são elas a 5º Brigada, a 3ª Brigada e a 14ª Brigada, todos componentes da reserva.


Último ajuntamento de informações, especialmente de dados do Battleorder - que é uma excelente fonte de conhecimento - eram duas Brigadas Blindadas antes da Guerra, a 1ª Brigada Blindada do OC "North" da AFU, baseada ao Norte de Kiev, mais especificamente em Goncharivske e a 17ª Brigada Blindada do OC "East", baseada em Kryvyi Rih. Além disso, existia o 12º Regimento Blindado, ao Norte de Kiev, parte do OC "North", mais especificamente também em Goncharivske.

A fonte é essa, aonde tem todo levantamento de tropas da AFU, atualizadas em Janeiro de 2022: https://www.ukrmilitary.com/p/ukrainian ... orces.html. Como foi Janeiro, não apareceu então devido a não estar ativa.
Sim. Esse Battle Order está correto quanto as unidades ativas da AFU, mas não destaca as unidades de reserva que foram mobilizadas após a incursão russa no país - além disso isso só seria possível se fosse realizada uma verificação após a ordem executiva de Zelensky de mobilização, isso só ocorreu após a invasão - o documento é de dezembro de 2021. Portanto, a 1ª Brigada, a 17ª Brigada, o 12º Batalhão, também a 4ª Brigada que foi excluída do documento são unidades ativas da AFU. As outras unidades que eu destaquei são unidades da reserva e que foram mobilizadas após o decreto presidencial.
gabriel219 escreveu: Qua Mai 25, 2022 1:28 pm Mas, ainda sim, me coloca uma dúvida extrema quanto ao armamento delas se realmente estariam no valor Brigada. Eu vi informes de 20 de Abril sobre ser três regimentos com 30 T-72 cada, porém acho dificílimo ser verdade. Os T-72 Ucranianos estão fora de operação desde 2017, tentaram diversas modernizações e adequações, devido a falta de peças. Os Ucranianos possuíam fábricas de T-64 e T-80, mas não de T-72. O T-80 era produzido na KMDB, assim como o T-64, sendo todos os existentes produzidos lá.

Em 2021, colocaram alguns T-72 para rodar em Exercício, mas não dava nem um Regimento inteiro. Então, muito provavelmente, estão altamente desfalcados, pois recentemente os Ucranianos construíram defesas na fronteira com a Transnistria e quem ocupa a região é a 122ª Brigada de Defesa Territorial, não a 5ª Bda, que continua dentro de Odessa. Considerando que a 122ª está fora da cidade e na cidade só tem a 1ª NIB (Brigada de Infantaria Naval) e a possivelmente desfalcada 5ª Brigada Blindada, Odessa está altamente desfalcada quanto a sua proteção, considerando que a OSINT do rapaz diz que a 28ª Brigada - que é uma Brigada bem turbinada - está em Mykolaiv. Seria um puta problema se os Russos decidirem realizar um ataque a Odessa, com tropas ajuntadas na Criméia - realizando um assalto aeronaval em Ocharkiv - e na Transnistria, teria algo que é muito raro até agora: uma paridade ou até superioridade numérica em termos de Infantaria e blindados. Em Mariupol, na primeira fase, os Russos estavam altamente em desvantagem, pois precisaram de boa parte das suas tropas para conquistar um longo terreno no Oblast de Zaporizhzhia para não ameaçar o cerco a cidade.
Correto. A 5º Brigada é a única que opera totalmente T-72, o único exemplar blindado que a unidade é composta, diferentemente das outras brigadas que são compostas pelo T-64 mais avançado, T-80 além de T-72. A composição da 5ª Brigada é exatamente como eu descrevi, embora eu não posso te dizer a situação atual dela, a única coisa que eu sei é que em exercícios nos centros de treinamento, a 5ª Brigava não colocava toda a unidade destacada, dividia em pequenas unidades a serem enviadas, dificilmente toda a brigada estava operacional antes da invasão e duvido que ela mesmo mobilizada esteja totalmente operacional, com certeza haverá desfalque.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6792 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 25, 2022 2:09 pm

A Ucrânia deslocou S-300 (possivelmente o PS) para Artsyz e os Russos também transferiram uma grande quantidade de armamento para a Ilha da Cobra:


1. Marine floating crane project 02690
2. The Vsevolod Bobrov logistics support vessel with the Pantsir ZRPC
3. The 21980 Grachonok anti-sabotage boat
4. Patrol boat project 03160 "Raptor" or 02510 "BK-16"
5. Tugboat
6. Landing boat project 11770 "Serna" with 3RK "Tor"
7. Landing boat project 11770 "Serna" (empty).
Também sistemas Pantsir, Tor e entre outros. Se a Ucrânia tentar tomar novamente, vai encontrar uma defesa muito maior na ilha do que tentou antes e obtiveram grandes perdas. E parecem que vão tentar de novo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13625
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6793 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 25, 2022 2:20 pm

Suetham escreveu: Qua Mai 25, 2022 1:59 pm Correto. A 5º Brigada é a única que opera totalmente T-72, o único exemplar blindado que a unidade é composta, diferentemente das outras brigadas que são compostas pelo T-64 mais avançado, T-80 além de T-72. A composição da 5ª Brigada é exatamente como eu descrevi, embora eu não posso te dizer a situação atual dela, a única coisa que eu sei é que em exercícios nos centros de treinamento, a 5ª Brigava não colocava toda a unidade destacada, dividia em pequenas unidades a serem enviadas, dificilmente toda a brigada estava operacional antes da invasão e duvido que ela mesmo mobilizada esteja totalmente operacional, com certeza haverá desfalque.
Eu duvido muito que tenham T-72 em quantidade suficiente para toda a Brigada. Peças de T-72 pararam se ser enviadas para Países Europeus a mais de 10 anos, então não deve ter para enviarem para a Ucrânia, só as antigas de estoque e devem ter ficado mesmo pros T-72CZM1 e T-72M1 doados. A Polônia e a República Tcheca já tinham problemas com peças para os mesmos, tanto que sua modernização foi bastante atrasada e adquiriram viaturas de segunda mão para substituir outras unidades, que foram canibalizadas entre 2014-2016.

E considerando que não foi registrada nenhuma perda de T-72 antes de receberem as doações, que era basicamente o carro de combate da reserva Ucraniana, sendo a ativa composta por T-80 e T-64, em suas versões, além de poucos T-84, muito provavelmente a quantidade de T-72 Ucraniano operando deve ser muito pequena, talvez dê pra equipar um Regimento e meio, talvez menos. Procurei imagens de T-72 em Odessa, mas não achei uma única, então não estão espalhados pela cidade e, muito menos em grande número.

Os Ucranianos capturaram - na melhor das hipóteses em com fontes bem pró-Ucrânia, mas sem confirmação - cerca de 100 T-72 dos Russos, mas não há uma imagem se quer de que estão utilizando essas viaturas capturadas. Provavelmente podem ter servido de peças sobressalentes canibalizadas ou mesmo são incapazes de operar. T-72B3 e, especialmente, T-72B3M são superiores a qualquer coisa que os Ucranianos possuem de operacional, mas não vi até agora ser usado pela AFU.

Em 2018, foi assinado a modernização de 72 para o padrão T-72UA1 (AMT idem) e só vi o registro de 30 unidades recebidas em 2020 e outras 5 em 2021.

Enquanto isso:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60810
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6415 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6794 Mensagem por Túlio » Qua Mai 25, 2022 3:01 pm

C'um caraças!!! [102] [102] [102] [102]






"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6795 Mensagem por ca_metal » Qua Mai 25, 2022 3:32 pm

Túlio escreveu: Qua Mai 25, 2022 3:01 pm C'um caraças!!! [102] [102] [102] [102]


Eu vi esse vídeo e fiquei pensando: “fizeram tanto alarde sobre os tais switchblade americanos e não deu em nada”.

Aí vem um vídeo desses, dos russos que estão roubando máquina de lavar ucraniana pra ter chips suficientes pra própria indústria. É complicado. Kkkkkk




Responder