TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60808
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6413 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#646 Mensagem por Túlio » Sex Ago 08, 2008 5:01 pm

ELE era Judeu, seu verdadeiro nome era Marcel Bloch... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Mensagens: 484
Registrado em: Qua Out 25, 2006 12:27 am
Localização: Sinop - MT
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#647 Mensagem por Adriano Mt » Sáb Ago 09, 2008 12:14 pm

Pois é pessoal , tinha uns ai que ate fizerao piadas do f5 atraz do f15 que caiu e tal , outro comparou um cachorro pit bul que engasgou , agora eu pergunto ?

Isto era um incrédulo ?
Tantos aqui tem informações e fazem leituras de tecnologia e mesmo assim não acreditavão que um f-5Em
poderia sim , derrubar um f 15 ou qualquer outro caça ?

Ou não levão em conta a parte tatica e humana que ainda esta por traz das maravilhas modernas ?

Pois é , pode ate ter chaves , kiko e força capaz aqui na AS , mas a velha TAB ainda da o que falar .

abrçs.

POR QUE NON TE CALAS ( hehehehe)
[002]




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#648 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 09, 2008 12:17 pm

Pois é pessoal , tinha uns ai que ate fizerao piadas do f5 atraz do f15 que caiu e tal , outro comparou um cachorro pit bul que engasgou , agora eu pergunto ?
Ou não levão em conta a parte tatica e humana que ainda esta por traz das maravilhas modernas ?
Quer dizer que se trocássemos de avião, usando F-15 e F-16 perderíamos????




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#649 Mensagem por joao fernando » Sáb Ago 09, 2008 12:41 pm

Fica a deixa então: perdemos o bonde da historia com o F20?

Pegamos o bonde com o F5-M?

A USAF está capenga?

Somos bons mesmo?

Ou a USAF está forçando a barra para conseguir mais F22 e F35???

São varias variaveis. Eu gosto da ideia de usar a "carcaça" de um F5 e seu baixo custo de operação, com o recheio do povo de Israel. Mas até quando isso ai aguenta? Quando foi montado o ultimo F5? Podemos comprar mais uns 150 pra deixar no nosso "deserto" para o caso de necessidade???
É ai que defendo um novo caça, em quantidade, com o custo operacional baixo. O Mathias sabe quel é que eu falo.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Mensagens: 484
Registrado em: Qua Out 25, 2006 12:27 am
Localização: Sinop - MT
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#650 Mensagem por Adriano Mt » Sáb Ago 09, 2008 1:14 pm

Não falei nada disto , Parem de distorcer o que as pessoas escrevem.

Falo sobre os russofilos , que so sabem olhar um só caça na frente que na verdade ainda é promessa.( padre quevedo ja dizia NO ECXISTE )

Claro que o resultado seria melhor com um melhor equipamento , mas alguns ai ficarão zobando esquecendo que por traz disto a pessoas dedicadas que logico que querem ter uma maquina melhor mas se virão com o que tem e não deveriam ser tratadas com brincadeiras como cachorro que se afoga ou como o avião que não existe.

Discussão sem informaçaõ ! ( to fora )




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#651 Mensagem por Skyway » Sáb Ago 09, 2008 1:44 pm

Jacobs escreveu:
Skyway escreveu:Até onde eu sei os Kfir surgiram de um lote de Mirages sem turbinas que estava sendo entregue no momento em que um certo embargo foi imposto sei lá por que razão, não lembro direito... Aí os Israelenses pegaram o Mirage e botaram uma turbina de F-4. :P

Ta, não é bem assim, mas to saindo com pressa agora e é isso que lembro, me corrijam aí pessoal...rs

Fui!
O Kfir foi um projeto próprio da IDF/AF.

Já quanto ao Nesher, antecessor do Kfir, até pouco tempo atráz todo mundo achava que o Mossad havia roubado o projeto do Mirage-5 (Mirage III voltado pra ataque) devido ao embargo de armas.

Hoje em dia, já se sabe que na verdade a França não cumpriu o embargo e os Mirage-5 foram desmontados e motados novamente em Israel (famoso "gato gordo").
Nuoooossa pra vc ver a lambança que eu fiz na história...rs

Valeu por esclarecer. :wink:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Copello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 269
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 10:08 pm

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#652 Mensagem por Copello » Sáb Ago 09, 2008 2:18 pm

Bom, pra mim uma boa quantia de dinheiro compra qualquer coisa.




Imagem
marcelosobrado
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 134
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 12:31 am

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#653 Mensagem por marcelosobrado » Sáb Ago 09, 2008 5:19 pm

Lendo as ultimas mensagens desse tópico eu me lembrei da Operação Mistral onde os pilotos do 1º GDA com seus MIIIE colocaram em pratica taticas que driblavam o radar dos M2000C da Força Aérea Francesa dando a vitória aos MIIIE, acho que ñ preciso dizer mais nada.




____________________________________________




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#654 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 09, 2008 5:57 pm

Perai. Abatemos alguns F-15 e F-16.

Parabéns ao pessoal do Pampa e a toda a FAB, mas não podemos viajar e achar que somos a última bolacha do pacote.

Com certeza a Red Flag não foi só vitórias. Foi um aprendizado.

Com apoio de AWAC´s os F-5M podem fazer estrago. Isto é fato.

Mas continua sendo limitado em alcance e sem orientação de um AWAC fica em situação muito delicada em um cenáro moderno. Precisamos de caças novos e mais que isso, precisamos de tecnologias para conquistarmos a independência operacional da força.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#655 Mensagem por Jin Jones » Sáb Ago 09, 2008 6:04 pm

marcelosobrado escreveu:Lendo as ultimas mensagens desse tópico eu me lembrei da Operação Mistral onde os pilotos do 1º GDA com seus MIIIE colocaram em pratica taticas que driblavam o radar dos M2000C da Força Aérea Francesa dando a vitória aos MIIIE, acho que ñ preciso dizer mais nada.




____________________________________________
Não podemos se basear num ato isolado, aonde a competência de alguns pilotos de Mirage 3( BR ), se sobrepôs sobre uns diz atentos e por que não, novatos pilotos de Mirage 2000C (FR).
Num conflito de verdade os M-3 virariam fumaça em 5 min.

Mas tambem creio q. a qualidade de nossos pilotos, "sim" fazem a diferença.

O F-5M foi uma das maiores sacadas dos fabianos.
Uma aeronave barata de adquirir e de fazer manutenção, aonde os mecânicos a conhecem na palma da sua mão e que nosso parque industrial poderia fabrica-lo parcial ou até totalmente em caso de guerra/embargo.
A desvantagem do pouco alcance e pouca carga bélica, fica compensada com os armamento de ultima geração, pela sua precisão e alcance, não necessitando a aeronave lançadora se aproximar do alvo e nem ter q. levar um nº grande carga.
Outro item que pouco se fala é as formas retas que proporcionam pouca assinatura radárica q. esse veterano tem, ainda mais recebendo a nova pintura do CTA.
Por todos esses motivos, creio que em quanto o BR não receber o seu sucessor, nós temos um bom caça "tampão", q. tem todas as condições de cumprir a missão o qual foi designado.

Jin




junioradsumus
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 138
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 10:25 pm

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#656 Mensagem por junioradsumus » Sáb Ago 09, 2008 6:18 pm

muito bom com toda as dificudades fezs bonito essa equipe tem que se plaudido de pé
:D




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#657 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 09, 2008 10:12 pm

Ah meu Deus do céu, mas quem é que tá malhando a FAB aqui? O que se está mostrando, ou tentando-se mostrar, é que o F-5M continua sendo um caça limitado, com pouca potência, pouco alcance, pouca carga, pouco tudo.

É óbvio que se conseguiria bons resultados na RF, até o A-1 derrubou geral lá, lembram? Mas por favor, sem ufanismos e sem oba-oba, né?

Bastaria que os exercícios fossem feitos com armas reais nos cabides e em distâncias superiores a 500Km, isso já reduziria muito a capacidade dos F-5M, e é assim que se vai prá uma guerra.

Eu pelo menos não estou vendo caça nenhum na minha frente, como o amigo está dizendo, ma também não vejo um F-22 pousando em Canoas após a RF, só isso.




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#658 Mensagem por Cougar_PH » Dom Ago 10, 2008 9:52 am

Só uma ressalva...

na mistral no fim da operação, a fab não venceu mais nenhum, combate...
isso foi só no ínicio...
quando pegou a frança de surpresa com a tática de doppler notch...

e isso tbm deve ter ocorrido na red flag...
todávia o mais importante foi aprendizado e o que eles podem ensinar na TAC e utilizar na Cruzex




EDITADO POR PAISANO!!!
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#659 Mensagem por Sniper » Dom Ago 10, 2008 9:53 am

joao fernando escreveu:Fica a deixa então: perdemos o bonde da historia com o F20?
Perdemos? Algo que nunca existiu?
Existem inúmeros "ótimos" caças no papel e que nunca foram produzidos em série. O F-20 foi mais um e na época ja existia coisa bem melhor.
joao fernando escreveu:Pegamos o bonde com o F5-M?
Não era o que havia de melhor na época e muito menos o que a FAB queria. Mas era o que estava diswponível e na medida do possível, um ótimo caça.

O F-5M está mais de 15 anos atrasado, vide os F-5 Tiger III chilenos e outros processos de modernização mundo afora.
joao fernando escreveu:A USAF está capenga?

:roll:
joao fernando escreveu:Somos bons mesmo?
Disso ninguém duvida! Se assim não o fosse, não teríamos sido convidados para o exercício novamente.
joao fernando escreveu:Ou a USAF está forçando a barra para conseguir mais F22 e F35???
A USAF é formada por profissionais sérios e responsáveis. Não creio que isso esteja ocorrendo com tanta frequencia assim.




Imagem
ThomasDWeiss
Júnior
Júnior
Mensagens: 91
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 8:16 pm

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#660 Mensagem por ThomasDWeiss » Dom Ago 10, 2008 11:44 am

Túlio escreveu:ELE era Judeu, seu verdadeiro nome era Marcel Bloch... :wink:
A Forca Aérea Francesa patrocinou a transferencia da tecnologia do Mirage - a revelia do Governo




Responder