FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
52%

Total de votos: 142

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#676 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 9:36 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:Pessoal, eu torço para que o Su-35BM voe antes da MAKS-2007, que seja tudo o que dizem dele e que venha para a FAB, mas o bicho ainda é uma promessa e está atrasado em relação aos seus concorrentes ocidentais, isso é um fato. Hoje os Flankers que EXISTEM estão a um passo atrás concorrência.

[]'s

Olá Projeto,

não entendi a sua frase "Hoje os Flankers que EXISTEM estão a um passo atrás concorrência." Tem certeza?? Está se baseando em quais dados? É uma afirmação meio braba essa... heheeheh Mas respeito!

Grande abraço,
Orestes

Bem Orestes, essa é a minha opinião. Se não for assim e se eu estiver errado então acho mais interessante para a FAB ficar um Su-30MK2, mesmo com sua defasagem eletrônica e RCS gigantesco, do que especular a compra de Rafales, Su-35BM ou aviões de 5ª geração.

[]'s

Olá Projeto,

não questionei a sua opinião, disse inclusive que a respeito. Só questionei os "dados". hehehehe

Entre um SU-30 MK2 e um Rafale, sou mais Rafale. Porém, não podemos dizer que os SU estão a um passo atrás. Qualquer SU hoje (novos, claro) daria uma baita dor de cabeça na AS, até mesmo no Chávez.

Não precisamos do melhor vetor do mundo, precisamos de um vetor eficiente e com boa relação custo-benefício. Isto pode ser questionado.

O RCS é importante sim, mas se você tiver um vetor com RCS grande, mas com um míssel com alcance muito maior, isto fará a diferença. Tudo depende da doutrina usada e da quatidade de vetores no ar.

O que eu vejo aqui é mais gozação do que armento plausível. Aí eu aceito. Mas tecnicamente, não.

Grande abraço,
Orestes

Carlos Mathias

#677 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 07, 2007 9:37 pm

Eu conheço o Su-35 mais do que vocês imaginam.

Quantas pás tem o primeiro fan da Al-41?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#678 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 07, 2007 9:41 pm

Carlos Mathias escreveu:

Quantas pás tem o primeiro fan da Al-41?

Nem tanto, né? ahahahae :mrgreen:

30?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#679 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 07, 2007 9:42 pm

Carlos Mathias escreveu:
Se você arrumar uma foto do F-16 block 80 na USAF, ou mesmo voando, aí pode-se tentar uma foto do SU-35BM. Ou umas fotos do F-16BR, ou F-15BR, ou mesmo do F-35BR...

Todos eles tem algo em comum, NAÕ EXISTEM....

Sobre os russos não terem comprado o SU-35, já falei, expliquei e não vou repetir, entende quem quer. Quem não quer fica repetindo essa conversa.

Disto todos nós sabemos, e quanto não o terem descolado outros clientes para ele :?: :?: Porque :?: :?:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior

#680 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 9:47 pm

Olá Lima,

o post foi longo... rsrsrs Vou tentar comentar a última parte... hehehe

Qualquer um com cheque na mão ficaria com receio de assinar um contrato desses... é a GM estar envolvida na produção de uma versão do Vectra super maneira para você com GPS, Computador de Bordo, Motor 5.0, etc mas ao mesmo tempo você saber que o que realmente estará sendo produzido para o mercado e sairá para as concessionárias é um veículo que até vai incorporar algo do seu Vectra, mas na verdade o desenho é totalmente novo... os 2 são bons, mas com qual você ficaria?

Acho que você não entendeu o exemplo do Beraldi...

Não tem como medir coisas diferentes (dois produtos de fabricantes diferentes), mas pode até comparar. O que o Beraldi disse foi para a mesma plataforma (Vectra) e não duas diferentes.

Se eu conheço um vetor (Vectra "antigo") e já foi testado, seria razoável comprar um lançamento (Vectra "novo") se a base for a mesma, se for outra coisa completamente diferente e com o mesmo nome, aí não.

O SU-35 é uma evolução da família SU e não um vetor que nasceu do zero. Não teria a menor dúvida em comprá-lo, desde que não exista no mercado algo melhor e mais "em conta".

Se você conhecesse tecnicamente o SU-35 BM, não pensaria duas vezes. Ele supera o Rafale em todos os aspectos. O que existe é preconceito. Acredite. A Rússia não o comprou porque não precisa dele, só isso, e não porque seja ruim. As prioridades lá são outras.

Hoje eu falo sem medo de errar, sou muito mais um SU-35BM do que um Rafale. Mas ficaria feliz em ver um Rafale voando em nossas terras.

Grande abraço,
Orestes

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#681 Mensagem por Beronha » Seg Mai 07, 2007 9:48 pm

Ah... eu torço para a melho solução para a FAB (Gripen é claro!!!)
Mas que o danado do Flanker é lindo isso não tenho a menor dúvida!!!
Imagem

orestespf
Sênior
Sênior

#682 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 9:51 pm

faterra escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, de que desempenhos estamos flando? Do radar? Já está pronto e testado, com todas as especificações de projeto alcançadas e confirmadas. Eu já coloquei aqui, tem até uma seção para quem realmente quer saber, mas quem só quer polemizar inutilmente no assunto fica repetindo esta cantilena pouco expressiva.

RCS? Já foi tudo testado em aviões SU-27S e inclusive existem 200 voando na FAer russa com modificções assim, mas sem a estrutura nova e os materiais compostos. De posse destes dados, os russos, que sabem mais de SU-35 que todos aqui reunidos multiplicados por mil, podem pefeitamente fazer uma estimativa precisa do resultado.

Olha, já foi parafuso, carrocinha de armas, painel azul, chapa da fuzelagem feia, custo, durabilidade... A imaginação realmente não tem limites.

Manual em cirílico, necessidade de ter que aprender russo, construção de novos hangaretes, caixinhas de ferramentas. É muito sacrifício! A FAB não tem estrutura para isso, não está preparada. A verba não dá nem para pagar a passagem do pessoal para a Rússia.
Temos que continuar sonhando é com os F-22 super ninja, F-35 "magaiver", F-15 + F-16 + F-18 versões "Sucata". Lindinhos, lindinhos! Tudo de coleirinha.
E "por_raí" vai se levando.

Amigo mineiro Faterra,

essa foi dose! Está fazendo política para o Itamar ou para o Aécio? hehehehe

Só espero que você não tenha acreditado nessas historinhas que contam por aqui... É tudo brincadeira! heehehe Não queime o filme dos mineiros, uai! rsrsrs

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#683 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 9:53 pm

Bolovo escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Plinio Jr escreveu:Tudo isto de ¨qualidades¨e num precito imperdível e ninguem vai nesta barca ....só a FAB.... :idea: :idea: :idea:

Não sei como vocês discutem ainda. O Su-35BM é o caça do futuro, é a ultima maravilha do mundo moderno. Foi projetado por marcianos e dado de presente aos russos, que por sinal, são santos e super confiáveis. Além de claro, o Su-35BM já vendeu mais de 3 mil exemplares, só que isso nunca foi divulgado. Ai de quem duvidar de toda essa supremacia. :lol:

Olá amigo Bolovo,

vê se pega leve... heheehehe O SU-35BM não é o caça do futuro (é porque não foi produzido ainda rsrsrs), mas ainda dará muito trabalho por aí. Entendi o que quis dizer com seu post, mas deixa isso de lado... hehehee

Grande abraço,
Orestes

UFA!!! Ainda bem que no fundo sabe que ele é ótimo! heheheeh

Abração,
Orestes

Carlos Mathias

#684 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 07, 2007 9:54 pm

Porque fica pronto este ano, você leu isso? Vai voar antes da MAKS.

Você leu o que coloquei aqui sobre os MKI? Leu sobre o IRBIS-E neles? RAM?

Digamos que eu tenha na FAB 200 F-15C(sonho). A Boeing lançou o F-15E, ou melhor, o F-15Superadvanced block 80. Paralelamente, a Boeing ofereçe um pacote de modernização à lá F-15B80. O que a FAB faz? Seguindo o raciocínio de vocês, joga os duzentos F-15C no lixo e compra duzentos F-15EB80, não é isso?

A FAer russa preferiu modernizar uns 30 SU-27S para o padrão SKM e, segundo saiu na imprensa deles, passará a realizar as modernizações no padrão BM. Eles tem uns 300 SU-27, ou mais. Se as Al-41 cabem, se o IRBIS-E cabe, se a aviônica nova cabe, enfim, tudo menos a estrutura...

Mas tem os endinheirados, né? Joga fora e compra tudo novo.

orestespf
Sênior
Sênior

#685 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 9:55 pm

Beronha escreveu:Ah... eu torço para a melho solução para a FAB (Gripen é claro!!!)
Imagem

Olá Beronha,

ainda continuo achando difícil comentar os seus posts.... Não paro de olhar para o avatar e de dar muitas risadas... hahahahahahaha

Falando sério, já disse várias vezes, se eu pudesse escolher, ficaria com SU-35 para "hi" e Gripen para "lo" (não pejorativamente). Mas a nossa realidade parece não permitir...

Grande abraço,
Orestes

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#686 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 07, 2007 9:56 pm

orestespf escreveu:Não tem como medir coisas diferentes (dois produtos de fabricantes diferentes), mas pode até comparar. O que o Beraldi disse foi para a mesma plataforma (Vectra) e não duas diferentes.

Orestes, se quer defender o Flanker, compara com o Vectra novo não. Faz isso não, o Vectra antigo era um puta carro, já o novo ahaehaehea....

Imagem
Imagem
Beronha escreveu:Ah... eu torço para a melho solução para a FAB (Gripen é claro!!!)
Imagem

Lindo pa careleo!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#687 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 07, 2007 10:01 pm

Na enquete eu votei SU-35BM + Gripen.

orestespf
Sênior
Sênior

#688 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 10:03 pm

Bolovo escreveu:
orestespf escreveu:Não tem como medir coisas diferentes (dois produtos de fabricantes diferentes), mas pode até comparar. O que o Beraldi disse foi para a mesma plataforma (Vectra) e não duas diferentes.

Orestes, se quer defender o Flanker, compara com o Vectra novo não. Faz isso não, o Vectra antigo era um puta carro, já o novo ahaehaehea....

Imagem
Imagem
Imagem

Lindo pa careleo!

Olá Bolovo,

tem razão! heeheheheh

Só tentei usar o exemplo que já estava rolando por aqui, mas de fato não foi uma boa escolha.. hehehehe

Abração,
Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#689 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 07, 2007 10:06 pm

orestespf escreveu:
projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:Pessoal, eu torço para que o Su-35BM voe antes da MAKS-2007, que seja tudo o que dizem dele e que venha para a FAB, mas o bicho ainda é uma promessa e está atrasado em relação aos seus concorrentes ocidentais, isso é um fato. Hoje os Flankers que EXISTEM estão a um passo atrás concorrência.

[]'s

Olá Projeto,

não entendi a sua frase "Hoje os Flankers que EXISTEM estão a um passo atrás concorrência." Tem certeza?? Está se baseando em quais dados? É uma afirmação meio braba essa... heheeheh Mas respeito!

Grande abraço,
Orestes

Bem Orestes, essa é a minha opinião. Se não for assim e se eu estiver errado então acho mais interessante para a FAB ficar um Su-30MK2, mesmo com sua defasagem eletrônica e RCS gigantesco, do que especular a compra de Rafales, Su-35BM ou aviões de 5ª geração.

[]'s

Olá Projeto,

não questionei a sua opinião, disse inclusive que a respeito. Só questionei os "dados". hehehehe

Entre um SU-30 MK2 e um Rafale, sou mais Rafale. Porém, não podemos dizer que os SU estão a um passo atrás. Qualquer SU hoje (novos, claro) daria uma baita dor de cabeça na AS, até mesmo no Chávez.

Não precisamos do melhor vetor do mundo, precisamos de um vetor eficiente e com boa relação custo-benefício. Isto pode ser questionado.

O RCS é importante sim, mas se você tiver um vetor com RCS grande, mas com um míssel com alcance muito maior, isto fará a diferença. Tudo depende da doutrina usada e da quatidade de vetores no ar.

O que eu vejo aqui é mais gozação do que armento plausível. Aí eu aceito. Mas tecnicamente, não.

Grande abraço,
Orestes

Orestes, eu estava comparando aviões e não doutrina, armamento ou treinamento. Nem estava me referindo ao cenário da AS.

O Su-30 é um excelente avião mas em comparação com os concorrentes ocidentais ele está francamente defasado.
No meu entendimento a tendência atual é furtividade, radares LPI/AESA, mísseis BRV ram-jet e sensores passivos mais precisos. Resposta russa: Su-35BM e PAK-FA.

Em parte tens razão, tem grande dose de gozação nisso :wink:

Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#690 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 07, 2007 10:12 pm

orestespf escreveu:Se você conhecesse tecnicamente o SU-35 BM, não pensaria duas vezes. Ele supera o Rafale em todos os aspectos. O que existe é preconceito. Acredite. A Rússia não o comprou porque não precisa dele, só isso, e não porque seja ruim. As prioridades lá são outras.

Hoje eu falo sem medo de errar, sou muito mais um SU-35BM do que um Rafale. Mas ficaria feliz em ver um Rafale voando em nossas terras.

Grande abraço,
Orestes

Agora sou eu que gostaria de saber com que base você faz essas afirmações :wink:

[]'s

Alberto -
Responder