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Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 8:12 pm
por Loki
mauri escreveu:Tulio,

Com este veto da Mercosul aos navios das Malvinas, o Chile vai ter que se adequar a realidade do cone sul sob pena de sofrer punição no âmbito da Mercosul, basta uma denuncia de qualquer pais membro.

E olhe que os empresários brasileiros estão de olho no mercado de cobre, frutas, legumes e produtos pesqueiros que abastecem os países do Mercosul.


Mauri
Túlio escreveu:Interessante é que o CHILE continua sendo um parceiro fiel da Inglaterra. Está arriscando por a perder todo o seu avanço diplomático e integração com a Argentina.
Não entendi Mauri, o Chile não é do Mercosul, vai ser denunciado como?

Forte Abraço

Loki

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 8:25 pm
por mauri
É que o Chile e foi aceito no Mercosul com o status de associado pleno depois de resolver alguns pendencias territoriais com a Argentina e hoje, ta tudo pacificado entre os dois países e o comercio entre ambos é muito grande.

Acontece que a resolução do bloqueio tem validade pra todos os países associados e cada pais membro pode denunciar o outro se não houver cumprimento, Dai o problema para o Chile que pode sofrer sanções comercias em caso de recusa.

Mauri
Loki escreveu:
mauri escreveu:Tulio,

Com este veto da Mercosul aos navios das Malvinas, o Chile vai ter que se adequar a realidade do cone sul sob pena de sofrer punição no âmbito da Mercosul, basta uma denuncia de qualquer pais membro.

E olhe que os empresários brasileiros estão de olho no mercado de cobre, frutas, legumes e produtos pesqueiros que abastecem os países do Mercosul.


Mauri
Não entendi Mauri, o Chile não é do Mercosul, vai ser denunciado como?

Forte Abraço

Loki

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 8:37 pm
por Loki
Nossa eu não sabia que o Chile era do Mercosul e ainda como membro Pleno! sempre pensei que ele tinha entrado naquele pacto andino ou no americano.

Abraço

Loki

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 8:46 pm
por mauri
Não é membro pleno, tem status de associado pleno e sujeito as resoluções do conselho do Mercosul, a Mercosul está assim dividida:

Países membros plenos : Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão já aprovados pelo Brasil, argentina e Uruguai mas o congresso do Paraguai ainda não aprovou e parece está longe de fazer isso.

Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Pais observador: México

Mauri
Loki escreveu:Nossa eu não sabia que o Chile era do Mercosul e ainda como membro Pleno! sempre pensei que ele tinha entrado naquele pacto andino ou no americano.

Abraço

Loki

Re: NOTICIAS

Enviado: Seg Jan 02, 2012 7:30 pm
por RobertoRS
Túlio escreveu:Ainda bem que temos apenas UM forista Peruano, e NENHUM Boliviano no DB, porque é falar em "Chile crescer" e...
Pior é se alguém viesse com papos de "peru crescer", daí sim é complicado...

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 9:10 am
por binfa
Marinha do Brasil realizará a Operação ASPIRANTEX

A Marinha do Brasil realiza no período de 13 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e a cidade de Mar Del Plata, na Argentina, a Operação ASPIRANTEX-12.

Imagem
Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25) cruza a Ponte Rio-Niterói após o desatracamento para a ASPIRANTEX. Foto - MB

A Marinha do Brasil realiza no período de 13 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e a cidade de Mar Del Plata, na Argentina, a Operação ASPIRANTEX-12.

Nessa Operação, serão executados exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando Operações de Ataque, Anti-Submarino, de Esclarecimento e de Apoio Logístico Móvel, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos e de guerra eletrônica e, adicionalmente, serão conduzidas atividades de Patrulha Naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Santos.

Tais exercícios visam a incrementar o grau de aprestamento de parcela dos navios da Esquadra Brasileira e dos Distritos Navais, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do emprego do Poder Naval.

Durante a Operação, estarão embarcados nos navios 233 Aspirantes da Escola Naval. Tal participação visa a contribuir para a orientação destes futuros oficiais na opção de Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes da Marinha) e na escolha da área de habilitação (Mecânica, Eletrônica, Sistemas e Administração), assim como familiarizá-los com a vida no mar.

A outra vertente da Operação é realizar ação de presença, com meios da Marinha do Brasil, em nossa última fronteira – em nossa Amazônia Azul.

O Brasil possui um litoral de cerca de 8.500 km e uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de aproximadamente 3,6 milhões de km2. Essa vasta área oceânica poderá, em breve, atingir uma dimensão em torno dos 4,5 milhões de km2, quando a nossa proposta de extensão de Plataforma Continental (PC) for reconhecida pela Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), órgão da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Uma área maior do que a Amazônia verde; uma outra extensa área em pleno mar - Amazônia Azul - assim chamada pelos seus incomensuráveis recursos naturais e grandes dimensões.

Nessa imensa área oceânica, o Brasil possui interesses importantes e distintos. Cerca de 95% do comércio exterior brasileiro passa por essa massa líquida, movimentando nossos mais de 40 portos nas atividades de importação e exportação. Do subsolo marinho até o limite da Zona Econômica Exclusiva, e, futuramente, no limite da plataforma continental estendida, é retirada a maior parte de nosso petróleo e gás. Temos, ainda, importante atividade pesqueira, uma rica biodiversidade e nódulos de recursos minerais no solo e subsolo marinhos, onde o Brasil possui exclusividade de exploração e explotação, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

O Comando do Grupo-Tarefa 701.1 da Operação ASPIRANTEX será exercido pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante CARLOS AUGUSTO DE MOURA RESENDE, sendo o navio Capitânia a Fragata “Greenhalgh”, de onde serão coordenados e conduzidos os exercícios para os diversos meios navais e aeronavais participantes.

O Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante WILSON BARBOSA GUERRA, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante PAULO HENRIQUE MÉDICI, embarcarão no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia, onde viajará a maior parte dos Aspirantes que participarão da Comissão.

A Operação está envolvendo cerca de 1700 militares, sendo o Grupo-Tarefa composto pelos seguintes meios:

- Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25);
- Fragata “Niterói” (F40);
- Fragata “Liberal” (F43);
- Fragata “Greenhalgh”(F46);
- Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23);
- Corveta “Barroso” (V34);
- Corveta “Frontin” (V33);
- 2 aeronaves AH-11A - Super Lynx; e
- 1 aeronave UH-12/13 – Esquilo.

No decorrer da Operação haverá a participação dos seguintes meios em apoio aos exercícios:

- Submarino “Tamoio” (S31);
- Submarino “Timbira” (S32);
- Rebocador de Alto-Mar “Tritão” (R21), do Comando do 5º Distrito Naval;
- Navio Patrulha “Gurupá” (P46), do Comando do 1º Distrito Naval; e
- 1 aeronave P-95 e 2 aeronaves A-1 da Força Aérea Brasileira.

Os Navios da Esquadra participantes suspenderão do Rio de Janeiro no dia 13 de janeiro, sendo prevista a atracação, no dia 19, nos seguintes portos:

- Cidade de Mar Del Plata na Argentina: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25), Fragatas “Niterói” (F40) e “Greenhalgh”(F46);
- Cidade de Montevidéu no Uruguai: Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Corveta “Barroso” (V34) e Submarino “Tamoio” (S31); e
- Rio Grande – RS: Fragata “Liberal” (F43) e Corveta “Frontin” (V33).

No dia 23 de janeiro, a Força-Tarefa suspenderá, atracando no dia 27 de janeiro nos seguintes portos:

- Itajaí – SC: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25), Fragata “Greenhalgh” (F46), Corveta “Barroso” (V34) e Submarino “Tamoio” (S31); e
- Paranaguá - PR: Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Fragatas “Niterói” (F40) e “Liberal” (F43) e Corveta “Frontin” (V33).

Os Navios permanecerão atracados até o dia 30 de janeiro, quando suspenderão com destino ao Rio de Janeiro, onde atracarão em 1º de fevereiro, quando se encerra a Operação.

A Fragata “Liberal” e a Corveta “Frontin” estarão abertas à visitação dias 21 e 22 em Rio Grande (RS).

http://www.defesanet.com.br/naval/notic ... ASPIRANTEX

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 9:42 am
por FABIO
Olha quantos navios serão mbilizados nesse operação,e ainda dizem que os navios da
MB não saem do cais, por falta de grana :wink:

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 9:56 am
por Andre Correa
Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 7:20 pm
por WalterGaudério
Andre Correa escreveu:Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]

Vamos torcer para que na próxima ele esteja full.

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 7:39 pm
por saullo
WalterGaudério escreveu:
Andre Correa escreveu:Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]

Vamos torcer para que na próxima ele esteja full.
Pois é, ao menos com uns helicópteros operando já seria legal.

Abraços

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 9:20 pm
por Carlos Mathias
Acho que pelo humor do colegas, os navios foram rebocados por traineiras e com velas içadas.

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 10:28 pm
por lobo_guara
FABIO escreveu:Olha quantos navios serão mbilizados nesse operação,e ainda dizem que os navios da
MB não saem do cais, por falta de grana :wink:
Apesar disso, apenas três helicópteros embarcados e nenhum avião AF-4 (nem mesmo para um sobre-vôo do GT), o papel de ameaça aérea será realizada pelos aviões da FAB A1 e P95.

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 17, 2012 10:37 pm
por lobo_guara
Andre Correa escreveu:Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]
Pelo que andei lendo no fórum em termos de últimas propostas de caças navais e considerando que o NAe SP é voltado sobretudo a qualificação e manutenção de doutrinas, bem que o MD, a Embraer e a MB podiam aproveitar e fazer uma experiência em termos de um AMX Naval, com novo motor e tudo mais. Aliás, se não estou muito enganado existia um projeto nessa direção no passado mas que foi descontinuado como tantos outros aqui no Brasil.
Além disso, se realmente é verdade que a MB pretende ter dois NAe, acho que esse seria um bom negócio para a nossa Embraer ganhar um dinheirinho. Quem sabe um A2N, não seria uma solução de baixo custo e que agregaria a capacitação desejada para a nossa indústria.

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 18, 2012 10:41 am
por Izaias Maia
http://oglobo.globo.com/pais/brasil-col ... es-3696670

BRASÍLIA - Brasil e Colômbia definiram nesta terça-feira uma agenda de negociação para a compra e venda de veículos militares, além da possível criação de uma comissão binacional de vigilância da fronteira entre os dois países. O Brasil quer que o vizinho se junte ao projeto de construção da aeronave KC-390, avião cargueiro que será produzido pela Embraer até 2016. Do lado colombiano, existe a disposição de vender lanchas fluviais às Forças Armadas brasileiras.
O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e seu colega colombiano, o ministro Juan Carlos Pinzon Bueno. Reunidos em Brasília, eles acertaram que militares brasileiros visitarão a Colômbia no mês que vem para conhecer o modelo de lanchas fluviais blindadas. O governo colombiano, por sua vez, manifestou interesse em juntar-se ao projeto do KC-390, mas pediu seis meses para bater o martelo. Caso a resposta seja positiva, o país dará um passo decisivo para transformar-se num provável comprador da futura aeronave.

Seria esta?
http://maquina-de-combate.com/blog/wp-content/uploads/2010/11/unidad-fluvial-armada-colombia.jpg

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 18, 2012 11:30 am
por LeandroGCard
lobo_guara escreveu:Pelo que andei lendo no fórum em termos de últimas propostas de caças navais e considerando que o NAe SP é voltado sobretudo a qualificação e manutenção de doutrinas, bem que o MD, a Embraer e a MB podiam aproveitar e fazer uma experiência em termos de um AMX Naval, com novo motor e tudo mais. Aliás, se não estou muito enganado existia um projeto nessa direção no passado mas que foi descontinuado como tantos outros aqui no Brasil.
Além disso, se realmente é verdade que a MB pretende ter dois NAe, acho que esse seria um bom negócio para a nossa Embraer ganhar um dinheirinho. Quem sabe um A2N, não seria uma solução de baixo custo e que agregaria a capacitação desejada para a nossa indústria.
Este projeto nunca existiu a sério.

A elevada carga alar, baixa envergadura e posição elevada da asa, que consequentemente levam a altas velocidade de pouso e decolagem do AMX, impedem que ele seja adaptado para uso naval. Para você ter uma idéia, a carga alar do AMX é 67% maior que a do A-4. Se tudo o mais fosse igual (o que não acontece), isto implicaria em velocidades de pouso e decolagem 67% maiores.


Leandro G. Card