O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6526 Mensagem por henriquejr » Sex Fev 22, 2013 11:45 pm

Lord Nauta escreveu:
LEO escreveu: 2!!!

---

Já pensou que coisa linda um Iron Dome rs... Sonho



Esclarecendo os colegas mais jovens. Os Roland ( 4 veículos lançadores) no ''fritar dos ovos'' não serviram para praticamente nada. Também foram obtidos para familiarização com modernos sistemas de defesa AAé e criação de doutrina. :lol: :lol: :lol:


Sds


Lord Nauta
O problema é que, além da criação de doutrina, o EB quis "piratear" o equipamento! Os alemães, que não são nada bestas, cortaram o mal pela raiz! Parece que o EB aprendeu muito com a experiência e, dessa vez, ta fazendo a coisa da forma correta, adquirindo as tecnologias necessárias para uma certa nacionalização dos equipamentos adquiridos dos russos de forma legal, e a preço de ouro, diga-se de passagem!




.
WSANTANA
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 13 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6527 Mensagem por WSANTANA » Sáb Fev 23, 2013 10:22 am

Prezados,


Para contribuir com a discussão acerca de nossas carências, apresento alguns tópicos para nossa reflexão:

i) Conforme já dito temos um poder legislativo gigante (o segundo mais caro do mundo segundo amplamente noticiado pela imprensa nacional na semana passada) que deve lesar o tesouro em algo próximo de 9 bilhões ao ano. Estes recursos poderiam ser radicalmente redirecionados para os diversos setores. Imaginemos o que este redirecionamento poderia significar em termos de creches, saneamento, hospitais, escolas, centros de pesquisa, defesa etc.

ii) Passando por Brasília para visitar meus pais e irmãos sempre dou uma passada lá pelo plano. Bonito o lugar, a arquitetura fala por si. Me chama atenção o seguinte: Uma enormidade de prédios públicos e seus respectivos anexos I, II, III, n... Máquina burocrática gigante, cara portanto. A quantidade de gente pra preencher aquela máquina deve ser absurda. Enquanto isto nas universidades faltam técnicos de laboratório, nas fronteiras faltam fiscais sanitários, fazendários, policiais...

Neste mesmo contexto me chama a atenção a organização de comando de nossas FFAA. Na explanada temos três prédios dos comandos do EB, da FAB e da MB, apesar da existência de um MD. Ainda em Brasília temos o Forte Apache e outros setores de Comando da FAB (ali no Guará). A MB tem uma puta estrutura de comando no RJ. Se pegarmos os comandos militares regionais assusta o tamanho das estruturas (alguém já passou em frente ao QG do CML?? Alguém já contornou o comando do CM Sudeste (acho que II Exército) ali no Ibirapuera em SP?? A infraestrutura de comando ali em Recife parece ser gigantesca e fica às margens da rodovia que leva à Caruaru.

iii) Em resumo, para um país, cuja renda per capita (e diversos índices de desenvolvimento humano e social) o coloca abaixo da sexagésima posição entre as nações do mundo (portanto em minha modesta opinião, numa posição de país relativamente pobre e de desenvolvimento social mediano), não estaríamos diante de uma máquina burocrática por demais pesada?? Não se trata apenas dos palácios da justiça ou do legislativo com todas as suas benesses! No caso específico das FFAA não teríamos palacetes demais com um corpo parasitário enorme??

iv) No caso específico das FFAA quanto do gasto com pessoal (sem levar em consideração outras distorções como o sistema de pensões) é direcionado para esta gigante estrutura de comando???? Isto não poderia, ou melhor, não deveria ser racionalizado. A economia de 1,0 Bilhão em qualquer setor permitiria a aquisição e operação de quantos esquadrões de helis por exemplo, ou a instalação/transferência célere de quantas brigadas em nossos rincões fronteiriços???

v) Concluindo, tenho a impressão de que nosso porte econômico não permite a estruturação de FFAA próximas da idealidade como a preconizada por muitos colegas aqui. Por outro lado, o corporativismo, a miséria gerencial, a existência de privilégios históricos funcionam como inequívoco sorvedouro de recursos.

Minhas considerações para reflexão.

Wsantana.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2161
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6528 Mensagem por gogogas » Sáb Fev 23, 2013 11:19 am

creio que é muito cedo para falar sobre os Pantsir e os Igla,ja esta em negociação nos próximos 3 meses!ja é um grande avanço as negociações,e ainda mais com transferencia de tecnologia , uma outra coisa!creio que todas bateria do Pantsir e do Iglas serão todos para o EB ,aquele projeto lançado a 2 anos atraz...lembram dos favoritos?Tor e a carrocinha magica sueca O glorioso Banse,e olha só quem apareceu nos ultimos dias Pantsir Si e Iglas da ultima versão .Vamos esperar um pouco mais !




Gogogas !
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6529 Mensagem por lelobh » Sáb Fev 23, 2013 12:15 pm

IvanOTerrivel escreveu:Como alguém disse acima isto está sendo apenas um cala boca (ou se contente aí) pra não dizer que ficaram sem nada. E segundo consta as más línguas está faltando pulso no comando das FFAA pra contrariar coisas deste tipo. Afinal, será que os três patetas convencem os seus subordinados com este pirulito? Literalmente 1 pirulito pra cada um. Piada, né?
???
:roll:

Regime democrático diz olá.




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6530 Mensagem por lelobh » Sáb Fev 23, 2013 1:12 pm

WSANTANA escreveu:Prezados,


Para contribuir com a discussão acerca de nossas carências, apresento alguns tópicos para nossa reflexão:

i) Conforme já dito temos um poder legislativo gigante (o segundo mais caro do mundo segundo amplamente noticiado pela imprensa nacional na semana passada) que deve lesar o tesouro em algo próximo de 9 bilhões ao ano. Estes recursos poderiam ser radicalmente redirecionados para os diversos setores. Imaginemos o que este redirecionamento poderia significar em termos de creches, saneamento, hospitais, escolas, centros de pesquisa, defesa etc.

ii) Passando por Brasília para visitar meus pais e irmãos sempre dou uma passada lá pelo plano. Bonito o lugar, a arquitetura fala por si. Me chama atenção o seguinte: Uma enormidade de prédios públicos e seus respectivos anexos I, II, III, n... Máquina burocrática gigante, cara portanto. A quantidade de gente pra preencher aquela máquina deve ser absurda. Enquanto isto nas universidades faltam técnicos de laboratório, nas fronteiras faltam fiscais sanitários, fazendários, policiais...

Neste mesmo contexto me chama a atenção a organização de comando de nossas FFAA. Na explanada temos três prédios dos comandos do EB, da FAB e da MB, apesar da existência de um MD. Ainda em Brasília temos o Forte Apache e outros setores de Comando da FAB (ali no Guará). A MB tem uma puta estrutura de comando no RJ. Se pegarmos os comandos militares regionais assusta o tamanho das estruturas (alguém já passou em frente ao QG do CML?? Alguém já contornou o comando do CM Sudeste (acho que II Exército) ali no Ibirapuera em SP?? A infraestrutura de comando ali em Recife parece ser gigantesca e fica às margens da rodovia que leva à Caruaru.

iii) Em resumo, para um país, cuja renda per capita (e diversos índices de desenvolvimento humano e social) o coloca abaixo da sexagésima posição entre as nações do mundo (portanto em minha modesta opinião, numa posição de país relativamente pobre e de desenvolvimento social mediano), não estaríamos diante de uma máquina burocrática por demais pesada?? Não se trata apenas dos palácios da justiça ou do legislativo com todas as suas benesses! No caso específico das FFAA não teríamos palacetes demais com um corpo parasitário enorme??

iv) No caso específico das FFAA quanto do gasto com pessoal (sem levar em consideração outras distorções como o sistema de pensões) é direcionado para esta gigante estrutura de comando???? Isto não poderia, ou melhor, não deveria ser racionalizado. A economia de 1,0 Bilhão em qualquer setor permitiria a aquisição e operação de quantos esquadrões de helis por exemplo, ou a instalação/transferência célere de quantas brigadas em nossos rincões fronteiriços???

v) Concluindo, tenho a impressão de que nosso porte econômico não permite a estruturação de FFAA próximas da idealidade como a preconizada por muitos colegas aqui. Por outro lado, o corporativismo, a miséria gerencial, a existência de privilégios históricos funcionam como inequívoco sorvedouro de recursos.

Minhas considerações para reflexão.

Wsantana.
Companheiro, o post abaixo apenas dá sequência nas reflexões, mas por outro ponto de vista (não significa que eu seja favorável aos gastos absurdos que as vezes presenciamos).

Investimentos nas forças armadas têm sido feitos, mas na forma como desejam seria preciso uma elevação na carga tributária. Muitos vão dizer que nossa carga tributária já é alta, mas o montante destinado exclusivamente à manutenção da máquina estatal, serviços públicos e aos investimentos é significativamente menor.

Vamos tratar de conceitos como carga tributária bruta e carga tributária líquida. A carga tributária bruta, aquela que os jornais gritam todos os dias, é destinada não apenas à manutenção da máquina estatal, mas também ao pagamento de juros da dívida, subsídios e transferências diretas à população (como por exemplo a aposentadoria de alguns que aqui escrevem). Descontado o valor destinado aos dois tópicos (Juros, e transferência direta) chega-se ao que se chama carga tributária líquida.

A carga tributária líquida é aquela que sustenta todos os serviços públicos, todos os investimentos, manutenção da máquina (salários...). Enfim, é dela que falamos quando pensamos em grandes investimentos militares. No ano de 2007, por exemplo, nossa carga tributária líquida foi menor do que aquela registrada nos EUA! Pois é, isso ninguém fala. Registramos uma carga tributária líquida de 13,1%. Quem diz isso não sou eu, por óbvio, mas sim o IPEA. Caso se interessem sobre o assunto, afinal acho que todos se interessam pelas verdades, segue um link para um dos estudos que encontrei (há outros, caso se interessem em procurar), sendo o mesmo que utilizei para este comentário.

Não podemos tratar a questão (carga tributária) apenas pela visão parcial pregada por pequena parte da sociedade (em próprio benefício), e repetida à exaustão pelos meios de comunicação de massa.

Logicamente a verdade sobre a carga tributária não será contada em uma manhã de domingo pelo Globo, pois aumentar a carga tributária significaria taxar os mais ricos, mas não vou entrar nesse mérito, pois entraríamos em uma conversa sobre política, e eu prefiro evitá-las aqui.

Bem, há opções para aumentarmos os investimentos militares, como por exemplo cortar aposentadorias, congelar o soldo dos militares e demais servidores, cortar serviços públicos..., ou então aumentar os impostos para os ricos (como as alíquotas de IRPF, imposto sobre herança...).

Como as duas medidas são impopulares, a primeira apesar de medonha é pregada por muitos (os mesmos que temem o aumento dos impostos), sem o menor pudor, mas enfim... A segunda é impopular por puro desconhecimento da população, mas enquanto o brasileiro tiver preguiça de pensar...

O que o governo pode fazer é o que tem sido feito, investimentos graduais. Não ficaremos apenas nessas três baterias, não sou "fontado", mas ainda tenho raciocínio lógico, e o mesmo aponta claramente para sequência nos investimentos. Aos poucos o Estado tem recuperado sua capacidade de investimento.

Enfim, dado o exposto é de se pensar se realmente seria político/jurídica e economicamente possível o investimento da forma que gostariam que fosse feito.




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6531 Mensagem por saullo » Sáb Fev 23, 2013 4:17 pm

Um bom resumo do Brasil é que há muito cacique pra pouco índio.
E o dinheiro de todos é mal gasto na máquina estatal inchada por incompetentes que não chegaram lá por mérito e sim por apadrinhamento político.
No Reino Unido o número de funcionários ditos de confiança é de 100 incluídos os ministros titulares das pastas.
Aqui só ministérios temos 40, numa estranha alusão à estória do Ali Babá.
E temos 25000 funcionários sem concurso na máquina.

Abraços




IvanOTerrivel
Júnior
Júnior
Mensagens: 51
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 6:51 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6532 Mensagem por IvanOTerrivel » Sáb Fev 23, 2013 7:15 pm

Se tivermos que defender uma cidade como São Paulo contra um ataque aéreo o que utilizaremos?




Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Mensagens: 468
Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6533 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Sáb Fev 23, 2013 7:43 pm

IvanOTerrivel escreveu:Se tivermos que defender uma cidade como São Paulo contra um ataque aéreo o que utilizaremos?
LULA




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6534 Mensagem por Wingate » Sáb Fev 23, 2013 7:57 pm

IvanOTerrivel escreveu:Se tivermos que defender uma cidade como São Paulo contra um ataque aéreo o que utilizaremos?

Muita reza, despachos, terços, mandingas, novenas, arruda, figas....etc...etc.... :cry:


Wingate




WSANTANA
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 13 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6535 Mensagem por WSANTANA » Sáb Fev 23, 2013 8:18 pm

LeloBh,

Interessantes suas considerações. Outro elemento para entendermos nosso atual estado de desenvolvimento enquanto sociedade.

Sobre a indagação do colega Sd Yougn Guns 2, por que não usarmos o regimento de fogueteiros das nossas gloriosas torcidas organizadas na defesa de nosso espaço aéreo. São tantas indignidades neste país que só fazendo piada (de mau gosto inclusive) para continuar seguindo.

Abc.

wsantana.




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6536 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Fev 23, 2013 8:50 pm

lelobh escreveu:Lendo as três últimas páginas nem parece que o Brasil está equipando suas FAs, com possibilidade de fabricação local de equipamentos. :roll:
Amigo,

Vá se acostumando, porque aqui tem vários adoradores do tio sam que vão criticar e achar "poréns" em qualquer compra de equipamentos que venha daquelas gélidas e perigosas terras "soviéticas". Para eles é melhor seguir usando Bofors L-60 a manivela e gritando "ACOMPANHA DESGRAÇA"!!! :lol: Teve muita gente no EB querendo o BAMSE, aquela carrocinha armada com quebra-queixo, se comparada ao Pantsir-S1. :mrgreen:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6537 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Fev 24, 2013 12:28 am

Realmente ta duro de aturar isto aqui. Fui :mrgreen:




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6538 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Fev 24, 2013 1:19 pm

Adoradores do Tio Sam??? Onde???

A praga que mais impera nos sites de defesa são os rusófilos que acham que basta ser russo para ser bom... :twisted:


Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6539 Mensagem por marcelo bahia » Dom Fev 24, 2013 3:03 pm

Paulo Bastos escreveu:Adoradores do Tio Sam??? Onde???

A praga que mais impera nos sites de defesa são os rusófilos que acham que basta ser russo para ser bom... :twisted:


Paulo
:lol: :lol: :lol:

Colé, Paulo?? Pegou ar, foi?? :mrgreen: Só não se jogue da Rio-Niterói, por favor!!! :twisted: Gostamos de ler suas análises técnicas, faria muita falta ao fórum! Além do mais, seria um yankófilo a menos pra gente pegar no pé!! 8-]

Abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6540 Mensagem por Bourne » Dom Fev 24, 2013 3:25 pm

Acredita que ao menos no DB a discussão dos "...ófilos" tinha sido superada. Parece que não. Voltemos a discussão típica de adolescente de segundo grau que impera na internet como um todo, bem como a guerra de informações secretas.




Responder