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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: NOTICIAS

#6646 Mensagem por Loki » Sáb Dez 31, 2011 8:12 pm

mauri escreveu:Tulio,

Com este veto da Mercosul aos navios das Malvinas, o Chile vai ter que se adequar a realidade do cone sul sob pena de sofrer punição no âmbito da Mercosul, basta uma denuncia de qualquer pais membro.

E olhe que os empresários brasileiros estão de olho no mercado de cobre, frutas, legumes e produtos pesqueiros que abastecem os países do Mercosul.


Mauri
Túlio escreveu:Interessante é que o CHILE continua sendo um parceiro fiel da Inglaterra. Está arriscando por a perder todo o seu avanço diplomático e integração com a Argentina.
Não entendi Mauri, o Chile não é do Mercosul, vai ser denunciado como?

Forte Abraço

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Re: NOTICIAS

#6647 Mensagem por mauri » Sáb Dez 31, 2011 8:25 pm

É que o Chile e foi aceito no Mercosul com o status de associado pleno depois de resolver alguns pendencias territoriais com a Argentina e hoje, ta tudo pacificado entre os dois países e o comercio entre ambos é muito grande.

Acontece que a resolução do bloqueio tem validade pra todos os países associados e cada pais membro pode denunciar o outro se não houver cumprimento, Dai o problema para o Chile que pode sofrer sanções comercias em caso de recusa.

Mauri
Loki escreveu:
mauri escreveu:Tulio,

Com este veto da Mercosul aos navios das Malvinas, o Chile vai ter que se adequar a realidade do cone sul sob pena de sofrer punição no âmbito da Mercosul, basta uma denuncia de qualquer pais membro.

E olhe que os empresários brasileiros estão de olho no mercado de cobre, frutas, legumes e produtos pesqueiros que abastecem os países do Mercosul.


Mauri
Não entendi Mauri, o Chile não é do Mercosul, vai ser denunciado como?

Forte Abraço

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Re: NOTICIAS

#6648 Mensagem por Loki » Sáb Dez 31, 2011 8:37 pm

Nossa eu não sabia que o Chile era do Mercosul e ainda como membro Pleno! sempre pensei que ele tinha entrado naquele pacto andino ou no americano.

Abraço

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Re: NOTICIAS

#6649 Mensagem por mauri » Sáb Dez 31, 2011 8:46 pm

Não é membro pleno, tem status de associado pleno e sujeito as resoluções do conselho do Mercosul, a Mercosul está assim dividida:

Países membros plenos : Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão já aprovados pelo Brasil, argentina e Uruguai mas o congresso do Paraguai ainda não aprovou e parece está longe de fazer isso.

Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Pais observador: México

Mauri
Loki escreveu:Nossa eu não sabia que o Chile era do Mercosul e ainda como membro Pleno! sempre pensei que ele tinha entrado naquele pacto andino ou no americano.

Abraço

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RobertoRS
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Re: NOTICIAS

#6650 Mensagem por RobertoRS » Seg Jan 02, 2012 7:30 pm

Túlio escreveu:Ainda bem que temos apenas UM forista Peruano, e NENHUM Boliviano no DB, porque é falar em "Chile crescer" e...
Pior é se alguém viesse com papos de "peru crescer", daí sim é complicado...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
binfa
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Re: NOTICIAS

#6651 Mensagem por binfa » Ter Jan 17, 2012 9:10 am

Marinha do Brasil realizará a Operação ASPIRANTEX

A Marinha do Brasil realiza no período de 13 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e a cidade de Mar Del Plata, na Argentina, a Operação ASPIRANTEX-12.

Imagem
Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25) cruza a Ponte Rio-Niterói após o desatracamento para a ASPIRANTEX. Foto - MB

A Marinha do Brasil realiza no período de 13 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e a cidade de Mar Del Plata, na Argentina, a Operação ASPIRANTEX-12.

Nessa Operação, serão executados exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando Operações de Ataque, Anti-Submarino, de Esclarecimento e de Apoio Logístico Móvel, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos e de guerra eletrônica e, adicionalmente, serão conduzidas atividades de Patrulha Naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Santos.

Tais exercícios visam a incrementar o grau de aprestamento de parcela dos navios da Esquadra Brasileira e dos Distritos Navais, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do emprego do Poder Naval.

Durante a Operação, estarão embarcados nos navios 233 Aspirantes da Escola Naval. Tal participação visa a contribuir para a orientação destes futuros oficiais na opção de Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes da Marinha) e na escolha da área de habilitação (Mecânica, Eletrônica, Sistemas e Administração), assim como familiarizá-los com a vida no mar.

A outra vertente da Operação é realizar ação de presença, com meios da Marinha do Brasil, em nossa última fronteira – em nossa Amazônia Azul.

O Brasil possui um litoral de cerca de 8.500 km e uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de aproximadamente 3,6 milhões de km2. Essa vasta área oceânica poderá, em breve, atingir uma dimensão em torno dos 4,5 milhões de km2, quando a nossa proposta de extensão de Plataforma Continental (PC) for reconhecida pela Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), órgão da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Uma área maior do que a Amazônia verde; uma outra extensa área em pleno mar - Amazônia Azul - assim chamada pelos seus incomensuráveis recursos naturais e grandes dimensões.

Nessa imensa área oceânica, o Brasil possui interesses importantes e distintos. Cerca de 95% do comércio exterior brasileiro passa por essa massa líquida, movimentando nossos mais de 40 portos nas atividades de importação e exportação. Do subsolo marinho até o limite da Zona Econômica Exclusiva, e, futuramente, no limite da plataforma continental estendida, é retirada a maior parte de nosso petróleo e gás. Temos, ainda, importante atividade pesqueira, uma rica biodiversidade e nódulos de recursos minerais no solo e subsolo marinhos, onde o Brasil possui exclusividade de exploração e explotação, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

O Comando do Grupo-Tarefa 701.1 da Operação ASPIRANTEX será exercido pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante CARLOS AUGUSTO DE MOURA RESENDE, sendo o navio Capitânia a Fragata “Greenhalgh”, de onde serão coordenados e conduzidos os exercícios para os diversos meios navais e aeronavais participantes.

O Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante WILSON BARBOSA GUERRA, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante PAULO HENRIQUE MÉDICI, embarcarão no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia, onde viajará a maior parte dos Aspirantes que participarão da Comissão.

A Operação está envolvendo cerca de 1700 militares, sendo o Grupo-Tarefa composto pelos seguintes meios:

- Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25);
- Fragata “Niterói” (F40);
- Fragata “Liberal” (F43);
- Fragata “Greenhalgh”(F46);
- Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23);
- Corveta “Barroso” (V34);
- Corveta “Frontin” (V33);
- 2 aeronaves AH-11A - Super Lynx; e
- 1 aeronave UH-12/13 – Esquilo.

No decorrer da Operação haverá a participação dos seguintes meios em apoio aos exercícios:

- Submarino “Tamoio” (S31);
- Submarino “Timbira” (S32);
- Rebocador de Alto-Mar “Tritão” (R21), do Comando do 5º Distrito Naval;
- Navio Patrulha “Gurupá” (P46), do Comando do 1º Distrito Naval; e
- 1 aeronave P-95 e 2 aeronaves A-1 da Força Aérea Brasileira.

Os Navios da Esquadra participantes suspenderão do Rio de Janeiro no dia 13 de janeiro, sendo prevista a atracação, no dia 19, nos seguintes portos:

- Cidade de Mar Del Plata na Argentina: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25), Fragatas “Niterói” (F40) e “Greenhalgh”(F46);
- Cidade de Montevidéu no Uruguai: Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Corveta “Barroso” (V34) e Submarino “Tamoio” (S31); e
- Rio Grande – RS: Fragata “Liberal” (F43) e Corveta “Frontin” (V33).

No dia 23 de janeiro, a Força-Tarefa suspenderá, atracando no dia 27 de janeiro nos seguintes portos:

- Itajaí – SC: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia” (G25), Fragata “Greenhalgh” (F46), Corveta “Barroso” (V34) e Submarino “Tamoio” (S31); e
- Paranaguá - PR: Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Fragatas “Niterói” (F40) e “Liberal” (F43) e Corveta “Frontin” (V33).

Os Navios permanecerão atracados até o dia 30 de janeiro, quando suspenderão com destino ao Rio de Janeiro, onde atracarão em 1º de fevereiro, quando se encerra a Operação.

A Fragata “Liberal” e a Corveta “Frontin” estarão abertas à visitação dias 21 e 22 em Rio Grande (RS).

http://www.defesanet.com.br/naval/notic ... ASPIRANTEX




att, binfa
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#6652 Mensagem por FABIO » Ter Jan 17, 2012 9:42 am

Olha quantos navios serão mbilizados nesse operação,e ainda dizem que os navios da
MB não saem do cais, por falta de grana :wink:




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#6653 Mensagem por Andre Correa » Ter Jan 17, 2012 9:56 am

Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]




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#6654 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jan 17, 2012 7:20 pm

Andre Correa escreveu:Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]

Vamos torcer para que na próxima ele esteja full.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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#6655 Mensagem por saullo » Ter Jan 17, 2012 7:39 pm

WalterGaudério escreveu:
Andre Correa escreveu:Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]

Vamos torcer para que na próxima ele esteja full.
Pois é, ao menos com uns helicópteros operando já seria legal.

Abraços




Carlos Mathias

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#6656 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 17, 2012 9:20 pm

Acho que pelo humor do colegas, os navios foram rebocados por traineiras e com velas içadas.




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#6657 Mensagem por lobo_guara » Ter Jan 17, 2012 10:28 pm

FABIO escreveu:Olha quantos navios serão mbilizados nesse operação,e ainda dizem que os navios da
MB não saem do cais, por falta de grana :wink:
Apesar disso, apenas três helicópteros embarcados e nenhum avião AF-4 (nem mesmo para um sobre-vôo do GT), o papel de ameaça aérea será realizada pelos aviões da FAB A1 e P95.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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#6658 Mensagem por lobo_guara » Ter Jan 17, 2012 10:37 pm

Andre Correa escreveu:Mas no que toca aos importantes, não tem nem um GT pro São Paulo alí... :?

[009]
Pelo que andei lendo no fórum em termos de últimas propostas de caças navais e considerando que o NAe SP é voltado sobretudo a qualificação e manutenção de doutrinas, bem que o MD, a Embraer e a MB podiam aproveitar e fazer uma experiência em termos de um AMX Naval, com novo motor e tudo mais. Aliás, se não estou muito enganado existia um projeto nessa direção no passado mas que foi descontinuado como tantos outros aqui no Brasil.
Além disso, se realmente é verdade que a MB pretende ter dois NAe, acho que esse seria um bom negócio para a nossa Embraer ganhar um dinheirinho. Quem sabe um A2N, não seria uma solução de baixo custo e que agregaria a capacitação desejada para a nossa indústria.




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Re: NOTICIAS

#6659 Mensagem por Izaias Maia » Qua Jan 18, 2012 10:41 am

http://oglobo.globo.com/pais/brasil-col ... es-3696670

BRASÍLIA - Brasil e Colômbia definiram nesta terça-feira uma agenda de negociação para a compra e venda de veículos militares, além da possível criação de uma comissão binacional de vigilância da fronteira entre os dois países. O Brasil quer que o vizinho se junte ao projeto de construção da aeronave KC-390, avião cargueiro que será produzido pela Embraer até 2016. Do lado colombiano, existe a disposição de vender lanchas fluviais às Forças Armadas brasileiras.
O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e seu colega colombiano, o ministro Juan Carlos Pinzon Bueno. Reunidos em Brasília, eles acertaram que militares brasileiros visitarão a Colômbia no mês que vem para conhecer o modelo de lanchas fluviais blindadas. O governo colombiano, por sua vez, manifestou interesse em juntar-se ao projeto do KC-390, mas pediu seis meses para bater o martelo. Caso a resposta seja positiva, o país dará um passo decisivo para transformar-se num provável comprador da futura aeronave.

Seria esta?
http://maquina-de-combate.com/blog/wp-content/uploads/2010/11/unidad-fluvial-armada-colombia.jpg




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
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Re: NOTICIAS

#6660 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 18, 2012 11:30 am

lobo_guara escreveu:Pelo que andei lendo no fórum em termos de últimas propostas de caças navais e considerando que o NAe SP é voltado sobretudo a qualificação e manutenção de doutrinas, bem que o MD, a Embraer e a MB podiam aproveitar e fazer uma experiência em termos de um AMX Naval, com novo motor e tudo mais. Aliás, se não estou muito enganado existia um projeto nessa direção no passado mas que foi descontinuado como tantos outros aqui no Brasil.
Além disso, se realmente é verdade que a MB pretende ter dois NAe, acho que esse seria um bom negócio para a nossa Embraer ganhar um dinheirinho. Quem sabe um A2N, não seria uma solução de baixo custo e que agregaria a capacitação desejada para a nossa indústria.
Este projeto nunca existiu a sério.

A elevada carga alar, baixa envergadura e posição elevada da asa, que consequentemente levam a altas velocidade de pouso e decolagem do AMX, impedem que ele seja adaptado para uso naval. Para você ter uma idéia, a carga alar do AMX é 67% maior que a do A-4. Se tudo o mais fosse igual (o que não acontece), isto implicaria em velocidades de pouso e decolagem 67% maiores.


Leandro G. Card




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