JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6436 Mensagem por Marino » Sáb Mar 14, 2009 6:03 pm

Não sei se já foi postado.
Da FSP:

Futuro de caça sueco depende de parcerias

DO ENVIADO À SUÉCIA

A Suécia aposta no marketing de inovação tecnológica e na parceria entre sua indústria e a Embraer na atual fase de negociações do F-X2. "Precisamos de parcerias.

Só os EUA podem fazer sozinhos desenvolvimentos no futuro. A Suécia tem o histórico de inovação e tem interesse em desenvolver tecnologias conjuntas com países como o Brasil e a Índia", disse o presidente da Saab, Ake Svensson, citando dois países em que o Gripen foi apresentado em competições. Sem esses dois contratos, o futuro do Gripen está ameaçado, já que um potencial parceiro importante, a Noruega, descartou o avião recentemente, assim como a Holanda deverá fazer.

Para mostrar comprometimento, o governo sueco colocou cerca de US$ 40 milhões no Gripen NG este ano, mas o montante é insuficiente. A meta atual é substituir a frota de modelos A/B, a primeira geração do avião, pelos mais atuais C/D até 2014 -daí para frente, o programa NG (de nova geração) é uma incógnita.

Svensson usa como exemplo de parceria o desenvolvimento do R-99A, o avião-radar de alerta antecipado que a Embraer forneceu à FAB a partir de 2002. Operando na região amazônica, o R-99A usa um radar sueco, o Erieye, que hoje é feito pela Saab.

Em sua proposta comercial, os suecos tentam vender a ideia de que é possível repetir na indústria aeronáutica brasileira algo do modelo dos 13 parques de ciência que o país tem. Reunidos em torno de uma empresa forte e uma comunidade acadêmica, esses parques têm incentivo oficial para incubar empreendimentos pequenos e médios que podem vir a ser fornecedores de tecnologia. (IG)

O jornalista IGOR GIELOW viajou à Suécia a convite da Saab




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6437 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 14, 2009 7:23 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: JAS-39 Gripen

#6438 Mensagem por soultrain » Sáb Mar 14, 2009 8:27 pm

AESA Radars Are A Highlight of Aero-India
Aviation Week's DTI | Bill Sweetman | March 11, 2009
This article first appeared in Aviation Week's Defense Technology International.
Active electronically scanned array (AESA) radar technology is a requirement for India's Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA) competition, the biggest in the world. Consequently, a lot of maneuvering was apparent at the Aero India show last month, as fighter manufacturers worked to define their AESA answers and (in some cases) stall competitors.

Boeing's F/A-18E/F Super Hornet has the simplest answer. Raytheon's APG-79 radar is standard on the Block 2 airplane, the current variant, and Boeing has not indicated it's considering alternatives. This allows Boeing to wave a low-risk banner, offering, essentially, the aircraft flying with the U.S. Navy and on order for Australia.

Lockheed Martin had a choice of three radars. Raytheon's Advanced Combat Radar (RACR) and Northrop Grumman's Scalable Active Beam Radar (SABR) fit in an F-16, but Lockheed ultimately chose Northrop Grumman's APG-80, in service in the United Arab Emirates' F-16E/F. Two reasons are behind this, says Northrop Grumman: The proposed F-16IN for India is similar to the E/F and can accept the APG-80, which needs more power and cooling than RACR or SABR, and is lower risk. Northrop Grumman says no APG-80 antennas have had to be repaired, in normal use, since tests started over four years ago. "The antenna will outlast the airframe," the company says. A few modules might fail over its lifetime, but they won't affect performance enough to make it worth unsealing the radome and replacing them.

Eurofighter holds a unique view of the AESA issue. Executives say the Selec Captor mechanically scanned array (MSA) beats any in-service AESA for the Typhoon's mission. A clue to their thinking emerged at an Aero India seminar. Peter Gutsmiedl, senior vice president of engineering at EADS Military Air Systems, pointed out ways in which an AESA could be integrated into Typhoon, including small side arrays, an azimuth gimbal and the so-called "swashplate" radar, a canted antenna on a rotating mount. The goal is to overcome drawbacks of a fixed AESA: narrower field of view than an MSA and diminishing effective aperture and performance at the edges of that field.

Meanwhile, a spat between France and Sweden is developing. In 2007, Saab struck a deal with Thales to provide an AESA antenna for the Gripen Demo program, to be mated with the signal processor from the JAS 39C's Saab PS-05 MSA radar. The Thales AESA replaced the passive-scan antenna of Rafale's RBE2.

But three things happened: Thales and Dassault were given the go-ahead to develop and produce the AESA for Rafale; Dassault has taken a large shareholding in Thales; and the Gripen NG has emerged—in India and Brazil—as a competitor to Rafale. Thales will honor the Gripen Demo contract but its AESA will not be available for a production NG.

Sweden has talked about RACR, but would prefer the PS-05/A's "back end" modules for ease of integration and to stay away from control issues associated with U.S. components. The answer may lie with Selex, which, first as Ferranti, then as GEC-Marconi and subsequently as BAE Systems, was Sweden's partner on the original PS-05/A.

Selex, in accordance with the philosophy of John Roulston, leader of the Captor design team, has been working on simpler, lower-cost ­AESAs—in fact, its first production contract was not for a fighter radar but a retrofit to U.S. Coast Guard HC-130s. Its Vixen series of forward-looking radars, banned by the U.S. from South Korea's F/A-50, also received a launch order from U.S. Customs and Border Protection, with the 500-module Vixen 500 to be integrated on Cessna Citations.

It's not surprising, therefore, that Saab is in talks with Selex about using its AESA technology in the Gripen NG radar. The NG is not competing with the Typhoon except in India. It is also unlikely (as different as they are) that both aircraft would make an MMRCA short list.

Sound Off...What do you think?





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: JAS-39 Gripen

#6439 Mensagem por rcolistete » Ter Mar 17, 2009 9:54 am

Sintra escreveu: Quanto ao radar, o avião Gaulês tem um demonstrador AESA a voar no avião B301, a Eurofighter tem um demonstrador AESA a voar no DA5, o estado Francês declarou que vai assinar um contrato NO PROXIMO ANO para a produção de QUATRO radares (!) para serem entregues em 2012; a antena da EURORADAR está a ser oferecida para a India, Arábia Saudita e restantes parceiros do consorcio, nos próximos meses vamos saber a data de entrega dos primeiros sets, as Forças Armadas Alemães no seu orçamento deste ano indicam que a data de entrega do primeiro é em 2012...

Menos, muito menos
Poxa Sintra, agora estás a dizer que o RBE-2 AESA não está adiantado em relação ao Captor AESA ? Em termos de desenvolvimento de hardware e software, financiamento, prazos contratuais, etc ?

Menos, muito menos torcida.

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: JAS-39 Gripen

#6440 Mensagem por Sintra » Ter Mar 17, 2009 10:53 am

rcolistete escreveu:
Sintra escreveu: Quanto ao radar, o avião Gaulês tem um demonstrador AESA a voar no avião B301, a Eurofighter tem um demonstrador AESA a voar no DA5, o estado Francês declarou que vai assinar um contrato NO PROXIMO ANO para a produção de QUATRO radares (!) para serem entregues em 2012; a antena da EURORADAR está a ser oferecida para a India, Arábia Saudita e restantes parceiros do consorcio, nos próximos meses vamos saber a data de entrega dos primeiros sets, as Forças Armadas Alemães no seu orçamento deste ano indicam que a data de entrega do primeiro é em 2012...

Menos, muito menos
Poxa Sintra, agora estás a dizer que o RBE-2 AESA não está adiantado em relação ao Captor AESA ? Em termos de desenvolvimento de hardware e software, financiamento, prazos contratuais, etc ?

Menos, muito menos torcida.

Abraços,

Roberto
Roberto

É claro que o RBE2 AESA está mais adiantado em relação ao CAESAR, mas quanto?

A Industria (e quando eu digo industria, estou a referir-me basicamente à Selex e à EADS Alemã) diz que caso os quatro parceiros o queiram entrega um radar AESA operacional em 2012, disse exactamente a mesma coisa à India, o orçamento da Defesa Alemão deste ano indica exactamente a mesma data...
A Selex faz sair radares AESA como coelhos da cartola (o novo Vixen 750E acabou de ser testado, as variantes do Sea Spray estão a ser oferecidas em catadupa, etc, etc), os MMICS utilizados pelos dois radares vão ser exactamente os mesmos, etc, etc...
Se os parceiros ou algum cliente externo (Arábia Saudita ou India) quiserem um radar AESA a chegar aos esquadrões em 2012 e pagar para isso, nem tenha duvidas ele vai lá estar, principalmente se a Euroradar seguir a via da THALEs e limitar-se a "martelar" uma antena AESA no antigo backend. Agora se a Euroradar seguir um daqueles desenhos mais "exóticos" que tem andado a trabalhar, isso, Deus sabe quando é que vai estar pronto.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6441 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 20, 2009 2:06 am

Infos postadas por Signatory.

O governo sueco mostrou a proposta de defesa (a "END" deles) para os próximos anos. Sobre o Gripen tem bastante coisa.

http://www.regeringen.se/content/1/c6/1 ... d69e72.pdf
  • The Gripen related stuff:

    * 100 x JAS39 C/D on four standing combat divisions.
    * More focus on weapons and usability
    * Continue with planned and ongoing acquisitions of new recon equipment, missiles and ground attack weapons.
    * Flight hours per pilot should increase.
    * The ability to conduct air defense should over time be raised by procuring new modern AAMs.
    * Capability to operate over the lowest to highest threat levels.
    * One fighter unit should be ready for international operations.
    * Aerial refueling certifications should continue to support operative needs delivered through cooperation such as ATARES.
    * A new evaluation on a/c numbers might be necessary when considering a new upgraded model.
    * The military should provide capability to support both SwAF operative divisions as well as export support.

Flygvapnet plano 2014
  • The Air force will mostly consist of standing units. According to the government's opinion, operation organization include four divisions JAS 39C / D, a [AEW&C] flight controller division ASC 890, a signal flight division S 102, a cargo division Tp 84 (C-130), a central transport division Tp 102, a helicopter battalion with land and sea operativ capability, and mobile base units. The Combat Command and air surveillance battalion is coordinated with the Joint Situation Center.

Pra finalizar o lindão na Cold Responde 2009 (Noruega)

Imagem

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

Re: JAS-39 Gripen

#6442 Mensagem por PRick » Sex Mar 20, 2009 12:07 pm

Bolovo escreveu:Infos postadas por Signatory.

O governo sueco mostrou a proposta de defesa (a "END" deles) para os próximos anos. Sobre o Gripen tem bastante coisa.

http://www.regeringen.se/content/1/c6/1 ... d69e72.pdf
  • The Gripen related stuff:

    * 100 x JAS39 C/D on four standing combat divisions.
    * More focus on weapons and usability
    * Continue with planned and ongoing acquisitions of new recon equipment, missiles and ground attack weapons.
    * Flight hours per pilot should increase.
    * The ability to conduct air defense should over time be raised by procuring new modern AAMs.
    * Capability to operate over the lowest to highest threat levels.
    * One fighter unit should be ready for international operations.
    * Aerial refueling certifications should continue to support operative needs delivered through cooperation such as ATARES.
    * A new evaluation on a/c numbers might be necessary when considering a new upgraded model.
    * The military should provide capability to support both SwAF operative divisions as well as export support.

Flygvapnet plano 2014
  • The Air force will mostly consist of standing units. According to the government's opinion, operation organization include four divisions JAS 39C / D, a [AEW&C] flight controller division ASC 890, a signal flight division S 102, a cargo division Tp 84 (C-130), a central transport division Tp 102, a helicopter battalion with land and sea operativ capability, and mobile base units. The Combat Command and air surveillance battalion is coordinated with the Joint Situation Center.
E a tal encomenda de Gripen NG? Não vão comprar nenhum?

[]´s




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6443 Mensagem por Wolfgang » Sex Mar 20, 2009 12:18 pm

Olha, me parece que não... Gripen NG furou.




Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: JAS-39 Gripen

#6444 Mensagem por Anderson TR » Sex Mar 20, 2009 12:50 pm

Marino escreveu:Não sei se já foi postado.
Da FSP:

Futuro de caça sueco depende de parcerias

DO ENVIADO À SUÉCIA

A Suécia aposta no marketing de inovação tecnológica e na parceria entre sua indústria e a Embraer na atual fase de negociações do F-X2. "Precisamos de parcerias.

Só os EUA podem fazer sozinhos desenvolvimentos no futuro. A Suécia tem o histórico de inovação e tem interesse em desenvolver tecnologias conjuntas com países como o Brasil e a Índia", disse o presidente da Saab, Ake Svensson, citando dois países em que o Gripen foi apresentado em competições. Sem esses dois contratos, o futuro do Gripen está ameaçado, já que um potencial parceiro importante, a Noruega, descartou o avião recentemente, assim como a Holanda deverá fazer.

Para mostrar comprometimento, o governo sueco colocou cerca de US$ 40 milhões no Gripen NG este ano, mas o montante é insuficiente. A meta atual é substituir a frota de modelos A/B, a primeira geração do avião, pelos mais atuais C/D até 2014 -daí para frente, o programa NG (de nova geração) é uma incógnita.

Svensson usa como exemplo de parceria o desenvolvimento do R-99A, o avião-radar de alerta antecipado que a Embraer forneceu à FAB a partir de 2002. Operando na região amazônica, o R-99A usa um radar sueco, o Erieye, que hoje é feito pela Saab.

Em sua proposta comercial, os suecos tentam vender a ideia de que é possível repetir na indústria aeronáutica brasileira algo do modelo dos 13 parques de ciência que o país tem. Reunidos em torno de uma empresa forte e uma comunidade acadêmica, esses parques têm incentivo oficial para incubar empreendimentos pequenos e médios que podem vir a ser fornecedores de tecnologia. (IG)

O jornalista IGOR GIELOW viajou à Suécia a convite da Saab

Gosto dessa idéia da SAAB e do governo Suéco.... "Parceria",pois, só assim se consegue efetivamente transferencia de tecnologia!!!......Para que insistirmos com uma parceria em que nós não somos indispensáveis??....Digo isso em relação ao SH (coleirão efetivado), e que em caso de transferencia de alguma coisa não vai nos dar o impulso de um investimento que a SAAB precisa, a Embraer precisa, e o mundo precisa de outras alternativas.....Ainda mais com a possíbilidade da criação de uma turbina pela Sueca Volvo, caso seja necessário!!!!!!!!!!!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6445 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 20, 2009 1:44 pm

PRick escreveu:E a tal encomenda de Gripen NG? Não vão comprar nenhum?

[]´s
Não é a intenção deles, alias, nunca foi. O Gripen NG, diferente das versões anteriores, foi feito para exportação e todo mundo sabe disso. O que eles disseram é que podem comprar algumas unidades para a Flygvapnet caso algum país encomende a nova versão. Eu acho que isso é um ponto negativo, óbvio, posso gostar do Gripen, mas não posso ser cego quando a isso. Eu prefiro o Gripen C.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: JAS-39 Gripen

#6446 Mensagem por Strike7 » Sex Mar 20, 2009 3:50 pm

Sabe que eu nunca entendi essa sacada da Suécia.....

O gripen NG entrará em um mercado muito mas muuuuuito concorrido e com seu maior tamalho, ele passa a disputar diretamente com caças caças leves e médios, sem contar que seu preço deverá relativamente alto, maior do que o do F-16 Block 60 por exemplo.

Não sei se foi uma estratégia inteligente, quero dizer, se ele não emplacar nem no Brasil e nem na India, a SAAB verá todo o desenvolvimento atual indo direto para o ralo....




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6447 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 20, 2009 4:40 pm

JFilho escreveu:Sabe que eu nunca entendi essa sacada da Suécia.....

O gripen NG entrará em um mercado muito mas muuuuuito concorrido e com seu maior tamalho, ele passa a disputar diretamente com caças caças leves e médios, sem contar que seu preço deverá relativamente alto, maior do que o do F-16 Block 60 por exemplo.

Não sei se foi uma estratégia inteligente, quero dizer, se ele não emplacar nem no Brasil e nem na India, a SAAB verá todo o desenvolvimento atual indo direto para o ralo....
Os eletronicos serão usados numa futura modernização do Gripen.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: JAS-39 Gripen

#6448 Mensagem por Benke » Sex Mar 20, 2009 6:06 pm

A Flygvapnet irá de tecnologia NG (AESA, novos avionicos, novo SW, maior alcance, etc) assim que tiver os quatro esquadrões com 100 C/D (30 A/B estão sendo convertidos para C/D agora).

O Gripen E/F (NG) levará a Flygvapnet para além de 2040. Design sueco, integrando o que há de melhor no mercado mundial.




ars longa vita brevis
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: JAS-39 Gripen

#6449 Mensagem por Jacobs » Sex Mar 20, 2009 6:15 pm

Vai ver que eles não vão de NG porque o Gripen C, atual, cabe como uma luva na estratégia deles. Essa coisa de perna curta é valida no contexto de outros países, mas na Suécia não.




Imagem
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: JAS-39 Gripen

#6450 Mensagem por Benke » Sex Mar 20, 2009 6:28 pm

O NG é mais do que simplesmaente alcance.

Os suecos separam o HW de vôo do HW de missão. Assim, toda modificação de sensores e armamentos é mais fácil = economia.

Isso é algo extraordinário.




ars longa vita brevis
Responder