FABIO escreveu:amigos do DB atualmente ´so temos 6 A-4 operacionais?um amigo meu me falou que são
já 8 ou 10 prontos para voo? outra dúvida 12 a-4 serão modernizados e os outros 11 qual
será seu destino ? treinamento? agora vou dá minha opnião esse problema da ala aérea do
A-12 é facil de solucionar é ´so pedir aos EUA 15 F-18 A/C em bom estado e a custo módico
tenho certeza que o congresso americano e Obama libera na hora e tá resolvido.
Prezados Amigos
Fiquei impressionado pelo fato de nenhum dos colegas terem aprofundado a discursão em torno da questão levantada relativa ao A12 ser parte integrante do sistema de defesa aeroespacial brasileiro. No momento que o mesmo for considerado como uma das peças vitais deste sistema deveria ser então prioridade do MD e então os problemas em relação ao seu GAE seriam solucionados.
Sds
Lord Nauta
Re: A-12
Enviado: Dom Dez 13, 2009 11:06 pm
por Carlos Lima
'E louvavel o esforco da MB em relacao a ter o SP operando...
Mas ja fazem muitos e muitos anos e nada... e ainda vai levar um bom tempo para deixar o seu Grupo Aereo em algo proximo ao operacional...
Porque para isso o SP vai ter que navegar muito e os avioes terao que voar muito... e isso custara uma bagatela se quisermos ter um grupo aereo.
Voltamos ao ponto de anos atras com uma ou outra melhora.
Espero que at'e 201"x" isso melhore... 'e o que todos esperamos, mas temos que ser realistas as vezes, afinal ano que vem 'e a vez do PA escola e isso nao d'a para negar...
Enfim, espero tempos melhores para o SP, mas sei l'a... e' o famoso teorema de "tostines"
[]s
CB_Lima
Re: A-12
Enviado: Dom Dez 13, 2009 11:30 pm
por Glauber Prestes
Lord Nauta escreveu:
Prezados Amigos
Fiquei impressionado pelo fato de nenhum dos colegas terem aprofundado a discursão em torno da questão levantada relativa ao A12 ser parte integrante do sistema de defesa aeroespacial brasileiro. No momento que o mesmo for considerado como uma das peças vitais deste sistema deveria ser então prioridade do MD e então os problemas em relação ao seu GAE seriam solucionados.
Sds
Lord Nauta
Quando eu fui a SPD´Aldeia, conversei com o imediato do VF-1, e ele disse com todas as palavras que o esquadrão não integrará o COMDABRA. Se necessário, uma interceptação seria feita, mas sem compromisso. O compromisso do VF-1 é o GT.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 7:54 am
por Corsário01
glauberprestes escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Prezados Amigos
Fiquei impressionado pelo fato de nenhum dos colegas terem aprofundado a discursão em torno da questão levantada relativa ao A12 ser parte integrante do sistema de defesa aeroespacial brasileiro. No momento que o mesmo for considerado como uma das peças vitais deste sistema deveria ser então prioridade do MD e então os problemas em relação ao seu GAE seriam solucionados.
Sds
Lord Nauta
Quando eu fui a SPD´Aldeia, conversei com o imediato do VF-1, e ele disse com todas as palavras que o esquadrão não integrará o COMDABRA. Se necessário, uma interceptação seria feita, mas sem compromisso. O compromisso do VF-1 é o GT.
É possível que ele tenha te falado isso porque o universo dele é bem menor do que o dos CMG e Almirantes em BSB.
Lembre-se que tudo mudou. Agora a batuta é do MD. As 3 FAs estão sob a batuta do MD e o que antes era impossível, hoje pode ser realidade.
Muita acontece nos altos escalões e o pessoal que está na ponta, as vezes só conhece uma parte de toda a estória, ou seja, NUNCA integrar o COMDABRA pode não ser mais a realidade.
Não sei se me fiz entender. O assunto é enrolado mesmo. FAB e MB trabalhando juntas na área aeronáutica
não é uma coisa comum( nem pode enquanto os fabianos continuarem achando que eles são os "THE FODAS"), mas no futuro quando a mentalidade retrógada mudar, veremos as 3 FAs operando coesas e com eficiência.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 10:13 am
por Alcantara
glauberprestes escreveu:Quando eu fui a SPD´Aldeia, conversei com o imediato do VF-1, e ele disse com todas as palavras que o esquadrão não integrará o COMDABRA. Se necessário, uma interceptação seria feita, mas sem compromisso. O compromisso do VF-1 é o GT.
Isso TEM que mudar.
A tônica agora é de "Operações Conjuntas", e não mais "combinadas".
Essa mudança mudança vai vir de cima pra baixo.
Corsário01 escreveu:(...) O assunto é enrolado mesmo. FAB e MB trabalhando juntas na área aeronáutica não é uma coisa comum( nem pode enquanto os fabianos continuarem achando que eles são os "THE FODAS"), mas no futuro quando a mentalidade retrógada mudar, veremos as 3 FAs operando coesas e com eficiência.
Corsário, não me leve a mal, mas quem se considera "THE FODAS" é o pessoal de branco, que se considera "elite" e desdenha muitas vezes o pessoal das outras Forças, principalmente do Exército, que é o mais "povão". Isso não é defesa intransigente da FAB não, por que tenho parentes que foram oficiais da MB (na Petrobrás agora), meu avô era da MB (depois, mercante) e EU MESMO, não fiquei na MB por infelicidade.
As ações conjuntas estão sendo feitas, as feridas do passado cicatrizadas, a coesão das Forças Armadas refeita.
O pessoal daqui tem que parar com essa mania de colocar uma força contra outra, de ficar alimentando disputa, etc.
As Forças, cada uma na sua especialidade, devem agir JUNTAS. E assim tem sido feito nos últimos tempos. Graças a Deus.
Abraços!!!
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 10:57 am
por soultrain
Toda a modernização das comunicações do S. Paulo começando pelo ICCS, incluído a integração com os sistemas legacy, serão Portugueses
[[]]'s
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 11:39 am
por pafuncio
A soberba, a soberba ...
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 11:52 am
por paulosa
Sugiro aos senhores que vejam este video atulizado e porfavor comentem aqui no forum.
Paulo Sá
Mirando al sur. Objetivo de los Estados Unidos para America Latina.flv
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 1:03 pm
por gaitero
Mapinguari escreveu:
Só duas correções:
1) O A-4 decolava sem problemas do A-11, mesmo com a relativa baixa velocidade do navio. O problema era mais na área da recuperação. Se o A-4 não estivesse leve e não houvesse vento suficiente, haveria problemas em relação ao aparelho de parada.
2) A conta na verdade é bem menor do que os 500 milhões (de quê? Dólares? Reais? Narjaras Turetas?)...
O A-4 NÃO decolava a contento do A-11.
E são 500 milhões de reais.
20 milhões da compra do A-12, 80 milhões de sua modernização, 140 milhões na compra dos AF-1, e 280 milhões de sua modernização:
20+80+140+280 = 520 milhões.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 1:05 pm
por gaitero
Lord Nauta escreveu:
Prezados Amigos
Fiquei impressionado pelo fato de nenhum dos colegas terem aprofundado a discursão em torno da questão levantada relativa ao A12 ser parte integrante do sistema de defesa aeroespacial brasileiro. No momento que o mesmo for considerado como uma das peças vitais deste sistema deveria ser então prioridade do MD e então os problemas em relação ao seu GAE seriam solucionados.
Sds
Lord Nauta
Quando me deparo com as prioridades, vejo que o A-12 infelismente não se enquadra na mesma.
Não pelo fato de sua real importância. Mas pelo fato de haver carencias fundamentais mais importantes que o mesmo e ainda mais defasadas.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 1:08 pm
por gaitero
Corsário01 escreveu:
É possível que ele tenha te falado isso porque o universo dele é bem menor do que o dos CMG e Almirantes em BSB.
Lembre-se que tudo mudou. Agora a batuta é do MD. As 3 FAs estão sob a batuta do MD e o que antes era impossível, hoje pode ser realidade.
Muita acontece nos altos escalões e o pessoal que está na ponta, as vezes só conhece uma parte de toda a estória, ou seja, NUNCA integrar o COMDABRA pode não ser mais a realidade.
Não sei se me fiz entender. O assunto é enrolado mesmo. FAB e MB trabalhando juntas na área aeronáutica
não é uma coisa comum( nem pode enquanto os fabianos continuarem achando que eles são os "THE FODAS"), mas no futuro quando a mentalidade retrógada mudar, veremos as 3 FAs operando coesas e com eficiência.
A FAB se negou a receber da MB o conhecimento adquirirdo junto a USNAVY. Pelo menos é isto que eu fiquei sabendo...
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 1:25 pm
por Marino
A defesa aérea do Brasil é a missão principal, a razão de ser primária da FAB.
Isto é indiscutível e ninguém questiona ou quer assumir esta missão. PONTO.
O COMDABRA é um Comando Conjunto (não vou usar mais o termo Combinado, apesar de termos que esperar a aprovação da legislação enviada ao Congresso e a alteração das publicações, etc), onde existe um Estado-Maior Conjunto (de novo), operando desde tempo de paz.
Ele aciona a defesa aérea brasileira, tanto da FAB, quanto uma Brigada AA do EB, quanto meios navais, como dos FN, por ex.
A questão dos A4 é mais complexa.
Eles tem a missão, em caso de guerra, de operar a bordo do SP e garantir a defesa aérea da Força Naval no mar. Então, o COMDABRA não pode contar, em tempo de guerra, que os A4 estarão disponíveis para serem acionados em S. P. da Aldeia (o normal é que estejam embarcados).
Mesma coisa o SP.
Em uma guerra, ele estará cumprindo a tarefa designada pelo Comandante de Teatro (um comandante conjunto), que pode ser, ou não, a defesa aérea do país. Normalmente não será, será controlar o mar, realizar projeção de poder, etc.
Em tempo de paz, pode haver acionamento episódico dos A4, e creio que já houve, para exercitar. A FAB instalou o radar de controle de rota em SPAldeia, interligado com o sistema de defesa aérea, mostrando que a disputa entre forças, tanto alardeada aqui, não houve e não há.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 2:08 pm
por Corsário01
Alcantara, o The Fodas foi colocado porque quando mandamos 5 pilotos formados na US Navy para voar Xavante em Natal, os Fabianos em nenhum momento se interessaram em colher o conhecimento que os pilotos da MB trouxeram na bagagem sobre a maneira de operar da US Navy.
Foi oferecido e eles disseram que não interessava, pois na FAB se voa diferente e pronto.
Em suma, é desejo de todos aqui que as 3FAs operem sincronizadas e sem bairrismos. Mas no passado bem recente, houve muito. Alias, ainda é possível ouvir de tenetes e capitães aviadores da FAB que a MB ainda precisar "gramar" muito para chegar no mesmo nível deles. Em parte eu até concordo, mas nunca da forma como eles colocam isso. Se é que me entende.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 2:34 pm
por Alcantara
Corsário01 escreveu:Alcantara, o The Fodas foi colocado porque quando mandamos 5 pilotos formados na US Navy para voar Xavante em Natal, os Fabianos em nenhum momento se interessaram em colher o conhecimento que os pilotos da MB trouxeram na bagagem sobre a maneira de operar da US Navy.
Foi oferecido e eles disseram que não interessava, pois na FAB se voa diferente e pronto.
Em suma, é desejo de todos aqui que as 3FAs operem sincronizadas e sem bairrismos. Mas no passado bem recente, houve muito. Alias, ainda é possível ouvir de tenetes e capitães aviadores da FAB que a MB ainda precisar "gramar" muito para chegar no mesmo nível deles. Em parte eu até concordo, mas nunca da forma como eles colocam isso. Se é que me entende.
Ok, Padilha.
Pau que bate em Chico, também bate em Francisco... se alguém da FAB "errou" no tom, que seja admoestado!
Abraços, camarada.
Re: A-12
Enviado: Seg Dez 14, 2009 4:16 pm
por Bender
soultrain escreveu:Toda a modernização das comunicações do S. Paulo começando pelo ICCS, incluído a integração com os sistemas legacy, serão Portugueses
[[]]'s
Graças a Deus as comunicações serão na mesma lingua que a nossa