hahahaha!!! Parabéns essa foi a melhor, nunca ri tanto na minha vida!!!hahaha
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Ter Jun 24, 2008 1:10 am
por alcmartin
RenaN escreveu:
Cougar_PH escreveu:Renam
o Pitot
é tipo uma tubeira ou uma caneta que se estende no nariz do avião e nele tem alguns sensores que
recebem informações tipo : temperatura, velocidade do ar, pressão barômetrica...
é mais ou menos isso...
contudo acho q o pessoal pode lhe responder melhor depois
abraço
Paulo
Valeu, Paulo.
O incrível é como se perde um avião tão caro desses por uma falha dessas.
Olá, Renan!
Falando só em tubo de pitot, o mais básico, ele é uma "sonda", um tubo que capta a pressão de impacto do ar. Voce também tem uma outra tomada de pressão estática. Então, no velocímetro, a diferença dessas duas pressões fornece a...velocidade do avião! Essa poderá ser em Km/h, Kt (nós, que nada mais é que milha náutica/h) ou milhas/h(terrestre).
Quando o referido instrumento é dos mais simples, um simples entupimento parcial por agua ou mesmo um marimbondo(!! ) pode causar indicacação incorreta e as devidas consequencias... Por isso os aviões quando estão parqueados levam aqueles montes de capas nos sensores.
Daí nos mais modernos e grandes aviões essas tomadas(pitot, estaticas e medidor de angulo de ataque) serem duplicadas ou até triplicadas e os dados serem transmitidos a um(ou mais) computador ADC (air data computer), que interpreta esses sinais e os manda para outros computadores do aviao, como FCC(flight control computer), FWC(flight warning computer) e etc. Cada um com sua função especifica.
Quando um ADC recebe um dado de uma tomada dessas, meio "esquisito", ele compara com os demais e pode despreza-lo. O problema é quando, por qualquer motivo, como uma mancada como pode ter sido nesse caso, TODAS as tomadas estão contaminadas...os dados serão coerentes e a partir daí, todos os dados que serão enviados aos computadores e aos pilotos estarão errados...
E aí até um estol, um parafuso inadvertido ou outra manobra inadequada, subida, descida, pode ser causada...
Foi o que ocorreu naquele acidente que eu e o Gerson citamos, devido a um durex no lugar errado...
E digo mais:
AUEhuAhAuehAUEhAUeAUeauehAeuA
A
uaeheuAehheUeUaehUAEhUAEEUEAeAUeAUEHAUE
AeAEhAEHAUEAUEhAUEh
AEauieAUehuAheuAheUAEhuAEhAUEAUheuaheuaehAe
AhAUEAHUehAUheAheuAHEuAHE
AEuAEuAHEUAHEUHEUAE
AUAEUAHEuAH
EAUEAUEhAUEAUEuAHUEHAUHEuAHEueH!!!!!!!!!!
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Qua Jun 25, 2008 11:03 pm
por RenaN
alcmartin escreveu:Olá, Renan!
Falando só em tubo de pitot, o mais básico, ele é uma "sonda", um tubo que capta a pressão de impacto do ar. Voce também tem uma outra tomada de pressão estática. Então, no velocímetro, a diferença dessas duas pressões fornece a...velocidade do avião! Essa poderá ser em Km/h, Kt (nós, que nada mais é que milha náutica/h) ou milhas/h(terrestre).
Quando o referido instrumento é dos mais simples, um simples entupimento parcial por agua ou mesmo um marimbondo(!! ) pode causar indicacação incorreta e as devidas consequencias... Por isso os aviões quando estão parqueados levam aqueles montes de capas nos sensores.
Daí nos mais modernos e grandes aviões essas tomadas(pitot, estaticas e medidor de angulo de ataque) serem duplicadas ou até triplicadas e os dados serem transmitidos a um(ou mais) computador ADC (air data computer), que interpreta esses sinais e os manda para outros computadores do aviao, como FCC(flight control computer), FWC(flight warning computer) e etc. Cada um com sua função especifica.
Quando um ADC recebe um dado de uma tomada dessas, meio "esquisito", ele compara com os demais e pode despreza-lo. O problema é quando, por qualquer motivo, como uma mancada como pode ter sido nesse caso, TODAS as tomadas estão contaminadas...os dados serão coerentes e a partir daí, todos os dados que serão enviados aos computadores e aos pilotos estarão errados...
E aí até um estol, um parafuso inadvertido ou outra manobra inadequada, subida, descida, pode ser causada...
Foi o que ocorreu naquele acidente que eu e o Gerson citamos, devido a um durex no lugar errado...
abs!
Muito obrigado pela aula, mestre.
Incrível como deixaram acontecer uma coisa dessas...
Abraços.
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Qui Jun 26, 2008 11:09 pm
por Bolovo
Força Aérea Finlandesa...
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Sex Jun 27, 2008 12:03 am
por Flávio Rocha Vieira
Bolovo escreveu:Força Aérea Finlandesa...
Muito bom! Pena que os caras não estejam falando português e que a base não seja Anápolis. Sonho meu...
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Sáb Jun 28, 2008 12:05 am
por nestor
Saludos
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Sáb Jun 28, 2008 4:12 pm
por Pablo Maica
Ainda se usa o conceito de sargento aviador na finlândia?
Um abraço e t+:D
Re: Videos de Aeronaves
Enviado: Sáb Jul 05, 2008 9:42 pm
por xvss
Documentario fantastico sobre o use dos SA-2 no Vietnam e as taticas usadas pelo EUA para combatelos. em 5 partes: