TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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SUNDAO
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Re: NOTÍCIAS

#67036 Mensagem por SUNDAO » Seg Jul 23, 2012 9:03 pm

mmatuso escreveu:EUA nunca vão apoiar o Brasil para assento permanente baseado em um negócio do tamanho do FX2.

Será que eles vão trocar o apoio aberto que fazem a Índia por um negócio de no máximo 10 bilhões que nunca sai?Sendo que nem o maior processo do setor é.

E outra, as decisões parecem que são feita em votações e devem ser por unanimidade, a ONU iria parar de vez por que o Brasil vive em cima do muro, nunca se decide. [003] [002]
Uma coisa deve ficar clara uma coisa é o que a diplomacia fala para cada público. Aliás a diplomacia e craque nisto falar o que a outra parte que ouvir sem contudo se comprometer em nada.

Em tempo a Rússia tem uma posição crítica em relação ao Brasil no Conselho de Segurança, ou seja, não conte com o apoio deles. Falta-nos a "cota de sangue".

Sundao




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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67037 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 24, 2012 12:23 am

NovaTO escreveu:
Luís Henrique escreveu:Discordo.

Se for para desenvolver um caça 'nacional' com produtos SENSÍVEIS importados, como motores e sensores, a Embraer da conta do recado.

O Ozires Silva carimba minha afirmação.
Claro que não seria fácil, mas não precisamos comprar o Gripen para isto. Aliás, se tivermos demanda para um projeto próprio este não será limitado como o Gripen.
Deverá (em minha opinião) ser bimotor e consideravelmente maior que o Gripen, para poder carregar muito mais combustível e sensores maiores também.
Será, caro Luís Henrique? :?

Estamos falando de uma aeronave capaz de suportar 9G/10G durante sua vida útil. Pousar em pistas curtas. E ao mesmo tempo voar M1.4 em cruise. Será que a Embraer tem esse conhecimento todo? Alguma coisa concordo, deve ter aprendido no desenvolvimento do AMX, mas esse tinha e tem um perfil de vôo bem diferente. Talvez se a Embraer estivesse desenvolvendo modelos "X", poderia sim ter desenvolvido essa expertise. Mas que eu saiba ela não faz isso.

Luís Henrique escreveu:Complementando,

A Coreia do Sul e a Índia não possuem uma Embraer.

E os principais problemas no Tejas é justamente com relação ao motor.
POis, se o motor é cot, não tem problema. Seria apenas a integração. E isto o fornecedor do motor (que não será a Suécia) ajuda.
Um dos principais problemas do Tejas foi/é o motor, mas surgiram N fatores que contribuíram para atrasar esse programa. Talvez se eles tivessem sido menos ambiciosos, e feito uma parceria como a Coréia do Sul fez com a LM o programa não tivesse sofrido tantos atrasos.

No mais, volto a repetir, a Embraer não é uma Dassault, ou SAAB, ou Sukhoi que dominam à décadas o desenvolvimento de caças. Aliás conta-se nos dedos empresas que são capazes disso. Devem existir gargalos que provavelmente atrasariam o desenvolvimento do projeto. Com uma consultoria/parceria, esse tempo seria diminuído, e os riscos amenizados.

[]'s
1) O AMX puxa 8G. Diria que 90% ou mais dos caças modernos puxam 9G. Não é nada fenomenal isto.
Sobre o Mach 1.4 poderia colocar a fonte?
Que eu saiba Mach 1.1 ou 1.2 e isto ainda não está provado e provavelmente será com pouco combustível e desarmada. Qual a utilidade disto?
A Embraer não tem o mesmo conhecimento que a SAAB. Eu não afirmei isto. Eu disse que se o objetivo é um caça nacional, não precisamos do Gripen.
Podemos pagar a SAAB para nos ajudar a desenvolver um OUTRO caça. Como podemos pagar outra empresa.
O problema é que os suecos não possuem todas as tecnologias. Volto a dizer, como fica o motor e o radar AESA?
Se a Suécia disser que em X anos e com X de dinheiro ela desenvolve em conjunto com o Brasil um turbofan e um AESA, eu até acredito.
E acho que seria uma parceria EXCELENTE. Mas não é o caso. Querem que compremos a aeronave MENOS capaz, que vai ficar pronta em 2020, provavelmente DEPOIS do F-35, um projeto super arriscado e ainda ficaremos dependentes de motores americanos, radares italianos e sem nenhum ganho estratégico/político....

Não precisamos esperar o desenvolvimento do Gripen que só ficará pronto em 2020, se Deus quiser.
Para depois desenvolvermos um caça nacional com os principais equipamentos importados.
Podemos iniciar AGORA o desenvolvimento com parceiros estrangeiros. Um parceiro para o motor, um para o radar, aviônicos, etc.
É isto que eu digo. Não precisamos do Gripen para isto.

2) Concordo. Mas esta parceria, consultoria não precisa ser necessariamente com a SAAB/Suécia.
Porém, se for, não precisa envolver o Gripen.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67038 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Jul 24, 2012 7:33 am

Disse tudo camarada. Fazer lego qualquer um faz. Fui.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67039 Mensagem por NovaTO » Ter Jul 24, 2012 8:48 am

1) O AMX puxa 8G. Diria que 90% ou mais dos caças modernos puxam 9G. Não é nada fenomenal isto.
Sobre o Mach 1.4 poderia colocar a fonte?
Que eu saiba Mach 1.1 ou 1.2 e isto ainda não está provado e provavelmente será com pouco combustível e desarmada. Qual a utilidade disto?
A Embraer não tem o mesmo conhecimento que a SAAB. Eu não afirmei isto. Eu disse que se o objetivo é um caça nacional, não precisamos do Gripen.
Podemos pagar a SAAB para nos ajudar a desenvolver um OUTRO caça. Como podemos pagar outra empresa.
O problema é que os suecos não possuem todas as tecnologias. Volto a dizer, como fica o motor e o radar AESA?
Se a Suécia disser que em X anos e com X de dinheiro ela desenvolve em conjunto com o Brasil um turbofan e um AESA, eu até acredito.
E acho que seria uma parceria EXCELENTE. Mas não é o caso. Querem que compremos a aeronave MENOS capaz, que vai ficar pronta em 2020, provavelmente DEPOIS do F-35, um projeto super arriscado e ainda ficaremos dependentes de motores americanos, radares italianos e sem nenhum ganho estratégico/político....

Não precisamos esperar o desenvolvimento do Gripen que só ficará pronto em 2020, se Deus quiser.
Para depois desenvolvermos um caça nacional com os principais equipamentos importados.
Podemos iniciar AGORA o desenvolvimento com parceiros estrangeiros. Um parceiro para o motor, um para o radar, aviônicos, etc.
É isto que eu digo. Não precisamos do Gripen para isto.

2) Concordo. Mas esta parceria, consultoria não precisa ser necessariamente com a SAAB/Suécia.
Porém, se for, não precisa envolver o Gripen.
[/quote]


Caro Luis Henrique,

O que eu quis dizer que o AMX não tem o perfil de um dogfighter e muito menos de interceptação. Ele é como muitos dizem, um "mini-Tornado". Não acredito que a partir desse projeto se pudesse fazer um caça de Superioridade Aérea/Defesa Aérea, os requisitos são outros.

Sobre M1.4 é requisito pessoal meu mesmo. :mrgreen: O Gripen Demo atingiu M1.2 em supercruise, mas para mim isso não quer dizer muito, apesar que é melhor que nada. Supercruise mesmo tem de ser M1.4 para cima e sem auxílio de pós-combustores para se atingir essa velocidade.

Talvez não precise do Gripen E/F, mas é como eu disse, seria mais um passo na direção certa, que é ir diminuindo as compras de prateleira. Participar no seu desenvolvimento e ao fim dele ter co-propriedade desse produto é uma etapa a mais vencida.

É nem precisaria ser com o Gripen. Poderia ser com o PAKFA, ou com o AMCA Indiano, o futuro caça turco, etc.

A vantagem (e desvantagem também) é que é um projeto bem avançado, o que como dizem diminui os riscos, mas também os benefícios. A própria SAAB fez estudos de um pós-Gripen que seria o FS2025. Seria ainda mais interessante, mas esse seria um pós-FX-2.



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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67040 Mensagem por nveras » Ter Jul 24, 2012 10:06 am

NovaTO escreveu:
1) O AMX puxa 8G. Diria que 90% ou mais dos caças modernos puxam 9G. Não é nada fenomenal isto.
Sobre o Mach 1.4 poderia colocar a fonte?
Que eu saiba Mach 1.1 ou 1.2 e isto ainda não está provado e provavelmente será com pouco combustível e desarmada. Qual a utilidade disto?
A Embraer não tem o mesmo conhecimento que a SAAB. Eu não afirmei isto. Eu disse que se o objetivo é um caça nacional, não precisamos do Gripen.
Podemos pagar a SAAB para nos ajudar a desenvolver um OUTRO caça. Como podemos pagar outra empresa.
O problema é que os suecos não possuem todas as tecnologias. Volto a dizer, como fica o motor e o radar AESA?
Se a Suécia disser que em X anos e com X de dinheiro ela desenvolve em conjunto com o Brasil um turbofan e um AESA, eu até acredito.
E acho que seria uma parceria EXCELENTE. Mas não é o caso. Querem que compremos a aeronave MENOS capaz, que vai ficar pronta em 2020, provavelmente DEPOIS do F-35, um projeto super arriscado e ainda ficaremos dependentes de motores americanos, radares italianos e sem nenhum ganho estratégico/político....

Não precisamos esperar o desenvolvimento do Gripen que só ficará pronto em 2020, se Deus quiser.
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Podemos iniciar AGORA o desenvolvimento com parceiros estrangeiros. Um parceiro para o motor, um para o radar, aviônicos, etc.
É isto que eu digo. Não precisamos do Gripen para isto.

2) Concordo. Mas esta parceria, consultoria não precisa ser necessariamente com a SAAB/Suécia.
Porém, se for, não precisa envolver o Gripen.

Caro Luis Henrique,

O que eu quis dizer que o AMX não tem o perfil de um dogfighter e muito menos de interceptação. Ele é como muitos dizem, um "mini-Tornado". Não acredito que a partir desse projeto se pudesse fazer um caça de Superioridade Aérea/Defesa Aérea, os requisitos são outros.

Sobre M1.4 é requisito pessoal meu mesmo. :mrgreen: O Gripen Demo atingiu M1.2 em supercruise, mas para mim isso não quer dizer muito, apesar que é melhor que nada. Supercruise mesmo tem de ser M1.4 para cima e sem auxílio de pós-combustores para se atingir essa velocidade.

Talvez não precise do Gripen E/F, mas é como eu disse, seria mais um passo na direção certa, que é ir diminuindo as compras de prateleira. Participar no seu desenvolvimento e ao fim dele ter co-propriedade desse produto é uma etapa a mais vencida.

É nem precisaria ser com o Gripen. Poderia ser com o PAKFA, ou com o AMCA Indiano, o futuro caça turco, etc.

A vantagem (e desvantagem também) é que é um projeto bem avançado, o que como dizem diminui os riscos, mas também os benefícios. A própria SAAB fez estudos de um pós-Gripen que seria o FS2025. Seria ainda mais interessante, mas esse seria um pós-FX-2.



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Já estamos no pós FX2 há muito tempo. O nome ou título de qualquer coisa não altera a essência. :evil:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67041 Mensagem por Túlio » Ter Jul 24, 2012 10:50 am

Algum colega chegado num Foto-Chope poderia fazer um AMX delta-canard... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67042 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Jul 24, 2012 2:06 pm

Túlio escreveu:Algum colega chegado num Foto-Chope poderia fazer um AMX delta-canard... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Serve um Super AMX FA-2?

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2011/10/oxygino_FA-2-super-amx.jpg

Créditos: Gino Marcomini




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67043 Mensagem por nveras » Ter Jul 24, 2012 2:12 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Túlio escreveu:Algum colega chegado num Foto-Chope poderia fazer um AMX delta-canard... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Serve um Super AMX FA-2?

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2011/10/oxygino_FA-2-super-amx.jpg

Créditos: Gino Marcomini
Ficou bunito!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67044 Mensagem por NettoBR » Ter Jul 24, 2012 2:31 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Túlio escreveu:Algum colega chegado num Foto-Chope poderia fazer um AMX delta-canard... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Serve um Super AMX FA-2?

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2011/10/oxygino_FA-2-super-amx.jpg

Créditos: Gino Marcomini
Esse Super AMX ficou superioridade aérea TOTAL!!! 8-] :twisted:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67045 Mensagem por Túlio » Ter Jul 24, 2012 2:32 pm

Hehe...acabei de ganhar meu novo WALLPAPER... :D :D :D :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67046 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 24, 2012 2:51 pm

NovaTO escreveu:
1) O AMX puxa 8G. Diria que 90% ou mais dos caças modernos puxam 9G. Não é nada fenomenal isto.
Sobre o Mach 1.4 poderia colocar a fonte?
Que eu saiba Mach 1.1 ou 1.2 e isto ainda não está provado e provavelmente será com pouco combustível e desarmada. Qual a utilidade disto?
A Embraer não tem o mesmo conhecimento que a SAAB. Eu não afirmei isto. Eu disse que se o objetivo é um caça nacional, não precisamos do Gripen.
Podemos pagar a SAAB para nos ajudar a desenvolver um OUTRO caça. Como podemos pagar outra empresa.
O problema é que os suecos não possuem todas as tecnologias. Volto a dizer, como fica o motor e o radar AESA?
Se a Suécia disser que em X anos e com X de dinheiro ela desenvolve em conjunto com o Brasil um turbofan e um AESA, eu até acredito.
E acho que seria uma parceria EXCELENTE. Mas não é o caso. Querem que compremos a aeronave MENOS capaz, que vai ficar pronta em 2020, provavelmente DEPOIS do F-35, um projeto super arriscado e ainda ficaremos dependentes de motores americanos, radares italianos e sem nenhum ganho estratégico/político....

Não precisamos esperar o desenvolvimento do Gripen que só ficará pronto em 2020, se Deus quiser.
Para depois desenvolvermos um caça nacional com os principais equipamentos importados.
Podemos iniciar AGORA o desenvolvimento com parceiros estrangeiros. Um parceiro para o motor, um para o radar, aviônicos, etc.
É isto que eu digo. Não precisamos do Gripen para isto.

2) Concordo. Mas esta parceria, consultoria não precisa ser necessariamente com a SAAB/Suécia.
Porém, se for, não precisa envolver o Gripen.

Caro Luis Henrique,

O que eu quis dizer que o AMX não tem o perfil de um dogfighter e muito menos de interceptação. Ele é como muitos dizem, um "mini-Tornado". Não acredito que a partir desse projeto se pudesse fazer um caça de Superioridade Aérea/Defesa Aérea, os requisitos são outros.

Sobre M1.4 é requisito pessoal meu mesmo. :mrgreen: O Gripen Demo atingiu M1.2 em supercruise, mas para mim isso não quer dizer muito, apesar que é melhor que nada. Supercruise mesmo tem de ser M1.4 para cima e sem auxílio de pós-combustores para se atingir essa velocidade.

Talvez não precise do Gripen E/F, mas é como eu disse, seria mais um passo na direção certa, que é ir diminuindo as compras de prateleira. Participar no seu desenvolvimento e ao fim dele ter co-propriedade desse produto é uma etapa a mais vencida.

É nem precisaria ser com o Gripen. Poderia ser com o PAKFA, ou com o AMCA Indiano, o futuro caça turco, etc.

A vantagem (e desvantagem também) é que é um projeto bem avançado, o que como dizem diminui os riscos, mas também os benefícios. A própria SAAB fez estudos de um pós-Gripen que seria o FS2025. Seria ainda mais interessante, mas esse seria um pós-FX-2.



[]'s[/quote]


O Su-35 possui 29.000 kg/F de empuxo e terá um supercruise limitado.
Provavelmente Mach 1,2 e isto deverá ocorrer apenas em determinadas circunstâncias, ou seja, não ocorrerá com tanque cheio e carregado de armas.
O mesmo ocorre com o Eurofighter. O Gripen E que, se Deus quiser, possuirá 10.000 kg/F não será diferente. O MÁXIMO que conseguirá é igualar estas capacidades.
O que no fringir dos ovos, não muda quase nada no combate.

Caças que possuem capacidade Supercruise apenas o F-22 e em breve o Pak Fa.
Ambos com combustível e armamento carregados INTERNAMENTE.

O FX2 possui dois objetivos. Entregar a FAB uma aeronave estado-da-arte, o mais rápido possível e agregar novos conhecimentos para a indústria bélica brasileira.
Eu aceitaria ficar com o caça MENOS eficiente e MAIS arriscado, pagando praticamente o MESMO preço, SE E SOMENTE SE, fosse me entregar algo que os outros concorrentes não entregam. Que seria um turbofan binacional e um radar AESA binacional.
Se os suecos acenassem com esta possibilidade, ai seria uma proposta EXCELENTE.

Agora, apenas para aprender a integrar, fazer um monte de fuselagem e ficar na mão de VÁRIOS países, em vez de apenas um. Ai to fora.
Já que é para ficar na mão dos americanos, prefiro o Super Hornet que é MUITO mais Caça e Não tem risco e custa praticamente o mesmo.
Ou, prefiro pagar mais e ficar na mão dos franceses, que oferecem um caça também superior e pelo menos possuem todo o conhecimento de todas as tecnologias, incluindo radar e motor.


Sou MUIIIIITOOOO mais partirmos para o Super AMX.

Veja, imagina um Super AMX, imagina uma capacidade de manobra BOA, porém inferior ao Gripen.
Por outro lado um radar AESA maior, com maior número de módulos e antena maior.
Um sistema de contra-medidas eletrônicas maior, mais pesado e estado-da-arte.
Dois motores, nem precisa ser o F-414, pode ser Dois Stey com pós-combustor.
O DOBRO da capacidade de combustível do Gripen.

Com parcerias. Italianos ou israelenses parceiros no radar.
franceses no sistema de contra-medidas.
franceses no motor, sei lá.
Utilizando produtos importados, porém com tots, podemos desenvolver um caça MUITO MAIS adequado às nossas necessidades do que o Gripen.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67047 Mensagem por NovaTO » Ter Jul 24, 2012 3:46 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Túlio escreveu:Algum colega chegado num Foto-Chope poderia fazer um AMX delta-canard... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Serve um Super AMX FA-2?

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2011/10/oxygino_FA-2-super-amx.jpg

Créditos: Gino Marcomini
Ficou muito bom mesmo. :)

Sugestões:

LERX, probe retrátil, tomadas de ar no estilo F-35 e o cockpit um pouco mais elevado.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67048 Mensagem por Andre Correa » Ter Jul 24, 2012 3:50 pm

E os canards, não deveriam estar junto ao cockpit? Não vejo grande função ali...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67049 Mensagem por nveras » Ter Jul 24, 2012 4:08 pm

PQP. Nego num tem nem caça e fica reclamando do bonitão que o cara fez. Manda fabricar este bicho que tá bom assim mesmo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67050 Mensagem por kekosam » Ter Jul 24, 2012 5:23 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Túlio escreveu:Algum colega chegado num Foto-Chope poderia fazer um AMX delta-canard... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Serve um Super AMX FA-2?

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2011/10/oxygino_FA-2-super-amx.jpg

Créditos: Gino Marcomini
Impressão minha ou o Túlio chamou os artistas gráficos de pinguços????

Entorta os pilone e inclina a entrada de ar que fica igual o F-18E... :mrgreen:

Parabéns... ficou muito bom...




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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