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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 12:46 am
por Carlos Lima
Qualquer aeronave de 4 geração vai custar uma babá... Além disso esse projeto do F-X fazia parte de uma série de investimentos nas FAs.

Srs, quase que certo o Uruveco vai custar mais de manter com o seu canhão de controle remoto de 30mm ao invés do peão lá atirando lá do Urutu... o Leo 1A5 vai custar mais do que o M41, o P50 Amazonas vai custar mais do que aqueles "patrulheiros" Imperial Marinheiro, o KC-390 vai custar mais do que o C-130, o P-3 vai custar mais do que o P-95, o BH custa mais do que o Huey e a lista é lonnnnnnnnga...

Se o Rafale ou o SH serão rainhas de hangar e alguém (ns) tentou salvar a 'patria', deveria ter expandido a sua listinha e ter incluido todos exemplos e mais... aí continuaríamos bem na década de 70 e tudo bem... :?

O nome disso é modernização e atualização.

Desculpem mas o que está aí claro é que até caminhões estamos comprando e nada de F-X.

Isso é triste e lamentável.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 12:48 am
por knigh7
Túlio escreveu:
osolamaalua escreveu:Realmente Tulio, por que será que ele está lá? Isso não sei te responder e talvez não seja bom saber.

Pois é, índio véio, isso me deixa cá a pensaire:

Se o Rafale, biturbina e com poucas unidades construídas é "rainha de hangar", o F-18E/F não está muito adiante. Então a SL deveria ser de monomotores mais baratos, ou seja, F-16BR, Gripen (não o NG mas o C/D) e Mirage 2000BR. Todos monos e bem mais baratos que os da SL. Daí ficaríamos na nossa de grande País pequeno...

É como diz o Lima, este País tem que descobrir o que quer ser quando crescer... :wink: 8-]
Bom, Túlio, isso não é tão difícil de responder:

(Aliás, antes de mais nada, devido a excruciante-literalmente-demora do processo de escolha do novo caça da FAB (vale ressaltar que o primeiro RFI foi em 1997 :!: , o que me faz, como brasileiro, não ter apenas indiganção, mas também VERGONHA perante os estrangeiros que acompanham os FX-n), deixei nos últimos tempos de ter preferências sobre aeronaves da Short List. Vou ficar aliviado SE o Governo adquirir qualquer uma das 3.)

Se você procurar aqui no Fórum em 2008, o Rafale era a única aeronave em que havia unanimidade perante nós do prognóstico de que estaria na short list. As outras da concorrência, não. Issso era devido as próprias declarações do Jobim da preferência do Rafale em fevereiro de 2008, 3 meses antes de ser aberto oficialmente o FX2, outras declarações nesse sentido na base aérea de AN em fim de agosto de 2008, onde no início daquele mês vencia o prazo de entrega das propostas, portanto, quando o Jobim dera a declaração não havia obviamente tempo hábil para a FAB ter concluído a análise das 6 propostas.
Ou seja, era evidente a nós qque o Rafale estava garantido previamente na short list, por questões políticas antes da avaliação da FAB. Não houve forista algum, dentre os que deram palpite sobre quais aeroanves iriam para a SL, que excluíram o Rafale.

As outras 2 aeronaves que foram para a SL (GripenNG e Super Hornet) tem os custos de operação mais baixos dentre as que participaram do processo. O Super Hornet, embora seja biturbina, tem um custo de operação significadamente mais baixo que o Rafale (o F18E/F tem realmente um consumo de combustível até um pouco maior que o caça francês, mas não se deve esquecer que diante de outros fatores como economia de escala, euro que oscila entre 23 e 33% mais caro que o dólar, manutenção bem menos complicada do caça americano e MTBF maior, juntos tem um impacto financeiro bem significativo na redução do custo de manutenção. Basta ver o custo de operação do Rafale na Adla com os SH na USNAVY, não se esquecendo de que como operará a partir de terra no Brasil, é um fator que abate mais ainda o custo de operação em comparação aos SH da marinha ianque.

O GripenNG e o Super Hornet na Short List, seja pelo custo de operação, seja pela rusticidade, seja pelo desempenho e capacidade é coerente (a capacidade do SH é extrememente equivalente ao do caça frances). Já o GripenNG tem uma capacidade inferior, mas que é contrabalançada por um maior número de aeronaves que podem ser adquiridas posteriormente e operadas-o Rafale tem cerca de 40% a mais de capacidade de carga, mas cada unidade custa mais de 60% que o caça sueco)
O que não é coerente na Short List, é o Rafale, que embora os franceses tenham concordado com as ToTs, a aeronave tem características que não são tão adequadas a FAB (como já mencionei, custo de operação, maior manutenção, e acrescento maior gasto e trabalho com integração de armamentos e sistemas do que com os outros 2, pois pods e muitos armamentos da FAB já estão integrados ao SH e Gripen).
Mas vou ficar feliz se o caça francês vencer.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 12:18 pm
por JL
Novamente sobre a culpa da FAB.

Vejam no âmbito de um governo existe um orçamento e uma divisão de verbas, cada área tem que fazer um grande esforço para conseguir mais verba. Todos os que trabalham na área pública, sabem como é dificil conseguir verbas, aprovar licitações etc. Qualquer chance de aquisição é uma oportunidade de ouro. Cada uma das três forças tem uma verba, mensal e senhores é bastante dinheiro, insuficiente, sim e sempre será, porque não é prioridade da NAÇÃO brasileira investir em defesa e assim será até o dia em que isso seja reclamo do povo.
Vejam em Israel os prefeitos municipais, brigam para ter um sistema de defesa anti mísseis e foguetes no seu município para dar proteção contra os foguetes lançados da faixa de Gaza ou do sul do Líbano. Aqui quem se preocupa com armas de defesa AA. Então não esperem que o GF venha a ser generoso com compras militares, mesmo porque seria fortemente criticado.
Vejam o EB tem um fuzil velho, porque não deu prioridade para trocar os seus fuzis, desde que o EB esta com o FAL os generais o consideram suficiente e optaram por gastar criando a sua Aviação, com helicópteros, foi uma escolha. Se o dinheiro fosse gasto com equipamento de infantaria esta poderia estar top mas o EB não possui helicópteros. A Marinha esta com problemas nas escoltas sim, mas optou pela Aviação, por manter um NAE e pelo programa do sub nuclear. Neste período a FAB comprou Blackhawk, Hind, Orion, Casa de transporte, Modernizou os F5 - certamente o $ de parte destes programas poderia ter alguns caças mais top operacionais, foi uma questão de opção estratégica.
Hoje se fala que o Exército somente tem munição para uma hora de guerra, uma hora. E o general vem a publico falar isso. Quanto $ vai para o EB por mês, eles tem uma fábrica a Imbel, como deixam escassear um item de tamanha importância. Agora acham que a Dilma vai se compadecer e comprar de emergência, senhores falta tudo na área pública. Bem em suma o problema é geral.
A verdade é que foram três governos e a FAB perdeu a oportunidade de comprar o seu caça. Agora a porta fechou e do jeito que a crise econômica esta chegando no Brasil, vai demorar anos para termos o FX3.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 12:45 pm
por Marino
Por favor, alguém pode me dizer qual é o nome do navio que dá apoio à submarinos no Brasil?
Peço tb que listem ao solamaalua o nome dos navios capazes de operar com os MH-16.
Tb gostaria da fonte onde o "dado" de 35% do custo dos subs vai para metalúrgicas e construtoras foi retirado.
Por este tipo de post estou diminuindo minha participação nos debates.
Ao invés de olhar para o próprio telhado gosta de atirar tijolos no dos outros.
Ah se eu fizesse isso com o que sei...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 12:49 pm
por Alcantara
NSS Felinto Perry (K-11)

Imagem

Ex-Holger Dane, ex-Wildrake, em 1988, foi adquirido pela Marinha do Brasil à empresa norueguesa A/S Sentinel Offshore para substituir o navio NSS Gastão Moutinho nas tarefas de socorro de pessoal e salvamento de material e de apoio ao mergulho profundo.

O Holger Dane ficou famoso pela caça a tesouros promovida por Henning H. Fadderbøll no Canal da Mancha, onde o casco do navio inglês Medina foi encontrado cheio de obras de arte indianas. Incorporado à Armada Brasileira em 19 de outubro de 1988, foi batizado em homenagem ao Almirante Felinto Perry, oficial de ativa participação na organização da Força de Submarinos da qual foi o seu primeiro comandante.

É denominado carinhosamente pela sua tripulação como "Ás de Copas".

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 12:51 pm
por Marino
Não, este é um navio de salvamento de submarinos.
Navio que preta apoio a submarinos é outro tipo! Com outra finalidade, outra tarefa, como o chileno.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 1:06 pm
por Marino
Aqui está um navio de apoio à submarinos, ou "buque madre" como chamam os chilenos:
Imagem
Imagem
Aqui o anterior ao mostrado acima:
Imagem
Viu a diferença?
Um salva pessoal de submarinos sinistrados, outro presta apoio logístico aos subs, reabastece, etc.
Os alemães faziam isso na IIGM.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 1:08 pm
por Túlio
E temos algum?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 1:12 pm
por Marino
Não, a FOrS não prevê o uso deste tipo de navios.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 2:13 pm
por rodrigo
Os alemães faziam isso na IIGM.
Eram as vacas leiteiras, aquele submarinos gigantes que abasteciam os wolfpacks? Eles que proporcionaram a autonomia para os alemães atacarem na nossa costa.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 2:31 pm
por WalterGaudério
Carlos Lima escreveu:Qualquer aeronave de 4 geração vai custar uma babá... Além disso esse projeto do F-X fazia parte de uma série de investimentos nas FAs.

Srs, quase que certo o Uruveco vai custar mais de manter com o seu canhão de controle remoto de 30mm ao invés do peão lá atirando lá do Urutu... o Leo 1A5 vai custar mais do que o M41, o P50 Amazonas vai custar mais do que aqueles "patrulheiros" Imperial Marinheiro, o KC-390 vai custar mais do que o C-130, o P-3 vai custar mais do que o P-95, o BH custa mais do que o Huey e a lista é lonnnnnnnnga...

Se o Rafale ou o SH serão rainhas de hangar e alguém (ns) tentou salvar a 'patria', deveria ter expandido a sua listinha e ter incluido todos exemplos e mais... aí continuaríamos bem na década de 70 e tudo bem... :?

O nome disso é modernização e atualização.

Desculpem mas o que está aí claro é que até caminhões estamos comprando e nada de F-X.

Isso é triste e lamentável.

[]s
CB_Lima

C Lima, sobre as imperial Marinheiro, não sei não. Talvez o custo(de manutenção) dos 3 novos Amazonas empate com as I Marinheiro...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 3:23 pm
por FCarvalho
Marino escreveu:Não, a FOrS não prevê o uso deste tipo de navios.
Porque não?

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 3:35 pm
por Luís Henrique
F-X2: ‘pechinchando’ entre Super Hornet novo e Mirage 2000 usado

Leia mais (Read More): F-X2: ‘pechinchando’ entre Super Hornet novo e Mirage 2000 usado | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

A pechincha dos caças: o critério, agora, é financeiro
-
A crise levou o governo a sobrepor o preço aos critérios técnicos na compra dos caças da FAB. A mudança favorece os modelos amerianos (sic) F-18 Super Hornet. Um lote de 36 deles custa US$ 5,7 bilhões. O mesmo número de Rafales franceses, US$ 6,2 bilhões. Antes mais baratos, os suecos Saab Gripen ficaram caros. O governo não descarta nem a possibilidade de aquirir dos Emirados Árabes Unidos uma frota de Mirages usados.


FONTE: Época (Leonel Rocha)

Colaborou: Marcio Macedo

NOTA DO EDITOR: o título original da nota da revista é o subtítulo

Poder Aéreo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 3:51 pm
por Paisano
Luís Henrique escreveu:F-X2: ‘pechinchando’ entre Super Hornet novo e Mirage 2000 usado

Leia mais (Read More): F-X2: ‘pechinchando’ entre Super Hornet novo e Mirage 2000 usado | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

A pechincha dos caças: o critério, agora, é financeiro
-
A crise levou o governo a sobrepor o preço aos critérios técnicos na compra dos caças da FAB. A mudança favorece os modelos amerianos (sic) F-18 Super Hornet. Um lote de 36 deles custa US$ 5,7 bilhões. O mesmo número de Rafales franceses, US$ 6,2 bilhões. Antes mais baratos, os suecos Saab Gripen ficaram caros. O governo não descarta nem a possibilidade de aquirir dos Emirados Árabes Unidos uma frota de Mirages usados.


FONTE: Época (Leonel Rocha)

Colaborou: Marcio Macedo

NOTA DO EDITOR: o título original da nota da revista é o subtítulo

Poder Aéreo.
Reportagem ou reporcagem? :roll:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Ago 13, 2012 3:57 pm
por Luís Henrique
O que eu menos gostei foi a troca de título. :evil: