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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 1:19 pm
por Boss
Quer dizer que percorremos toda essa novela, para no fim, cairmos na mão dos EUA.

Brilhante.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 1:36 pm
por mmatuso
EUA nunca vão apoiar o Brasil para assento permanente baseado em um negócio do tamanho do FX2.

Será que eles vão trocar o apoio aberto que fazem a Índia por um negócio de no máximo 10 bilhões que nunca sai?Sendo que nem o maior processo do setor é.

E outra, as decisões parecem que são feita em votações e devem ser por unanimidade, a ONU iria parar de vez por que o Brasil vive em cima do muro, nunca se decide. [003] [002]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 1:54 pm
por nveras
mmatuso escreveu:EUA nunca vão apoiar o Brasil para assento permanente baseado em um negócio do tamanho do FX2.

Será que eles vão trocar o apoio aberto que fazem a Índia por um negócio de no máximo 10 bilhões que nunca sai?Sendo que nem o maior processo do setor é.

E outra, as decisões parecem que são feita em votações e devem ser por unanimidade, a ONU iria parar de vez por que o Brasil vive em cima do muro, nunca se decide. [003] [002]
O único assento permanente que nós merecemos é no trono da corrupção e na cadeira da incompetência. :oops:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 2:09 pm
por Boss
E porque precisa trocar o apoio da Índia pelo do Brasil ?

Dá para apoiar os 2. Não estamos em uma corrida por uma cadeira só.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 2:28 pm
por mmatuso
Pelo o que da a entender Brasil, Japão, Alemanha, Índia, Africa do Sul e acho que Egito querem uma vaga.

E parece que planejam aumentar em 3 o número de assentos permanentes.

A pergunta é, os EUA deixariam de apoiar alguns desse aliados para dar a vaga ao Brasil?Apoiam abertamente Índia e Japão e suspeito que a Alemanha também.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 2:31 pm
por Luís Henrique
NovaTO escreveu:
Luís Henrique escreveu:Qual a importância estratégica da Suécia???

Vamos ganhar alguma coisa com isso?

Com os EUA podemos ganhar Mão Pesada para uma vaga no CS da ONU.
Com a França uma Mão Média.
Com a Suécia, ganhamos o que?

Independência, autonomia???
Tem mais equipamento americano no Gripen do que sueco.... :? :roll:

Não é só carga paga. Seus sensores são menores e menos potentes.
Quando os suecos conseguirem IGUALAR a tecnologia, vai demorar vários anos se tudo der certo, ainda assim as prestações serão menores devido ao tamanho.


Caro Luis Henrique,

Sinceramente, não considero essas parcerias estratégicas de um só sentido: Eles vendem e nós compramos.

No caso dos EUA, vamos fazer parte da OTAN? Ficaremos sob seu guarda-chuva? E a França? Nada muito diferente.

E a Suécia? Um país pequeno, mas desenvolvido, com um dos maiores IDH? Deles só sei que sabem fazer bons aviões de caça. :)

E sabe o que considero interessante? Dentro de uma filosofia COTS, que não é muito diferente do que a Embraer faz com seus E-Jets, Phenons e mesmo o futuro KC-390. Vejo no JAS39 E/F uma possibilidade (que era mais forte em 2009, admito) de a Embraer participar nos processos de desenvolvimento desse caça, que somados ao aprendizado nos MLU do F-5E, A-1, etc, iria elevando a capacitação para um eventual futuro caça nacional. E sim, com muitos componentes COTS.

Não vejo muito disso no F-18E (prateleira, mas com um bom offset industrial) ou o Rafale(um bom caça, mas operacionalmente caro).

Estratégico na minha opinião seria almejar no futuro não muito distante o desenvolvimento de um caça nacional, ou em parceria. No meu entender o Gripen E/F seria o vetor que mais se aproximaria desse objetivo, na minha opinião, é claro.

[]'s
AO meu ver aprenderíamos MUITA coisa com os suecos.
Porém as partes MAIS IMPORTANTES, as partes que mais precisamos para conseguir um caça realmente NACIONAL, os suecos não fazem.
O radar é italiano e o motor americano. Ai é soda.

Se for para produzir um caça 'nacional' com motor americano e radar europeu, cancela logo o FX2 e assina contrato com a Embraer. Não precisamos do Gripen para isto.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 2:35 pm
por alcmartin
Andre Correa escreveu:
Túlio escreveu:Não vi essa: link? :wink: 8-]
viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5271912&hili ... o#p5271911

E o alcmartin ainda disse que quem costumava fazer isso eram os franceses:

viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5272653&hili ... o#p5272330

[009]
E' verdade, Andre. Mas nao se esqueca da epoca: 1920 e bolinhas... :wink:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 2:43 pm
por Andre Correa
alcmartin escreveu:
Andre Correa escreveu: viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5271912&hili ... o#p5271911

E o alcmartin ainda disse que quem costumava fazer isso eram os franceses:

viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5272653&hili ... o#p5272330

[009]
E' verdade, Andre. Mas nao se esqueca da epoca: 1920 e bolinhas... :wink:
Sim, eu percebi que explicaste a "origem" do termo :D

[009]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 6:37 pm
por NovaTO
Luís Henrique escreveu:
NovaTO escreveu:

Caro Luis Henrique,

Sinceramente, não considero essas parcerias estratégicas de um só sentido: Eles vendem e nós compramos.

No caso dos EUA, vamos fazer parte da OTAN? Ficaremos sob seu guarda-chuva? E a França? Nada muito diferente.

E a Suécia? Um país pequeno, mas desenvolvido, com um dos maiores IDH? Deles só sei que sabem fazer bons aviões de caça. :)

E sabe o que considero interessante? Dentro de uma filosofia COTS, que não é muito diferente do que a Embraer faz com seus E-Jets, Phenons e mesmo o futuro KC-390. Vejo no JAS39 E/F uma possibilidade (que era mais forte em 2009, admito) de a Embraer participar nos processos de desenvolvimento desse caça, que somados ao aprendizado nos MLU do F-5E, A-1, etc, iria elevando a capacitação para um eventual futuro caça nacional. E sim, com muitos componentes COTS.

Não vejo muito disso no F-18E (prateleira, mas com um bom offset industrial) ou o Rafale(um bom caça, mas operacionalmente caro).

Estratégico na minha opinião seria almejar no futuro não muito distante o desenvolvimento de um caça nacional, ou em parceria. No meu entender o Gripen E/F seria o vetor que mais se aproximaria desse objetivo, na minha opinião, é claro.

[]'s
AO meu ver aprenderíamos MUITA coisa com os suecos.
Porém as partes MAIS IMPORTANTES, as partes que mais precisamos para conseguir um caça realmente NACIONAL, os suecos não fazem.
O radar é italiano e o motor americano. Ai é soda.

Se for para produzir um caça 'nacional' com motor americano e radar europeu, cancela logo o FX2 e assina contrato com a Embraer. Não precisamos do Gripen para isto.

Caro Luis Henrique,

Se a Embraer afirmar que consegue projetar e desenvolver um caça do nível de um Gripen / F-16 / M-2000 sem apoio de uma empresa multinacional, ok, mas tenho minhas dúvidas. A expertise da Embraer está no transporte regional e jatos executivos. Um caça de 4.5ª geração seria um desafio bem maior que um KC-390. Será que ela já está capacitada para liderar um projeto desses? Tenho minhas dúvidas. Por exemplo a Índia sofre e vem sofrendo com seu Tejas. A Coréia do Sul usou do know-how da LM para seu T-50/FA-50. Talvez se tívessemos dado continuidade ao desenvolvimento de versões avançadas do AMX, a Embraer hoje poderia estar apta para executar a tarefa. Mas hoje acredito que ela precise sim do apoio seja da SAAB, ou Dassault, LM, Sukhoi, etc. E o Gripen E/F poderia ser uma etapa, uma escala nessa direção.

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 6:53 pm
por Luís Henrique
Discordo.

Se for para desenvolver um caça 'nacional' com produtos SENSÍVEIS importados, como motores e sensores, a Embraer da conta do recado.

O Ozires Silva carimba minha afirmação.
Claro que não seria fácil, mas não precisamos comprar o Gripen para isto. Aliás, se tivermos demanda para um projeto próprio este não será limitado como o Gripen.
Deverá (em minha opinião) ser bimotor e consideravelmente maior que o Gripen, para poder carregar muito mais combustível e sensores maiores também.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 6:54 pm
por Luís Henrique
Complementando,

A Coreia do Sul e a Índia não possuem uma Embraer.

E os principais problemas no Tejas é justamente com relação ao motor.
POis, se o motor é cot, não tem problema. Seria apenas a integração. E isto o fornecedor do motor (que não será a Suécia) ajuda.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 7:06 pm
por Luiz Bastos
O Gripen já era. Repouse em paz. Somente muita propina pode salvar sua venda para a FAB, mas quem decide até agora não engoliu malfeitos dos outros, quanto mais ela própria. O caçinha é bonitinho e tudo, mas para a Suécia que é do tamanho de um ovo. Para o Brasil tem que ser caça de gente grande, e por isso a disputa está entre F-18 e RAFALE. O leitão está morto e a Saab precisa aceitar isso :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 8:30 pm
por NovaTO
Luís Henrique escreveu:Discordo.

Se for para desenvolver um caça 'nacional' com produtos SENSÍVEIS importados, como motores e sensores, a Embraer da conta do recado.

O Ozires Silva carimba minha afirmação.
Claro que não seria fácil, mas não precisamos comprar o Gripen para isto. Aliás, se tivermos demanda para um projeto próprio este não será limitado como o Gripen.
Deverá (em minha opinião) ser bimotor e consideravelmente maior que o Gripen, para poder carregar muito mais combustível e sensores maiores também.
Será, caro Luís Henrique? :?

Estamos falando de uma aeronave capaz de suportar 9G/10G durante sua vida útil. Pousar em pistas curtas. E ao mesmo tempo voar M1.4 em cruise. Será que a Embraer tem esse conhecimento todo? Alguma coisa concordo, deve ter aprendido no desenvolvimento do AMX, mas esse tinha e tem um perfil de vôo bem diferente. Talvez se a Embraer estivesse desenvolvendo modelos "X", poderia sim ter desenvolvido essa expertise. Mas que eu saiba ela não faz isso.

Luís Henrique escreveu:Complementando,

A Coreia do Sul e a Índia não possuem uma Embraer.

E os principais problemas no Tejas é justamente com relação ao motor.
POis, se o motor é cot, não tem problema. Seria apenas a integração. E isto o fornecedor do motor (que não será a Suécia) ajuda.
Um dos principais problemas do Tejas foi/é o motor, mas surgiram N fatores que contribuíram para atrasar esse programa. Talvez se eles tivessem sido menos ambiciosos, e feito uma parceria como a Coréia do Sul fez com a LM o programa não tivesse sofrido tantos atrasos.

No mais, volto a repetir, a Embraer não é uma Dassault, ou SAAB, ou Sukhoi que dominam à décadas o desenvolvimento de caças. Aliás conta-se nos dedos empresas que são capazes disso. Devem existir gargalos que provavelmente atrasariam o desenvolvimento do projeto. Com uma consultoria/parceria, esse tempo seria diminuído, e os riscos amenizados.

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 8:36 pm
por NovaTO
Luiz Bastos escreveu:O Gripen já era. Repouse em paz. Somente muita propina pode salvar sua venda para a FAB, mas quem decide até agora não engoliu malfeitos dos outros, quanto mais ela própria. O caçinha é bonitinho e tudo, mas para a Suécia que é do tamanho de um ovo. Para o Brasil tem que ser caça de gente grande, e por isso a disputa está entre F-18 e RAFALE. O leitão está morto e a Saab precisa aceitar isso :mrgreen:

Caro Luiz Bastos,

Também acho que o Gripen já era, apesar de como proposta ser a melhor (na minha opinião, claro :mrgreen: ).

Sobre o Brasil ter um caça de gente grande, quem opera mais ou menos F-5EMs e M-2K da década de 80 sem nenhuma modernização, ter um caça do nível do Gripen E/F seria um avanço gigantesco, ainda mais se parte do desenvolvimento dele tivesse sido feito por aqui.

Agora caça de gente grande mesmo, é o F-22, PAKFA e o J-20. :wink:

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jul 23, 2012 8:52 pm
por crubens
pampa_01 escreveu:Srs acabou FX-2, Taiwan ira dar baixa em 45 Northrop F-5, assim que a FAB souber disso vai lá arrematar TODOS.
Então irá transformá-los no 'Millenum Falcon' tupiniquim. [002]
Ainda há esperança no FX-2, a Indonésia chegou na frente em busca da xepa.