orestespf escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:O Su-35BM continua não existindo, assim como seus milagrosos desempenhos, afinal de contas, como pode-se falar de desempenho para algo que não voou e sequer foi testado.
Considere um Vectra 2005. Aí a GM faz umas alterações de chassis, colooca um motor mais potente, mexe na eletrônica embarcada e tal. Só com estes dados é possível uma projeção computacional, de alta precisão, acerca do desempenho do veículo. É lógico que isso só vai se confirmar com o protótipo na pista, mas o raciocínio é o mesmo, justamente por serem plataformas semelhantes. Acho que esta é uma forma bem simples de compreender o raciocínio.E quando isto vier acontecer, somente a FAB vai se interessando pelo avião da carochinha, de resto mais ninguem, é uma pequena mostra que muitas das suas ¨qualidades e vantagens ¨são bem questionáveis, afinal de contas, pelo precito barato que dizem que está sendo oferecido e graças aos seus milagrosos desempenhos, seria uma tentação para muita gente e não somente para nós....
Quando o F-35 era só um desenho na tela do computador, bastou uma arte bem boonita da versão naval decolando de um NAE Invincible para a Inglaterra enfiar milhões de libras no projeto. E muitos outros países idem, enquanto nem protótipo existia...
2X mais uma vez!
O avião é novo (SU-35 BM) no sentido que muda toda a eletrônica, aviônicos, radar, e a utilização de materiais compósitos e cerâmicos. O resto não muda. Ou alguém ainda acha que precisa de exaustivos ensaios em túnel de vento? rsrsrs
Muda o peso, muda o centro de gravidade, muda alguns elementos aerodinâmicos, muda muito ou quase tudo, mas continua sendo um SU. A coisa não é tão simples assim, mas é bem menos complexa do que partir do zero.
Quanto a redução significativa do RCS, podem acreditar: vai diminuir muito, mas milagres não existem se o desenho é o mesmo. Por outro lado, não dá para falar em valores, só especular. Isto faz parte do "discurso" do fabricante (qualquer um).
Qualquer outra coisa passa por uma discussão mais técnica, por isto omitirei as chatices. Mas podem entrar em contato via MP se quiserem discutir materiais compósitos, materiais cerâmicos, aerodinâmica, por exemplo.
Cordialmente,
Orestes
Eu acho o seguinte,
Que caso venha a voar um dia, e se for comprado, o SU-35 será uma excelente aeronave... mesmo que nem todas essas "promessas" sejam cumpridas...
Estou só partindo do principio que o Su-30MKI (o mais moderno hoje em produção) é excelente, então como questão de evolução o SU-35 tem que no mínimo ser igual o que é ótimo!!
O que fez países como a Inglaterra assinarem com o "JSF" - eventualmente o F-35, pois na verdade eram se não me engano 4 propostas sendo que 2 competiram pelo JSF e no fim quem levou foi o X-35 (chamado hoje de F-35) foi que acima de tudo seja qual fosse o vencedor do JSF, haviam anos de pesquisa e evolução e conceitos (como o Birds of Prey, etc) que visavam a criação da aeonave do futuro para as F Armadas americanas !, e isso tem um peso serissimo...
Assim como teria um peso serissimo os russos dizerem que estariam encomendando uns 200 SU-35 e que esse seria destinado a substituir sei lá o que, etc.
Os russos ao que parece tem o compromisso com o PAK-FA o que é mais do que justo e eles poderiam utilizar o seu compromisso com projetos como esse como maneira de atrair países como o Brasil para algo mais sério (como um "contra" JSF)... mas o que aparentemente é visto é o esforço da "fábrica" em criar uma aeronave para ser oferecida no mercado sem o devido respaldo "encomendas" do seu governo que no momento está comprometido com o desenvolvimento de outra aeronave!!
(como os russos não estão exatamente "nadando em dinheiro" complica um pouco a credibilidade)
Qualquer um com cheque na mão ficaria com receio de assinar um contrato desses... é a GM estar envolvida na produção de uma versão do Vectra super maneira para você com GPS, Computador de Bordo, Motor 5.0, etc mas ao mesmo tempo você saber que o que realmente estará sendo produzido para o mercado e sairá para as concessionárias é um veículo que até vai incorporar algo do seu Vectra, mas na verdade o desenho é totalmente novo... os 2 são bons, mas com qual você ficaria?
[]s
CB_Lima