EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6511 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 08, 2023 11:59 am

FCarvalho escreveu: Sex Jul 07, 2023 11:57 pm A questão é que os recursos para os Guarani vem única e exclusivamente do orçamento do EB definido nas PLOA anuais, onde via de regra, anualmente são cortados os valores que o EB pede a si para investimento.
Claro, sem considerar os eventuais royalties recebidos por exportações que se consiga, até agora vistos a conta gotas para Filipinas, Líbano, e um país africano que não lembro o nome.
Esta venda para os argentinos mal ou bem vai prover estes royaties que o EB precisa, e diz-se, irá ser usado no apronto das VBE que estão aí com os RO e RTLI definidos, como a PC, Amb, Morteiro e Engenharia, dentre outras.
O uso dos Guarani com a UT30 BR2 seguirá em frente com a modernização da torre, e cuja versão será entregue apenas no final do contrato, assim como a versão PC. Neste sentido, temos tempo para finalizar o desenvolvimento e exportar tais veículos para o EA já prontos e certificados por aqui mesmo, já que o EB também pretende comprá-los.
Enfim, não é o melhor negócio do mundo, mas o EB precisa dele para poder tirar ao menos as VBE que já tem os requisitos prontos, apenas esperando os recursos para sair do papel.
Achei que estivesse claro o suficiente, mas vou repetir novamente:
gabriel219 escreveu: Sex Jul 07, 2023 3:14 pm Se tais versões, como PC e VBCI, nem existem no EB, por qual motivo vamos emprestar dinheiro via BNDES pra um país que é sabido que não irá pagar, não porque não irá querer somente - também - mas porque não tem a capacidade, ao invés de simplesmente pegarmos o mesmo empréstimo do BNDES e usar para adquirir mais Guaranis e versões dele pro Exército?
Os blindados indo pro EB ou indo pra Argentina, o dinheiro vai vim do mesmo lugar, é dinheiro em caixa. Então que vantagem é essa que podemos emprestar pra Argentina e não pro próprio Exército para adquirir viaturas?
Ou seja, ao invés da grana ir do BNDES pra Argentina, iria do BNDES pro Exército. Ficou mais claro?




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1902
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 794 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6512 Mensagem por arcanjo » Seg Jul 10, 2023 7:23 pm

Comandante do Exército vai à Alemanha para reverter veto e viabilizar blindados
Fim do embargo encerraria desconfiança sobre caixa de transmissão nacional utilizada como plano B para o veículo militar Guarani

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8E5hlJmsmwldseqHTzdWKi_nSkRd6WJzeEJ8CCYnzWJgXxTs7u0IZJq-6IvU3-4Q0--9y7WVSd2KyR4umTbewMCLrsUYlZMFSsEoXDdEUXV2hmZIu49nEmukE_0Z1Me4r3dHvt4Hyg5oO48Ny4DFVj7-BDCdF86gRXmtAEZdiSY5V9DE9j_csBDQtTkjs/s1024/168894796164ab4cf98fe40_1688947961_3x2_lg.jpg

Por Cézar Feitoza - Folha de S.Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... ados.shtml

abs.

arcanjo




Editado pela última vez por arcanjo em Ter Jul 11, 2023 12:56 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6513 Mensagem por Strike91 » Seg Jul 10, 2023 10:37 pm

arcanjo escreveu: Seg Jul 10, 2023 7:23 pm Comandante do Exército vai à Alemanha para reverter veto e viabilizar blindados
Fim do embargo encerraria desconfiança sobre caixa de transmissão nacional utilizada como plano B para o veículo militar Guarani

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8E5hlJmsmwldseqHTzdWKi_nSkRd6WJzeEJ8CCYnzWJgXxTs7u0IZJq-6IvU3-4Q0--9y7WVSd2KyR4umTbewMCLrsUYlZMFSsEoXDdEUXV2hmZIu49nEmukE_0Z1Me4r3dHvt4Hyg5oO48Ny4DFVj7-BDCdF86gRXmtAEZdiSY5V9DE9j_csBDQtTkjs/s1024/168894796164ab4cf98fe40_1688947961_3x2_lg.jpg

Por Cézar Feitoza - Folha de S.Paulo

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... manha.html

abs.

arcanjo


Parece que só o Brasil e os Guaranis, vão ficar de fora desta venda para as Filipinas...




Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6514 Mensagem por Strike91 » Seg Jul 10, 2023 11:29 pm



Ficaria espetacular esta torre em uma versão antiaérea do Guarani!




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6515 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 11, 2023 12:01 am

arcanjo escreveu: Seg Jul 10, 2023 7:23 pm Comandante do Exército vai à Alemanha para reverter veto e viabilizar blindados
Fim do embargo encerraria desconfiança sobre caixa de transmissão nacional utilizada como plano B para o veículo militar Guarani

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8E5hlJmsmwldseqHTzdWKi_nSkRd6WJzeEJ8CCYnzWJgXxTs7u0IZJq-6IvU3-4Q0--9y7WVSd2KyR4umTbewMCLrsUYlZMFSsEoXDdEUXV2hmZIu49nEmukE_0Z1Me4r3dHvt4Hyg5oO48Ny4DFVj7-BDCdF86gRXmtAEZdiSY5V9DE9j_csBDQtTkjs/s1024/168894796164ab4cf98fe40_1688947961_3x2_lg.jpg

Por Cézar Feitoza - Folha de S.Paulo

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... manha.html

abs.

arcanjo
Imagem




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6757
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 770 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6516 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jul 11, 2023 6:14 pm

Pelo visto essa caixa de transmissão não andou servindo pra nada.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6517 Mensagem por eligioep » Ter Jul 11, 2023 9:52 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jul 01, 2023 11:13 am Mas porra, vocês também querem muito, pra Generais que correram pra debaixo da cama contra Alexandre de Morais, PCC e MST, inclusive alguns aqui do fórum que estão escondidos e ainda tem a pachorra de vir falar "A ixquerda ama isso", como é o caso do medroso @eligioep, vocês querem achar que essa galera vai pensar em equipar Batalhões com mais UT-30 e Remax?
Infelizmente o BR está nessa situação por ter uns lixos como você, gabriel219...... Ferraram o BR, detonaram o JB, votaram no nine, e põe a culpa nas FA.
Vai procurar a tua turma.
Não entende nada de Forças Armadas, mas fica dando pitaco..... Nem servir como reruta serviu, mas se vangloria em "ENTENDIDO EM ARMAMENTO E EQUIPAMENTO MILITAR".
Triste o destino do BR com um cara como vc!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6518 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 12, 2023 8:59 am

eligioep escreveu: Ter Jul 11, 2023 9:52 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Jul 01, 2023 11:13 am Mas porra, vocês também querem muito, pra Generais que correram pra debaixo da cama contra Alexandre de Morais, PCC e MST, inclusive alguns aqui do fórum que estão escondidos e ainda tem a pachorra de vir falar "A ixquerda ama isso", como é o caso do medroso @eligioep, vocês querem achar que essa galera vai pensar em equipar Batalhões com mais UT-30 e Remax?
Infelizmente o BR está nessa situação por ter uns lixos como você, gabriel219...... Ferraram o BR, detonaram o JB, votaram no nine, e põe a culpa nas FA.
Vai procurar a tua turma.
Não entende nada de Forças Armadas, mas fica dando pitaco..... Nem servir como reruta serviu, mas se vangloria em "ENTENDIDO EM ARMAMENTO E EQUIPAMENTO MILITAR".
Triste o destino do BR com um cara como vc!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkk

Sou tudo isso e ainda perde tempo com um cara com o descrito? :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6519 Mensagem por Strike91 » Qui Jul 13, 2023 3:41 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6520 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 13, 2023 4:12 pm

Strike91 escreveu: Seg Jul 10, 2023 11:29 pm
Ficaria espetacular esta torre em uma versão antiaérea do Guarani!
Se não mais que por acaso a TORC30 fosse selecionada para equipar a VBC Fuz, de saída teríamos pouco mais de 70 unidades a produzir, que talvez pagassem os custos de desenvolvimento e, quiçá mais para frente ter algum lucro com ela, na medida em que mais bldos forem sendo adquiridos.

Tirando a versão básica do papel, como já aludi aqui diversas verses, não é problema nenhum derivar uma versão AAe para o Guarani equipada com canhão e mísseis(Manpad). É quase certeza que o pessoal da Elbit já tem na cabeça, e no papel, esta versão para oferecer ao EB assim que solicitado. Isso se já não o fizeram informalmente, já que o nível de integração entre a empresa e o exército é bem conhecida.

Assim como já foi oferecida uma versão de reconhecimento da TORC30, equipada com todos os sistemas necessários, como é sabido de público, nada impede que com os devidos arranjos disponha-se de uma versão AAe juntando o que existe no EB em uso, caso dos RBS-70NG, ou mesmo algum outro manpad moderno a ser escolhido e um canhão Bofors 40 Mk IV ou um canhão de 35mm, que hoje possui diversos fornecedores fora os tradicionais. Dispor do Giraffe 1X, que é um radar é simples, moderno, pequeno, leve e suficientemente poderoso para o emprego AAe embarcado pode ser uma alternativa viável.

Penso aqui com os meus botões que se o EB quer tanto padronizar o máximo possível seus equipamentos, visto os requisitos para VBC AAe Guarani, praticamente a descrição do conjunto RBS-70\Giraffe 1X, o que nos impede de com um pouco mais de esforço e celeridade engajar Elbit e SAAB no projeto de uma TORC30 AAe, que ao final e ao cabo, consegue fazer até melhor a defesa AAe das OM mecanizadas do que se pretende com aqueles requisitos?

Se mantivéssemos as mesmas quantidades de veículos os custos poderiam ser diluídos e possibilitar maior capacidade de investimento no processo de produção. Aliás, a TORC30, olhando os últimos projetos do EB para a cav blda e mec, tem pelo menos umas 200 unidades em demanda para atender o que hora se está pedindo em termos de modernização da forças de cavalaria do exército. Só não vê isso quem não quer que ela saia do papel.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6521 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 13, 2023 4:27 pm

knigh7 escreveu: Ter Jul 11, 2023 12:01 am Comandante do Exército vai à Alemanha para reverter veto e viabilizar blindados
Fim do embargo encerraria desconfiança sobre caixa de transmissão nacional utilizada como plano B para o veículo militar Guarani
Eu acho muito estranho nessa conversa toda dois fatos: um, é não ter no Brasil uma única empresa que fabrique uma caixa de transmissão para um veículo de apenas 16 ton e que se enquadre nos requisitos da motorização do mesmo; afinal, o bldo do EB não é nenhuma panaceia tecnológica mecânica que impeça qualquer adaptação e\ou mudanças de fornecedores que implique diretamente na paralisia total da linha de produção; e dois, é porque falar em paralização da produção se o veto foi apenas para os bldos que seriam entregues às Filipinas, que segundo diz-se, já tinham sido produzidos e aguardavam a liberação da burocracia para embarque e entrega dos mesmos?

Afinal, o que a produção do Guarani para o EB tem a ver com embargo alemão, caixa de transmissão e produção para as Filipinas? Ou os alemães nos embargaram também?

Duvido seriamente que eles fariam algo tão estúpido assim. Mas, em tempos complexos como estes, não dá para esperar que tudo seja assim tão certo.

Aliás, este episódio deve ter deixado marcas na gestão do projeto Guarani, e no próprio comando do EB, assim espero. Agora, isso de cmte do EB ir pedir penico para os alemães liberarem a gente do embargo, por que não se encontrou um substituto à altura de uma caixa de transmissão é no mínimo risível. Para não dizer inaceitável a um pais com o parque industrial que temos.

Ou simplesmente o EB se esqueceu, ou simplesmente ignorou o fato de ter mais de um fornecedor para as partes e peças do Guarani, a fim de assegurar justamente este tipo de impasse no caso de exportações, ou de embargos contra nós. Aparentemente não fizemos nem uma coisa e outra.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Jul 14, 2023 4:41 pm, em um total de 1 vez.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6522 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 13, 2023 4:32 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Jul 11, 2023 6:14 pm Pelo visto essa caixa de transmissão não andou servindo pra nada.
Eu acho quase impossível não haver empresas no país capazes de produzir uma simples caixa de transmissão para um veículo que basicamente é produzido com peças encontradas em qualquer budega de esquina.
Não existe nada de revolucionário na mecânica do Guarani que torne a substituição de partes e peças impossível a não ser de seus fornecedores primários.
Mas se caso isso seja de fato um fator limitante do projeto, então, mais uma vez metemos os pés pelas mãos tentando arrumar algo bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato e deu em um veículo que não tem viabilidade logística dentro do próprio país.
E ainda falam em produzir CC no Brasil. :roll:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6757
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 770 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6523 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jul 14, 2023 1:07 am

eligioep escreveu: Ter Jul 11, 2023 9:52 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Jul 01, 2023 11:13 am Mas porra, vocês também querem muito, pra Generais que correram pra debaixo da cama contra Alexandre de Morais, PCC e MST, inclusive alguns aqui do fórum que estão escondidos e ainda tem a pachorra de vir falar "A ixquerda ama isso", como é o caso do medroso @eligioep, vocês querem achar que essa galera vai pensar em equipar Batalhões com mais UT-30 e Remax?
Infelizmente o BR está nessa situação por ter uns lixos como você, gabriel219...... Ferraram o BR, detonaram o JB, votaram no nine, e põe a culpa nas FA.
Vai procurar a tua turma.
Não entende nada de Forças Armadas, mas fica dando pitaco..... Nem servir como reruta serviu, mas se vangloria em "ENTENDIDO EM ARMAMENTO E EQUIPAMENTO MILITAR".
Triste o destino do BR com um cara como vc!
Cara, eu entendo sua revolta com as críticas super ácidas do Gabriel, mas eu tenho o entendimento de que as críticas do Gabriel são direcionadas ao Generalato do EB e não a instituição como um todo, mas sim essas múmias jurássicas no topo da hierarquia cujo conhecimento de doutrina e tecnologia ainda está preso no começo dos anos 80 e que não fazem o mínimo de esforço pra se atualizarem, estão mais contentes em contar os dias até a aposentadoria chegar. Esse povo com a mentalidade engessada que só existe pra atrapalhar o trabalho de tenentes, capitães e majores que se esforçam pra estudar o que mais há de material moderno e tentam introduzir essas mudanças no Exército.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6524 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 14, 2023 8:09 am

Viktor Reznov escreveu: Sex Jul 14, 2023 1:07 am Cara, eu entendo sua revolta com as críticas super ácidas do Gabriel, mas eu tenho o entendimento de que as críticas do Gabriel são direcionadas ao Generalato do EB e não a instituição como um todo, mas sim essas múmias jurássicas no topo da hierarquia cujo conhecimento de doutrina e tecnologia ainda está preso no começo dos anos 80 e que não fazem o mínimo de esforço pra se atualizarem, estão mais contentes em contar os dias até a aposentadoria chegar. Esse povo com a mentalidade engessada que só existe pra atrapalhar o trabalho de tenentes, capitães e majores que se esforçam pra estudar o que mais há de material moderno e tentam introduzir essas mudanças no Exército.
O Brasil vive de corporativismo. Venho a não sei quanto tempo criticando Generais do Alto-Comando ATUAL - nem os da Reserva eu critico, esses ainda eu tenho orgulho de dizer que são realmente Generais - mas ai eu tenho que ler que sou um "tapado" e "ajudo a esquerda" por criticar Generais que aceitam a humilhação e subserviência à esquerda e facções criminosas só para manter privilégios.

Aliás, programas como EE-9M, me faz pensar que não é apenas subserviência, mas aprendizado.

Caras como Major Renault da Imbel é que me fazem ter alguma esperança no futuro, se isso aqui não descambar pra uma Venezuela - e está no caminho pra isso justamente pela covardia do Alto-Comando do EB, que ainda impediu as outras duas Forças de tomar alguma atitude e nem tô falando de golpe - mas infelizmente caras como Elígio me faz repensar se há alguma esperança, tanto que estou saindo do País.

É mais ou menos assim "eu sou subserviente e me humilho pra esquerda e narco-microestados, mas se você afirmar que faço isso, você é um tapado que está ajudando a esquerda".




Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6525 Mensagem por sarto » Sex Jul 14, 2023 12:08 pm

Boa viagem !!




Responder