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Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 12:59 pm
por alcmartin
Mais da mesma noticia. A urucubaca ta' feia... :(
25/02/2012 - 11h00

Incêndio fere militar em estação brasileira na Antártida; dois estão desaparecidos

DE BRASÍLIA

Atualizado às 11h53.

Uma explosão na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida, deixou um militar ferido e dois desaparecidos na madrugada deste sábado (25).

Informações preliminares da Marinha do Brasil dão conta que um incêndio na Praça de Máquinas, local onde ficam os geradores de energia da Estação Ferraz, causou a explosão. O fogo, segundo comunicado divulgado às 11h50, ainda não foi extinto.

A estação começou a operar em 1984 e atualmente abriga cerca de 60 pessoas.

O militar ferido, cujo quadro de saúde é estável, foi atendido na estação polonesa de Arctowski e depois transferido para a base chilena Eduardo Frei.

Os integrantes do Grupo-Base (militares da Marinha responsáveis pela manutenção e operação na Antártida) trabalham no combate ao incêndio.

Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da base, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da base chilena Eduardo Frei prestam ajuda, enquanto o Navio-Polar Almirante Maximiano, da Marinha, partiu para o local.

Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente, que estavam na Estação no momento do acidente, foram transferidos de helicóptero para a Base chilena Eduardo Frei. Eles serão levados pela Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

Permanecem na EACF, além do Grupo-Base, 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

NAUFRÁGIO


Uma embarcação da Marinha Brasileira naufragou em dezembro na Antártida, com 10 mil litros de óleo. O combustível ainda não vazou, mas está no fundo do mar. A embarcação levava o óleo para reabastecimento da Estação Comandante Ferraz. A Marinha tenta solucionar o problema antes que se transforme em um acidente ambiental de grandes proporções.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1053 ... idos.shtml

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:02 pm
por joao fernando
Foda...culpa da falta de grana...

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:12 pm
por Marino
MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Brasília, 25 de fevereiro de 2012.
Nota à Imprensa – Incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz
A Marinha do Brasil (MB), extremamente consternada, informa que, cerca das 2h
(Brasília) de hoje (25), ocorreu um incêndio na Praça de Máquinas, local onde ficam os
geradores de energia, da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Os 15
integrantes do Grupo-Base (militares da MB responsáveis pela manutenção e operação
da EACF) prontamente iniciaram o combate ao incêndio, que ainda não foi extinto. Um
militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.
O militar ferido foi transferido para a Estação polonesa de Arctowski para receber os
primeiros socorros e posteriormente para a Base chilena Eduardo Frei e seu quadro de
saúde não apresenta risco de morte.
Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um
representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de
Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na Estação no momento do incidente, foram
transferidos de helicópteros chilenos para a Base chilena Eduardo Frei, de onde partirão
em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.
Permanecem na EACF o Chefe e parte do Grupo-Base, que trabalha no combate ao
incêndio.
O Navio-Polar “Almirante Maximiano”, da MB, partiu de Punta Arenas em direção à
EACF para prestar o apoio necessário.
Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski
estão nas imediações da EACF, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da
Base chilena Eduardo Frei continuam prestando apoio.
A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma aeronave, que seguirá para Punta
Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil o pessoal que estava na EACF.
Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do incidente.

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:36 pm
por faterra
Põe urucubaca nisto!
Mais sobre o naufrágio. Só faltava essa! :( :oops:
Por Sergio Torres, de O Estado de S. Paulo, estadao.com.br,
Atualizado: 24/2/2012 23:00

Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida

RIO - Uma chata (embarcação de fundo chato usada para transporte de carga) rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível.

Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel.

O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa. Não houve vítimas no acidente.

O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente.

Sem divulgação oficial por parte do governo, chega na próxima semana à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas.

Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate.

O planejamento prevê o içamento da chata por boias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar.

É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região.

Clima. A chata afundou em consequência do mau tempo. Estava sendo rebocada para a terra por quatro embarcações pequenas quando, possivelmente por causa do vento forte e do mar agitado, ela naufragou. Não havia marinheiros a bordo, pois a chata não tem tripulação.

Flutuante sem motor ou qualquer outro tipo de propulsão própria, a embarcação só navega a reboque. Sua função é cargueira. A que naufragou na Antártica tinha fundo reforçado e paredes duplas, para dificultar os vazamentos de óleo.

A chata servia à Estação Antártica. Cabia a ela transportar para a terra os combustíveis líquidos trazidos pela Marinha para o abastecimento da base. O gasoil artic permanece armazenado em 17 tanques.

Por ano, a estação consome 320 mil litros de óleo, empregados em geração de energia e aquecimento interno e da água, indispensáveis em ambientes cuja temperatura pode ficar abaixo de -30°C.

Na estação vivem 15 militares da Marinha, 15 funcionários civis do Arsenal de Marinha (para manutenção, reparos e emergências) e, em sistema de rodízio, 30 pesquisadores (biólogos, biofísicos, geólogos, oceanógrafos e químicos, entre outros) de universidades e instituições científicas brasileiras.

Espera. O resgate da chata não tem data marcada. Dependerá das condições climáticas. Há uma semana, nevascas cobriram com uma camada de pelo menos 1 metro de altura solo da enseada da Ilha Rei George, sede da base nacional. Os ventos superiores a 100 quilômetros por hora impediram os cientistas de realizar trabalhos de campos. Tiveram de ficar confinados.

Depois disso, o tempo melhorou, com o surgimento do Sol. Antes negativas, as temperaturas chegaram a 5°C. Como o verão está no final, são esperadas para breve quedas bruscas nas temperaturas e tempestades de neve. Daí a necessidade de o resgate ser feito o mais rapidamente possível, para que ocorra em condições de segurança.

Alívio. As observações feitas após o naufrágio por um robô de inspeção submarina mostraram que o diesel não vazou, para alívio dos profissionais da estação e do governo brasileiro, preocupado com a repercussão internacional que um derramamento de poluentes na Antártida pode representar.

Conhecido como Protocolo de Madri, o Tratado da Antártica para Proteção ao Meio Ambiente, em vigor desde 1998, torna o continente reserva natural destinada à ciência. O tratado proíbe até o ano de 2047 a exploração econômica dos recursos minerais e regulamenta e controla a presença humana no local.

O artigo 3.º do protocolo estabelece que as atividades na Antártida sejam 'organizadas e executadas com base em informações suficientes que permitam avaliações prévias e uma apreciação fundamentada de seu possível impacto no meio ambiente antártico e dos ecossistemas dependentes e associados'.

Caso o diesel vaze, o acidente com a chata poderá ser interpretado pela comunidade internacional como um desrespeito ao protocolo, por falta de planejamento e pelo uso de processo tido como obsoleto.

Para os cientistas, um sistema de dutos que não foi implantado na base brasileira seria o ideal para transportar combustível entre as embarcações e os tanques.

O artigo também estabelece que deverão ser evitados impactos negativos sobre a qualidade do ar e da água; modificações significativas no meio ambiente atmosférico, terrestre, glacial e marinho; riscos para as espécies animais e vegetais; e degradação de áreas com especial significado biológico, científico, histórico, estético ou natural.

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:39 pm
por Marino
PQP que início de ano.
Cadê o Capelão Naval Chefe para rezar uma missa e afastar a uruca nesta hora?

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:40 pm
por Marino
Vou buscar dados sobre esta embarcação.
Não sabia disso.

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:40 pm
por Túlio
Mas que uruca, hein? É azar após azar... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:41 pm
por Marino
No próprio ESP:
Marinha admite problema e traça estratégia
A Marinha admitiu ontem à tarde, em nota, que a carga de 10 mil litros de combustível está no
fundo do mar antártico, mas que não há registro de vazamento. "A embarcação se mantém pousada no
fundo, com integridade estrutural, (...) não tendo sido constatado nenhum vazamento até o presente
momento", informa a Marinha no comunicado assinado pelo contra-almirante Paulo Maurício Farias
Alves, diretor do Centro de Comunicação Social.
A Marinha credita o acidente "à mudança repentina das condições ambientais locais". Segundo a
nota, a Estação Antártica Comandante Ferraz "é reabastecida anualmente durante o verão antártico, de
novembro a março, por navios da Marinha do Brasil, período em que as condições climáticas são menos
severas". "Durante uma dessas operações de transferência de material do navio para terra, uma de
nossas chatas, transportando 10 mil litros de gasoil arctic, veio a afundar", diz o informe.
Na nota, a Marinha manifesta preocupação em "honrar os compromissos definidos no Protocolo
ao Tratado Antártico sobre a Proteção do Meio Ambiente, pelo qual os países-membros devem tomar as
medidas necessárias para reagir a situações que possam ameaçar o meio ambiente antártico". "Com o
intuito de mostrar aos demais membros do tratado o nosso compromisso de bem zelar por aquele
continente, a Marinha do Brasil solicitou o apoio da Petrobrás para, em conjunto, realizar a operação de
reflutuação da chata", acrescenta a nota. Estratégia. A Marinha informou que a chata submersa será
envolvida por boias, infladas "para permitir a sua flutuabilidade e, com o auxílio do guindaste do navio,
será trazida à superfície". "Durante a reflutuação serão empregados todos os recursos necessários para
a contenção de poluição ambiental no caso de vazamento do óleo contido na chata. Uma vez na
superfície ela será rebocada (...) e encalhada na praia para posterior desmontagem", diz a nota. O
método de abastecimento da base por meio de chatas será substituído por "um sistema mais seguro,
empregando oleoduto", informa a Marinha, que não revela a data da substituição do sistema.

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 1:45 pm
por LeandroGCard
De fato o ano não está começando nada bem para a MB:
Incêndio em base brasileira na Antártida deixa dois mortos

Marinha não reconhece mortes; acidente ocorreu em geradores de energia nesta madrugada

Paulo Whitaker/Reuters-25/11/2008

RIO DE JANEIRO - Dois sargentos da Marinha morreram na madrugada deste sábado, 25, em um incêndio que atingiu a Estação Comandante Ferraz, base científica e militar brasileira na Antártica. Havia 60 pessoas na estação, metade delas pesquisadores de universidades nacionais, que escaparam ilesos. Em nota, a Marinha não reconhece as mortes dos militares. Informa apenas que eles estão desaparecidos e que um terceiro teve ferimentos. Na nota, porém, a Marinha se define como "extremamente consternada".

O incêndio ocorreu na Praça de Máquinas, onde ficam os geradores de energia. Cientistas que estavam na estação contam que os dois sargentos não conseguiram sair do local, destruído pelas chamas. O ferido conseguiu ser resgatado por colegas da Marinha e foi levado para a base polonesa de Arctowski, próxima à brasileira, para receber os primeiros socorros. Depois, seguiu para a base chilena Eduardo Frei. Em comunicado, a Marinha garante que a vítima não apresenta risco de morte.

Os 30 cientistas, um alpinista, um representante do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro foram levados ao amanhecer para a base chilena, de onde seguirão possivelmente para o Chile, em Punta Arenas. Ficaram na estação apenas 12 militares da Marinha, que tentam combater o incêndio. A Marinha enviou um Navio-Polar para apoiar o trabalho dos militares. Além dele, dois navios da Marinha Argentina, dois botes da Estação polonesa e três helicópteros chilenos já estão no local do incêndio.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil as pessoas que estavam na Estação.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.
Leandro G. Card

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 2:05 pm
por thelmo rodrigues
PQP! Tá brabo!!! Culto ecumênico, mais verbas, ................... e verificar se jiji não ressucitou e anda rogando praga pra MB (ou mandou algum dos seus apóstolos fazer isso) ,objeto do seu ódio. :shock: :lol:

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 2:06 pm
por lubra
https://www.com1dn.mar.mil.br/imprensa/ ... 2_1751.pdf
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2012.

NOTA À IMPRENSA
A Marinha do Brasil informa que às 23h40, do dia 23 de fevereiro de
2012, ocorreu um princípio de incêndio na Sala de Ginástica do Navio de
Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”
, que foi prontamente
debelado pelo Grupo de Controle de Avarias de bordo.
O incidente foi controlado em cerca de 30 minutos e não houve vítimas.
Foi aberta a competente Sindicância para apurar as circunstâncias
relacionadas ao fato.
_______________________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval
Tel.: (21) 2104.6110 / e-mail: imprensa@1dn.mar.mil.br

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 2:07 pm
por Marino
PQP!!!!!!!

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 2:08 pm
por Marino
Pelo menos foi na sala de ginástica.
PQP!!!!!!!!!

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 2:11 pm
por Luís Henrique
É a porcaria do carnaval.
Só acontece desgraça nesta época.

todo mundo fica doido e merdas acontecem.

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Fev 25, 2012 2:12 pm
por faterra
Já passou da hora de tomarmos alguma atitude, de agirmos como uma nação séria.
Os acidentes e tragédias já começaram a pipocar. Alguma coisa terá que ser feita imediatamente para conscientizar a todos os responsáveis (governo, políticos, imprensa, grupos formadores de opinião, população, o bispo, o papa, enfim...) da penúria que nossas FA's, ou qualquer outra instituição governamental, estão passando e exigir deles (políticos e governantes) ações imediatas e definitivas para que esta penúria seja revertida, garantindo a eles toda a segurança, vetores e instrumentos no estado da arte e procedimentos adequados e atualizados que uma operação (seja qual for) exigir. Que o risco fique retido somente no que a operação oferece em si, e não na falta ou obsoletismo dos mesmos.
Meus sentimentos e desejo que Deus conforte suas famílias neste momento terrível.