Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 387
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6736 Mensagem por Lucubus » Ter Jun 21, 2022 8:16 am

Imagem




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6737 Mensagem por Cassio » Ter Jun 21, 2022 11:29 am

A proposta não faz sentido para uma empresa que tem uma plataforma muito mais adequada para a missão como o E2.

A antena do radar adiciona enorme arrasto e peso ao avião, o que reduz muito sua autonomia. Faz mais sentido introduzir esta antena numa plataforma mais otimizada em arrasto e peso, como o E2.
O KC390, pela natureza de sua missão (transporte tático), é uma plataforma muito pesada e já com muito arrasto.

Além disso, o E2 possui bagageiros na parte inferior da fuselagem que podem ser usados para tanques de combustível (assim como no Lineage).

É possível fazer um AEW do KC? Sim. Faz sentido? a princípio não.... Só vejo sentido numa Força Aérea que tenha muitos C-390 e que deseje dedicar um ou dois para AEW, sem precisar ter uma plataforma totalmente diferente.
Do ponto de vista de engenharia, não é a melhor opção de plataforma.




Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 387
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6738 Mensagem por Lucubus » Ter Jun 21, 2022 11:42 am

pode vir a ser e pode não ser. parece que existe um looby na India para o "Millenium no projetro NETRA; como o Túlio sempre lembra o Degan, amanecera y veamos

Los dibujos, são do forista Argentino Leandro88




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6739 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 22, 2022 7:08 pm

Lucubus escreveu: Ter Jun 21, 2022 11:42 am pode vir a ser e pode não ser. parece que existe um looby na India para o "Millenium no projetro NETRA; como o Túlio sempre lembra o Degan, amanecera y veamos
Los dibujos, são do forista Argentino Leandro88
A Embraer está negociando na Índia bem mais que seus produtos de defesa. E uma das propostas é justamente a introdução dos E-2 nas frotas das empresas aéreas indianas, que precisam renovar e reorganizar a questão da aviação comercial no país. E não por acaso, os aviões da empresa brasileira são dos mais cotados para serem adotados por lá.
Então, não seria muito difícil que o E-2 ou o próprio KC-390 sejam acolhidos, também, como plataforma AEW&C, ISR e o que mais couber.
Notar que o interesse indiano no KC-390 vem no sentido de tentar cobrir o hiato que o projeto MTA com a Rússia deixou. Fala-se em até 60 aviões para a frota da IAF. Se isto for verdade, então, nada impede que o cargo da Embraer seja empregado como uma plataforma multiuso pelos indianos, já que eles estariam dispostos a pagar pela adaptação de vários de seus sistemas naquele avião, ou em qualquer outra plataforma que a Embraer oferecer. E como eles já tem experiência conosco, não é de todo impossível ver um ou outro nesta e em outras funções militares.
Vale lembrar que a Índia quando vai as compras em defesa não é como a FAB ou similares, que fazem tudo a conta gotas e ainda assim com todas as restrições do mundo antes, durante e depois do que tenta adquirir ou desenvolver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6740 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 22, 2022 7:11 pm

Uma coriosidade. Aos amigos portugueses do DB.
Como repercutiu a notícia da escolha do KC-390 pela força aérea holandesa aí na terrinha :?:
Digo, ainda ainda há resistência à compra do cargo da Embraer ou a coisa começa a desanuviar-se...
grato a quem responder.




Carpe Diem
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2522
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 743 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6741 Mensagem por EduClau » Qua Jun 22, 2022 9:27 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jun 22, 2022 7:11 pm ...
Digo, ainda ainda há resistência à compra do cargo da Embraer ou a coisa começa a desanuviar-se...
Resistência é um eufemismo kkk, vá ver o que alguns falam do "ka-cê". Uma das maiores vantagens sobre o C-130J é que o tal ka-cê tem WC, mas pelo valor do contrato parece que teriam conseguido comprar uns 50 Herc J ou uns 20 A400M.

:mrgreen:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6742 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 23, 2022 11:56 am

EduClau escreveu: Qua Jun 22, 2022 9:27 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jun 22, 2022 7:11 pm ...Digo, ainda ainda há resistência à compra do cargo da Embraer ou a coisa começa a desanuviar-se...
Resistência é um eufemismo kkk, vá ver o que alguns falam do "ka-cê". Uma das maiores vantagens sobre o C-130J é que o tal ka-cê tem WC, mas pelo valor do contrato parece que teriam conseguido comprar uns 50 Herc J ou uns 20 A400M.
:mrgreen:
Sei lá. :lol:
Pelo que leio aqui dos colegas portugueses esta aquisição parece não ter sido bem vista na FAP e em quem acompanha o assunto de mais de perto.
E como o MD holandês se rasgou em elogios ao avião brasileiro, coisa rara de acontecer em comunicados oficiais, bem, deve ter tido, acho, alguma reverberação na FAP e em Portugal, já que a real força aérea holandesa é uma referência no velho continente.
Quem sabe agora eles acreditam que os trocados a mais investidos no KC-390 valham realmente a pena.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6743 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 24, 2022 12:26 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:56 am
EduClau escreveu: Qua Jun 22, 2022 9:27 pm
Resistência é um eufemismo kkk, vá ver o que alguns falam do "ka-cê". Uma das maiores vantagens sobre o C-130J é que o tal ka-cê tem WC, mas pelo valor do contrato parece que teriam conseguido comprar uns 50 Herc J ou uns 20 A400M.
:mrgreen:
Sei lá. :lol:
Pelo que leio aqui dos colegas portugueses esta aquisição parece não ter sido bem vista na FAP e em quem acompanha o assunto de mais de perto.
E como o MD holandês se rasgou em elogios ao avião brasileiro, coisa rara de acontecer em comunicados oficiais, bem, deve ter tido, acho, alguma reverberação na FAP e em Portugal, já que a real força aérea holandesa é uma referência no velho continente.
Quem sabe agora eles acreditam que os trocados a mais investidos no KC-390 valham realmente a pena.
Eu tenho andado afastado dos fóruns, mas quando saiu a noticia que a FAB ia cortar o número de KC390 a ser adquiridos eu tive meus conhecidos que foram ou são militares da FAP a dizer que iam ficar com um elefante branco nas mãos. Os Holandeses nesta área pouco ou nada dizem ao pessoal cá em Portugal. Já a Bélgica, Espanha, EUA e outros sim.

Fala-se é que neste momento e devido às pressões no seio da OTAN para além do KC390 vá adquirir-se mais algo...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 757
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6744 Mensagem por LM » Sex Jun 24, 2022 1:48 pm

O corte da encomenda da FAB criou ainda mais "anticorpos" pela escolha do KC-390; os vários motivos para não ser uma escolha popular já coloquei aqui no passado; claro que havendo mais operadores, NATO, ajuda.

Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6745 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 24, 2022 5:24 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Jun 24, 2022 12:26 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:56 am Sei lá. :lol:
Pelo que leio aqui dos colegas portugueses esta aquisição parece não ter sido bem vista na FAP e em quem acompanha o assunto de mais de perto.
E como o MD holandês se rasgou em elogios ao avião brasileiro, coisa rara de acontecer em comunicados oficiais, bem, deve ter tido, acho, alguma reverberação na FAP e em Portugal, já que a real força aérea holandesa é uma referência no velho continente.
Quem sabe agora eles acreditam que os trocados a mais investidos no KC-390 valham realmente a pena.
Eu tenho andado afastado dos fóruns, mas quando saiu a noticia que a FAB ia cortar o número de KC390 a ser adquiridos eu tive meus conhecidos que foram ou são militares da FAP a dizer que iam ficar com um elefante branco nas mãos. Os Holandeses nesta área pouco ou nada dizem ao pessoal cá em Portugal. Já a Bélgica, Espanha, EUA e outros sim.
Fala-se é que neste momento e devido às pressões no seio da OTAN para além do KC390 vá adquirir-se mais algo...
Eu tenho notado a sua ausência @cabeça de martelo E posso dizer que o amigo faz falta cá por estas bandas.
Quanto ao KC-390, interessante que a Holanda não sirva de referencia para vocês, apesar de ser uma força militar bastante ativa na OTAN.
A ver o que os políticos aí andam tramando para fazer frente as pressões da OTAN no quesito material militar, já que comparativamente, o 5(6) KC-390 da FAB com certeza sobram em termos operacionais e de capacidade no que tange as vossas necessidades. Mas com certeza há quem na Airbus Military, e quem defende seus interesses por aí, não goste da ideia do avião brasileiro invadindo a sua praia nem um pouco. Ainda mais tirando compras do seus produtos.
Tenho cá para mim que irá haver, na verdade já deve estar havendo, reações nada amistosas em Paris e Berlin em função do avião brasileiro ter conseguido entrar no disputadíssimo mercado europeu. E ganhar clientes.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6746 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 24, 2022 5:27 pm

LM escreveu: Sex Jun 24, 2022 1:48 pm O corte da encomenda da FAB criou ainda mais "anticorpos" pela escolha do KC-390; os vários motivos para não ser uma escolha popular já coloquei aqui no passado; claro que havendo mais operadores, NATO, ajuda.
Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).
O que não deixa de ser algo incoerente dado o histórico de operações da FAP com os C-130, e tal como cá, os investimentos em defesa de Portugal não serem necessariamente uma referência no seio da OTAN.
Se os A400M já são conhecidos por serem aviões caros de comprar e de usar, que tipo de argumento justificaria diminuir capacidades na FAP com a dupla KC-390 + C-295, que também temos aqui, em favor de um monstrengo quase todo mundo que comprou anda tentando se livrar deles.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Jun 24, 2022 5:36 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#6747 Mensagem por Túlio » Sex Jun 24, 2022 5:36 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jun 24, 2022 5:27 pm
LM escreveu: Sex Jun 24, 2022 1:48 pm O corte da encomenda da FAB criou ainda mais "anticorpos" pela escolha do KC-390; os vários motivos para não ser uma escolha popular já coloquei aqui no passado; claro que havendo mais operadores, NATO, ajuda.
Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).
O que não deixa de ser algo incoerente dado o histórico de operações da FAB com os C-130, e tal como cá, os investimentos em defesa de Portugal não serem necessariamente uma referência no seio da OTAN.
Se os A400M já são conhecidos por serem aviões caros de comprar e de usar, que tipo de argumento justificaria diminuir capacidades na FAB com a dupla KC-390 + C-295, que também temos aqui, em favor de um monstrengo quase todo mundo que comprou anda tentando se livrar deles.
Concordo: sempre fui contra Portugal optar pelo 390 ao invés de ficar com o 130, tipo reformar o que ainda presta e quem sabe arrumar uns Juliet novos; mas minhas razões para isso TRIPLICAM se a opção for A400: aquilo é UMA BOMBA!!!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6748 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 24, 2022 5:46 pm

Penso aqui com os meus botões, que o passar do tempo a aquisição dos KC-390 pela FAP tende a se pagar, e justificar, mais ainda, quando a economia gerada por sua operação começar a ser sentida no bolso dos brigadeiros portugueses.
Não é apenas uma questão de comprar um novo para tirar o velho do lugar. É também um investimento em economia de Estado, já que de alguma forma a indústria em Portugal saiu ganhando com a participação no projeto, que julgo, não é pouca coisa e muito menos parte menos importante nele. Pelo contrário.
Mas vamos dar tempo ao tempo. As vezes sair da caixinha em que estamos acostumados pode ser uma passagem meio traumática. Mas vale a pena.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6749 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 25, 2022 7:01 am

Túlio escreveu: Sex Jun 24, 2022 5:36 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jun 24, 2022 5:27 pm

O que não deixa de ser algo incoerente dado o histórico de operações da FAB com os C-130, e tal como cá, os investimentos em defesa de Portugal não serem necessariamente uma referência no seio da OTAN.
Se os A400M já são conhecidos por serem aviões caros de comprar e de usar, que tipo de argumento justificaria diminuir capacidades na FAB com a dupla KC-390 + C-295, que também temos aqui, em favor de um monstrengo quase todo mundo que comprou anda tentando se livrar deles.
Concordo: sempre fui contra Portugal optar pelo 390 ao invés de ficar com o 130, tipo reformar o que ainda presta e quem sabe arrumar uns Juliet novos; mas minhas razões para isso TRIPLICAM se a opção for A400: aquilo é UMA BOMBA!!!
Os nossos C130 estão neste momento a serem modernizados...

https://www.facebook.com/PortugueseAirF ... 434200128/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Sobre o KC-390

#6750 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jun 25, 2022 8:11 am

E o pessoal fica aí sonhando com integração de países lusófonos ou integração regional... Isso me lembra quando uma pessoa abre um empreendimento. Todo mundo compra dele, menos a família. É como eu digo, não conte com a sua família para o seu negócio prosperar... :lol: :lol: :lol:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder