Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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FIGHTERCOM
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#676 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jul 19, 2014 8:28 am

J.Ricardo escreveu:
malmeida escreveu: Os T-27 deles ficaram melhores que os nossos, os A-29 deles já começaram melhores que os nossos. Falta só a modernização dos Bandeirantes deles ficarem melhores que os da FAB também.
Notem que agora eles poderão modernizar Tucano de qualquer FA do mundo, exceto da nossa...

MAlmeida
O fato deles serem um país em "guerra" faz com que nivelem por cima esses aviões.
Quanto a terem a capacidade de modernizarem seus T-27 (capacidade adquirida do Brasil devido a compra dos AT-29) é fruto da mesma política de transferência exigida pelo Brasil.
Acrescente ainda o fato de podermos modernizar as nossas unidades com as mesmas capacidades (ou até superiores), caso isso seja necessário. Já eles vão precisar da Embraer. Além disso, é natural que as unidades adquiridas após as entregues a FAB tenham melhoramentos. Afinal, o desenvolvimento é contínuo, ou seja, novos armamentos são homologados, novos sistemas são testados, novos materiais podem ser empregados, etc.

Sobre a capacidade deles poderem modernizar os Tucanos de qualquer FA do mundo, é preciso entender que o presente e futuro (a curto e médio prazo) da Embraer é o A-29. Seria dispendioso para esta manter uma estrutura funcional somente para possíveis modernizações dos Tucanos. Desta forma, ela repassa para terceiros (na forma de ToTs) o conhecimento/tecnologia necessários para modernizações desta aeronave, caso isso seja a condição necessária para vender mais unidades do A-29. Quem precisa ficar esperto e saber aproveitar a oportunidade é a indústria colombiana, pois nada impede que a Embraer faça o mesmo com o Chile, Equador, Paraguai, etc.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#677 Mensagem por Energys » Seg Jan 26, 2015 1:46 am

Seria mais uma oportunidade para os Gripens?

Att.





juarez castro
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#678 Mensagem por juarez castro » Seg Jan 26, 2015 12:40 pm

Baseado nas informações que foram publicadas, no número de células pretendidas, no valor disponibilizado para a aquisição e no exímio tempo, esqueçam NG, ou as opções passam a ser F 16 usados, Gripens usados ou o M 2000 -5 usados também.

Grande abraço




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#679 Mensagem por Adevaldo » Ter Fev 17, 2015 3:12 pm

Mirage 2000-5.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#680 Mensagem por juarez castro » Ter Fev 17, 2015 9:29 pm

Pode ser, poderiam aproveitar parte do ferramental dos kfir, equipamentos de suporte e apoio de solo semelhantes, e até alguma coisa de perfil de voo.

Grande abraço




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#681 Mensagem por Tikuna » Qua Set 27, 2017 3:15 pm

CN-235 SIGINT - FAC1262 -
Agora o único e sua espécie. O outro gêmeo se acidentou matando todos os 11 tripulantes.

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"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#682 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 27, 2017 10:59 pm

Uma curiosidade: os E-99 da FAB tem capacidade SINGINT? Se não, porque e qual o motivo de não desenvolvermos uma aeronave dedicada?

abs




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#683 Mensagem por Luís Henrique » Qua Set 27, 2017 11:30 pm

FCarvalho escreveu:Uma curiosidade: os E-99 da FAB tem capacidade SINGINT? Se não, porque e qual o motivo de não desenvolvermos uma aeronave dedicada?

abs

O Brasil possui 5 aeronaves E-99 de alerta antecipado.
E 3 aeronaves R-99 de Sensoriamento Remoto.

Acredito que ambas aeronaves possuam capacidades SIGINT, porém não tenho certeza sobre os E-99.
Mas os 3 R-99 com certeza possuem capacidades SIGINT.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#684 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 28, 2017 12:22 am

ok, obrigado Luis.

abs.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#685 Mensagem por Túlio » Qui Set 28, 2017 4:27 pm

Eu perguntaria o que o FCarvalho quer dizer com SIGINT. Há uma porção de variantes e subvariantes do termo, compreendendo todo tipo de capacidade de vigilância eletrônica. Por exemplo, há aeronaves cujos sensores detectam, catalogam e/ou podem até jammear um radar; outros fazem isso com comunicações por voz, imagens e dados.

Além dos -99, a FAB tem 3 Learjet R-35AM com algumas destas capacidades. Outras aeronaves que podem fazer trabalhos na área são o AMX com pods e até o Caravan, depende do tipo de sinal e o que se pretende fazer a respeito. Por exemplo, a FAB realiza a Operação BVR com Learjets que executam missões de SIGINT, ELINT e possivelmente COMINT contra outras aeronaves.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... mea%C3%A7a




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#686 Mensagem por arcanjo » Sex Jul 12, 2019 7:00 pm

Saab oferece caças Gripen à Colômbia para substituir o seus Kfir

https://1.bp.blogspot.com/-_dc0MEUU4Ic/XSi9ToLtzwI/AAAAAAAABaU/5m6y6ECtBAogAvTzls1rFD2wGpGVvEqLwCLcBGAs/s1600/p1734331_main.jpg
Gripen E brasileiro em montagem final. Foto: Saab

A Saab está oferecendo seus caças Gripen E, de assento único, e Gripen F, de assento duplo, à Força Aérea Colombiana (FAC), para substituir sua frota de caças Kfir da Israel Aerospace Industries (IAI).

Jonas Hjelm, diretor da área de negócios aeronáuticos da Saab, disse ao Jane's no dia 10 de julho durante a Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR), na Colômbia, que a companhia ofereceu 12 Gripen E e 3 Gripen F à Força Aérea Colombiana. Ele disse que a Colômbia está procurando por caças multimissão de superioridade aérea e que a Saab acredita que seus Gripen se encaixam perfeitamente nesses requisitos.

Hjelm disse que ainda era cedo para dizer onde os Gripen colombianos seriam produzidos se a empresa fosse escolhida, mas acrescentou que a Saab poderia usar as instalações existentes no Brasil e na Suécia para produzir os caças. A Saab, disse ele, está oferecendo um pacote de transferência de tecnologia muito abrangente, já que sabe que a Colômbia quer que sua indústria aeronáutica dê um passo adiante em maturidade.

A Saab está concorrendo com o F-16 Block 70 Fighting Falcon da Lockheed Martin e o Eurofighter Typhoon, enquanto a IAI está oferecendo o Kfir Next-Generation (NG), versão atualizada do Kfir. Atualmente, a Colômbia opera o Kfir Block 60.

Por Pat Host, Washington, DC - Jane's Defense Weekly

FONTE: Jane's

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... .html#more

abs.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#687 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 12, 2019 8:24 pm

A principal preocupação dos colombianos hoje é a FAV e seus Su-30MKV. Diante disso, a segunda preocupação é que a FAC, apesar de ser uma força aérea extremamente profissional e operativa há muito tempo tem sua atenção e vocação centradas no combate a guerrilha que existe no país até hoje, mesmo com o fim das FARC. Então, defesa aérea, superioridade aérea e afins são assuntos relativamente novos com que os brigadeiros colombianos tem de lidar.
Por fim, os colombianos tem uma industria de defesa bastante significativa, e um orçamento militar basicamente voltado para a segurança interna. Então, os caças vão ter de enfrentar uma competição severa por recursos como outras áreas que para o governo colombiano são prioridade à frente da defesa aérea.
Com a instabilidade na Venezuela, substituir os Kfir passou a ser uma necessidade mais em função do que se passa no Palácio Miraflores do que nos quartéis venezuelanos.
Essa concorrência tem tudo para ficar entre o Gripen E/F e o F-16 Block 70, seja pelos custos, seja pela proximidade política entre os colombianos e americanos, seus principais financiadores em defesa, e nós, que embora vivamos de costas para nossos vizinhos, temos uma ligação quase que umbilical com as questões internas deles, e muito o que fazer ainda em termos de relações comerciais e diplomáticas.
A Boeing, se for experta, entra nessa briga apoiando a Embraer com o Gripen E/F e ainda de lambuja colocando o KC-390 e outros insumos militares e comerciais brasileiros e colombianos no negócio, além, claro, de um pacote financeiro de apoio de pai pra filho, coisa que não temos como fazer sozinhos.
Temos mais vantagens significativas do que LM para levar este certame. Além de interesses comuns, e necessidades comuns em defesa, temos industrias que se complementam e, obviamente, precisam escoar seus produtos e soluções.
Falam muito em integração sul americana. Já passou da hora de esse história sair do papel de verdade. Se queremos que nossos vizinhos parem de suspeitar de nós, e nos aceitem como uma liderança natural e confiável, é preciso sair dos discursos e colocar na prática tudo o que os protocolos diplomáticos assinados nos último século não conseguiram fazer.

abs




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#688 Mensagem por Bourne » Sex Jul 12, 2019 10:48 pm

Só acho curioso a Lockheed Martin insistir nos F16 no Block 70 ao que parece. De um lado, não parece que vai entregar mais que o Gripen NG e está no fim de ciclo de vida do projeto. De outro, as indicações de que o F35 está convergindo para o custo similar ao do F16, possui uma longa trajetória de desenvolvimento e entrega novidades em relação aos concorrente. Além disso, tende a ser um caça extremamente numeroso e básico para os EUA e principais aliados.

Aí vem a desculpa "o governo norte-americano não permite de armas sofisticadas para não fomentar a corrida armamentista na região". Ué... Os Su-30 venezuelanos no papel são melhores que qualquer caça da região. Além disso, no passado recente, os países da região tiveram F16, A4, Mirage 2000 nos tempos que eram linha de frente no mundo. No Brasil, a Boeing/EUA queriam vender Super Hornet e quase conseguiram. Hoje e nas próximas décadas, o caça padrão de exportação dos EUA será o F35.

No caso da Colômbia pode sr que uma das preocupações seria a Força Aérea Venezuelana (voados por mercenários ou outros) se estiver operacionais para negar o uso espaço áreo. Ao mesmo tempo, precisam de caças para ataque ao solo em áreas bem defendidas e capaz de destruir alvos valiosos. O cenário mais amplo de potenciais ações contra Equador, Panamá e Peru entre outros.

Do jeito que se desenha o processo de escolha parece que o Gripen NG tem boas chances. No entanto, coisas acontecem nesses processos e contratos que dão reviravoltas.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#689 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 12, 2019 11:17 pm

Os americanos não vão colocar F-35 aqui para não se verem forçados a encontrar russos os e chineses de 5a G na próxima década. Não sem antes conseguirem sanar todos os problemas do problemático caça da LM. E ele só fará isso na próxima década. Por enquanto o F-35 continua sendo apenas uma promessa que não foi cumprida totalmente. E o Pentágono sabe muito bem disso.

Os custos dele ainda estão muito acima do que pode suportar as forças aérea latino americanas. E não é da política convencional americana para o seu vulgo quintal, exceder os limites do fornecimento de sistemas de defesa além do EDA para a região, a não ser que seja para manter o equilíbrio entre as partes, no entender deles, claro.

Ademais, colocar o F-35 na Colombia, e por tabela no Chile, faria com que a FAB se visse premida por adiantar o seu projeto de caça nacional tupiniquim de 5a G, que com certeza não seria americano ou nada que tivesse sua contribuição. Neste aspecto, algo que se prevê hoje possível ou viável somente para daqui vinte e tantos anos, teria de vir à luz já na década de 2030, se não antes. Isso pode forçar várias reações, pois os brigadeiros jamais admitiriam caças superiores aos seus do outro lado da fronteira por muito tempo. Seria uma janela aberta para russos, chineses e turcos, e quiçá até coreanos. Até a SAAB poderia se aproveitar disso, dado que eles ainda trabalham em ritmo acadêmico no projeto do FS2020 a mais de dez anos. Um empurrãozinho desses seria tudo que eles precisam para a aquisição de lotes adicionais de Gripen E/F para a FAB já projetando para o começo dos anos de 2030 a introdução do modelo de 5a G lá e cá. Seria uma alternativa inclusive à participação no Tempest, onde se muito eles seriam apenas colaboradores e não líderes de desenvolvimento. Os suecos prezam muito por sua independência tecnológica. A FAB resolver adiantar os prazos por uma leseira baré estadunidense por aqui na nossa vizinhança e bem na nossa cara, seria como abrir as portas do Valhala para os suecos.

Mas isso são apenas impressões. Mas até onde eu consigo ver, os USA colocarem certos ativos militares por aqui, estando a região instável como está, e sabendo que os militares brasileiros não querem nem saber de piorar a situação mais do que já está - porque todo mundo no MD e EMCFA sabem muito bem a tremenda merda em que estamos metidos há décadas - seria burrice dos americanos arrumar este tipo de desavença para bagunçar ainda mais a região.

Os militares brasileiros podem ser genericamente americanófilos, mas não são burros.

abs




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#690 Mensagem por jambockrs » Sáb Jul 13, 2019 5:11 pm

Meus prezados
Colômbia emitiu RFP para compra de 15 caças Eurofighter Typhoon
Imagem
Eurofighter Typhoon

Ivan Gonzalez, Diretor de Vendas de Aeronaves de Combate da Airbus Defence & Space, confirmou que o Governo da Colômbia emitiu um Pedido de Proposta (RFP) de 15 novos caças multifuncionais Typhoon Tranche 3, de acordo com o site Defensa.com. Tal conversa não é nova desde que outros pedidos foram feitos desde 2015.
Essas aeronaves foram oferecidas “sem restrições” e status operacional atual, incluindo o radar de varredura eletrônica ativa CAPTOR-E CAESAR. Este acordo seria financiado diretamente pelo governo espanhol, pagando exatamente o que é pago pelo Ejercito del Aire espanhol por cada aeronave ao consórcio fabricante.
Logística, apoio e treinamento também estão incluídos, bem como transferência de tecnologia e know-how diretamente para a Corporação da Indústria Aeronáutica da Colômbia (CIAC). A Airbus não oferece apenas novas aeronaves, mas também pode oferecer adaptações de células usadas para serem atualizadas, conforme solicitado. Novas aeronaves poderão ser entregues em 2025 e as recondicionadas a partir de 2022. O custo deste possível acordo ainda não foi divulgado, mas a customização desses Typhoon para integrar equipamentos que não sejam os existentes seria de inteira responsabilidade da Força Aérea Colombiana.
A divulgação desta oferta produz várias conclusões como também novas questões. O Eurofighter Typhoon está agora disponível para as exportações da América Latina, este seria o terceiro bimotor multirole full-sized disponibilizado, já que o Rafale da Dassault e o Super Hornet da Boeing já eram oferecidos para o programa FX-2 do Brasil. Apesar de vários rumores, ainda não confirmados, dessas aeronaves estavam sendo também oferecidas à Força Aérea Chilena.
A Colômbia nunca operou um bimotor de alto desempenho. Estes exigem um investimento maciço tanto em infra-estrutura, suporte, treinamento e seus custos operacionais. Muitos considerariam algo como uma loucura por causa da luta que se tornou a integração do Kfir COA há quase uma década e sua dependência do financiamento dos EUA para suas forças armadas. A Colômbia também enviou vários RFPs com particular interesse no F-16 da Lockheed Martin, ambos novos e como Artigos Excedentes de Defesa (EDA) da Força Aérea dos Estados Unidos, como publicamos meses atrás.
Assumida como uma força armada profissional, a Força Aérea Colombiana certamente teria feito seus próprios cálculos e possibilidades antes mesmo de considerar a escalada de tal conversa após uma sessão de brainstorming. O mais provável é que um investimento de longo prazo se beneficie da potência de classe mundial do avião, da aviônica e das armas, considerando possíveis adversários regionais, como o venezuelano Su-30MKV e o brasileiro SAAB JAS-39 Gripen E/F*, para substituir o Kfir COA que está em serviço.
O interesse da Airbus e do Reino de Espanha não é um segredo, considerando diferenças desafiadoras entre nações parceiras desde que a Itália eo Reino Unido, também parceiros do F-35 e futuros parceiros do Team Tempest com a Suécia, começaram a negligenciar seus compromissos feitos no desenvolvimento das atualizações do Eurofighter Typhoon. Para isso, qualquer cliente de exportação, comprometido e convencido pelas soberbas capacidades da aeronave a longo prazo, seria crítico para a manutenção da aeronave.
Fonte: latamilitary.com via site Poder Aéreo 12 jul 2019
* Brasil, possível adversário regional da Colombia? Onde o redator da Latamilitary teve esta idéia?




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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