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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 06, 2022 12:53 pm
por FCarvalho
LM escreveu: Ter Abr 05, 2022 7:44 pm Caríssimos, uma ajuda - o KC-390 ainda não fez reabastecimento a helicópteros?

Porque apareceu este vídeo nesta pagina portuguesa e ou a edição mistura o que não deve ou já fizeram...

=> https://fb.watch/cdbrBc4ZSb/
A última notícia sobre Revo envolvendo os helos da FAB, no caso os H-36 Caracal da FAB é de novembro de 2020, e foi realizada com os Hércules KC-130H.
Da mesma forma, a última notícia sobre Revo entre duas aeronaves KC-390 é de abril de 2021.
Com relação aos BH, os da FAB que são do modelo UH-60L não possuem sonda de reabastecimento, e portanto, não detém aquela capacidade.
Por outro lado, houve um exercício na base aérea de Campo Grande, sede do 2o\10o Gav Esquadrão Pelicano e o pessoa do PARASAR com uma OM norte americana C-SAR da USAF. Junto com as equipes vieram também 2 Pave Hawk, e suas sondas Revo. Mas nunca houve por aqui nenhuma menção que os PV tenham cumprido missões com os KC-390, até porque eles não estão homologados para isso.
Então, é provável que a página tenham misturado a questão do avião da Embraer poder embarcar e transportar um Black Hawk, como visto no vídeo, que mostra o mock up em madeira construído na Embraer justamente para testar este tipo de coisas, com a real capacidade que o avião tem de fazer Revo, também, com os Pave Hawk.
De momento a FAB anda interessada nestes helos norte americanos, mas não possui recursos para comprar os mesmos. Que seriam usados obviamente, dado que somente a USAF e a ROKAF os operam na prática.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 06, 2022 1:07 pm
por FCarvalho
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https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2019/11/KC-390_REVO_02.jpghttps://aeroin.net/wp-content/uploads/2020/10/KC-390-FAB-REVO-Reabastecimento-AMX.jpg

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As campanhas REVO já realizadas com o KC-390 com aeronaves da FAB.

Ainda falta realizar a integração com os H-36 Caracal e SC-105 Amazonas, que são os vetores que possuem capacidade de reabastecimento em voos da frota da FAB.
No futuro a médio prazo, os Gripen E\F devem ser também homologados para esta tipo de missão junto ao KC-390.
A campanha com os H-36 estava na agenda para 2021, mas não foi realizada por causa da Pandemia, e também por falta de verba no orçamento da FAB para isso.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 06, 2022 9:53 pm
por Energys
Os testes com os SC-105 (C-295 SAR) devem ocorrer até agosto desde ano.

Att.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 06, 2022 9:57 pm
por Energys
LM escreveu: Ter Abr 05, 2022 7:44 pm Caríssimos, uma ajuda - o KC-390 ainda não fez reabastecimento a helicópteros?

Porque apareceu este vídeo nesta pagina portuguesa e ou a edição mistura o que não deve ou já fizeram...

=> https://fb.watch/cdbrBc4ZSb/
O vídeo está bastante equivocado porque a Força Aérea Brasileira não possui helicópteros BlackHawk com capacidade de reabastecimento em voo, apenas os H225 Caracal têm essa capacidade na FAB; aliás, é a única Força Aérea em toda a América Latina que tem essa capacidade hoje em dia.

Att.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 06, 2022 11:44 pm
por FCarvalho
E que está desperdiçando por teimosia em querer PV do deserto para no final se contentar com H-60 recauchutado do US Army.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 11, 2022 12:46 am
por FCarvalho
Mais um cliente em potencial.

https://www.cavok.com.br/coreia-do-sul- ... na-disputa

https://www.aeroflap.com.br/embraer-pod ... -hercules/

https://www.aviacionline.com/2022/03/so ... t-by-2026/

O que se fala é que podem ser de 12 até 16 aeronaves, considerando uma eventual substituição dos 4 C-130J que eles possuem, com apenas 8 anos de idade hoje. Mas em 2026 já estarão com 12 anos.

Não vou entrar no mérito de comparar com outros contratos de venda do KC-390 pois as variantes são grandes, mas fico pensando aqui se esses US 580 milhões liberados para a compra podem de fato conseguem aquelas quantidades de aviões da Embraer. Se considerarmos como preço básico do avião brasileiro, pelado, coisa de US 85 milhões, que é o valor mais comentado como sendo próximo do real há anos, bem, com essa verba eles podem no máximo arrumar uns 5 aviões com troco para algumas coisas por fora, mas ainda assim no aperto.

Não vou falar de A400M e nem de C-130J porque um está em categoria acima do Embraer e ou outro, todo mundo sabe como funciona.

Boa sorte para nós.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 11, 2022 10:23 am
por gogogas
A FAB poderia comprar uns FA-50 para substituir alguns AMX e em contra partida vender os KC-390

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 11, 2022 4:59 pm
por FIGHTERCOM
gogogas escreveu: Seg Abr 11, 2022 10:23 am A FAB poderia comprar uns FA-50 para substituir alguns AMX e em contra partida vender os KC-390
Parece tentador, mas não é! É fria!

No final, vamos acabar matando: ou uma possível compra adicional de Gripens ou um possível programa de UCAV.

Abraços,

Wesley

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 11, 2022 8:31 pm
por Glauber Prestes
FIGHTERCOM escreveu: Seg Abr 11, 2022 4:59 pm
gogogas escreveu: Seg Abr 11, 2022 10:23 am A FAB poderia comprar uns FA-50 para substituir alguns AMX e em contra partida vender os KC-390
Parece tentador, mas não é! É fria!

No final, vamos acabar matando: ou uma possível compra adicional de Gripens ou um possível programa de UCAV.

Abraços,

Wesley
Concordo, é fria total. Qual seria o papel do FA-50 na FAB? O que ele faz que A-29 ou Gripen não fazem, ou fazem pior? A cauda logística adicional justifica? O que uma compra dessas vai trazer de contrapartida "nova" pra BID?

E acho que os dois vão acontecer. Não na quantidade e nem no prazo que queremos (Brasil-sil), mas em algum momento acho que teremos Gripen e UCAV operando juntos. E gostaria que o lote adicional de Gripen fosse todo de biplaces.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 11, 2022 8:32 pm
por Glauber Prestes
E cuidado para não descambar para o Off Topic descontrolado.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 12, 2022 12:36 pm
por Túlio
Uma dúvida: o 390 já está certificado para fazer REVO de verdade ou continua nos ensaios de "toque seco"?

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 14, 2022 12:16 pm
por FCarvalho
Depois dos testes divulgados pela Embraer\FAB, eu pelo menos nunca mais vi noticias de operações de Revo dos KC-390, até pela pouca quantidade de aviões disponíveis, somente 5 unidades, e a demanda por eles tem sido bem grande de 2020 para cá.

A aeronave de serie cedida pela FAB e o segundo protótipo da Embraer seguem fazendo as homologações dos diversos tipos de missões, mas a coisa parece estar bem a conta gotas tendo em vista a falta de verbas no orçamento da FAB a fim de prover estas questões.

Pelo que sei o KC-390 chegou a fazer Revo molhado, mas não lembro com qual aeronave. Acho que ainda vai demorar para vermos estes aviões fazendo isso de forma regular. E ainda falta homologar os Gripen E\F, H-36 e os SC-105 na função com os KC-390.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 14, 2022 12:44 pm
por Lucubus
Túlio escreveu: Ter Abr 12, 2022 12:36 pm
Uma dúvida: o 390 já está certificado para fazer REVO de verdade ou continua nos ensaios de "toque seco"?

https://www.airway.com.br/kc-390-comple ... as-da-fab/

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 14, 2022 12:46 pm
por Lucubus
Oferecido para o programa "Netra" AEW&C da India

https://idrw.org/embraer-offers-c-390-m ... pxUo_cJbb8

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 14, 2022 1:15 pm
por FCarvalho
Lucubus escreveu: Qui Abr 14, 2022 12:46 pm Oferecido para o programa "Netra" AEW&C da India

https://idrw.org/embraer-offers-c-390-m ... pxUo_cJbb8
Interessante que ofereceram o KC-390 e não os E-2 para a função de AEW&C como se esperava que fosse mais lógico.
Mas como a Índia ainda tem muitas coisas para resolver em matéria de transporte aéreo na IAF, então a oferta casa bem com as necessidades daquele país.
Ademais, o tamanho e as capacidades do KC-390 possibilitarão uma melhor adequação e expansão de outros sistemas que eles queriam dispor em modernizações futuras. Haverá espaço de sobra para isso.
Sem considerar os C-130J, a India ainda opera dezenas de Antonov (e Ilyushin) que andam precisados de aposentadoria. E o programa MTA que era para ser a solução prevista, por enquanto não deu em nada.
Quem sabe o avião da Embraer se mostra a solução ideal para vários problemas dos indianos. Qualidades não faltam.